Como se defender

Autor do artigo:Gabriel Silva

A diferença entre sair ileso e tornar-se a manchete do jornal de amanhã é a forma como está preparado para se proteger numa situação má. Você pode preparar algumas técnicas simples para se defender antes e durante um ataque, seja uma briga ou uma emboscada, garantindo sua segurança.

Passos

Manter uma postura defensiva

  1. Passo 1 Proteja o seu rosto.
    Proteja o seu rosto. Se o atacante estiver a tentar esmurrá-lo ou agarrá-lo pela frente, coloque as mãos na testa num gesto do tipo 'Na cara não!' e mantenha os braços bem juntos ao corpo.
    • Isto pode parecer uma posição defensiva fraca, mas é uma vantagem para ti, uma vez que baixa a guarda do teu adversário. Além disso, esta posição protege a cara e as costelas, dois locais que provavelmente vai querer proteger.
  2. Etapa 2: Ficar de pé com uma base larga.
    Fique de pé com uma base larga. Tanto da esquerda para a direita como de trás para a frente, mantenha os pés na diagonal um do outro, numa espécie de postura de artes marciais. Isto reduzirá a probabilidade de ser derrubado ou empurrado.
    • Tem mais hipóteses de ganhar uma luta e de fugir se se mantiver direito. Evite a todo o custo levar a luta para o chão.
  3. Passo 3 Avalie o seu agressor.
    Avalie o seu agressor. Olhe para as mãos dele. Se ele estivesse prestes a atacar com as mãos, teria as mãos estendidas. No entanto, se ele estiver a esconder uma arma, terá uma arma escondida ou ao seu lado.
    • Se fores atacado por uma pessoa com uma faca ou uma arma, tens de tentar evitar o confronto e fugir. Se for impossível evitar uma luta, deve terminar o confronto com um ataque de grande impacto o mais rapidamente possível e depois correr para pedir ajuda.
  4. Passo 4 Adotar a postura defensiva de correr.
    Assuma a postura defensiva de correr. A menos que o seu atacante esteja a tornar isso impossível, tentar fugir é a única garantia da sua segurança. Se puder evitar uma luta, evite-a e fuja. Lembra-te de nunca virares as costas a um adversário. Se o fizeres, o adversário usará isso como uma oportunidade para atacar.

Defender-se pela frente

  1. Passo 1 Atacar os olhos e o nariz.
    Aponta para os olhos e para o nariz. Se tiveres de terminar a luta o mais rapidamente possível, ataca primeiro, ataca com força e ataca o maior número de vezes possível, depois corre para pedir ajuda. Ser emboscado em um beco por um assaltante não é a hora de se preocupar em lutar com honra. Mantém-te seguro fazendo o confronto o mais rápido possível.
    • Os olhos e o nariz são os pontos mais sensíveis do rosto do agressor e são vulneráveis aos cotovelos, joelhos e testa
    • Com a parte mais dura da testa, mesmo junto à linha do cabelo, tente esmagar o nariz do seu agressor, esticando o pescoço e empurrando a testa para o meio da cara dele. Esta é a forma mais rápida e inesperada de acabar completamente com uma luta. Por mais forte, experiente ou violento que seja o seu agressor, é muito difícil recuperar rapidamente de uma cabeçada no nariz.
  2. Passo 2 Pontapear ou agarrar a virilha de um atacante.
    Pontapear ou agarrar a virilha de um atacante. Dar uma joelhada forte na virilha de um atacante ou agarrar a virilha com a mão e torcer é um movimento instantaneamente eficaz que irá derrubar o atacante. Mais uma vez, este não é o momento para se preocupar em lutar sujo. Se a tua vida estiver em perigo, vai para a virilha.
    • Se isso dobrar o seu oponente, considere esmagar o seu joelho no nariz dele para garantir que ele ficará no chão para a contagem.
  3. Passo 3 Bate com o calcanhar.
    Bata com o calcanhar. Se estiver a ser atacado pelas costas, é provável que o atacante tenha os braços à volta da sua metade superior. Se estiver a usar saltos altos ou sapatos como botas de salto alto, isto é especialmente eficaz. Aproxime o seu pé do pé do atacante, levante o seu pé e coloque-o no pé dele o mais forte que puder. Se ele o deixar passar, fuja; se não o fizer, tente a ideia seguinte.
  4. Passo 4: Atinja as rótulas.
    Ataque as rótulas. Se, por exemplo, estiver a ser sufocado ou se o agressor tiver as mãos na sua cara, atacar as pernas dele dar-lhe-á a oportunidade de o abrir a mais ataques ou de lhe permitir escapar.
    • Isto é especialmente eficaz em atacantes maiores e é fácil de fazer a partir de uma posição protegida.
    • Chute as canelas e os joelhos no estilo futebol, com o peito do pé. Este é um pontapé rápido e doloroso. Além disso, se as pernas do agressor estiverem suficientemente próximas, levante os joelhos contra a parte interna da perna (nervo femoral), a parte externa da perna, o joelho ou a virilha. Isto irá quebrar o seu atacante e pode incapacitá-lo.
  5. Passo 5 Acompanhamento.
    Acompanhamento. Tente picar ou pressionar os olhos. Ninguém consegue defender um golpe nos olhos, independentemente do tamanho do atacante. Bater nas orelhas pode atordoar ou, se for feito na perfeição, romper os tímpanos.
    • Nalguns casos, pode também querer atacar o pescoço do agressor. Para sufocar alguém de forma eficaz, não faça o típico golpe hollywoodiano de 'mãos em volta de todo o pescoço', mas coloque apenas o polegar e os dedos em volta da traqueia (especialmente fácil de encontrar em homens com grandes maçãs de Adão). Cave, conduza e afunde os dedos neste entalhe e eles sentirão uma dor intensa e provavelmente cairão.
    • Note que furar os olhos, romper os tímpanos e sufocar alguém pode ser extremamente prejudicial. Só faça estas acções em circunstâncias extremas em que a sua vida possa estar em perigo.
  6. Passo 6 Caia sobre o seu atacante se perder o equilíbrio.
    Cai sobre o teu atacante se perderes o equilíbrio. Se você cair, tente cair em cima do seu agressor. Você deve evitar levar a luta para o chão a todo custo, mas se for inevitável, use seu peso a seu favor. Ao cair, mantenha as partes pontiagudas do seu corpo (os joelhos e os cotovelos) e aponte para a virilha, as costelas e o pescoço do seu agressor.
  7. Passo 7 Prepare-se para um ataque com uma arma.
    Esteja preparado para um ataque com uma arma. Se o atacante atacar com uma arma, saiba onde é que a arma é eficaz. Se o agressor tiver uma faca, tente manter-se à distância de um braço. Se houver uma arma, considere correr e esquivar-se da esquerda para a direita.
    • Se tiver a oportunidade de sair em segurança, faça-o. Certifique-se de que está a salvo do seu adversário quando decidir parar de se defender.
    • Em muitos casos, pode terminar a situação imediatamente dando a sua carteira ao atacante. Esta é uma escolha lógica, especialmente se estiver sob a mira de uma faca ou de uma arma. A sua vida vale muito mais do que o dinheiro e os cartões que tem consigo. Atire a carteira para longe de si e corra.

Defender as suas costas

  1. Passo 1 Desviar o golpe.
    Desvie o golpe. Se um atacante tentar agarrá-lo por trás para o sufocar, pressione o antebraço dele contra a sua clavícula em vez de tentar puxá-la diretamente, o que pode ser difícil se estiver a lutar com alguém mais forte do que você. Coloque uma mão por cima do cotovelo (no antebraço) e outra por baixo (para que as suas mãos fiquem de ambos os lados do cotovelo). Agora, num movimento forte e determinado, dê um passo e balance todo o seu corpo como se o braço fosse a dobradiça da porta de tela do seu corpo.
    • Isto vai tirar-te do estrangulamento e deixar a cabeça, as costelas e as pernas bem abertas para o teu contra-ataque. Quando o atacante está atrás de si, as canelas ficam mesmo atrás das suas pernas e estão prontas para serem pisadas e esmagadas.
  2. Passo 2 Sente-se.
    Sente-se. Se o atacante estiver a tentar agarrá-lo por trás, baixe as ancas rápida e violentamente, como se estivesse a sentar-se numa cadeira de amor. Isto tornará mais difícil agarrar-te e dar-te-á um momento extra para o atacares e te defenderes, pisando-lhe as canelas ou reposicionando-te para uma defesa frontal.
  3. Passo 3 Sujar-se.
    Suja-te. Se o atacante estiver a tentar sufocá-lo, envolvendo os braços à volta do seu pescoço, leve a bola do seu pé para a frente, como se tivesse acabado de chutar uma bola de futebol, e bata com força na zona da perna entre o tornozelo e o meio da perna, ou na virilha. Isto pode partir-lhe a perna ou incapacitar o agressor.

Evitar o confronto

  1. Passo 1 Compreender as fases de uma luta.
    Compreender as fases de uma luta. Preparar-se para cada fase de um confronto pode ajudá-lo a evitar acabar numa luta física. Evitar uma luta séria deve ser o seu principal objetivo, por isso precisa de ser maior e mais consciente da situação do que o seu adversário. As fases do conflito incluem:
    • A discussão. Trata-se da discussão inicial antes do início da luta. Pode começar de forma relativamente inofensiva, mas intensifica-se de forma rápida e inesperada.
    • Ameaças verbais. Quando a discussão traz a ameaça de confronto físico, tente dizer 'Eu vou para _____'.
    • Empurrões ou outro tipo de comportamento de empurrão. As tentativas de fazer com que o conflito se transforme numa luta generalizada geralmente não começam com socos ou pontapés, mas com tácticas de intimidação e empurrões. Nesta altura, ainda é possível afastar-se sem entrar numa luta generalizada.
    • A luta total. Deixou de discutir e começou a dar murros.
  2. Etapa 2: seguir todos os caminhos verbais ou direccionais para o não-confronto.
    Siga todos os caminhos verbais ou direccionais para o não-confronto. Cada um dos passos anteriores é uma oportunidade para acabar com a discussão. Um deles conduzirá inevitavelmente a outro, a menos que um de vós recue, por isso tente recuar. O confronto físico real deve ser a sua última linha de defesa.
    • Se estiveres no meio de uma discussão, acalma-a baixando a voz. Os machões num bar podem escalar coisas estúpidas rapidamente, mas esteja pronto para abraçar e pagar-lhe uma bebida pedindo desculpa e distraindo-os. Se estiveres calmo, eles vão acalmar-se.
    • Se estiveres a ser emboscado por um atacante, tens de ir para onde as pessoas te possam ver e ajudar. É menos provável que sofra ferimentos graves se estiver numa esquina movimentada onde as pessoas estejam a passar. O confronto tem menos hipóteses de se agravar em público.
  3. Passo 3 Evite andar sozinho.
    Evite andar sozinho. Se tiver de fazer uma longa caminhada para casa depois do autocarro ou da estação de comboios à noite, depois do trabalho, considere encontrar-se com um amigo perto da paragem de metro e caminharem juntos. Andar em grupo é a forma mais segura de evitar este tipo de situações.
    • Se tiver de caminhar sozinho, junte-se a outro grupo de caminhantes e mantenha-se por perto. Não precisa de os conhecer para encontrar segurança nos números.
  4. Passo 4 Arme-se.
    Arme-se. Armas escondidas, mace ou gás pimenta são dispositivos de defesa úteis que deve considerar ter à mão. As facas e as pistolas são armas perigosas que muitos consideram úteis, mas que também podem ser utilizadas contra si se não estiver preparado para as utilizar. Seja muito cauteloso e inteligente se optar por transportar uma arma e frequentar as aulas de certificação adequadas para se certificar de que sabe como manusear uma arma em segurança. Nunca ande com uma arma ilegalmente.
    • A maioria dos estados que respeitam os direitos individuais tem licenças CCW disponíveis para os cidadãos cumpridores da lei. Também é possível adquirir um pequeno chaveiro de alarme pessoal que emite uma sirene aguda, como um alarme de carro, quando o pino é puxado, semelhante ao design de uma granada.
    • Considere a possibilidade de frequentar um curso de autodefesa se viver numa zona perigosa e estiver preocupado com o seu bem-estar.

Quais são os principais pontos fracos de um atacante?

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que eu evito ser atingido na cara?
    Tente evitar os golpes recebidos, especialmente no rosto ou na cabeça. Mova a cabeça para cima e para baixo, para trás e para a frente, de modo a que esteja constantemente em movimento. Isto evita que o teu adversário consiga dar um murro nas áreas sensíveis da tua cabeça, especialmente nas têmporas, queixo e nariz.
  • Questão
    Para onde devo apontar quando tento ripostar?
    A tua melhor opção são os pontos vulneráveis, como as virilhas. Outros pontos vulneráveis incluem os olhos, a garganta e o nariz. Mesmo que não pare completamente a luta, atingir um adversário num destes pontos vulneráveis irá incapacitá-lo por um momento e dar-lhe-á tempo para planear a sua próxima jogada ou começar a procurar uma rota de fuga.

Vídeo

Dicas

  • Se alguém o está a atacar, você tem razão e a outra pessoa está errada. A motivação dela é provavelmente querer o seu dinheiro, os seus bens ou o seu corpo, enquanto a sua é a auto-preservação. Tem o direito humano básico de se defender a si e aos seus entes queridos. Mas lembre-se, o primeiro meio de auto-defesa é a fuga! Num tribunal, se chegar a esse ponto, só pode justificar as suas acções com 'agir em legítima defesa' se tiver aproveitado todas as oportunidades disponíveis para evitar o confronto e todas as oportunidades para fugir. Se se tornar claro que teve oportunidade de abandonar a área em segurança, mas não o fez, então já não se trata de um caso de autodefesa, mas sim de conduta desordeira e agressão. O agressor é responsável por tomar as medidas adequadas. Ser atacado não é motivo para matar ou mutilar quando poderia ter feito menos para se defender.
  • Tenha sempre um telemóvel consigo para poder pedir ajuda.
  • Procure sempre pontos fracos onde eles não possam bloquear os seus golpes. (Um exemplo seria se ele não bloquear os pés, então você chuta os pés dele por baixo).

Avisos

  • Você pode ser responsabilizado civil ou criminalmente se responder a um ataque com muito mais força do que o agressor. Use apenas a força necessária para evitar um ataque; não use mais força do que o necessário.
  • Se achar que o agressor tem uma arma ou que está em perigo, ligue para o 112. Aguarde que a polícia trate do agressor, não tente chamá-lo à razão, falar com ele ou envolver-se com ele.
  • Ameaçar um agressor com uma arma, como uma faca ou uma arma de fogo, é uma má ideia, a menos que receie pela sua vida.
  • O seu objetivo deve ser o de desanuviar a situação com o agressor e chegar a um acordo pacífico. Se ele não estiver disposto a chegar a um acordo pacífico, afaste-se dele. Pode parecer uma perda, mas lutar não leva a absolutamente nada a não ser alguém a magoar-se ou mesmo a morrer. Não corras, ignora-os e continua o teu dia.
  • Lembre-se, nunca seja o primeiro a atacar. Deixe que o seu agressor o atinja primeiro, para que mais tarde possa apresentar queixa contra ele ou processá-lo em tribunal por danos. Se você atacar primeiro, ele poderá alegar legítima defesa, então sempre deixe que ele seja o primeiro a atacar.