Como defender um soco

Autor do artigo:Gabriel Silva

O seu objetivo na maioria das situações de autodefesa deve ser evitar qualquer ataque e possivelmente dar um golpe que desoriente o seu atacante. Mas defender-se de um gancho na cara ou de um golpe no estômago é difícil sem treino. Com apenas um pouco de conhecimento sobre a forma e as táticas, você pode aumentar muito suas chances de se defender de um soco.

Passos

Esquivando-se de um soco direcionado ao tronco ou à cabeça

  1. Passo 1 Vire seu corpo de forma que um ombro fique apontado para o seu atacante.
    Vire o corpo de modo que um ombro fique apontado para o agressor. Isto irá criar um alvo mais pequeno para o seu atacante. Teria mais áreas vulneráveis para defender se encarasse o seu atacante de frente.
    • Se a sua mão dominante for a mão direita, o seu ombro esquerdo estará a apontar para o seu atacante. O oposto aplica-se se a mão esquerda for dominante. A postura deve ser natural, e não desconfortável ou forçada.
  2. Passo 2 Gire um pé na direção do atacante e vire o outro para trás.
    Gire 1 pé em direção ao atacante e vire o outro para trás. Isto não só o vai imobilizar, como também lhe vai permitir mover-se rapidamente em qualquer direção sem perder o equilíbrio. Os seus pés devem estar separados pelos ombros, mas se lhe parecer mais natural alargar a sua posição, pode fazê-lo.
  3. Passo 3 Mantenha a distância.
    Mantém a distância. O ideal é ter uma distância aproximada de 2 ou 3 vezes o comprimento do braço do atacante entre vocês. É muito mais fácil esquivar-se de um soco que está a chegar até si do que de um soco que está muito próximo de si.
    • Certifique-se apenas de que não se encosta a uma parede.
  4. Passo 4 Observar o ombro do atacante para prever um soco.
    Observe o ombro do atacante para prever um soco. O movimento do soco começa nos músculos do ombro. Os músculos à volta do ombro flectirão e o ombro levantar-se-á ligeiramente antes de recuar para um soco. Portanto, ao observar o ombro do atacante, você será capaz de ver quando ele vai dar um soco antes mesmo de balançar.
    • Reagirás muito mais rapidamente se estudares isto com antecedência. Tenta olhar para ti no espelho e observa o teu ombro enquanto puxas o braço para trás para fingir um murro. Desta forma, aprenderá mais rapidamente os sinais de um murro que se aproxima, mas saiba que mesmo uma esquiva parcialmente bem sucedida pode transformar um golpe brutal num golpe ligeiro.
  5. Passo 5 Saia da linha direta do soco.
    Saia da linha direta do soco. Terá mais hipóteses de se esquivar do soco se se deslocar para a esquerda ou para a direita do que se recuar. Andar para trás tende a parecer um movimento não natural e pode fazer com que tropece e caia.
  6. Passo 6: Balance o ombro para trás para afastar o tronco.
    Balance o ombro para trás para afastar o tronco. Se não for capaz de dar um passo para o lado, então opte por apenas torcer o seu corpo para fora da linha direta do soco. Isso permitirá que você evite o soco que está vindo, mas também lhe dará tempo para sair do caminho de qualquer outro soco.
    • Enquanto o atacante se aproxima, o seu objetivo deve ser sempre estar pronto para prever e esquivar-se do próximo ataque.
  7. Passo 7 Virar a cabeça para fora do murro's path.
    Vire a cabeça para fora do caminho do murro. O objetivo é proteger a sua cabeça a todo o custo, por isso mantenha a cabeça afastada do centro do corpo do atacante. Isso o preparará para se esquivar de qualquer soco adicional.

Empurrando um soco de gancho para longe

  1. Passo 1 Afaste-se do atacante's advancement.
    Afaste-se do avanço do atacante. O objetivo é criar uma distância suficiente entre si e o atacante para não ser atingido, mas também ficar suficientemente perto para poder estender a mão e desviar o soco. Tente ficar um pouco fora do comprimento do braço do atacante.
    • Para se afastar rapidamente, comece por ter o corpo inclinado, com o ombro não dominante a apontar para o atacante e os pés afastados à largura dos ombros.
  2. Passo 2 Desvie um braço para fora para desviar o atacante's outstretched arm.
    Varra 1 braço para fora para desviar o braço estendido do atacante. O seu objetivo é atingir o antebraço do atacante com a parte exterior do seu braço, desviando-o. Certifica-te de que usas apenas um braço para desviar; queres manter a outra mão livre para bloquear um murro do outro punho do atacante.
    • Isto é mais bem sucedido contra um murro grande e oscilante. Para um murro grande e oscilante, o peso do corpo do atacante desloca-se para trás e o ombro do atacante levanta-se significativamente antes de avançar. Para desviar um soco rápido e direto, em que o atacante dá sinais mínimos para além da pequena elevação e flexão dos músculos do ombro, será necessária uma habilidade considerável. Terá mais sucesso a esquivar-se dos socos rápidos e directos do que a desviá-los.
  3. Passo 3 Foge se o teu atacante for apanhado em desequilíbrio.
    Foge se o teu atacante for apanhado fora de equilíbrio. Se usares força suficiente para empurrar, isso pode até desequilibrar o teu adversário e dar-te a oportunidade de fugir.
  4. Passo 4 Empurrar socos altos para cima.
    Empurre os socos altos para cima. Se o soco for dirigido à sua cara, aponte o pulso para fora e lance o braço contra o braço que está a receber o soco, empurrando-o para cima. Isto irá desativar o soco apontado à sua cara.
    • Lembre-se de dar um passo para o lado e afastar-se do atacante, se possível. Você deve ser capaz de aproveitar qualquer oportunidade para fugir do seu agressor.

Agarrar o atacante se ele avançar

  1. Passo 1 Desvie-se da linha direta do soco.
    Desvie-se da linha direta do soco. Você quer ser capaz de criar distância entre você e o braço estendido, mas também deixar espaço suficiente para agarrar o pulso do atacante. Posicione-se fora do comprimento do braço do agressor.
    • Ao fazer isso, é melhor ter o corpo inclinado, apontando o ombro não dominante para o atacante e com os pés afastados na largura dos ombros. Esta posição permitir-lhe-á fugir ou avançar rapidamente.
  2. Passo 2 Rodar o braço e agarrar o atacante's wrist.
    Vire o braço e agarre o pulso do atacante. Se não conseguir fugir depois de desviar com sucesso um soco, esta ação, embora difícil de executar, pode ser a sua melhor opção de seguimento. Depois de agarrar o pulso do atacante, tem, no entanto, opções sobre como quer proceder.
  3. Passo 3 Atira o teu peso contra o atacante's arm and pull them forward.
    Jogue seu peso contra o braço do agressor e puxe-o para frente. Se usar força suficiente, o atacante cairá ou perderá o equilíbrio o tempo suficiente para que possa fugir.
  4. Passo 4 Bata com o outro antebraço contra o agressor's elbow in dire situations.
    Em situações extremas, bata com o outro antebraço contra o cotovelo do agressor. Este movimento deve hiperextender ou partir o braço estendido do atacante. Só deve fazer isto se estiver numa situação grave e sentir que não pode usar o seu peso contra o agressor para fugir.
  5. Passo 5 Desorientar o agressor, atingindo uma zona vulnerável.
    Desorientar o agressor atingindo uma zona vulnerável. Se a manobra de agarrar o braço não parecer ser possível, riposte com um ataque direto a uma zona vulnerável. Um golpe forte ou um arranhão pode desorientar o atacante o tempo suficiente para que possas escapar.
    • O ideal é apontar para os olhos, virilha (se o atacante for homem), estômago, têmporas ou a ponta do queixo.

Absorver um soco e proteger a cabeça como último recurso

  1. Passo 1 Vire o corpo para que o soco caia no ombro, braço, anca ou coxa.
    Vire o corpo para que o soco caia no ombro, braço, anca ou coxa. Isto continuará a ser doloroso, mas a probabilidade de lesões graves é muito menor do que um golpe no abdómen ou na cara.
  2. Passo 2 Cubra os lados da cabeça com os antebraços.
    Cubra os lados da cabeça com os antebraços. Os antebraços devem cobrir as orelhas para proteger as têmporas e os pulsos devem estar atrás da cabeça, com os cotovelos a apontar para o rosto. Se for feito corretamente, os seus antebraços ficarão paralelos ao chão.
  3. Passo 3 Entrelace os dedos de modo a que as suas mãos agarrem a parte de trás da cabeça.
    Entrelace os dedos de forma a que as suas mãos agarrem a parte de trás da cabeça. Isto irá bloquear a posição do berço ou do protetor do capacete, para que possa proteger adequadamente as partes mais vulneráveis da sua cabeça.
    • Certifique-se apenas de que os seus braços são puxados para dentro, de modo a ficarem encostados aos lados da cabeça. Caso contrário, a técnica não será tão eficaz na absorção do soco.
  4. Passo 4 Vire-se ligeiramente para longe do soco sem expor as costas.
    Vire-se ligeiramente para longe do soco sem expor as suas costas. Não se deve virar tanto que o soco caia diretamente na coluna ou no pescoço, pois isso pode causar lesões graves. Em vez disso, gire ligeiramente o corpo, para que o soco caia sobre os seus braços.
  5. Passo 5 Cerrar os dentes e empurrar a língua contra o céu da boca.
    Cerre os dentes e empurre a língua contra o céu da boca. Ser esmurrado, mesmo que o esteja a absorver corretamente, pode ser um choque para o seu corpo. Por isso, enquanto protege o exterior da sua cabeça, também precisa de pensar no interior.
    • Cerrar os dentes impede-o de os partir ou rachar. Empurrar a língua para o céu da boca impede-o de morder acidentalmente a língua. Pense nisto como um protetor bucal improvisado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se desvia de socos na vida real?
    Continua sempre a mexer-te! Basta moveres-te para a frente e para trás, para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para que seja muito mais difícil para o teu adversário dar um murro.

Vídeo

Dicas

  • A melhor forma de te preparares para defender um murro é praticares em circunstâncias amigáveis. Por muito que leias, é provável que fiques paralisado e percas tempo a pensar se não estiveres habituado à situação real. Praticar apenas os movimentos, e não tanto a força, ajudá-lo-á imenso.
  • Para ver um soco chegando mais cedo, observe o ombro da pessoa que está dando o soco.

Avisos

  • Conheça as leis de autodefesa da sua área. Em alguns locais, pode ser acusado de um crime se ripostar quando a opção era fugir.
  • Embora se abaixar às vezes seja a melhor opção, não se esqueça de que isso o coloca ao alcance do joelho ou do pé do agressor.