Como se defender de um ataque com faca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os ataques com facas podem ser muito imprevisíveis e são potencialmente letais. Quando empunhadas por assaltantes ou possíveis atacantes, as facas podem causar mais danos do que uma arma e são muito mais fáceis de apanhar. Ao lidar com um ataque com faca, é preciso manter a calma, ser racional e defender-se, se necessário.

Coisas que deve saber

  • Desacelere o ataque mantendo a calma, perguntando o que o agressor quer, pedindo ajuda e fugindo se a oportunidade surgir.
  • Incapacitar o agressor atacando-lhe a garganta, a virilha ou os olhos.
  • Defenda-se agarrando numa arma improvisada e tentando desarmá-lo. Se possível, agarre o pulso do seu agressor para poder controlar para onde vai a faca.
  • Inscreva-se em aulas de defesa pessoal para estar preparado para um ataque aleatório.

Passos

Tentando se desescalar

  1. Passo 1 Fique calmo.
    Fique calmo. Se um atacante se aproximar de si, tem de se manter calmo. Qualquer movimento ou ação súbita pode assustá-lo e aumentar a violência. Respirem fundo enquanto se avaliam um ao outro para se manterem relaxados e concentrados.
  2. Passo 2 Avalie o seu agressor.
    Avalie o seu atacante. Existem diferentes tipos de agressores e todos eles são motivados por muitas razões diferentes. A pessoa pode ser um assaltante ou um criminoso à procura de algo 'divertido' para fazer ao assediá-lo. Pode ser mentalmente instável ou estar sob a influência de drogas ou álcool. Pode tê-la apanhado em flagrante a cometer outro crime e agora sente a necessidade de se 'livrar de si'. Seja como for, tente perceber com que tipo de pessoa está a lidar.
  3. Passo 3 Pergunte-lhe o que quer.
    Pergunte-lhe o que ela quer. Envolver-se com a pessoa e falar com ela pode ajudar. Pergunte-lhe porque o está a atacar e se há alguma coisa que possa fazer para evitar o ataque.
    • Se a pessoa for um assaltante, pedirá os seus objectos de valor. Isto é bastante fácil de resolver: tudo o que tem a fazer é entregar os seus objectos. Embora possa ser difícil separar-se de alguns dos seus objectos de valor, valerá a pena a sua vida. Os telemóveis e as jóias podem ser substituídos, mas a sua vida e a sua saúde não.
    • Se a pessoa estiver à procura de uma luta, diga-lhe que não está interessado em violência. Se a pessoa for especialmente ameaçadora ou ameaçadora, falar pode não ser uma opção, mas tente na mesma.
    • Se a pessoa parecer mentalmente instável ou sob a influência de uma substância, será demasiado imprevisível para lidar com ela. Estes são frequentemente os tipos de agressores mais perigosos, porque é muito difícil avaliar o que vão fazer a seguir. Tente falar com ele com uma voz calma e tranquilizadora enquanto se afasta.
  4. Passo 4 Gritar por ajuda.
    Gritar por ajuda. Se estiver num local público onde outras pessoas o possam ajudar, grite por ajuda. Muitas vezes, as pessoas numa rua da cidade ou num parque de estacionamento podem não se aperceber de que está em apuros, a não ser que o faça de forma muito óbvia. Grite: 'Pare!' ou 'Alguém me ajude!' Use a sua voz para deixar claro que está em apuros e que alguém pode vir em seu auxílio.
    • Se estiver num local mais remoto, como um trilho para caminhadas ou um campo vazio, tente gritar na mesma. Embora possa não conseguir ver ninguém por perto, as pessoas podem estar suficientemente perto para perceberem que algo está errado. Se faz caminhadas com frequência e tem medo de ser atacado, leve consigo um apito alto. O som será mais forte do que a sua voz.
    • Não hesite em gritar por ajuda e/ou chamar os serviços de emergência, porque ambos são como gritar por ajuda.
  5. Passo 5 Fuja, se possível.
    Se possível, fuja. A melhor forma de se defender de um ataque com faca é fugir. Mesmo que saiba truques de desarmamento de artes marciais ou seja muito forte, uma faca continua a ser uma arma imprevisível e mortal. Correr pode parecer covardia, mas é a sua melhor chance de sobrevivência.

Desarmar o atacante

  1. Passo 1: Abrir uma brecha para correr.
    Abra uma brecha para fugir. Se for atacado por uma pessoa com uma faca, deve sempre tentar fugir antes de lutar. Muitas vezes, porém, pode parecer que está preso. Pode estar encurralado ou o atacante pode estar a bloquear a sua única saída. Terá de desativar o atacante para criar uma abertura para fugir.
  2. Passo 2 Atingir o atacante's throat.
    Ataque a garganta do seu atacante. Atacar a garganta é uma das melhores formas de incapacitar um atacante. Com um golpe forte na garganta, danifica a traqueia da pessoa, interrompendo a sua respiração. É muito provável que ela pare de atacá-lo após um golpe forte na garganta.
    • Chegue perto o suficiente para atacar. Se o seu agressor não estiver perto o suficiente para que você possa atacar a garganta dele, mova-se um pouco. Você deve estar a uma distância de um braço.
    • Use o cotovelo e o antebraço. Quanto mais dura for a parte do corpo usada para golpear, mais eficaz e doloroso será o ataque. O seu cotovelo é um osso sólido, e você conseguirá obter muita força golpeando para frente com ele.
    • Empurre a garganta. Usando seu cotovelo como arma, golpeie a garganta do seu agressor. Golpeie o mais forte e rápido que puder, usando o elemento surpresa a seu favor.
    • Foge. Se tiveres batido no teu atacante com força suficiente, ele perderá a capacidade de respirar. Quando ele se dobrar, fuja.
  3. Passo 3 Pontapear a virilha.
    Dá-lhe um pontapé na virilha. Se o agressor for do sexo masculino, um pontapé na virilha pode incapacitá-lo imediatamente. Use o joelho ou a canela para o atingir nas virilhas e criar uma abertura para fugir. Esta técnica pode funcionar com uma variedade de distâncias entre si e o seu atacante.
    • Se estiveres perto do teu atacante, usa o teu joelho. Uma distância mais curta entre si e a pessoa que o está a atacar significa que um joelho será suficiente para estabelecer uma ligação. Force o joelho com força contra a virilha do agressor.
    • Se a pessoa estiver a um braço de distância de si, use o pé ou a canela. Usar a canela é melhor, pois há mais área de superfície para causar mais danos. Estenda o joelho e bata com a perna na virilha da pessoa.
    • Corra. Quando o atacante estiver dobrado ou no chão, fuja o mais rápido possível.
  4. Passo 4: Aponte para o atacante's eyes.
    Aponte para os olhos do agressor. Os olhos são uma parte incrivelmente sensível do corpo, e qualquer ataque focado nos olhos irá certamente causar muita dor ao atacante. Utiliza esta técnica apenas se o teu atacante estiver muito próximo, como em situações em que te agarrou e te tem preso. Lembre-se de que essa técnica é extremamente perigosa e pode ser sangrenta, e só deve ser usada em situações de vida ou morte.
    • Estenda os dedos para alcançar os olhos da pessoa. A maioria das pessoas se encolhe instantaneamente quando vê um ataque direcionado aos olhos, então você terá que se mover muito rapidamente. Estenda seu braço em direção ao rosto da pessoa em um movimento rápido.
    • Pressione os dedos com força na órbita ocular. Simples arranhões ou empurrões leves não serão eficazes. Esses ataques leves causarão dor, mas podem apenas enfurecer ainda mais o agressor. É preciso usar os dedos para empurrar os olhos com força, pressionando-os contra o crânio.
    • Empurra para baixo. Ao empurrar os olhos do atacante, pressione-os para baixo em direção à base do crânio. Mais uma vez, esta técnica não é para os fracos de coração, e só deve ser usada nas circunstâncias mais terríveis. Ela pode causar cegueira e até mesmo a morte.
    • Foge. Quando o atacante estiver incapacitado ou inconsciente, fuja.

Defenda-se

  1. Passo 1 Desfazer a guarda do agressor.
    Desvie a guarda do agressor. Se não conseguir fugir e a sua única opção for defender-se, deve fazer algo imprevisível. Cuspa na cara do seu atacante, ou caia de repente no chão. Se tiver uma mochila ou uma bolsa, atire-a à cabeça do agressor. Se isto lhe der uma abertura para fugir, faça-o. Se não, ainda terá uma oportunidade de fugir. Caso contrário, terá conseguido despistá-lo e ter uma oportunidade de lutar.
  2. Passo 2 Procure uma arma.
    Procure uma arma. Estar desarmado contra um ataque de faca é uma posição perigosa. Procure à sua volta qualquer coisa que possa usar como defesa, especialmente qualquer coisa que seja pesada ou relativamente comprida. Qualquer coisa que coloque alguma distância entre si e o seu atacante é boa.
  3. Passo 3 Esperar que ele se mova.
    Espera que ele faça um movimento. Quando o atacante se lançar sobre si, estará desequilibrado. Se encontrou a sua própria arma, este é o momento de o atacar. Se não, atinja-o para o afastar ainda mais com um pontapé na virilha ou nas pernas. Não se esqueça de se afastar da faca.
  4. Passo 4 Tente desarmá-lo.
    Tenta desarmá-la. Se tiveres a sorte de ter uma arma para usar, ataca a mão da pessoa, mantendo o máximo de espaço possível entre ti e ela. Isso enfraquecerá e danificará a mão dela até o ponto em que ela não conseguirá mais segurar a faca. Se não tiveres uma arma, terás de tentar agarrar o pulso da pessoa e desarmá-la.
    • O seu objetivo principal é cortar ou destruir a mão que segura a arma. Se tiver uma faca, tente cortar o braço ou a mão da arma e, se tiver uma arma de impacto, como um pau, bata na mão que segura a arma.
  5. Passo 5 Agarrar o pulso.
    Agarrar o pulso. Embora qualquer agarrar perto da faca seja incrivelmente perigoso, agarrar o pulso do atacante pode ser a sua única opção. Agarrar o pulso com firmeza dar-lhe-á o controlo da direção da faca e um momento para lhe dar um murro ou um golpe.
  6. Passo 6 Continue a dar murros ou golpes.
    Continue a dar murros ou a bater. Poderá conseguir arrancar a faca do seu controlo, mas se usar as duas mãos para tentar agarrar a faca, ele terá uma abertura para lhe dar uma cabeçada ou um murro! Mantenha-o na defensiva, continuando a atacá-lo.
  7. Passo 7 Lute com ele até ao chão.
    Lute com ele até ao chão. Se for possível, continue a segurar-lhe o pulso e a atacar-lhe a cabeça e as pernas até conseguir deitá-lo no chão. Quando ele estiver no chão, continue a manter a faca apontada para longe de si.
  8. Etapa 8: Fazer't feel bad for your attacker.
    Não te sintas mal pelo teu agressor. Se e quando estiveres em vantagem, o teu agressor pode começar a implorar pela sua vida. Não te deixes enganar por isto! O mais provável é que ele esteja a tentar fazer com que baixe a guarda para o poder atacar novamente.
  9. Passo 9 Pontapear ou deitar fora a faca.
    Pontapeie ou atire a faca para longe. Atire-a para o mais longe possível, para o telhado de um edifício, para o fundo de um contentor do lixo ou para o interior de um bosque. Isto dar-lhe-á tempo para fugir e evitará que o seu agressor agarre facilmente a faca e venha atrás de si.
  10. Passo 10 Inscreva-se em cursos de defesa pessoal.
    Inscreva-se em cursos de defesa pessoal. Embora as instruções online possam dar-te dicas sobre como te defenderes, os ataques com facas são extremamente sérios e muito perigosos. A maioria dos movimentos chamativos e cenários de prática não são nada parecidos com a realidade, e você precisará obter um treinamento sério de autodefesa antes mesmo de pensar em ficar para se defender de um ataque de faca.

Como posso desarmar alguém que me está a atacar com uma faca?

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso me defender se eu tiver uma faca?
    Sugiro que dedique algum tempo a treinar-se para saber como usar corretamente uma faca. Ao fazê-lo, será mais eficaz a proteger-se de que essa mesma arma seja usada contra si.
  • Pergunta
    O que devo fazer se não tiver uma arma num ataque com faca?
    Pode fazer uma arma com quase tudo o que encontrar à sua volta: atire um casaco ou uma camisa para cima do seu agressor, coloque chaves entre os dedos ou pegue em algo pesado que esteja por perto e balance-o contra ele.

Vídeo

Dicas

  • Mantenha uma boa postura. Os atacantes não vão saltar sobre alguém que pareça ter hipóteses de ripostar. Caminhe e fique de pé de forma digna.
  • Levante as mãos quando o agressor se aproximar e use outra linguagem corporal que demonstre submissão. Isso fará com que ele saiba que você não está interessado em lutar.
  • Entenda que as pessoas não vão caminhar em sua direção com uma faca na mão, porque se alguém quiser matá-lo, não vai mostrar que está armado.

Avisos

  • Embora você possa estar com raiva e preparado para revidar se ganhar o controle da faca, nunca esfaqueie ou corte seu agressor. Enquanto alguns estados têm leis de autodefesa que podem protegê-lo contra ferimentos ao seu agressor, em outros estados, você pode ir para a cadeia.
  • Rende-te sempre ou foge primeiro antes de tentares lutar.
  • Nunca entre numa luta com facas a menos que esteja preparado para se cortar, porque isso vai acontecer. Mesmo que a sua defesa seja impecável e tenha muitos anos de experiência em artes marciais, é provável que fique gravemente ferido ao defender-se.
  • Nunca faça algo ilegal, especialmente se envolver grandes danos corporais ou força letal, porque alguém pode ameaçá-lo com uma faca imediatamente para impedi-lo:
    • Cometer um crime violento (por exemplo, em legítima defesa) que envolva lesões corporais graves ou força letal
    • Sair depois de ter feito claramente algo ilegal (por exemplo, uma detenção por um cidadão), quando foram utilizadas ofensas corporais graves ou força letal no crime que cometeu e/ou para resistir à detenção, e
    • Resistir à detenção se essa pessoa for um agente da polícia que o está a deter, quando foram utilizadas lesões corporais graves ou força letal no crime que cometeu e/ou para resistir à detenção, o que é ilegal, mesmo que esteja inocente.
  • Cometer um crime violento (por exemplo, em legítima defesa) que envolva lesões corporais graves ou força letal
  • Sair depois de ter claramente feito algo ilegal (por exemplo, através de uma detenção por um cidadão), quando foram utilizadas ofensas corporais graves ou força letal no crime que cometeu e/ou para resistir à detenção, e
  • Resistir à detenção se essa pessoa for um agente da polícia que o está a deter, quando foram utilizadas lesões corporais graves ou força letal no crime que cometeu e/ou para resistir à detenção, o que é ilegal, mesmo que seja inocente.