Como se defender de um agressor

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria das pessoas espera nunca ter de se envolver numa luta física. No entanto, é aconselhável saber como se defender no caso de ser surpreendido por um atacante enquanto está a correr, a caminhar para o carro ou a tratar da sua vida. Se conseguir sair de uma luta com uma conversa, ótimo! Mas, se não houver tempo para amenizar a situação, mantenha uma postura sólida e concentre-se em bloquear os golpes do seu oponente e atingi-lo em partes vulneráveis do corpo.

Passos

Bloquear golpes e defender-se

  1. Passo 1 Proteja a virilha, a garganta, o estômago e os olhos com as mãos e os braços.
    Proteja a virilha, a garganta, o estômago e os olhos com as mãos e os braços. Estas são as partes mais vulneráveis do seu corpo e as partes que um agressor sério tem mais probabilidades de tentar atingir. Um golpe sério no estômago ou na garganta pode deixá-lo indefeso. Por isso, bloqueie os golpes do agressor com as mãos e os braços. Se for possível, desvie os socos ou bofetadas para que caiam nos ombros ou na parte superior do tronco.
    • Se acabar no chão e o agressor o estiver a pontapear ou a bater, enrole-se numa bola e cubra a cabeça.
  2. Passo 2 Dê uma cabeçada no seu agressor se ele o agarrar por trás.
    Dê uma cabeçada no seu agressor se ele o agarrar por trás. Em alguns casos, pode não ver o agressor a vir na sua direção. Se sentires que alguém te agarra por trás, dá uma cabeçada para trás de modo a que a parte de trás do teu crânio atinja o nariz do agressor. Se isso não resultar, dobre os joelhos para baixar o seu peso e bata no nariz do agressor com o cotovelo. Um golpe forte com a cabeça ou com o cotovelo deve fazer com que o agressor o liberte.
    • Se alguém o agarrar pela frente, tente dar-lhe uma cabeçada no nariz com a testa. Se não conseguir fazer isto, dê um murro numa das axilas do agressor. Isto deve fazer com que ele se solte.
  3. Passo 3 Atinja o agressor com uma arma improvisada do seu ambiente.
    Golpeie o agressor com uma arma improvisada do seu ambiente. Se já tiver desferido alguns golpes no seu agressor e este continuar a atacá-lo, procure uma arma no seu corpo. Esfaqueie os olhos do agressor com as suas chaves ou bata-lhe na cara com uma mala ou bolsa. Ou, se houver paus ou postes de metal perdidos no seu ambiente, ataque o agressor com eles. Pode até atirar-lhe terra ou areia aos olhos para o cegar temporariamente.
    • Claro que estes objectos não são as armas ideais para usar numa luta, mas podem ser a diferença entre uns pontos e uma estadia séria no hospital.
    • Muitas pessoas também carregam spray de pimenta, que é uma ótima opção para usar contra o agressor se você estiver sendo atacado.
  4. Passo 4 Regressar à posição defensiva depois de atingir o agressor.
    Regresse à sua posição defensiva depois de golpear o agressor. Não dê ao seu agressor a oportunidade de agarrar o seu braço ou de o desequilibrar depois de o ter atingido. Assim que o atingir, volte à posição defensiva com os joelhos ligeiramente dobrados e as mãos levantadas. Levante a mão dominante em frente à bochecha e segure a outra mão em frente à têmpora. Se for atingido com força na bochecha ou na têmpora, pode desmaiar. Proteger estas partes do rosto é muito importante.
    • Enquanto estiver a lutar, tente continuar a fazer o máximo de barulho possível. Isto pode dissuadir o agressor ou atrair outras pessoas para a zona. Grite coisas como: 'Deixem-me em paz!' ou 'Afastem-se de mim!'
  5. Passo 5 Procure assistência médica se tiver sido ferido durante o ataque.
    Procure assistência médica se tiver sido ferido durante o ataque. Depois de ter chegado a um local seguro - quer seja um local público com muita gente ou a privacidade da sua casa - examine-se a si próprio e certifique-se de que não ficou ferido. Se descobrir que ficou ferido, consulte o seu médico ou um centro de cuidados urgentes. Se tiver apenas arranhões ou nódoas negras ligeiras, poderá apenas ter de aplicar uma ligadura adesiva e efetuar algumas outras tarefas básicas de primeiros socorros.
    • Os hospitais costumam ter pessoal para lidar com ameaças e agressores, caso eles tentem continuar a luta.

Contra-atacar o agressor

  1. Passo 1 Bata nos joelhos do agressor com os pés ou com o cotovelo para reduzir a sua mobilidade.
    Bata nos joelhos do agressor com os pés ou com o cotovelo para reduzir a mobilidade dele. Chutar os joelhos do agressor é uma maneira confiável de causar dor substancial e impedir que ele corra atrás de você rapidamente. Como os joelhos estão a apenas alguns metros do chão, o agressor também não será capaz de agarrar o seu pé quando você estiver chutando. Chute a parte da frente do joelho se quiser causar uma lesão séria, e os dois lados do joelho para desestabilizar instantaneamente o agressor.
    • Se o atacante já o tiver atirado ao chão, golpeie os lados dos joelhos do atacante com os cotovelos.
  2. Passo 2 Jab...
    Jab ou arranhar os olhos do atacante. Forme um punho com a mão dominante e dê um murro nos olhos do agressor. Também pode tentar arranhar os olhos da pessoa se tiver unhas compridas. Os olhos são um dos pontos mais vulneráveis do corpo, e um golpe rápido nos olhos pode mudar rapidamente a mente de um possível agressor. Ele também ficará temporariamente incapaz de ver, dando-lhe uma hipótese de escapar.
    • Lembre-se de que não está a tentar cegar o seu agressor, apenas a infligir algum dano para que possa escapar do local.
    • Se tiveres spray de pimenta contigo, atira-o para os olhos do teu agressor para o cegar temporariamente e causar muita dor. Ou então, tente esfaqueá-lo nos olhos com as suas chaves.
  3. Passo 3 Bata no nariz do agressor com um punho ou com a mão aberta.
    Atingir o agressor no nariz com um punho ou com a mão aberta. O nariz é também uma zona vulnerável e sensível. Para ferir o agressor, dê-lhe um soco no nariz. Também é possível acertá-lo no nariz com a base da palma da mão aberta. Em alternativa, se o agressor estiver a menos de 0,61 m de si, tente acertar-lhe no nariz com um cotovelo.
    • Atingir o agressor no nariz deixá-lo-á com dores imensas e dar-lhe-á tempo para sair rapidamente da área.
  4. Passo 4 Dar um murro em Adão no agressor's apple or at the base of their throat.
    Dar um murro na maçã de Adão ou na base da garganta do agressor. Se a pessoa que o ataca deixar a garganta a descoberto, dê-lhe um murro no pescoço. Aponte para o pomo de Adão ou para a parte macia entre as clavículas na base do pescoço. Um golpe firme em qualquer um desses pontos cortará temporariamente o fluxo de ar do atacante e lhe dará uma chance de escapar.
    • Esteja ciente de que um soco forte no pomo de Adão pode colapsar as vias aéreas de alguém e matá-lo. A menos que esteja literalmente a lutar pela sua vida, não bata no pomo de Adão com tanta força quanto possível.
  5. Passo 5 Pontapear o agressor na virilha se're being attacked by a man.
    Dê um pontapé na virilha do seu agressor se estiver a ser atacado por um homem. Um pontapé sólido na virilha de um homem é uma forma fiável de o incapacitar durante vários minutos; ele pode até cair no chão em agonia. Quando estiveres a alinhar o teu pontapé, aponta para o centro da virilha, diretamente entre as pernas do teu atacante.
    • Lembre-se de que o agressor provavelmente estará esperando um chute na virilha e pode se afastar rapidamente ou bloquear o chute.
    • Se estiver a ser atacado por uma mulher, dar-lhe um pontapé na virilha não é necessariamente uma má ideia, mas não será tão eficaz como contra um homem.
  6. Passo 6: Fuja enquanto o agressor está incapacitado.
    Fuja enquanto o seu agressor está incapacitado. Assim que tiver oportunidade de se libertar da luta, fuja o mais rapidamente possível e procure ajuda. Ligue imediatamente para o 112 e explique o que se está a passar. Se vir um agente da polícia, pare-o e peça-lhe ajuda. Quer esteja a falar com o 112 ou com um polícia, faça uma declaração sobre o que aconteceu.
    • Nunca tente 'terminar' uma luta. Se vir que o seu adversário está a sentir dores (por exemplo, devido a um golpe na garganta, nos olhos ou na virilha), não fique à espera para ver se ele está bem. Fuja e ponha-se em segurança: no seu carro, dentro de um edifício ou numa multidão de pessoas onde o agressor não o consiga encontrar.

Lidar com um potencial agressor

  1. Passo 1 Projecte confiança e consciência para que're not an easy target.
    Projecte confiança e consciência para não ser um alvo fácil. Os assaltantes e outros criminosos violentos tentam apanhar alvos fáceis: pessoas que não estão muito conscientes do seu ambiente e que podem ser facilmente emboscadas. Por isso, em vez de andar com a cabeça virada para baixo a olhar para o telemóvel, mantenha-se direito, ande rapidamente e mantenha os ombros para trás e o queixo levantado. Evite estabelecer contacto visual com qualquer pessoa que considere que o possa estar a seguir, mas olhe à sua volta para ter consciência do que o rodeia.
    • Se um possível atacante sentir que é um alvo difícil, deixá-lo-á em paz.
  2. Passo 2 Sair de uma luta com palavras para evitar a violência física.
    Fale para sair de uma luta para evitar a violência física. Se o potencial agressor começar a falar consigo de forma grosseira, diga coisas calmantes para acalmar a situação. O ideal é acalmar o agressor ou, pelo menos, ganhar tempo suficiente para sair do local. Tente dizer algo como: 'Olha, eu acho que não há motivo para você ser agressivo. Eu vou entrar no meu carro e vou-me embora agora. Não me siga'.
    • Mesmo que o agressor levante a voz ou diga coisas insultuosas, não entre numa luta de gritos. Mantenha-se calmo e tente acalmar a situação para se poder ir embora.
  3. Passo 3 Fuja do local para despistar o agressor, se tiver oportunidade.
    Se tiver oportunidade, fuja do local para despistar o agressor. Quando alguém se aproxima de si de forma agressiva, tente fugir entrando no seu veículo, entrando num estabelecimento comercial ou misturando-se na multidão. Se tiver a oportunidade de fugir e escapar a um potencial ataque sem lutar, faça-o. Tente atirar uma carteira ou um relógio numa direção e depois corra na direção oposta para escapar.
    • Ou, se um atacante pedir a sua carteira, cartões de crédito, casaco ou sapatos, entregue-os. Não vale a pena perder a vida só para ficar com algum dinheiro.
  4. Passo 4 Gritar com o agressor para o dissuadir de o atacar.
    Grite com o agressor para o dissuadir de o atacar. Em quase todos os casos, os agressores procuram vítimas que possam subjugar fácil e silenciosamente. A maioria evitará situações ruidosas que possam atrair outras pessoas (ou mesmo a polícia) para o local. Por isso, se alguém se estiver a aproximar de si e puder atacar, grite bem alto 'Afaste-se!'.
    • Se a pessoa avançar mais, continue a gritar. Grite algo como: 'Saiam daqui!' ou 'Deixem-me em paz!'
    • Se tiver um telemóvel consigo, pode sacá-lo e gritar: 'Vou ligar para o 112 agora mesmo se não se afastar!'
  5. Passo 5 Colocar-se numa...
    Ficar numa posição defensiva para o caso de o agressor o atacar. Se não conseguir fugir ou atenuar a situação, comece a preparar-se para um ataque. Ponha-se de pé com os pés afastados à largura dos ombros, com a perna não dominante à frente e a apontar para fora. Mantenha o seu peso centrado em ambos os pés. Agache-se um pouco para que o seu centro de gravidade fique baixo e levante as mãos para proteger o rosto.
    • Esta postura tornará mais difícil lutar consigo e dar-lhe-á mais controlo quando precisar de se defender. Manter o corpo compacto evitará que se agite e facilitará o equilíbrio durante os golpes.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Se o seu atacante o segurar, tente pisar nos pés dele. Embora isso não lhe cause muita dor, pode distraí-lo o suficiente para que você se desvencilhe do golpe e fuja.
  • Nunca vire as costas ao seu agressor, nem mesmo para caminhar até ao carro. Isso dá-lhe a oportunidade de atacar enquanto se vira. Em vez disso, ande de costas ou de lado para um lugar seguro, mantendo o rosto voltado para o agressor.

Avisos

  • Alguns dos ataques descritos acima podem causar danos sérios. Por exemplo, um golpe nos olhos de uma pessoa pode causar-lhe lesões oculares graves e um golpe forte no pomo de Adão pode ser fatal. Se estiveres numa luta no pátio da escola ou a discutir com amigos, não queres magoar gravemente a outra pessoa.
  • Por outro lado, se estiver a ser raptado, assaltado ou agredido sexualmente (por exemplo, apalpado ou violado), ou se estiver prestes a sofrer lesões corporais graves ou a ser morto, então, se não conseguir fugir, lute o mais agressivamente possível até conseguir escapar. Não se preocupe em causar danos ao agressor.
  • Deixa que o agressor te ataque primeiro. Dessa forma, ele não poderá alegar legítima defesa quando você o processar no tribunal por danos.