Como se defender se alguém invadir sua casa enquanto você estiver sozinho

Autor do artigo:Gabriel Silva

É um medo primordial - um estranho não convidado na nossa própria casa. A situação pode ser imensamente perigosa e mentalmente marcante. A primeira reação óbvia ao ver alguém em sua casa que não deveria estar lá é telefonar para a polícia. No entanto, por vezes, pode ser colocado numa situação em que tem de se defender - por exemplo, se um agressor começar uma luta consigo antes de poder reagir, ou se a polícia estiver a caminho mas, entretanto, tiver de se defender. Na maioria dos locais, está protegido por lei para o fazer. Por exemplo, a Lei de Autodefesa do Colorado declara que os proprietários de casas têm direitos legais para se defenderem na sua própria propriedade ou, se for britânico, está protegido pelo British Self Defence Governing Body. Independentemente da lei, no entanto, pode ser aterrador ser colocado nesta situação. Saber o que fazer antes do tempo pode ajudar.

Passos

Prevenir um confronto

  1. passo 1 contactar os serviços de emergência...
    Se possível, contacte imediatamente os serviços de emergência. Se for mais velho, mais fraco, mais frágil ou mais novo e não conseguir lidar com um confronto físico, nem sequer tente. Procure refúgio imediatamente. Se já chamou a polícia e está a ser atacado enquanto espera, é nessa altura que deve tentar defender-se - não se coloque em situações perigosas sem sequer pedir ajuda.
  2. passo 2: obter  insurance.=
    Obter um 'seguro'. Não leve isto à letra - se preferir que a situação termine pacificamente sem ter de lutar, há uma série de técnicas que pode experimentar para tentar acabar com a luta antes mesmo de ela começar.
    • Pegue no telefone mais próximo de si. Ligue para a polícia, mas não ligue já. Coloque o telefone junto ao ouvido. Diga ao intruso que, se ele não se for embora em paz, vai telefonar. Faça isto, independentemente de ele sair ou não. Mas dar ao fugitivo uma hipótese de sair sem os seus bens é mais produtivo, uma vez que não é possível garantir que a polícia irá capturar o criminoso.
    • Tire uma fotografia do intruso, se este não estiver disfarçado. Diga que a divulgará à polícia, aos meios de comunicação social e à Internet, se ele não largar as armas e sair nesse instante.
  3. passo 3 arme-se, por precaução.
    Arme-se, por precaução. Pegue no objeto mais pesado, como um vaso, ou mais afiado, como uma faca de cozinha. Diga que não tem medo de lutar pela sua casa e pela sua própria vida. Diga que não lhes fará mal se eles se forem embora calmamente, sem roubar nada do que é seu.
  4. passo 4 negoceie com eles.
    Negoceie com eles. Este método só deve ser utilizado se sentir que não tem qualquer hipótese num confronto com os intrusos. Diga que lhes dará tudo o que quiserem se o deixarem a si e à sua família ilesos. Não faça isso a menos que eles estejam armados, e ligue para a polícia assim que eles forem embora se você fizer isso.

Defender-se num confronto

  1. passo 1 utilizar manobras físicas apenas quando necessário para auto-proteção.
    Utilize as manobras físicas apenas quando for necessário para a sua auto-proteção. O sucesso da utilização de métodos de confronto dependerá da sua própria capacidade de os executar e da capacidade do atacante de os contrariar. Use o seu bom senso e faça apenas o que for necessário numa situação de emergência.
    • Se o intruso tiver uma arma, um ataque físico mal sucedido é suscetível de o colocar em maior perigo; seja inteligente e utilize estas técnicas apenas como último recurso.
  2. passo 2 pontapé crescente.
    Pontapé em meia-lua. Um pontapé crescente é um pontapé de defesa utilizado para se proteger de um adversário que tenha uma lâmina. Use-o com cuidado, pois se perder o equilíbrio é possível que o adversário o destrua num instante.
    • Primeiro, endireita a perna esquerda e eleva a perna direita até à altura da coxa esquerda.
    • Em segundo lugar, gire a perna direita (ainda de pé sobre a esquerda) da direita para a esquerda. Isto serve para bloquear um murro ou para enganchar o braço do adversário.
    • Levantar a perna direita, preparando-se para a força máxima.
    • Impulsiona a perna para a frente com toda a força que conseguires reunir. Deve estar agora a pontapear com força a mão que segura a lâmina e, com sorte, se for executado corretamente, a arma voará da mão dele.
  3. passo 3 tentar um 'washing machine punch block'.
    Tentativa de 'bloqueio de soco de máquina de lavar'. Este é um movimento usado para bloquear vários socos por profissionais do karaté. É difícil de dominar, mas deve proteger o rosto e o estômago de serem feridos em combate.
    • Comece com o punho direito junto ao maxilar e o cotovelo direito apoiado no peito. O cotovelo esquerdo deve estar apoiado na anca, com o punho a proteger o umbigo.
    • Levante o braço esquerdo para proteger a testa e o braço direito deve mover-se mais para a direita, completando um círculo completo na zona exterior.
    • Quando terminar o círculo com o braço direito, baixe o braço esquerdo para proteger o ombro direito e sobreponha o braço direito para criar uma forma de cruz.
    • Traga o punho direito para baixo para apontar para os pés, relaxando o cotovelo, e mova o punho esquerdo para cima para proteger a linha do maxilar.
  4. passo 4 aprenda a postura de proteção neutra.
    Aprenda a postura de proteção neutra. Perna direita à frente da esquerda, ambas ligeiramente dobradas, com os punhos a proteger a cara e o peito. Esta será a posição em que se manterá quando estiver em combate.
  5. passo 5 apanha o teu adversário de forma a que ele perca o equilíbrio.
    Apanha o teu adversário de forma a que ele perca o equilíbrio. Se o adversário tentar dar-te um pontapé, agarra-lhe o pé e empurra-o para trás o mais possível, dando-lhe um murro no lado da cabeça enquanto o fazes.

Lutar num confronto

  1. passo 1 enfrentar o intruso fisicamente apenas como último recurso.
    Confrontar o intruso fisicamente apenas como último recurso. A menos que tenha formação em luta ou artes marciais, não é aconselhável colocar-se em perigo, a menos que não tenha outra opção. Se possível, esconda-se, fuja ou afaste-se do seu agressor por outros meios.
    • Se o intruso tiver uma arma ou outra arma mortal, um ataque físico mal sucedido é suscetível de o colocar em maior risco. Seja inteligente e utilize estas técnicas apenas como último recurso.
  2. passo 2: dê um murro na parte inferior do seu adversário's chin.
    Dá um murro na parte inferior do queixo do teu adversário. Deve fazê-lo a partir de uma posição neutra, rodando as ancas para ganhar impulso enquanto dá o murro com força. Este movimento pode matar pessoas se for efectuado com demasiada força, uma vez que a cabeça vai estalar para trás e o pescoço pode partir-se. Se não matarias em defesa, é melhor evitar este movimento.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Dany Zelig

    Treinador de defesa pessoal
    Dany Zelig é o fundador e proprietário da Tactica e do Tactica Krav Maga Institute, com sede em São Francisco, Califórnia. É um instrutor de Krav Maga israelita de 2ª geração de Imi Lichtenfeld, certificado diretamente pelo discípulo mais antigo de Imi e Chefe do Comité de Classificação. Recebeu a sua certificação de Instrutor de Krav Maga Militar do Instituto Wingate em Israel em 1987.
    Instrutor de Defesa Pessoal Dany Zelig

    Não atingir áreas do corpo com poucas hipóteses de sucesso. Saiba onde vai atingi-lo antes de atacar e aponte para as áreas com maior taxa de sucesso. Aponte para a virilha, os olhos e a garganta para deter um atacante maior e mais forte.

  3. passo 3 tentar um gancho de peixe.
    Tenta um gancho de peixe. Curva o teu dedo e fisga o interior da boca do teu adversário, puxando-o o mais que puderes. Ele pode morder, por isso não arrisques isto durante muito tempo, mas deve causar um atraso suficiente para te permitir desferir um bom golpe no intestino dele para o deixar muito cansado. Este movimento pode ser completado com um pontapé feroz nas canelas.
  4. passo 4 cotovelada no nariz.
    Cotovelada no nariz. Uma cotovelada rápida e afiada no nariz pode ser extremamente dolorosa e até provocar uma fratura se for bem feita. A cabeça da vítima deve cair para o lado depois de executar este movimento, o que lhe permitirá dar um pontapé na zona das virilhas para um bom final.
  5. passo 5 dar um murro na barriga.
    Um murro na barriga. Um golpe curto e certeiro na barriga do adversário vai deixá-lo de rastos e, possivelmente, ganhar a luta - especialmente porque, se estiveres muito próximo, ele pode não se aperceber. Seja o mais preciso possível, tendo muito cuidado para não balançar demais, e mantenha os pés firmemente plantados para ter mais força.
  6. passo 6 pulverizar os olhos.
    Pulverize os olhos. Se vires um aerossol por aí, ou se tiveres um spray de pimenta, pega nele e pulveriza-o nos olhos do teu adversário. O adversário deve tropeçar para trás, para que um murro no estômago ou um pontapé na barriga da perna termine o movimento e o magoe bastante. Se não quiseres continuar a lutar, podes usar este momento como uma forma de escapar. Procure sempre uma oportunidade para terminar a luta, fugir ou pedir ajuda.
  7. passo 7 esmagar-lhe a cabeça.
    Esmaga-lhe a cabeça. Se estiveres perto de uma parede, deves encostar o teu adversário a ela. Dá-lhe um soco no estômago rapidamente e isso deve fazê-lo perder o fôlego o suficiente para que possas agarrar a sua cabeça e empurrá-la com força contra a parede. Isto pode significar todo o tipo de implicações legais se ferires demasiado o adversário através deste processo. O objetivo é derrubar, não matar, e só o faças se estiveres a poucos centímetros de perder a tua própria vida.
  8. passo 8 prende-o ao chão.
    Prende-o. Eles não estarão tão familiarizados com a mobília da sua casa como você. Encostá-lo ao braço de um sofá e empurrá-lo para baixo é uma óptima forma de dominar o seu parceiro. Lembre-se de usar o que está à sua volta e, se estiver em grande perigo de morte, use o objeto pesado/afiado de há pouco.
  9. passo 9 ameaça-o com uma arma de fogo licenciada, se tiveres uma.
    Ameaça-os com uma arma de fogo licenciada, se tiveres uma. Se vive nos Estados Unidos, é possível que tenha uma arma registada e licenciada na sua posse. Tente descobrir isso se tiver uma.
    • Não é aconselhável disparar a menos que a outra parte também esteja armada, devido às implicações legais. Os danos que causar em legítima defesa devem ser considerados adequados à situação - por exemplo, se enfrentar um intruso desarmado que não tenha músculo, então sim, a lei ainda o protege, mas a sua alegação de legítima defesa ficaria comprometida pelo facto de não ser necessária uma arma para vencer o seu adversário. Qualquer dano que cause deve ser suficiente para o proteger, não mais do que isso, por isso avalie bem a situação antes de se atirar e disparar tiros.

Manter-se seguro se o adversário tiver uma arma

  1. passo 1 agacha-te atrás do primeiro objeto sólido que encontrares.
    Agache-se atrás do primeiro objeto sólido que encontrar. Um sofá, uma mesa? Pode considerar esconder-se do lado de fora da moldura da porta da divisão em que se encontram, ou agachar-se atrás de uma estante. Não precisa de estar escondido, só precisa de garantir que as partes principais do seu corpo não ficam expostas à câmara da arma.
  2. passo 2 atirar coisas.
    Atirar coisas. Parece ridiculamente simples, mas atirar coisas pode causar uma distração suficiente para conseguir chegar a outra divisão. É totalmente inseguro estar numa divisão com alguém armado quando você não está. Experimente enfeites, candeeiros - qualquer coisa que os atordoe. Não aponte sempre para a cabeça, pois isso facilitará a sua evasão. Atire algumas coisas à barriga e às pernas.
  3. passo 3 esconder-se e atacar.
    Esconder e atacar. Conhece a sua casa melhor do que ninguém. Por conseguinte, se puder sair da divisão de forma segura e ordenada, deve encontrar um recanto para esperar. Este deve estar fora do caminho, mas num sítio onde ache realmente que eles vão passar. Quando eles passarem, tens de fazer um movimento extremamente ousado que não seria sugerido a não ser que a tua situação fosse de risco de vida ou que estivesses a ser perseguido.
    • Espere até que eles estejam prestes a passar pelo seu esconderijo e prenda-os com uma chave de braço por trás. Use as duas mãos - isso não é comum, mas eles podem conseguir escapar se o seu aperto não for seguro. Depois, arranque-lhe a arma. Não tem necessariamente de premir o gatilho se isso o incomodar muito, mas manter a arma fora do alcance do seu adversário deve fazê-lo sentir-se mais seguro.
  4. passo 4 tenta uma 'melee' attack.
    Tenta um ataque 'corpo a corpo'. Se eles não souberem o seu paradeiro, mas o estiverem a perseguir ativamente, pode ser uma boa ideia atacá-los corpo a corpo. Para isso, espere até que eles estejam de costas para si - talvez se estiverem a andar pelo corredor ou a espreitar para dentro de uma sala para o encontrar. Deves encontrar um objeto afiado ou pesado. Aproxime-se dele o mais furtivamente possível, sustendo a respiração, e bata-lhe na cabeça por trás. Isto deve alarmá-los e dar-lhe tempo para lhes arrancar a arma e fugir.
  5. passo 5 apontar para as partes do corpo mais eficazes.
    Aponte para as partes do corpo mais eficazes. Toda a gente deve saber quais as melhores partes do corpo a atingir em cada situação.
    • Os olhos. Arrancar, picar ou arranhar os olhos do adversário é muito eficaz, pois não só o magoa, como também prejudica a sua visão, dando-lhe uma oportunidade de fuga. Faz isto se estiveres muito perto do teu parceiro - não vale a pena fazer este movimento se houver uma distância entre vocês os dois.
    • O nariz. Contrariamente à crença popular, a melhor altura para atingir o nariz é quando está diretamente à frente ou na diagonal do seu parceiro, sem espaço entre vocês. Dê uma palmada virada para cima, lançando todo o seu corpo no movimento. Isso forçará o oponente a afrouxar o aperto em você e causará um imenso desconforto. Se estiveres a ser perseguido por um adversário (por isso ele está atrás de ti), dá-lhe uma cotovelada no nariz ou um soco lateral.
    • O pescoço. O lado do pescoço é um alvo perfeito se quiser magoar o adversário, mas sem causar demasiados danos. Atordoe o atacante com um golpe de mão de faca (em que a sua mão está espalmada como se fosse dar uma bofetada, mas na horizontal) na garganta ou até mesmo dê uma cotovelada na garganta do agressor para obter o máximo de danos.
    • O joelho. O joelho é um alvo fácil porque não pode ser defendido com os punhos e é vulnerável de todos os ângulos. Pontapeie o lado do joelho com vigor para magoar e fazer o seu parceiro cambalear. Um pontapé na parte da frente do joelho também serve, mas é menos provável que cause um desequilíbrio.
    • Abaixo da orelha. Um golpe na área logo abaixo da orelha causará danos graves quando executado corretamente. Pode causar a morte do parceiro se for executado com demasiada força, por isso é preciso ter muito cuidado.
    • A garganta. Leve a palma da mão para cima, em direção ao nariz, o que empurrará a cabeça para trás. Isto deixa a garganta exposta. Pode aproveitar esta oportunidade para lhe dar um murro no pomo de Adão ou esmagar-lhe o pescoço.
  6. passo 6 reagir se o intruso tiver agarrado o seu pulso.
    Reaja se o intruso tiver agarrado o seu pulso. Não recue nem tente lutar - em vez disso, ponha-se numa posição de agachamento forte e incline-se na direção do seu adversário até ele já não conseguir segurar o seu pulso.

Lidar com mais do que um atacante

  1. passo 1 experimente a posição de trás para a frente...
    Experimenta o pontapé para trás. Um pontapé forte para trás num atacante deve enfraquecer os seus joelhos e dar-te a oportunidade de escapar a um headlock por trás, enquanto continuas a atacar um adversário à frente. Isto é feito de forma muito fácil - basta dobrar o joelho direito e dar-lhe um pontapé para trás com a maior força possível.
  2. passo 2: dominar...
    Domina o teu pontapé lateral. Se houver várias pessoas a atacar, deves livrar-te de todas elas, rapidamente, antes que te dominem. Um pontapé lateral no estômago de alguém que te está a magoar pode ser a tua última esperança. Para o executar corretamente, basta levantar a perna do lado da pessoa que planeia pontapear, dar um murro enquanto desliza ligeiramente o pé oposto para trás e apontar o mais alto possível. Isso deve causar um tropeço definitivo, o que pode deixar uma brecha no ataque.
  3. passo 3 usa os cotovelos.
    Usa os cotovelos. Pode ser um turbilhão de braços e pernas quando é atacado por mais do que uma pessoa, mas não faz mal, desde que esteja a ser eficaz. Dê uma cotovelada no nariz da pessoa ao seu lado se estiver cercado, enquanto chuta a panturrilha dela. Isto deve diminuir a sua defesa e poderás dominá-lo.
  4. passo 4 don't be afraid to bite.
    Não tenhas medo de morder. Por mais animalesco e perturbador que isso possa ser, pode chocá-lo completamente. E, por vezes, o elemento surpresa é o que lhe vai dar tempo ou, eventualmente, ganhar a luta. Se recorrer à mordidela, os melhores sítios para apontar são o pescoço e a clavícula. Lembra-te de continuar a pontapear os outros enquanto fazes isto.

Como lidar com as consequências

  1. passo 1 telefonar à polícia se tiver't already.
    Telefone para a polícia, se ainda não o fez. Seja honesto sobre o resultado da luta. Diga-lhes, sem rodeios, como se defendeu e o que aconteceu agora ao intruso. Descreva o seu aspeto e a hora a que chegou. Tente lembrar-se de objectos que possam ter as suas impressões digitais. Ofereça imagens de segurança de qualquer sítio da zona que possam ajudar a identificar o criminoso. Se foi longe demais na luta e tirou a vida ao seu adversário, seja honesto com ele também e procure imediatamente um advogado.
  2. passo 2 reforçar a segurança do seu agregado familiar.
    Reforce a segurança da sua casa. Compre câmaras de segurança, luzes de segurança, alarmes contra roubo. As obras. Repare quaisquer danos nas portas ou janelas o mais rapidamente possível. Assegure-se diariamente de que a sua porta está sempre trancada e fechada à chave.
  3. passo 3 procure ajuda médica, se necessário.
    Obtenha ajuda médica, se necessário. Mesmo os melhores combatentes podem ficar gravemente feridos em combate, por isso não tenha medo de ir para uma ambulância e tratar de qualquer entorse ou fratura de ossos ou coágulos sanguíneos. Enquanto espera pela ambulância, comprima o sangue com um pedaço de material e tente ficar confortável se os seus ossos estiverem feridos. Não tente levantar-se.
  4. passo 4 obter ajuda para seguir em frente.
    Obter ajuda para seguir em frente. Será difícil esquecer uma experiência como esta. Procure aconselhamento se teme pela sua saúde mental e sanidade. Tire prazer das coisas da vida. É provável que fique muito paranoico durante algum tempo após o incidente. Isso é ótimo e é de esperar.
    • No entanto, não deixe que esta paranoia o arruíne. A nível psicológico, pode ser difícil sentir-se seguro durante muito tempo após o acontecimento. Fale com o maior número possível de pessoas - isso irá acalmá-lo.

Conselhos de especialistas

  • Procure formas de proteger o que o rodeia, mesmo que viva num apartamento ou condomínio. Se viver numa habitação com várias unidades, certifique-se de que as portas de acesso ao edifício estão trancadas e funcionam corretamente. Familiarize-se pelo menos um pouco com os seus vizinhos imediatos, para que possa reconhecer quem entra e sai da sua unidade, e nunca chame pessoas que não conhece através da caixa de chamadas do edifício. Os ladrões procuram um caminho fácil, por isso, se for mais difícil entrar no seu prédio, será um alvo menos apelativo.
  • Os conhecimentos de auto-defesa podem ser vitais no pior cenário possível. Tomar a decisão de ter ou não uma arma de fogo é uma decisão pessoal. No entanto, tenha em mente que qualquer arma pode ser-lhe retirada durante uma luta. A sua última linha de defesa deve ser o treino de autodefesa.
  • Use qualquer coisa que possa encontrar no seu ambiente. Se um agressor tiver uma faca e houver algo por perto que possa agarrar, use-o. Pode ser um caixote do lixo, uma garrafa, uma pedra, uma cadeira ou um pau, mas se houver alguma coisa por perto que lhe dê mais alcance contra uma faca, use-a a seu favor e continue a lutar até ter sucesso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Utilize a sua altura. Se fores baixo, é fácil dar golpes dolorosos no estômago. Se for alto, pode baixar a guarda no seu rosto e concentrar-se no ataque.
  • Adapte-se ao seu parceiro. Se ele for rápido e ágil, então não faça investidas precipitadas ou socos cheios de impulso. Em vez disso, concentra-te em apanhá-lo desprevenido.
  • Se conseguir um knock-out, tire uma fotografia como prova. Chame a polícia para o seu local e saia rapidamente, trancando todas as portas para que o intruso não possa escapar.

Avisos

  • Por mais assustado que estejas, não deixes de lutar. Pensa em tudo o que tens para viver e continua com cem por cento dos teus esforços.
  • Nunca deixe que batam na sua cabeça se isso puder ser evitado. Podes ficar sonolento e perder a luta.
  • Valorize sempre a sua segurança em detrimento dos seus bens. Se o intruso for realmente perigoso, não se arrisque a lutar. A maioria dos invasores não quer lutar, apenas quer dinheiro, por isso vale a pena deixá-los ir embora se a sua vida estiver em risco.
  • Não mate o intruso se tal não for possível. Embora tecnicamente a lei esteja do seu lado, será difícil argumentar legítima defesa neste caso. Em vez disso, procure sempre um nocaute.