Como se defender numa briga na escola

Autor do artigo:Gabriel Silva

Envolver-se numa briga na escola pode muitas vezes levar a problemas, mas saber como se defender corretamente pode evitar que se magoe. Defender-se é uma atividade física e mental, e existem alguns passos que pode seguir para se preparar para uma luta, para o caso de alguma vez precisar de usar técnicas de defesa. Também é importante lembrar que a violência não é a resposta para quase todos os conflitos e que você deve apenas se defender em vez de sair e começar brigas.

Passos

Protegendo-se de danos

  1. Passo 1 Deixe seu oponente começar a briga.
    Deixe seu oponente começar a briga. Se outra pessoa começou a briga, você terá menos problemas com amigos, família e a lei. Ninguém o vai desprezar por se defender de um rufia, mas se está a instigar lutas, deve esperar consequências pelos seus actos.
  2. Passo 2 Defenda-se verbalmente.
    Defenda-se verbalmente. A melhor maneira de acabar com uma briga antes mesmo de ela começar é fazer com que o rufia desista. Tente fazer com que ele se sinta cobarde por querer lutar consigo. Envergonhe-o por recorrer a tal imaturidade e fraqueza ou simplesmente tente argumentar com ele. Nunca mostre que tem medo; mantenha-se firme e mantenha o contacto visual.
    • Em vez disso, desafie-os para uma batalha intelectual.
    • Lembre-se de que é forte e capaz.
  3. Passo 3 Observe os seus movimentos, ataques e esquivas.
    Observa os seus movimentos, ataques e esquivas. Se conseguires encontrar um padrão, tenta ripostar, mas usa o padrão para te ajudar a avançar. Prestar muita atenção à forma como se movem pode ajudar-te a prever o seu próximo movimento e pode dar-te uma vantagem na luta. Mantém-te alerta!
  4. Passo 4 Tenta não deixar que te atinjam.
    Tenta não deixar que te batam. Desvia-te dos socos para pareceres um lutador experiente. Se ele fizer contacto, um pontapé nas canelas, virilhas ou estômago pode impedir que outro golpe ocorra. Atingi-lo com uma cotovelada forte nas costelas também pode acabar com a luta.
    • Proteja o seu rosto, pois a sua cabeça é a parte mais sensível de si. Dobre os braços e segure-os na frente do rosto. Mantenha as mãos fechadas em punhos para estar pronto a dar um murro, se necessário.
  5. Passo 5 Dar um murro correto para evitar a auto-agressão.
    Dê um murro correto para evitar a auto-agressão. Dê um murro com o punho direito e mantenha o pulso firme, caso contrário pode partir-se. Não ponha o polegar dentro do punho, senão ele também se parte. Se estiveres a antecipar uma possível luta, pratica-a antes. É melhor dar socos no corpo e usar golpes de palma na cabeça, se necessário. Veja vídeos no YouTube ou pratique boxe para aperfeiçoar as suas capacidades.
  6. Passo 6 Prenda-o à cabeça o melhor que puder.
    Prenda-o à cabeça o melhor que puder. No entanto, se a luta estiver a acontecer no recinto escolar, deve soltá-lo quase instantaneamente. Em qualquer dos casos, solte-o rapidamente para que ele não desmaie e não o culpe. Depois de o largar, tente fazer com que ele caia no chão e prenda-o quando o fizer.

Evitar conflitos

  1. Passo 1 Evite insultar a pessoa.
    Evite insultá-lo. Não diga nada que o incite (incluindo ameaças, palavras racistas ou comentários sarcásticos). Isto pode agravar a discussão e o seu objetivo é acabar com a discussão. Se os amigos deles estiverem presentes, podem acabar por usar as suas palavras contra si. Ou, se a luta persistir, o adversário pode acabar por ganhar e essas palavras podem voltar para o assombrar.
  2. Passo 2 Fugir se estiveres em desvantagem numérica.
    Foge se estiveres em desvantagem numérica. Se os amigos ou aliados do adversário se juntarem à luta e estiverem em desvantagem numérica, tente fugir e defender-se enquanto corre. Observe atentamente a linguagem corporal de todos os presentes, de modo a estar preparado para reagir com reflexos rápidos. Desvie-se de quaisquer objectos que tentem atirar-lhe. Se necessário, peça ajuda.
  3. Passo 3 Evite pessoas específicas que lhe queiram causar danos.
    Evite pessoas específicas que lhe queiram fazer mal. Algumas pessoas são simplesmente cruéis, e evitá-las pode ser o melhor plano. Afaste-se de áreas onde um rufia costuma andar e, em vez disso, encontre um novo caminho para chegar onde precisa de ir. Não é cobarde por querer evitar confrontos e manter a paz na sua vida.
  4. Passo 4 Evitar causar danos permanentes.
    Evite causar danos permanentes. Não se deixe levar pela luta e nunca tente causar danos físicos permanentes a outra pessoa. Não aponte para a cara, por exemplo. Não use objectos para lutar; use simplesmente as suas mãos para se defender. Depois de se ter protegido, retire-se da luta.
    • Pode certamente usar objectos como escudo, como por exemplo segurar um livro para bloquear os golpes. No entanto, perderás o respeito dos teus colegas se usares esses objectos contra o teu adversário e as probabilidades tornam-se desiguais e injustas.

Procurar ajuda

  1. Passo 1 Falar com um conselheiro.
    Fale com um psicólogo. Se estiver envolvido numa altercação, contactar uma figura de autoridade pode mantê-lo longe de problemas. Marque uma consulta com o seu conselheiro e peça-lhe conselhos. Pode explicar a sua situação usando nomes falsos, se isso o ajudar a sentir-se mais confortável para se abrir. Pode revelar tanto ou tão pouco quanto quiser. De um modo geral, o conselheiro só quer ter a certeza de que está em segurança.
  2. Passo 2 Pedir ajuda a um amigo.
    Pedir ajuda a um amigo. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda aos seus colegas se estiver em apuros. Ligue para um amigo em quem confia. Um amigo também pode proteger-te se precisares dele durante a luta. Combinem uma palavra-sinal entre os dois para que o vosso amigo saiba imediatamente se estão em apuros.
  3. Passo 3 Viajar em grupo ou com um amigo.
    Viaje em grupo ou com um amigo. Se está a antecipar uma luta e espera evitá-la, ande com um grupo grande de pessoas ou com um amigo de confiança. Se for mais numeroso do que o agressor ou se houver uma grande audiência, ele sentir-se-á menos encorajado a ameaçá-lo ou intimidá-lo.
  4. Passo 4 Fale com os pais, um treinador ou um mentor.
    Fale com os pais, um treinador ou um mentor. Os adultos de confiança podem dar-lhe conselhos úteis sobre como lidar com um rufia ou como fugir de uma luta. Pergunte a um adulto da sua confiança se alguma vez se envolveu numa briga e pergunte-lhe como lidaria com a situação se estivesse no seu lugar. Os treinadores, pais e outros mentores podem dar-lhe dicas sobre as melhores formas de se defender e não o julgarão se admitir que se sente assustado. Mantenha a sua vida sem stress e procure a ajuda de um adulto que se preocupe com o seu bem-estar.
    • Lembre-se que é preciso força e coragem para tentar evitar uma luta.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que é uma queimadura chinesa?
    É a mesma coisa que uma queimadura indiana. Envolve agarrar a parte superior do antebraço de alguém com as duas mãos e depois rodar as mãos em direcções opostas, causando ardor e irritação imediatos.
  • Questão
    E se uma pessoa pequena da minha escola for um bruto e gostar de lutar, mas eu for maior do que ele?
    E depois? Se ele está a tentar lutar contigo, tu deves ser capaz de te defender. O tamanho não importa. A habilidade é que importa.
  • Pergunta
    Um tipo da minha turma está sempre a esmurrar pessoas ao acaso. Deu um murro no meu amigo! Se ele tentar dar-me um murro, como é que me defendo?
    Tenta NÃO lutar com ele. Defende-te segurando os punhos debaixo dos olhos, mas, se necessário, luta com ele. Lembra-te de não dares o primeiro murro, pois isso vai causar-te mais problemas.

Vídeo

Dicas