Como definir os músculos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Pode ter força e resistência, mas não sente que o seu corpo o demonstre. Quer um abdómen com 6 abdominais e braços bem definidos e tonificados. Este tipo de físico requer um treino direcionado, combinado com uma dieta rica em proteínas que estimule o desenvolvimento muscular. Se quiser esculpir uma nova forma, mantenha uma rotina de queima de gordura e de aumento de força para definir os seus músculos e abandone quaisquer calorias vazias que estejam a fazer com que a gordura cubra o seu físico musculado. Você notará uma diferença em apenas 8 semanas.

Passos

Queimando gordura

  1. Passo 1 Utilizar o treino intervalado de alta intensidade...
    Use o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) para obter os melhores resultados de queima de gordura. Com o treino Tabata, aeróbica ou um campo de treino de fitness, leva o seu corpo à velocidade máxima durante 1 a 4 minutos e depois descansa durante 1 a 4 minutos. Os treinos HIIT aumentam a sua taxa metabólica, o que fará com que o seu corpo queime gordura mais rapidamente.
    • Se tiver pouco tempo para fazer exercício, os exercícios Tabata podem ser a melhor solução para si. Estes treinos de alta intensidade podem melhorar significativamente a sua força cardiovascular e manter a forma física geral em apenas 10 minutos por dia.
    • No entanto, estes são exercícios avançados que não deve tentar se for um principiante e podem não fazer muito em termos de aumentar especificamente a sua tonificação e definição muscular.
    • Os exercícios dos campos de treino utilizam movimentos simples e são frequentemente concebidos para praticantes de exercício de nível iniciante e intermédio.
    • Normalmente, pode encontrar campos de treino ou outros programas de treino HIIT no seu ginásio ou centro de fitness local.
  2. Passo 2 Faça exercício durante pelo menos 30 minutos.
    Faça exercício durante pelo menos 30 minutos. A maioria dos corpos utiliza as reservas de hidratos de carbono exclusivamente durante os primeiros 15 a 20 minutos de exercício de intensidade moderada. Se continuar após esse período, o seu corpo começará a queimar gordura.
    • A atividade aeróbica durante pelo menos 40 minutos a uma intensidade moderada a vigorosa tem o benefício adicional de baixar a pressão arterial e o colesterol, para além dos benefícios gerais para a saúde cardiovascular.
    • Não só terá menos gordura corporal e músculos mais definidos, como também correrá menos riscos de ataque cardíaco ou AVC.
    • Um bom exercício cardio para queimar gordura pode ser tão simples como correr na passadeira (ou no exterior, se o tempo estiver bom). Se necessitar de mais variedade, veja as aulas de aeróbica no seu ginásio ou centro de fitness local.
  3. Passo 3 Faça exercícios de cardio 5 a 6 dias por semana.
    Faça exercícios de cardio 5 a 6 dias por semana. Enquanto o treino de força desenvolve os músculos, as sessões de cardio concentram-se na queima de gordura. A combinação de exercícios cardiovasculares e de força é a melhor forma de obter a máxima tonificação e definição muscular.
    • A forma como combina o treino cardio e de força depende das suas necessidades e do seu horário.
    • Por exemplo, pode ser mais fácil para si fazer cardio correndo de manhã cedo e depois fazer o treino de força depois do trabalho.
    • Outra opção é planear as suas sessões de treino para uma hora e alternar entre cardio e treino de força em intervalos de 15 minutos.
  4. Passo 4 Prolongar as sessões de cardio nos dias em que não está a't strength training.
    Prolongue as sessões de cardio nos dias em que não está a fazer treino de força. Considere fazer 45 a 60 minutos em vez de 30 minutos para perder mais gordura e definir os seus músculos; no entanto, o excesso de treino pode ser muito duro para o seu corpo, por isso tire 1 a 2 dias de descanso por semana.
    • Duplicar o cardio garante que continua a fazer exercício durante o mesmo período de tempo e às mesmas horas todos os dias.
    • Pode também considerar fazer ioga nos seus dias de descanso para substituir o seu treino regular com pesos. Embora o ioga trabalhe os seus músculos, geralmente não é considerado tão intenso como o treino com pesos, por isso uma rotina leve seria apropriada para os seus dias de descanso.

Aumentar a força

  1. Passo 1 Treino de força durante pelo menos 30 minutos, 3 ou 4 dias por semana.
    Treino de força durante pelo menos 30 minutos, 3 ou 4 dias por semana. Não conseguirá criar definição muscular se treinar apenas 15 ou 20 minutos uma ou duas vezes por semana. Para obter o tónus que deseja, deve comprometer-se a ir ao ginásio com mais frequência.
    • Crie uma rotina de treino de força de intensidade moderada a vigorosa, consoante o seu nível de experiência.
    • Pode fazer a pesquisa e estabelecer uma rotina por si próprio, mas a forma mais fácil de criar a sua rotina é marcar uma sessão com um treinador pessoal certificado. Ele pode não só aconselhá-lo sobre os exercícios a fazer que vão ao encontro dos seus objectivos, mas também criticar a sua forma e técnica.
    • Normalmente, obterá melhores resultados se se concentrar na parte superior do corpo no primeiro dia, na parte inferior do corpo no segundo dia e no núcleo no terceiro dia.
    • Se estiver a treinar força numa rotação de quatro dias, divida o seu core por cada um dos 4 dias e faça 2 dias para a parte superior do corpo e 2 dias para a parte inferior do corpo.
  2. Passo 2 Descanse 36 a 48 horas entre as sessões de treino de força.
    Descanse 36 a 48 horas entre as sessões de treino de força. Se estiver a fazer os seus exercícios corretamente, irá rasgar muitas fibras musculares. O corpo precisa de tempo para reparar os músculos e reconstruí-los para que fiquem mais fortes.
    • Reserve tempo suficiente para o descanso, alternando os grupos musculares que trabalha todos os dias. Por exemplo, pode trabalhar a parte superior do corpo num dia e a parte inferior do corpo no dia seguinte,
    • Normalmente, pode fazer exercícios de fortalecimento do núcleo com apenas 24 horas de descanso antes da próxima sessão de treino de força.
    • Um descanso adequado também significa dormir o suficiente. O seu corpo reconstrói os músculos enquanto dorme, por isso, certifique-se de que dorme entre 7 e 9 horas por noite.
  3. Passo 3 Escolha a quantidade de peso correcta.
    Escolha a quantidade de peso correcta. O treino de força deve ser feito com um peso suficientemente pesado para que só consiga completar um exercício com a forma correcta durante 12 a 15 repetições. O argumento costumava ser que se usavam pesos mais pesados para ganhar massa e se faziam repetições mais elevadas com pesos mais leves para tonificar e definir; no entanto, o treino moderno sugere que existe um meio-termo feliz.
    • Este plano pode funcionar bem se tiver menos dias por semana que possa dedicar ao treino de força.
    • A combinação de treino em massa ou de força com treino de força de alta repetição também pode funcionar bem para obter a definição que pretende.
    • Por exemplo, pode fazer uma sessão de treino de força pesada e potente para a parte superior do corpo no primeiro dia. No dia seguinte, faça uma sessão de treino de força para a parte inferior do corpo igualmente pesada.
    • Tire um dia de folga e, em seguida, faça uma sessão de treino de força para a parte superior do corpo com pesos mais baixos e repetições mais elevadas. No dia seguinte, faça uma sessão semelhante para a parte inferior do corpo.
  4. Passo 4 Concentre-se na boa forma e na técnica.
    Concentre-se na boa forma e na técnica. Mova-se lentamente através dos movimentos de empurrar e puxar, dando ênfase à qualidade em vez da quantidade. Especialmente se estiver a começar, não se preocupe com o número de repetições que consegue fazer. Em vez disso, certifique-se de que tem uma técnica sólida e consistente.
    • Para controlar corretamente o seu movimento, deve baixar ou soltar o peso em cada repetição aproximadamente à mesma velocidade a que o levantou. Pense em termos de baixar (ou puxar para trás) ativamente o peso, e não simplesmente deixá-lo cair.
    • Peça a um treinador pessoal ou a um halterofilista experiente que verifique e critique a sua forma.
    • Não se esqueça de que uma técnica deficiente e uma forma desleixada não significam apenas que o seu treino é menos eficaz, mas também o colocam em risco de lesões.
  5. Passo 5 Faça superséries, alternando entre movimentos de empurrar e puxar.
    Faça superséries, alternando entre movimentos de empurrar e puxar. Organize a sua rotina de treino de força de modo a fazer 3 ou 4 séries de 12 a 15 repetições de cada exercício. Descanse de 30 segundos a 1 minuto entre cada superconjunto.
    • Por exemplo, pode fazer pressões e depois fazer elevações.
    • Quando alterna entre movimentos de empurrar e puxar, trabalha diferentes partes do músculo.
    • Isto dá à parte do músculo que trabalhou anteriormente um pouco mais de tempo para recuperar, pelo que pode fazer um intervalo de descanso mais curto entre as séries.
  6. Passo 6: Leve os seus músculos à fadiga.
    Leve os seus músculos à fadiga. Quando leva os seus músculos ao máximo, estimula a hipertrofia, que aumenta o volume dos seus músculos. Isto não só aumenta a massa muscular, como também melhora a sua definição.
    • Por exemplo, 3 séries de bíceps, flexões e flexões devem deixar os seus braços a tremer. Se isso não acontecer, é necessário adicionar mais peso.
    • Certifique-se de que está a fazer exercícios simples, como flexões ou prensas com halteres, que consegue controlar e completar em boa forma, mesmo quando os seus músculos estão exaustos.
  7. Passo 7 Trabalhe o maior número possível de músculos em conjunto.
    Trabalhe o maior número possível de músculos em conjunto. Não trabalhe os bíceps sem trabalhar os tríceps, os ombros, as costas e o peito. Não conseguirá obter uma boa definição em repouso a menos que todo o seu corpo esteja a ser trabalhado arduamente.
    • Ignorar os músculos circundantes em favor dos principais, como os bíceps, pode levar a desequilíbrios musculares que aumentarão significativamente o risco de lesões.
    • Tente trabalhar um grupo muscular inteiro em cada exercício. Se não conhecer muitos exercícios diferentes, inscreva-se em algumas sessões com um treinador pessoal. Eles podem ajudá-lo a criar um treino completo.
    • Não trabalhe apenas os músculos que vê no espelho. Pode não pensar em exercitar as costas porque não as consegue ver, mas lembre-se que toda a gente consegue!

Mudar a sua dieta

  1. Passo 1 Faça da dieta uma prioridade.
    Faça da dieta uma prioridade. Os treinadores costumam dizer que 'os abdominais são feitos na cozinha'. A definição muscular requer uma percentagem de gordura corporal inferior a 10 por cento, o que se baseia quase inteiramente no que come. Geralmente, deve comer mais proteínas e evitar alimentos ricos em gordura e hidratos de carbono simples.
    • Se já é uma pessoa relativamente magra, precisa de limitar os hidratos de carbono enquanto trabalha num programa de treino de força que enfatiza a construção de massa muscular volumosa.
    • Em vez de comer 3 grandes refeições por dia, tente comer 5 ou 6 refeições mais pequenas, de modo a comer uma vez a cada 2 ou 3 horas.
    • Planeie as suas refeições de modo a que 40% das suas calorias provenham de proteínas, enquanto limita as gorduras e os hidratos de carbono a 30% cada.
    • Pelo menos 85% dos hidratos de carbono que ingere devem provir de vegetais, sendo o restante proveniente de hidratos de carbono complexos, como frutos, cereais integrais, frutos secos e sementes.
  2. Passo 2 Coma ou beba um snack rico em proteínas antes e depois do treino.
    Coma ou beba um snack rico em proteínas antes e depois do treino. As proteínas ajudam a reconstruir os músculos e asseguram uma recuperação mais rápida. Experimente um batido de proteínas, uma maçã com manteiga de amendoim, frango, nozes, iogurte grego ou queijo cottage.
    • Idealmente, o lanche deve ser feito 30 a 45 minutos antes do início do treino.
    • Normalmente, os alimentos integrais funcionam melhor para o lanche pré-treino. Um batido de proteínas pode funcionar melhor no pós-treino, especialmente se tiver dificuldade em comer depois de um treino intenso.
    • A proteína de soro de leite é uma das melhores fontes de proteína completa, porque inclui todos os aminoácidos essenciais de que necessita para reconstruir os seus músculos.
    • Pode comprar proteína de soro de leite em pó e misturá-la em batidos, ou pode comprar batidos de proteína pré-preparados em mercearias ou lojas de produtos naturais.
  3. Passo 3 Coma grãos antigos.
    Coma grãos antigos. Quinoa, espelta, farelo de aveia, amaranto e outros grãos antigos são ricos em proteínas e minerais, o que pode ajudar a promover o crescimento muscular, fornecendo ao seu corpo a nutrição necessária.
    • Muitos destes grãos podem ser misturados em saladas ou acompanhamentos, ou incluídos numa tigela de pequeno-almoço.
    • Também pode encontrar pão feito com estes grãos em mercearias biológicas ou naturais.
  4. Passo 4 Beba mais água antes, durante e depois do treino.
    Beba mais água antes, durante e depois do treino. A desidratação diminui o seu desempenho e pode colocá-lo em risco de lesões, para além de dificultar a recuperação. Durante o treino de força, não deve perder mais de 2% do seu peso corporal em líquidos.
    • Para ter uma ideia da quantidade de líquidos que perde durante o treino, pese-se antes e imediatamente após a sessão de treino. A diferença entre os dois pesos é a quantidade de líquidos que perdeu.
    • Por cada quilo de líquidos perdidos, deve beber entre 20 a 24 onças fluidas (590 a 710 ml) de água para os substituir.
    • A reposição da água perdida é suficiente para o manter hidratado, desde que esteja hidratado desde o início. Para determinar isto com certeza, verifique a sua urina. Se estiver límpida, está bem hidratado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Questão
    Como devo alterar a minha dieta para tornar os meus músculos mais definidos?
    Incorpore mais proteínas no seu dia. Tente que 50% das suas calorias sejam provenientes de proteínas, 40% de hidratos de carbono e 10% de gorduras.

Dicas

  • Avalie como os seus músculos começam a contrair-se enquanto descansa. Quando seus músculos estiverem mais duros, você começará a ganhar definição. À medida que você queima gordura, os músculos começarão a parecer esculpidos.
  • Alongar os músculos evita desalinhamentos esqueléticos que podem destruir a sua postura, por isso certifique-se de incluir pelo menos os grandes alongamentos musculares algumas vezes por semana, após o exercício.