Como se defender numa briga de rua extrema
Autor do artigo:Gabriel SilvaEm algum momento da sua vida, pode encontrar-se numa situação em que tenha de se defender de um ou mais adversários. Uma luta de rua não obedece a regras nem a regras de cortesia; se se encontrar nesta situação, deve fazer tudo o que for possível para se defender e evitar ficar gravemente ferido. Tenha em mente que o uso de força excessiva é ilegal, mas que defender-se não é, então lembre-se que o objetivo é proteger-se e sair de lá o mais rápido possível.
Passos
Evitar uma luta
1Fale com uma voz calma à pessoa que o está a tentar atacar. Se estiver a ser atacado ou ameaçado por alguém na rua, tente o seu melhor para se manter calmo. Respire fundo algumas vezes e fale em voz baixa e calma com a pessoa. Diga-lhe que não quer lutar. Se esbarrou acidentalmente na pessoa ou se ela entendeu algo que fez ou disse como ameaçador, peça desculpa e diga-lhe que não era essa a sua intenção.- Tente dizer algo como: 'Ei, está tudo bem. Peço desculpa por ter esbarrado em si. Não estava a tentar começar uma luta. Só tropecei'.
2Parar a pessoa, envolvendo-a numa conversa ou brincando. Se a pessoa continuar a agir de forma agressiva para consigo, a distração pode ser a melhor estratégia para resolver a situação. Tente dizer algo para a distrair, como fazer um elogio ou pedir-lhe indicações. Pode até fingir que está doente, por exemplo, agarrando no estômago e agindo como se estivesse prestes a vomitar.- Por exemplo, pode dizer algo como: ''Ei, meu (rapariga)! Adoro a tua camisola! Não posso lutar contra alguém com um sentido de moda tão bom!' ou 'Espera, talvez me possas ajudar. Como é que vou para a Willard Street?'
3Fique longe se a pessoa continuar a mostrar sinais de agressão. Se a pessoa ainda não o tiver atacado, pode conseguir evitar a luta afastando-se dela. No entanto, é melhor não virar as costas à pessoa se ela ainda o estiver a ameaçar. Tente afastar-se para trás e continue a manter uma atitude calma e não ameaçadora.- Por exemplo, pode afastar-se da pessoa e reiterar que não quer lutar, dizendo, por exemplo, 'Não quero lutar. Vou-me embora'.
Atenção: Evite mostrar medo, pois isso pode fazer com que pareça um alvo fácil. Mantenha uma atitude confiante, mas calma e não ameaçadora. Mantenha a voz baixa, a não ser que o tentem atacar.
4Atire a carteira ou a bolsa para longe se a pessoa estiver a pedir dinheiro. Se a pessoa lhe estiver a exigir dinheiro, atirar a carteira ou a bolsa para o mais longe possível é uma excelente forma de a distrair. Se tiver sorte, a pessoa pode simplesmente pegar no dinheiro e ir-se embora. Também pode evitar lutar com a pessoa se correr na direção oposta depois de atirar a carteira ou a bolsa.
5Gritar 'FOGO' para chamar a atenção se a pessoa atacar. Se a pessoa vier ter consigo apesar dos seus esforços para evitar uma luta, gritar 'fogo' numa área com muita gente é uma boa forma de chamar a atenção dos transeuntes, distrair o seu adversário e dar-lhe tempo para fugir. Tente gritar 'FOGO' o mais alto que puder.- Se a pessoa parar de o perseguir, pode ser uma boa altura para fugir.
6Corra em direção a luzes, edifícios ou pessoas e peça ajuda. Procure multidões, edifícios ou luzes e corra em direção a eles. Continue a correr até estar num local seguro e depois peça ajuda, por exemplo, ligando para o 112 nos EUA. Informe-os de que acabou de ser ameaçado por alguém na rua e que essa pessoa pode ainda estar a persegui-lo.- Se tiveres a oportunidade de fugir ou se achares que consegues ser mais rápido do que a pessoa com base na sua constituição física, então podes tentar fugir como último esforço para evitar uma luta.
Absorvendo e desviando ataques
1Fique em posição de pugilista com os punhos para cima e comece a mexer-se. Se parecer que a pessoa o vai atacar, apesar dos seus melhores esforços para desativar a situação, levante os punhos! Cerre os punhos, dobre os cotovelos e levante os punhos à frente do rosto para o proteger. Mantenha os pés afastados à largura dos ombros e comece a saltar para trás e para a frente.- Se te mantiveres em movimento, serás um alvo mais difícil do que se ficares parado, por isso move-te para trás e para a frente ou faz um círculo à volta deles se começarem a atacar-te.
Dica: Agora também pode ser uma boa altura para soltar o teu melhor grito de guerra. Mesmo que não queira realmente lutar com eles, fazer muito barulho é uma boa ideia, pois irá distraí-los e intimidá-los. Experimente rugir como um leão, gritar como uma banshee ou até mesmo fazer barulho.
2Cerrar os dentes para evitar partir o maxilar se levar um murro na cara. Se a tua boca estiver aberta e te derem um murro na boca, podes ficar sem dentes e possivelmente até com o maxilar partido. Se uma luta estiver iminente, cerre os dentes e mantenha-os assim para proteger os dentes e o maxilar.- Não há problema em continuar a falar ou a gritar durante a luta, se necessário. Tente apenas não o fazer quando a pessoa estiver suficientemente perto para o atingir.
3Mova a testa na direção do soco para absorver melhor o golpe. A testa é a parte mais dura da cabeça, por isso tente mover a cabeça de forma a que o soco seja na testa, se for na cara. Tenta imaginar que estás a tentar dar uma cabeçada no punho dele quando vires um golpe a aproximar-se. Isso será menos doloroso para si e poderá ferir o punho dele no processo.- No entanto, só faça isso se tiver certeza de que pode acertar o punho dele com a testa. Mover-se na direção de um murro que visa o seu nariz ou a sua boca pode feri-lo ainda mais.
4Tensione os músculos do estômago para o caso de de um murro ou pontapé. Um golpe inesperado no estômago pode deixá-lo sem fôlego, por isso mantenha os músculos do estômago contraídos se a pessoa mostrar sinais de agressividade. Flexione os músculos abdominais - os músculos que utiliza para fazer abdominais - para os apertar e mantenha-os assim durante toda a luta. Isso pode ajudar a diminuir o impacto de um golpe no estômago.- Não sugue o seu estômago. Isto não terá o mesmo efeito que flexionar os abdominais.
5Vire o corpo para o lado se lhe apontarem um murro ao estômago. Um murro pode não ser tão doloroso se lhe acertarem nos oblíquos (músculos abdominais laterais). Tente virar o corpo para o lado se notar que a pessoa lhe dá um murro na barriga.- Continuar a mover-se para trás e para a frente à volta do adversário irá facilitar a mudança de posição se vires um murro a vir na tua direção, por isso mantém-te em movimento!
Lutar para trás
1Utiliza o que tiveres nas tuas mãos como arma. Se estiver a segurar um guarda-chuva, as suas chaves ou mesmo um café quente, tudo isto pode ser útil contra um atacante. Se não conseguir escapar ao agressor e precisar de se defender, avalie o que tem que possa ser utilizado.- Por exemplo, se tiver as suas chaves na mão, segure-as no punho e empurre uma das chaves entre o dedo médio e o indicador para criar uma garra. Isto tornará os seus socos mais eficazes.
- Se tiver um guarda-chuva na mão, segure-o como um taco e prepare-se para bater na pessoa com ele como se fosse uma bola de basebol.
- Se estiveres a segurar uma chávena de café quente, solta a tampa e atira-a à cara da pessoa para a incapacitares enquanto foges.
2Dê um pontapé no joelho ou na virilha do adversário como se estivesse a deitar uma porta abaixo. Um pontapé forte no joelho ou na virilha pode parar um atacante no seu caminho e dar-lhe tempo para se afastar dele. Pontapeie-o com força com a parte inferior do pé para obter maior impacto.Dica: Um agressor do sexo masculino pode estar à espera de um pontapé na virilha, por isso, dê primeiro um pontapé no joelho. Um pontapé forte no joelho também o impedirá de o perseguir.
3Dar um murro na garganta ou nos olhos da pessoa com os dedos ou as chaves. Se a pessoa estiver perto de si, um golpe rápido na garganta ou nos olhos com os dedos estendidos ou com as chaves pode ser a melhor forma de a parar. Segure as chaves no punho, com 1 entre o indicador e o dedo médio, como uma garra, ou estique os dedos médio e indicador, tensionando-os. Depois, empurre a chave ou os dedos contra os olhos ou a garganta da pessoa com um murro rápido.- Isto vai doer e a pessoa deve parar momentaneamente para recuperar. Fuja enquanto ele faz isso.
4Dê-lhe um murro ou uma cabeçada no nariz com toda a força que conseguires. O nariz é um bom sítio para bater porque é saliente e pode ser facilmente partido com um murro bem direcionado. Se estiveres muito perto da pessoa e ela for mais ou menos da mesma altura que tu, então dar uma cabeçada pode ser mais eficaz. Empurre o punho ou a testa contra o nariz da pessoa rapidamente.- Fuja enquanto ele está a recuperar do golpe.
5Pisar nos pés da pessoa e dar-lhe uma cotovelada se ela o estiver a agarrar. Se a pessoa tiver os braços à sua volta, pise-lhe os pés com a maior força possível com o calcanhar. Depois, use o cotovelo para lhe dar um murro no estômago com a maior força possível. Continue a pisar os pés da pessoa e a dar-lhe cotoveladas até ela o largar.
6Bata as palmas das mãos abertas sobre as orelhas ao mesmo tempo. Segure as duas mãos e puxe os braços para trás o mais que puder. Depois, bata com as mãos sobre as orelhas com força e rapidez. O ar que as suas mãos capturam e empurram para os ouvidos da pessoa irá incapacitá-la temporariamente.- Este movimento pode fazer com que a pessoa perca a consciência se o executar corretamente, mas não fique por perto mesmo que ela perca a consciência. Vá para um sítio seguro e peça ajuda aos serviços de emergência.
7Dá-lhe um murro na nuca da pessoa, se estiveres atrás dela. Se estiver atrás da pessoa, dê-lhe um murro rápido e forte na parte de trás do pescoço. Isto deve ser suficiente para a deixar inconsciente, se o fizeres com força suficiente.- Certifique-se de que foge mesmo que a pessoa esteja inconsciente. Chame ajuda quando estiver num local seguro.
Perguntas e respostas de especialistas
- PerguntaComo é que se protege numa luta? Não saberá de antemão que tipo de arma o seu atacante tem, por isso tem de estar preparado para se defender em qualquer situação. Terá de ser engenhoso e adaptar-se ao que está à sua frente para se poder proteger.