Como determinar se você tem pé normal ou pateta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ao aprender desportos de prancha como o skate e o snowboard, a primeira coisa que precisa de descobrir é a sua postura. Existem duas posturas possíveis - pé normal e pé pateta. 'Regular' não significa 'correto'. Ambas as posturas são válidas, embora o pé normal tenda a ser mais comum. A maneira mais fácil de descobrir a sua postura é determinar o seu pé dominante. Isso é muito fácil de fazer, uma vez que você aprenda como.

Passos

Encontrando sua postura natural

  1. Passo 1 Reconheça a diferença entre regular e pateta.
    Reconheça a diferença entre regular e pateta. Estes termos referem-se às duas posturas usadas nos desportos de prancha. A sua postura é o pé que está à frente do outro quando está a andar. Regular significa ficar em pé na prancha com o pé esquerdo à frente. O seu pé direito estará atrás dele, perto da cauda da prancha. Goofy é o oposto do regular - o teu pé direito está para a frente e o teu pé esquerdo está atrás, perto da rabeta.
    • O pé que escolher colocar à frente afecta a direção em que estará virado na prancha.
    • Por exemplo, se um patinador normal e um pateta estivessem lado a lado, estariam virados para direcções opostas.
  2. Passo 2 Conheça o seu pé dominante.
    Conheça o seu pé dominante. Quando estiver em cima de uma prancha, você vai querer que o seu pé dominante fique na parte de trás, já que ele é mais forte e faz a maior parte do empurrão, da virada, etc. Se for destro, é muito provável que o seu pé dominante seja o direito. Isto significa que o seu pé esquerdo vai à frente e a sua postura é regular. Normalmente é assim que funciona, mas nem sempre.
    • Algumas pessoas que são dominantes com o pé direito preferem andar de forma pateta (pé direito à frente). Algumas pessoas com dominância do pé esquerdo preferem andar de forma regular (pé esquerdo à frente). É pouco frequente, mas acontece.
    • No snowboard, o peso do pé dianteiro é o principal fator de equilíbrio.
    • Faça alguns testes simples para determinar ou confirmar o seu pé dominante.
  3. Passo 3 Corra e deslize.
    Correr e deslizar. Uma das formas mais fáceis e fiáveis de determinar o seu pé dominante é o teste do 'slide'. Calce um par de meias grossas e encontre um chão liso e duro. Comece a correr e ganhe um pouco de velocidade. Quando estiver pronto, passe da corrida para o deslizamento. Dê o passo final e aterre com os dois pés bem assentes, equilibrando-se enquanto desliza pelo chão com as meias.
    • Normalmente, o pé que aterra à frente será o seu pé dominante na prancha.
    • Certifique-se de que está numa sala com espaço livre suficiente para realizar este teste corretamente.
  4. Passo 4 Peça a um amigo que o empurre por trás.
    Peça a um amigo que o empurre por trás. Ponha-se de pé naturalmente com os pés direitos e juntos. Peça a um amigo que o empurre suavemente por trás. Faça o seu melhor para não antecipar o empurrão. Vai sentir que está a cair e um dos seus pés vai naturalmente tentar amparar a queda. O pé com que se agarra é normalmente o seu pé dominante.
    • Se não tiver um amigo por perto, pode fazer o teste da 'inclinação' sozinho. Fique de pé com os pés juntos. Incline-se lentamente para a frente.
    • Continue a inclinar-se até sentir que vai cair. O pé que utiliza para se agarrar é provavelmente o seu pé dominante.
    • Certifique-se de que o faz em segurança. O seu parceiro deve empurrá-lo suavemente. Use joelheiras, para o caso de não conseguir apanhar a queda.
  5. Passo 5 De pé no fundo de uma escada.
    Coloque-se no fundo de uma escada. Coloque ambos os pés no chão e lado a lado. Peça a alguém que grite 'vai' e comece a subir as escadas a correr. O pé que aterrar primeiro no degrau inferior será provavelmente o seu pé dominante. Tente fazer isto algumas vezes seguidas para ver se reage da mesma forma de cada vez.
    • Também pode experimentar aproximar-se de um lanço de escadas a um ritmo normal de caminhada. O pé que usa instintivamente no primeiro degrau é o seu pé dominante.
    • Experimente de ambas as formas para ver qual é o pé mais confortável.
  6. Passo 6 Pontapear uma bola de futebol.
    Pontapear uma bola de futebol. Uma bola de basquetebol ou uma bola de futebol também funcionam bem. Segure a bola à sua frente com as duas mãos. Imagine que tem de chutar a bola para marcar um golo. Deixe a bola cair à sua frente e, em seguida, pontapeie-a. O pé com que chuta instintivamente é provavelmente o seu pé dominante.
    • Repita o exercício algumas vezes para ver se obtém os mesmos resultados.

Confirmar a sua postura

  1. Passo 1 Coloque-se de pé sobre a prancha e peça a alguém que o faça rolar.
    Ponha-se em pé sobre a prancha e peça a alguém que o faça rolar. Peça a um amigo que se coloque à sua frente. Suba para a prancha e coloque-se com um pé à frente do outro. Coloque o pé que pensa ser dominante atrás e o outro à frente. Quando estiveres em cima da prancha, agarra as mãos do teu amigo para te manteres firme. Peça-lhe que o faça rolar lentamente na direção do seu pé dominante para ver como se sente.
    • Depois, troque de pé e experimente o outro pé como o principal.
    • Faça isto várias vezes até ter a certeza de qual é a posição mais confortável para si.
  2. Passo 2 Teste o desempenho do seu pé dominante.
    Teste o desempenho do seu pé dominante. Certifique-se de que usa um capacete e equipamento de proteção. Encontre um espaço agradável e aberto onde possa trabalhar facilmente. Monte a prancha com muito cuidado, colocando o que pensa ser o seu pé principal na sua posição na parte de trás do deck. Desça lentamente o pé de trás até ao chão. Use a perna de trás para se empurrar para a frente lenta e cautelosamente. Role alguns centímetros e depois pare. Em seguida, tente novamente.
    • Como é que se sente? Sente-se confortável? Parece-lhe natural ou estranho?
    • Agora, mude a posição dos pés e experimente do outro lado. Sente-se mais ou menos confortável?
  3. Passo 3 Mantenha a sua posição confirmada.
    Mantenha a sua posição confirmada. Depois de ter descoberto a sua postura, evite andar para trás e para a frente durante os treinos. Faça dessa a sua postura oficial e comece a aprender a pedalar. Depois de ter definido a sua postura, a parte da aprendizagem pode realmente começar porque pode sentir-se confortável.
    • A sua postura para um desporto de prancha será provavelmente a sua postura dominante para todos os outros desportos de prancha, como o windsurf, o snowboard, o wakeboard e assim por diante.
    • Se já conhece a sua postura, torna-se muito mais fácil aprender outro desporto de prancha!

Aperfeiçoar a sua postura

  1. Passo 1 Pratique uma postura de condução estável.
    Pratique uma postura de condução estável. Comece numa superfície plana. Coloque-se na sua posição dominante e pratique o empurrão. Coloque o seu pé da frente na prancha, mesmo atrás dos parafusos da frente. Pense em empurrar como se estivesse a dar um passo muito lento - levante o seu pé de empurrar (dominante), depois mude o seu equilíbrio para o seu pé da frente, que ainda está na prancha. Coloque o seu pé de empurrar à frente do pé da prancha e depois empurre de volta para o chão.
    • No início, tente empurrar e levantar o pé de trás (dominante) para a posição na parte de trás da prancha. Mantenha-se nessa posição e ande com o skate até ele parar sozinho. Como é que se sente a sua postura agora?
    • Quando se começa, estar em cima da prancha parece um pouco estranho, independentemente da forma como se está em cima dela. Quando a sua posição estiver estável, vai começar a sentir-se mais confortável.
  2. Etapa 2: Ficar à vontade com o empurrão.
    Sente-se confortável com o empurrão. Depois de praticar a sua postura estável durante algumas sessões, deve começar a sentir-se um pouco mais natural. Quando se sentir estável depois de empurrar uma vez, comece a colocar cuidadosamente o pé de trás no chão quando ficar sem velocidade e depois empurre novamente. Vá aumentando até chegar a dez pequenos empurrões.
    • Quando sentir que já domina a técnica, adicione alguns empurrões mais longos para ganhar um pouco de velocidade.
    • Certifique-se de que está a empurrar suavemente e com confiança. Agora, deve sentir-se absolutamente seguro sobre se é um pé normal ou um pé pateta.
  3. Etapa 3 Evite ser um pé-de-mongo.
    Evite ser um pé-de-mongo. O pé mongo é quando usa o pé da frente como dominante e depois empurra com ele enquanto o pé de trás permanece na prancha. Isto é exatamente o oposto de como deve ser. O seu pé da frente deve ficar na prancha e o seu pé de trás (dominante) deve empurrar. Por vezes, quando as pessoas estão a aprender pela primeira vez, parece mais confortável fazer da forma oposta.
    • Se se aperceber de que está a fazer um pé mongo, tente livrar-se dele antes que se torne demasiado habitual.
    • Para além da forma incorrecta, empurrar com o pé mongo pode dificultar a criação de truques e tornar-te menos estável na prancha.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se sabe qual é o pé dominante?
    Um bom teste é pedir a um amigo que se aproxime por trás de si e o empurre suavemente para a frente. O pé com que der o passo para se apanhar é provavelmente o seu pé dominante.
  • Questão
    O meu pé direito é o meu pé dominante, mas prefiro andar com o meu pé esquerdo na parte de trás da minha prancha. Isso é correto?
    Não há problema, cada um tem preferências diferentes em relação ao que acha mais confortável.
  • Questão
    Há alguma coisa de errado em ter os pés tortos?
    Absolutamente não - significa apenas que é mais provável que sejas canhoto, ou que te sentes mais confortável a andar dessa forma.

Vídeo

Dicas