Como desenvolver a defesa no boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Muitas vezes negligenciada pelos pugilistas amadores, a defesa é a chave para permanecer no ringue e ganhar combates. Desenvolver a defesa envolve aprender a posição dos pés, das mãos e do queixo. Pode aprender esquivas como o deslize e o 'bob and weave'. A defesa também requer a utilização de bloqueios como o parry e o double arm block. Você pode pular corda para aumentar a velocidade, segurar halteres para aumentar a resistência dos braços e treinar com diferentes parceiros para aprender vários estilos de luta.

Passos

Posicionando seu corpo

  1. Passo 1: Afaste os pés na largura dos ombros com o calcanhar e o dedo do pé alinhados.
    Coloque seus pés na largura dos ombros com o calcanhar e o dedo do pé alinhados. Você utilizará essa postura tanto para o ataque quanto para a defesa, e é por isso que ela é tão importante. Esta largura dá-lhe a melhor capacidade de movimento e o alinhamento ajuda-o a mover-se facilmente. O pé do lado da mão não dominante deve estar para a frente.
    • Os lutadores destros tradicionais devem ter o pé esquerdo para a frente. Os lutadores esquerdinos Southpaw devem ter o pé direito para a frente.
    • Se os seus pés ficarem demasiado juntos, irá perder o equilíbrio. Se os seus pés ficarem demasiado largos, irá dar passos pesados e não será capaz de se mover rapidamente.
  2. Passo 2 Levante as mãos e mantenha os cotovelos apertados.
    Levante as mãos e mantenha os cotovelos apertados. Esta é a técnica defensiva mais comum e eficaz. As luvas devem estar ao nível dos olhos, com as palmas das mãos viradas para a cara. Coloque os cotovelos junto ao corpo, apertados contra as costelas.
    • Outra opção de colocação do braço é colocar a mão não dominante à volta do lado do rosto e o braço dominante ao longo do corpo, entre o umbigo e o peito.
  3. Passo 3 Encoste o queixo ao ombro da frente.
    Encoste o queixo ao ombro da frente. É sempre importante proteger o queixo de ser atingido porque é um dos pontos mais vulneráveis para um golpe de knockout. Com o ombro da frente à frente do corpo, coloque o queixo contra ele.
    • Pode não ficar assim o tempo todo, mas é um movimento importante para se sentir confortável. Você deve ser capaz de inclinar o queixo rapidamente em todos os momentos.

Desviar de socos

  1. Passo 1 Desviar de um soco.
    Desviar de um soco. A esquiva envolve a execução de duas acções em simultâneo. Dobre-se na cintura para baixar a parte superior do corpo. Ao mesmo tempo, rode o tronco, trazendo o ombro de trás em direção ao joelho da frente. Mantenha a posição da luva durante o deslizamento para que esteja pronto para dar um contra-soco.
    • A prática de exercícios abdominais ajudará a desenvolver a sua força para executar um deslize sem problemas.
    • Os pugilistas tentam frequentemente trocar socos. No entanto, ser atingido vai começar a afectá-lo ao longo do combate, por isso é melhor treinar-se para desferir o seu ataque e depois voltar a sair do alcance onde não o podem atingir.
  2. Passo 2 Bob e...
    Bob e tecer. Comece o bob dobrando os joelhos e baixando todo o corpo. Mantenha a cabeça e o peito levantados. Mova a cabeça em forma de 'V' para que a cabeça fique do lado de fora do soco. Quando a cabeça estiver fora do soco, endireite novamente as pernas.
    • Esta técnica não requer que movas os pés.
    • Deves mover-te rapidamente durante um 'bob and weave'. Pratique-a com frequência para que o movimento e a velocidade sejam perfeitamente sincronizados.
    • Pratique fazendo com que um adversário atire ganchos à sua cabeça. Tente mover-se de uma direção para outra, alternadamente, e depois varie a sequência de modo a ter de responder ao soco do adversário.
  3. Passo 3 Executar um salto para trás.
    Execute uma estocada para trás. Deslize o pé de trás para trás e dobre ligeiramente o joelho da frente. Isto irá efetivamente baixar todo o seu corpo, bem como criar distância entre si e o seu adversário. Mantenha os olhos no peito e nas mãos do oponente enquanto dá a investida.
    • Essa não é a esquiva mais rápida ou eficaz, mas é importante incorporar várias técnicas para que o oponente não consiga adivinhar o seu próximo movimento

Bloqueio de socos

  1. Passo 1 Use um parry para afastar o soco.
    Use uma defesa para afastar um soco. À medida que o soco entra, incline o seu tronco para trás e afaste o soco. Deixe que o impulso do seu oponente leve o soco para longe de si. Isto funciona melhor quando o soco é dado para baixo ou através do corpo.
    • Se o teu adversário estiver a dar um murro com a mão esquerda, dá-lhe uma bofetada com a mão direita. Se o adversário der um murro de direita, dá-lhe uma bofetada com a mão esquerda.
    • Isto é mais eficaz quando dá imediatamente um murro seu enquanto o adversário está desequilibrado.
  2. Passo 2 Apanhar um murro recebido.
    Apanhar um murro que se aproxima. Com a mão na posição defensiva básica, as palmas devem estar viradas para si. Quando vires o soco a aproximar-se, roda o pulso de modo a que a palma da mão fique virada para longe de ti. Empurre a mão para a frente 5 a 10 cm para fazer contacto com o soco. Dê um passo e incline-se ligeiramente para trás para absorver o impacto do murro.
    • Volte imediatamente a colocar a mão na sua posição defensiva ou utilize a mão com que não bloqueou para dar um soco rápido.
  3. Passo 3 Executar um bloqueio de braço duplo.
    Executar um bloqueio de braço duplo. Os pugilistas adoram esta técnica pela sua simplicidade. Quando vires o soco a chegar, pressiona os lados dos teus antebraços juntos. Levante ligeiramente os braços para que as luvas fiquem logo abaixo das sobrancelhas. Absorva o impacto do soco e coloque os braços de volta na posição padrão.

Utilizar outras técnicas de treino

  1. Passo 1 Segure halteres enquanto treina.
    Segure halteres enquanto pratica. Uma das coisas que mata a sua defesa é ficar cansado e baixar as mãos, o que o deixa desprotegido. A melhor maneira de treinar para não se cansar tão rápido é executar todas essas técnicas defensivas enquanto segura halteres leves. Os seus braços ganharão força nos músculos que mantêm as suas mãos levantadas.
    • Também pode dar murros enquanto segura os halteres para ganhar força por detrás dos seus murros.
  2. Passo 2 Saltar à corda todos os dias.
    Salte à corda todos os dias. Saltar à corda é ótimo para o condicionamento cardiovascular geral e para aumentar a destreza dos pés. Ajuda-o a desenvolver um bom trabalho de pés e a melhorar a sua velocidade no ringue. Alterne os exercícios de saltar à corda saltando com os dois pés, depois alguns saltos com o pé esquerdo e outros com o pé direito.
    • Esforce-se por dar mais saltos sem parar.
    • Também pode incorporar movimentos mais complexos como pontapés no rabo, joelhos altos ou saltos na sua rotina de saltar à corda.
  3. Etapa 3: Fisgar com um adversário e concentrar-se na defesa em vez do ataque.
    Combine com um adversário e concentre-se mais na defesa do que no ataque. O sparring é importante para implementar todas as técnicas defensivas que aprendeu. Não tentes vencer o teu adversário durante o sparring, mas tenta ser eficaz com a tua defesa.
    • Também é importante treinar com o maior número possível de pessoas diferentes para se acostumar a se defender de vários estilos de luta.
    • Se não tiveres ninguém com quem praticar, experimenta usar uma bola de deslize para te ajudar a praticar a tua defesa. Trata-se de uma bola leve que se pendura no caixilho de uma porta e que pode ser utilizada para trabalhar as reacções e o movimento da cabeça sem ser atingido com força.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    A que erros devo estar atento quando estou a defender?
    Um dos erros mais comuns que vejo no boxe é tentar trocar demasiado com o adversário, ou tentar absorver um golpe para o devolver. Isso pode funcionar durante um curto período de tempo, mas à medida que o combate avança, começa a desgastar o corpo. Em vez disso, tem em mente a defesa e concentra-te em fazer 'bobbing and weaving', escorregar ou bloquear as canelas no Muay Thai.
  • Pergunta
    Qual é a melhor maneira de contra-atacar depois de escorregar ou rolar?
    Use o momento inverso do seu rolamento. Eu sugiro um golpe no corpo ou um gancho na cabeça. Se estiveres a escorregar, podes continuar a usar ganchos, mas um golpe direto na cabeça também funciona.
  • Pergunta
    Qual é uma boa maneira de veres os murros a aproximarem-se?
    Fica um pouco mais longe do teu inimigo. Quando o punho estiver a cerca de 1/4 do caminho, afaste-se ou desvie-se.

Dicas

  • Treinar com um treinador o ajudará a desenvolver os fundamentos básicos e a se livrar da vontade de recuar ou fechar os olhos quando estiver diante de um oponente.