Como determinar a melhor hora para se exercitar

Autor do artigo:Gabriel Silva

Qualquer altura do dia em que se possa dedicar ao exercício é uma boa altura para se manter ativo. A melhor altura para fazer exercício é diferente para cada pessoa. Considere o seu estilo de vida e objectivos de exercício para ajudar a encontrar a altura certa para si.

Passos

Considerar os factores do estilo de vida

  1. Passo 1 Determinar quando é que tem mais energia.
    Determine quando é que tem mais energia. Tem dificuldade em levantar-se da cama de manhã ou acorda com energia e pronto para sair? É uma coruja nocturna e nunca se deita antes da meia-noite? Quando determinar quais são as suas tendências de sono, terá uma ideia melhor de quando é que o seu corpo está mais disposto a fazer exercício.
    • Se não for uma pessoa matinal, não marque um treino para o início da manhã. É mais provável que carregue no botão do soneca em vez de fazer exercício.
    • Sacrificar o sono para fazer exercício pode resultar num desempenho mais fraco e dificultar o desenvolvimento de uma rotina consistente.
  2. Passo 2 Considere o seu horário diário.
    Considere o seu horário diário. Quando é que está mais ocupado? Quando é que tende a agendar as suas tarefas mais importantes? Tente encaixar o seu exercício antes ou, pelo menos, perto destes eventos, se possível. Algumas pessoas preferem fazer o exercício logo de manhã, enquanto outras preferem adiá-lo para o final do dia, quando já estão a trabalhar.
    • Se tem tendência para ter muitas actividades depois do trabalho, talvez seja melhor fazer exercício de manhã.
    • Se as suas manhãs são agitadas e tem dificuldade em sair de casa a horas, talvez seja melhor fazer um treino à noite.
    • Um treino à tarde pode ser bom se tiver tempo na sua pausa para almoço e não quiser sacrificar o seu tempo à noite ou de manhã.
    • Algumas pessoas consideram que fazer exercício de manhã as torna mais produtivas ao longo do dia.
  3. Passo 3 Determine os seus objectivos de exercício.
    Determine os seus objectivos de exercício. Está a tentar perder peso? Está a tentar melhorar o seu desempenho? Está a tentar desenvolver uma rotina de exercício consistente?
    • Se está a tentar desenvolver uma rotina, talvez queira fazer exercício de manhã. As pessoas que fazem exercício de manhã são mais consistentes. Pode não lhe apetecer fazer exercício depois de um longo dia de trabalho, de recados ou de passeio na cidade.
    • Se está a tentar melhorar o seu desempenho, o melhor é fazer exercício à tarde ou à noite. Pode sentir menos fadiga, tempos de reação mais rápidos e mais força e flexibilidade à noite.
    • Se está a tentar perder peso, talvez seja melhor fazer exercício de manhã, antes de comer. Quando se exercita num estado de jejum, é mais provável que o seu corpo utilize gordura em vez de hidratos de carbono para obter energia.
  4. Passo 4 Tenha em conta o local da sua rotina de exercício.
    Tenha em conta a localização da sua rotina de exercício. A sua casa oferece as opções de tempo mais flexíveis se tiver equipamento de fitness, mas se tiver um ginásio ao fundo da rua ou no caminho do trabalho para casa, será mais conveniente fazer exercício.
    • Se tiver um ginásio no local de trabalho ou na escola, os treinos à tarde e à noite podem ser mais convenientes para si.
    • Os DVDs e vídeos de fitness são outras opções convenientes em casa.
  5. Passo 5 Experimente fazer exercícios de manhã e à noite.
    Experimente fazer exercícios de manhã e à noite. Comece por fazer exercício a diferentes horas do dia para ver como se sente e encontrar a hora que melhor se adapta ao seu horário. Mantenha um registo de exercícios para o ajudar a avaliar cada momento. Faça a si próprio algumas perguntas, tais como:.
    • Como é que me senti?
    • Tive dificuldade em adormecer?
    • Sinto-me cansado ao longo do dia?
    • Tenho melhor desempenho de manhã ou à noite?
    • Sinto-me com mais energia? Sinto-me preguiçoso?

Fazer exercício de manhã

  1. Passo 1 Pesar os prós e os contras.
    Pesar os prós e os contras. Os treinos matinais estão associados a uma pressão arterial mais baixa, a um sono de melhor qualidade, a níveis de energia mais elevados ao longo do dia e a um maior estado de alerta mental; no entanto, terá de acordar mais cedo do que o habitual e poderá ter pouca energia se não comer antes do treino.
    • Se planeia fazer exercício num ginásio, haverá menos pessoas no ginásio se for de manhã.
    • As pessoas que fazem exercício de manhã também tendem a seguir o treino com um pequeno-almoço saudável e muita água. Isto pode prepará-lo para um ótimo começo de dia.
  2. Passo 2 Dormir com a roupa de exercício.
    Durma com as suas roupas de exercício. As roupas de treino são normalmente confortáveis. Dormir com elas pode motivá-lo a fazer exercício assim que acordar. Se não quiser dormir com a sua roupa, tenha a sua roupa preparada para poder sair da cama e vestir-se.
    • Se vai fazer exercício num ginásio e planeia vestir-se lá, prepare o seu saco de ginástica na noite anterior, para que possa pegar no saco e sair porta fora.
  3. Passo 3 Ajuste o seu horário de sono.
    Ajuste o seu horário de sono. Tente acordar 30 a 60 minutos mais cedo do que o habitual para poder fazer exercício. Poderá ter de ir dormir um pouco mais cedo para se adaptar à sua nova hora de acordar. Se fizer exercício num ginásio, tenha também em conta o tempo de deslocação para o ginásio.
    • Reserve mais cinco ou dez minutos para o aquecimento. A temperatura do corpo é mais baixa de manhã. Se não aquecer o corpo, é mais provável que se lesione.
    • Se normalmente não come de manhã, reserve mais tempo para o pequeno-almoço. O seu corpo precisa de alimentos para recuperar do exercício.

Fazer exercício à noite

  1. Passo 1 Compreender os prós e os contras.
    Compreenda os prós e os contras. Se o seu objetivo é aumentar a força e o tamanho dos músculos, um treino à noite pode ser o melhor. Como já comeu durante o dia, o seu corpo tem bastante combustível e os seus músculos estão quentes. Por outro lado, os treinos noturnos podem ser fáceis de ignorar. Se tiver muitos compromissos noturnos ou se estiver normalmente fatigado ao fim do dia, será difícil arranjar tempo ou energia para fazer exercício.
    • É menos provável que se lesione durante o exercício noturno porque os seus músculos e articulações estiveram a trabalhar durante todo o dia.
    • Se planeia fazer exercício num ginásio ou ao ar livre, saiba a que horas o seu ginásio fecha e quanta luz do dia terá à noite.
  2. Passo 2 Preste atenção à qualidade do seu sono.
    Preste atenção à qualidade do seu sono. O exercício noturno ajuda algumas pessoas a adormecer, enquanto que para outras dá um impulso de energia. O treino de força noturno, em particular, pode ajudá-lo a adormecer e a manter o sono durante toda a noite. Por outro lado, o treino de alta intensidade pode fazer com que fique mais alerta e tenha dificuldade em adormecer.
    • Se achar que tem dificuldade em adormecer à noite, os exercícios de ioga ou de alongamento podem ajudá-lo a relaxar.
    • Pode reservar os seus treinos noturnos para exercícios de baixa intensidade (ou seja, caminhadas, ioga, alongamentos) e fazer mais treinos de alta intensidade (ou seja, corrida, ciclismo, treino intervalado) de manhã.
  3. Passo 3 Ajustar a hora das refeições.
    Ajuste o horário das refeições. O corpo demora duas a três horas a digerir uma refeição e a absorver os nutrientes. Coma um lanche antes do treino e jante quando terminar. Se quiser jantar primeiro, coma mais cedo do que o habitual.
    • Alimentos como arroz branco, massa, pão e batatas favorecem o sono. Coma-os pelo menos uma hora antes de se deitar. Se planeia ir para a cama às 23:00 horas, tem de comer antes das 22:00 horas.
    • Comer peru e/ou sementes de abóbora também pode ajudá-lo a dormir.
  4. Passo 4 Não sacrifique o sono.
    Não sacrifique o sono. Tente terminar o seu treino cerca de duas horas antes da hora de ir para a cama. Isto dará ao seu corpo tempo para se acalmar. Por exemplo, se planeia ir para a cama às 23:00 horas, termine o treino às 21:00 horas.
    • Os seus níveis de melatonina (ou seja, a hormona que o deixa sonolento) atingem o pico por volta das 22:00 horas. O desempenho e a forma do seu treino podem ser afectados se estiver cansado e a fazer exercício até tão tarde.
    • O sono é tão importante como o exercício e ajuda o corpo a recuperar após o exercício.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É melhor fazer exercício de manhã ou à noite?
    Pense na altura em que tem mais energia: é de manhã ou à noite? Algumas pessoas gostam de fazer exercício depois do trabalho, enquanto outras podem estar demasiado cansadas.
  • Questão
    É bom fazer exercício assim que se acorda?
    Pode ser! Fazer exercício de manhã permite-lhe fazer exercício antes do início do dia. Será mais produtivo e terá também mais energia e clareza mental.
  • Questão
    Quanto tempo devo esperar depois do almoço para começar a fazer exercício?
    Uma vez que não é recomendado fazer exercício vigoroso imediatamente após comer, tente almoçar depois do treino. Idealmente, coma uma pequena parte do seu almoço (de preferência hidratos de carbono, como fruta) antes do exercício e coma o resto do seu almoço (proteínas e hidratos de carbono) depois do exercício. Desta forma, dará ao seu treino um pouco de energia e fornecerá o combustível para a construção muscular quando o seu corpo precisar dele - após o treino.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Não tente fazer grandes mudanças na sua rotina de exercícios sem antes consultar o seu médico.