Como lidar com o tempo quente e húmido

Autor do artigo:Gabriel Silva

A única coisa pior do que o calor extremo é o calor extremo acompanhado de humidade elevada. O ar quente e húmido deixa-o suado e desconfortável e pode até ser perigoso, aumentando o risco de exaustão pelo calor e de insolação. Ao utilizar algumas estratégias para manter a temperatura do seu corpo baixa e a sua casa fresca, pode manter-se seguro, fresco e confortável nos dias mais quentes e húmidos.

Passos

Manter o calor do corpo baixo

  1. Passo 1 Beba muita água.
    Beba muita água. A quantidade de água que precisa de beber todos os dias varia consoante a pessoa, mas uma boa regra geral é beber água a cada refeição e entre cada refeição. O tempo quente e húmido faz com que transpire mais, o que significa que terá de aumentar ainda mais a sua hidratação para repor esses fluidos.
    • Saberá que está a beber líquidos suficientes se não sentir sede e se a sua urina for incolor ou amarela muito clara.
    • Se se deslocar ao ar livre e transpirar muito, complemente a ingestão de água com uma bebida desportiva com electrólitos. Isto pode ajudar a repor os minerais no sangue que se perdem através do suor.
    • Beber muita água também ajuda a manter a temperatura do corpo baixa, o que o mantém mais confortável em geral.
  2. Passo 2 Coma alimentos frescos, como saladas e fruta fresca.
    Coma alimentos frescos, como saladas e fruta fresca. Comer alimentos quentes quando está quente e húmido aumenta a temperatura do corpo e, se for você a cozinhar, a sua casa também fica mais quente. Em vez disso, lave legumes frescos e faça uma salada, petisque fruta fresca, coma sushi ou junte carnes frias e queijos numa sanduíche ou num wrap.
    • Para a sobremesa, delicie-se com doces como gelados e popsicles. Para uma alternativa mais saudável, opte por fruta fresca, simples ou acompanhada de iogurte.
  3. Passo 3 Tome um duche fresco ou salpique água nos seus pontos de pulsação.
    Tome um duche frio ou salpique água nos seus pontos de pulsação. Tomar um duche ou banho frio é uma forma rápida e eficaz de se refrescar. Se não estiver em casa, pode obter um efeito semelhante, espalhando água fria no pescoço, na testa e nas axilas.
    • Também pode utilizar sacos de gelo ou toalhas húmidas e frias para um alívio mais duradouro.
  4. Passo 4 Usar roupa larga, de cor clara e que absorva a humidade.
    Use roupa larga, de cor clara e que absorva a humidade. Os dias quentes e húmidos exigem roupas largas, de algodão e de cores claras. Evite calças de ganga justas e tecidos sintéticos aderentes, como o Rayon ou o spandex, e opte por sandálias ou sapatos de lona para manter os pés frescos.
  5. Passo 5 Dormir com lençóis de algodão.
    Durma com lençóis de algodão. Certifique-se de que os seus lençóis são feitos de um tecido leve, como o algodão, em vez de flanelas ou lã. Os lençóis de algodão respiram mais facilmente e mantêm-se mais frescos durante a noite, proporcionando uma noite de sono mais confortável em tempo quente e húmido.
    • Para maior alívio, humedeça um lençol ou uma toalha em água fria e utilize-o como cobertor. Coloque-o em cima de uma toalha seca para não encharcar o colchão.
  6. Passo 6 Aclimatar ao calor...
    Aclimatar-se ao calor e à humidade, se for normal na sua região. Se sabe que vai ter de lidar com tempo quente e húmido durante algum tempo - desde uma semana até todo o verão - trabalhar para se habituar a isso pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável. O seu corpo adaptar-se-á ao calor se o deixar, mas será necessário um pouco de desconforto no início. Os jovens e os idosos, em particular, devem ter muito cuidado e ir muito devagar. Para se aclimatar, tente:
    • Começar com exercício ligeiro ao ar livre, como uma caminhada rápida ou trabalho no quintal. Aumente o tempo e depois a intensidade todos os dias.
    • Baixar a temperatura do ar condicionado em 1-2 graus todos os dias. Tente sentir-se confortável quando estiver mais de 10 graus mais frio do que a temperatura exterior.
    • Continue a beber muita água e certifique-se de que não ultrapassa os seus limites físicos. Se sentir que está a respirar mais pesadamente do que deveria ou a ficar tonto, pare o exercício e sente-se fora do calor.
  7. Passo 7 Cuidado com a exaustão pelo calor e a insolação.
    Cuidado com a exaustão pelo calor e a insolação. O tempo quente e húmido pode colocá-lo em risco de exaustão pelo calor ou insolação, especialmente se estiver a fazer exercício físico intenso. Pode evitar doenças relacionadas com o calor como estas bebendo muita água, vestindo roupas largas e protegendo-se contra queimaduras solares, mas esteja atento aos sintomas por precaução. Os sinais de aviso incluem:
    • Para a exaustão pelo calor: pele fresca e húmida com arrepios quando se está no calor; transpiração intensa; sensação de desmaio, tonturas ou fadiga; pulso fraco e rápido; tensão arterial baixa quando se está de pé; cãibras musculares; dor de cabeça e náuseas.
    • Para insolação: temperatura corporal superior a 40 °C (104 °F); alteração do comportamento ou do estado mental, como confusão, discurso arrastado, irritabilidade ou delírio; náuseas ou vómitos; pele ruborizada; respiração rápida; ritmo cardíaco elevado; e dor de cabeça.
    • Se começar a sentir sintomas de exaustão pelo calor, deite-se à sombra e eleve as pernas. Beba água fresca e baixe a temperatura do corpo com um pano húmido e uma ventoinha. Para a insolação, mergulhe num banho frio ou coloque gelo e cobertores refrescantes à sua volta. Se os sintomas de qualquer uma destas situações não melhorarem no espaço de meia hora, contacte os serviços de emergência.

Arrefecer a sua casa

  1. Passo 1 Ligue o ar condicionado, se o tiver.
    Ligue o ar condicionado, se o tiver. O ar condicionado é a melhor forma de manter a casa fresca, mas se o utilizar com demasiada frequência ou se o regular para um valor demasiado baixo, a sua conta de eletricidade pode aumentar. Para poupar energia, tente manter a temperatura não inferior a 26 °C (78 °F). Se isso for demasiado desconfortável, baixe-a um grau de cada vez até encontrar o seu ponto ideal. Também pode utilizar estas directrizes gerais:
    • Regule o ar condicionado para 26 °C (78 °F) quando estiver em casa e acordado.
    • Regule para 85 °F (29 °C) quando estiver fora de casa ou no trabalho.
    • Regule-o para 28 °C (82 °F) para dormir.
  2. Passo 2 Utilize ventoinhas para manter o ar em movimento.
    Utilize ventoinhas para manter o ar em movimento. As ventoinhas são uma alternativa mais barata e mais económica em termos de energia ao ar condicionado, e colocá-las estrategicamente em casa pode baixar a temperatura de forma notória. Experimente estas configurações para manter a sua casa fresca e confortável:
    • Rode as ventoinhas de teto para o sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Isto cria um efeito de arrefecimento e de vento frio quando se está mesmo por baixo da ventoinha.
    • Coloque uma ventoinha de caixa ou uma pequena ventoinha atrás de uma taça cheia de gelo ou de um saco de gelo, de modo a que a ventoinha sopre o ar fresco à volta do gelo para dentro da divisão.
    • Aponte as ventoinhas para si quando estiver sentado ou a dormir, para que o ar quente e estagnado não o faça suar.
  3. Passo 3 Mantenha as janelas fechadas para impedir a entrada de calor e humidade.
    Mantenha as janelas fechadas para impedir a entrada de calor e humidade. Pode sentir-se tentado a abrir as janelas para incentivar o fluxo de ar, especialmente se não tiver ar condicionado, mas isso só deixará entrar o ar quente e tornará a sua casa mais desconfortável. Quando está húmido, também corre o risco de deixar entrar humidade, o que pode causar problemas de bolor ou mofo.
    • Mantenha também os estores fechados para evitar que o sol aqueça a sua casa.
    • Se está preocupado com o facto de a sua casa ficar abafada, a utilização de ventoinhas ajudará a manter o ar em movimento.
    • Se o calor e a humidade diminuírem durante a noite, pode abrir um pouco as janelas antes de se deitar. Lembre-se de as fechar de manhã, antes que fique quente e abafado.
  4. Passo 4 Apague as luzes e desligue os aparelhos electrónicos desnecessários.
    Apague as luzes e desligue os aparelhos electrónicos desnecessários. Apague as lâmpadas incandescentes, que geram calor, ou substitua-as por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC). Desligue outros aparelhos electrónicos ou electrodomésticos que não esteja a utilizar ativamente, como cabos de carregamento, candeeiros e torradeiras. O fluxo de eletricidade através dos cabos cria pequenas quantidades de calor que podem aumentar rapidamente.
  5. Passo 5 Feche as divisões não utilizadas durante o dia.
    Feche as divisões não utilizadas durante o dia. Feche as portas de todas as divisões que não estiver a utilizar durante o dia, para que o ar fresco que cria com as ventoinhas ou o ar condicionado fique concentrado nas áreas em que se encontra. À noite, abra as divisões para deixar o ar fluir naturalmente e arrefecer a sua casa.

Manter-se fresco ao ar livre

  1. Passo 1 Sair de manhã ou ao fim da tarde para evitar o calor mais intenso.
    Saia de manhã ou à noite para evitar o calor mais intenso. Se puder, fique dentro de casa durante as horas mais quentes do dia, que são normalmente do meio da manhã ao início da tarde. Tente programar as tarefas e o trabalho ao ar livre para a noite ou para o início da manhã, quando está mais fresco e menos húmido.
  2. Passo 2 Mantenha-se à sombra e descanse frequentemente.
    Mantenha-se à sombra e descanse frequentemente. Mantenha-se à sombra tanto quanto possível quando estiver no exterior, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Certifique-se de que faz pausas frequentes, especialmente se estiver a fazer exercício, e beba muita água.
    • Siga as orientações gerais para se manter fresco, como usar proteção solar e roupas leves e largas.
    • Para se refrescar quando estiver ao ar livre, faça uma pausa e salpique água fria na sua pele.
  3. Passo 3 Utilize protetor solar e chapéus para evitar queimaduras solares.
    Utilize protetor solar e chapéus para evitar queimaduras solares. As queimaduras solares não são apenas dolorosas - podem, de facto, impedir a capacidade do seu corpo de se arrefecer. Para se proteger, use protetor solar com um FPS de pelo menos 30, além de um chapéu de abas largas e óculos de sol.
    • O calor húmido pode fazer com que transpire, por isso, certifique-se de que usa uma marca à prova de água e de suor e reaplique o protetor de hora a hora.
    • Aplique também um protetor labial com FPS.
  4. Passo 4 Evite exercícios extenuantes ao ar livre.
    Evite exercícios extenuantes ao ar livre. O exercício intenso em tempo quente e húmido não é apenas desconfortável, mas também potencialmente perigoso. Desidrata-se mais rapidamente, pode sentir cãibras musculares dolorosas e corre um risco acrescido de exaustão pelo calor e de insolação. Se possível, evite exercícios vigorosos, como correr ou praticar desportos com muito calor e humidade.
    • Se o exercício for inevitável, certifique-se de que pára frequentemente para beber água e descansar ao abrigo do sol. Esteja atento a quaisquer sinais de exaustão pelo calor.
  5. Passo 5 Dirija-se a edifícios com ar condicionado, como teatros ou museus.
    Dirija-se a edifícios com ar condicionado, como teatros ou museus. Sair de casa significa enfrentar o tempo quente e abafado, mas pode valer a pena se for para um destino mais fresco. Se a sua casa estiver demasiado quente, dirija-se a edifícios com ar condicionado, como a biblioteca, um centro comercial coberto, um cinema ou um museu, para se manter entretido enquanto se mantém fresco.
  6. Passo 6 Experimente actividades que o mantenham fresco, como nadar ou patinar no gelo.
    Experimente actividades que o mantenham fresco, como a natação ou a patinagem no gelo. Para se manter ativo enquanto vence o calor, vá nadar na piscina local ou sinta o sabor refrescante do inverno numa pista de patinagem no gelo coberta. Para se divertir enquanto se refresca em casa, corra nos aspersores do seu quintal durante alguns minutos ou convide amigos para uma luta de balões de água.
    • Estas actividades são especialmente boas se estiver a tentar entreter as crianças, mantendo-as - e a si próprio - frescas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que me mantenho fresco se não tiver ar condicionado em casa?
    Ligue as ventoinhas da sua casa para manter o ar a circular e beba muita água. Abra as janelas de manhã e depois do pôr do sol, quando o ar está mais fresco. Tome um duche fresco antes de ir para a cama e deixe um desumidificador a funcionar no seu quarto à noite.

Dicas

Avisos

  • Se possível, evite exercícios extenuantes com muito calor e humidade para se proteger de doenças relacionadas com o calor.
  • Se você ou outra pessoa apresentar sintomas de exaustão pelo calor ou insolação que não melhorem em meia hora, entre em contato com os serviços de emergência o mais rápido possível.