Como esvaziar uma bola de basquetebol com ou sem agulha

Autor do artigo:Gabriel Silva

Por vezes, as bolas de basquetebol esvaziam-se por si próprias: talvez devido ao tempo frio, ou simplesmente porque a bola é velha e o ar foi saindo lentamente. Mas e se quiser esvaziar intencionalmente uma bola de basquetebol? Talvez seja necessário guardá-la para o inverno ou embalá-la para uma viagem. Ou talvez tenha sido demasiado insuflada e salte demasiado alto. A boa notícia é que é fácil esvaziar a bola com um medidor de pressão de ar ou uma agulha de insuflação. Não tem agulha? Não se preocupe! Reunimos uma série de outros métodos para esvaziar uma bola de basquetebol utilizando artigos domésticos comuns. Marcar!

Coisas que deve saber

  • Insira uma agulha de enchimento lubrificada na válvula da bola de basquetebol para a esvaziar rapidamente.
  • Deixe sair o ar da sua bola de basquetebol, colocando um medidor de pressão de ar dentro da válvula e premindo o botão de libertação de ar.
  • Enfie um clipe de papel, um grampo de cabelo ou uma câmara de caneta vazia na válvula para libertar o ar e esvaziar a bola.
  • Coloque a bola de basquetebol no frigorífico para baixar a pressão do ar e esvaziá-la ligeiramente.

Passos

Agulha de insuflação

  1. Passo 1 Introduzir uma agulha de insuflação lubrificada.
    Insira uma agulha de insuflação lubrificada. Humedeça a agulha de insuflação com água (algumas pessoas lambem-na, mas isso não é propriamente higiénico). Empurre a agulha para dentro da abertura da válvula redonda da bola de basquetebol e ouvirá um assobio de ar.
    • Uma agulha de insuflação é uma pequena haste de metal com uma extremidade pontiaguda. Pode encontrar uma em qualquer loja de artigos desportivos ou pode comprar uma online.
  2. Passo 2 Aguarde que o ar seja libertado antes de retirar a agulha.
    Aguarde que o ar seja libertado antes de retirar a agulha. Se quiser apenas retirar um pouco de ar de uma bola demasiado cheia, isto demora apenas 2 ou 3 segundos. Se estiver a esvaziar completamente a bola, aplique pressão extra apertando-a à medida que o ar se liberta e, em seguida, puxe a agulha com cuidado para não arrancar a válvula.
  3. Passo 3 Faça um teste de ressalto para ver se a sua bola está pronta para o jogo.
    Faça um teste de ressalto para ver se a sua bola está pronta para o jogo. Segure a bola como um árbitro, esticando o braço para cima de modo a que a bola fique ao mesmo nível do topo da sua cabeça. Deixe cair a bola: se ela saltar até à altura do cotovelo, está corretamente insuflada. Se a bola saltar mais abaixo, adicione mais ar. Se a bola saltar mais alto do que o cotovelo, solte um pouco mais de ar.

Medidor de pressão de ar

  1. Passo 1 Introduzir um medidor de pressão de ar da bola.
    Inserir uma bola de pressão de ar. Lubrifique a ponta de um manómetro de ar esférico com água ou glicerina antes de o colocar na válvula. Este dispositivo mede o PSI (libras por polegada quadrada, ou kPa) de ar numa bola.
  2. Passo 2 Prima o botão de libertação no manómetro para deixar sair o ar.
    Prima o botão de libertação no manómetro para libertar o ar. O manómetro de pressão de ar tem um botão localizado na parte lateral. Prima e mantenha premido o botão para libertar o ar da bola de basquetebol.
  3. Passo 3 Retire o manómetro quando a pressão estiver correcta.
    Retirar o manómetro quando a pressão estiver correcta. Examina a tua bola para veres as especificações de pressão. A maioria das bolas de basquetebol tem instruções de enchimento impressas. Se as instruções estiverem gastas, confie na norma de 7,5 - 8,5 PSI (51,71 - 58,60 kPa). Monitorize o manómetro e retire-o cuidadosamente da válvula quando apresentar a pressão correcta. Está na hora do jogo!

Clipe de papel

  1. Passo 1 Enfie um clip de papel endireitado e lubrificado na válvula.
    Coloque um clip de papel endireitado e lubrificado na válvula. Endireite uma das extremidades do clipe o mais possível. Lubrifique a extremidade esticada com água e, em seguida, sente-se numa cadeira com a bola de basquetebol firmemente presa entre os joelhos. Deslize suavemente a extremidade direita do clipe de papel para dentro da válvula.
    • Este método não é tão fiável como a utilização de uma agulha de enchimento ou de um manómetro. É possível danificar a válvula com a extremidade metálica afiada do clipe de papel, por isso, tenha cuidado!
  2. Passo 2 Retire o clipe de papel após alguns segundos.
    Retire o clipe de papel após alguns segundos. Se estiver a tentar esvaziar ligeiramente uma bola de basquetebol demasiado cheia, bastam alguns segundos para libertar o ar. Ou deixe o clipe de papel mais tempo se estiver a tentar achatar a bola. Quando tiveres libertado todo o ar que quiseres, desliza cuidadosamente o clipe para fora da válvula.
    • Pode apertar um pouco a bola para acelerar o processo, mas não exerça demasiada pressão ou poderá danificar a bola.
  3. Passo 3 Faça um teste de ressalto para saber se a sua bola está com a pressão correcta para jogar.
    Experimente um teste de ressalto para saber se a sua bola está com a pressão correcta para jogar. Enquanto segura na bola, estenda o braço para cima de modo a que a bola fique ao mesmo nível do topo da sua cabeça. Deixe cair a bola: se ela saltar até à altura do cotovelo, está corretamente insuflada. Se saltar mais baixo, adicione mais ar enchendo a bola de basquetebol. Se a bola saltar mais alto do que o cotovelo, deve libertar mais ar.

Alfinete de peito

  1. Passo 1 Enfie um alfinete de peito na válvula.
    Enfie um alfinete de peito dentro da válvula. Ouça um assobio de ar quando empurra a extremidade fechada de um alfinete de peito para dentro da válvula da bola de basquetebol. Se não ouvires ar, afasta ligeiramente as pontas do alfinete. Isto alarga a abertura da válvula.
  2. Passo 2 Retire o alfinete após alguns segundos.
    Retire o gancho após alguns segundos. Quando a bola de basquetebol tiver esvaziado durante alguns segundos, aperte as pontas do gancho para fechar. Deslize suavemente o pino para fora da válvula.
  3. Passo 3 Efectue um teste de ressalto para saber se a bola está pronta para entrar em campo.
    Efectue um teste de ressalto para saber se a sua bola está pronta para o campo. Segure a bola ao mesmo nível que o topo da cabeça e deixe-a cair. Se a bola saltar mais alto do que o cotovelo, liberte ar; se saltar mais baixo, liberte ar, adicione ar à sua bola de basquetebol. Se saltar até ao cotovelo, está pronto a jogar!

Esferográfica

  1. Passo 1 Desmontar uma esferográfica.
    Desmontar uma esferográfica. Retirar a câmara de tinta de uma esferográfica e retirar o bico. Lave o compartimento de tinta ou corte uma parte do compartimento que não contenha tinta.
    • Uma esferográfica é melhor do que uma caneta de gel porque as canetas de gel têm compartimentos mais grossos.
  2. Passo 2 Introduzir a câmara de tinta vazia na válvula.
    Colocar a câmara de tinta vazia na válvula. Depois de lubrificar a câmara de tinta com água, aplique uma ligeira pressão enquanto a introduz na válvula da sua bola de basquetebol. Ouvirá um assobio quando o ar sair da sua bola.
  3. Passo 3 Aguarde a libertação do ar.
    Espere que o ar se liberte. Se precisar apenas de reduzir um pouco a pressão, demorará apenas alguns segundos. Para esvaziar totalmente a bola de basquetebol, demora um ou dois minutos. Pode apertá-la para libertar o ar mais rapidamente.
  4. Passo 4 Efectue um teste de ressalto para saber se a sua bola está pronta para fazer cestos.
    Faça um teste de ressalto para saber se a sua bola está pronta para fazer cestos. Antes de entrar no campo, segure a bola de modo a que fique ao mesmo nível do topo da sua cabeça e deixe-a cair. Se a bola saltar até à altura do cotovelo, é a hora de jogar! Se saltar mais abaixo, adiciona mais ar à tua bola de basquetebol. Se saltar mais alto do que o cotovelo, esvazia-a um pouco mais.

Frigorífico

  1. Passo 1 Coloque a bola de basquetebol no frigorífico.
    Coloca a bola de basquetebol no frigorífico. Mantém a bola de basquetebol dentro do frigorífico até estar fria (espera perguntas dos teus colegas de quarto ou da tua família sobre o porquê de haver uma bola de basquetebol no frigorífico). A pressão cairá cerca de 1 PSI (6,9 kPa) após uma hora no frigorífico.
    • As temperaturas extremas alteram a quantidade de pressão dentro de uma bola. As temperaturas frias reduzem a pressão porque as moléculas de ar têm menos energia térmica. Ciência!
  2. Etapa 2 Retirar a bola e fazer um teste de ressalto para ver se ela's ready to play with.
    Retire a bola e faça um teste de ressalto para ver se está pronta para jogar. Segure a bola de modo a que fique ao mesmo nível do topo da sua cabeça e deixe-a cair. Se saltar até à altura do cotovelo, está perfeita para jogar. Se saltar abaixo do cotovelo, encher a bola de basquetebol um pouco mais.
  3. Etapa 3: Se necessário, volte a arrefecer a bola.
    Se necessário, volte a arrefecer a bola. Se a bola de basquetebol saltar mais alto do que o cotovelo, ainda está demasiado insuflada. Aperte a bola para libertar um pouco mais de ar, depois volte a colocá-la no frigorífico e repita o processo.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas