Como lidar com gaivotas agressivas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se vive ou passa férias numa cidade à beira-mar, é provável que tenha de partilhar o espaço com gaivotas. Embora sejam geralmente inofensivas, as gaivotas tornam-se por vezes agressivas. Isto acontece normalmente quando estão a tentar proteger as suas crias ou quando se habituaram a procurar comida junto dos humanos. A chave para viver ao lado dessas aves marinhas é entender esses tipos de comportamentos e tomar algumas precauções para minimizar os encontros agressivos.

Passos

Como lidar com gaivotas necrófagas

  1. Passo 1 Deitar fora o lixo corretamente em caixotes com tampa.
    Deite fora o lixo em caixotes com tampa. Isto desencoraja as gaivotas de andarem por perto a vasculhar os caixotes do lixo. Certifique-se sempre de que as tampas estão bem fechadas e não encha demasiado o caixote.
    • Se tiver de colocar o lixo em sacos de lixo, pergunte às autoridades locais de recolha se fornecem sacos protectores exteriores para evitar que as gaivotas rasguem os seus sacos de lixo normais.
    • Coloque o lixo na rua o mais próximo possível da hora da recolha para limitar o tempo de exposição à vida selvagem.
  2. Passo 2 Procure gaivotas na área antes de se sentar para comer no exterior.
    Procure gaivotas na zona antes de se sentar para comer no exterior. Procure gaivotas empoleiradas em postes, paredes e edifícios próximos. Tome nota de quaisquer gaivotas que pareçam estar a observar a área e mantenha-as debaixo de olho ou vá comer noutro local.
    • Por exemplo, se estiver a comer num calçadão à beira-mar, observe os corrimões e postes próximos para ver se há gaivotas que parecem estar à espera de comida.
    • Tenha um plano de reserva para onde se deslocar se as gaivotas começarem a aproximar-se de si de forma agressiva.
  3. Passo 3 Sente-se contra uma parede ou outra superfície se're eating outside.
    Sente-se contra uma parede ou outra superfície se estiver a comer no exterior. Isto permite-lhe manter-se atento às gaivotas na zona, caso estas se aproximem de si em busca de comida. Evite virar as costas às gaivotas porque não consegue ver se elas se aproximam de si.
    • Por exemplo, se estiver a jantar num café ao ar livre, escolha um lugar perto da parede do café que esteja virada para o exterior do edifício.
  4. Passo 4 Estabelecer contacto visual com uma gaivota se ela caminhar na sua direção enquanto você're eating.
    Estabeleça contacto visual com uma gaivota se ela vier na sua direção enquanto come. Olhe fixamente para qualquer gaivota que comece a aproximar-se de si a pé. O facto de saber que está a observá-las desencoraja por vezes as gaivotas de testarem a sua sorte para tentar roubar a sua comida.
    • Se isto não funcionar, tente cobrir a sua comida ou aproximá-la de si, ou vá para uma área diferente para comer, para se afastar das gaivotas agressivas.
  5. Passo 5 Mantenha os alimentos que transporta escondidos're carrying hidden and covered when you're walking by gulls.
    Mantenha os alimentos que transporta escondidos e tapados quando estiver a passar por gaivotas. Se possível, transporte os alimentos em recipientes fechados, dentro de um saco, e segure-os junto ao corpo, para que as gaivotas tenham menos probabilidades de os ver e mergulhar para os apanhar. Abra os recipientes de comida apenas quando for comer.
    • Por exemplo, não ande por aí com uma caixa de batatas fritas aberta. Cubra-as até chegar a um local onde se possa sentar para as comer em segurança.
    • Se tiver de transportar algo descoberto, como um cone de gelado ou um pastel, mantenha-o junto ao corpo em vez de o segurar estendido à sua frente.
  6. Passo 6 Deitar fora os resíduos alimentares de forma rápida e adequada.
    Deite fora os resíduos alimentares de forma rápida e adequada. Deite fora os restos de comida e os recipientes de comida descartáveis nos caixotes de lixo adequados assim que acabar de comer. Não deite lixo nem dê os restos de comida às gaivotas.
    • Se trabalha num café ou restaurante com lugares ao ar livre, limpe os restos de comida e os pratos das mesas assim que os clientes saírem, para desencorajar as gaivotas de virem procurar comida.

Proteção contra gaivotas em nidificação

  1. Passo 1 Ouvir um som grave e grasnado como aviso de um ataque.
    Escutar um som grave e estridente como aviso de um ataque. As gaivotas que defendem os seus ninhos e as suas crias emitem um som de aviso para o avisar que deve afastar-se antes que elas ataquem. Esteja atento ao seu redor quando estiver a caminhar por áreas com gaivotas e ouça este som.
    • Como provavelmente não está familiarizado com este som específico, pode não o notar à primeira. Se não se aperceber do som de aviso, o passo seguinte é a gaivota começar a aproximar-se de si sem lhe tocar.
    • Se quiser familiarizar-se com o som de aviso, poderá encontrar clips de áudio online.
    • A época de reprodução das gaivotas é tipicamente de março a setembro, pelo que deve ser especialmente cauteloso durante este período.
  2. Passo 2: Afaste-se se ouvir um grito de aviso ou se uma gaivota começar a atirar-se a si.
    Afaste-se se ouvir um grito de aviso ou se uma gaivota começar a atirar-se a si. Volte para trás pelo caminho por onde veio até deixar de ouvir o som ou até a gaivota parar de se aproximar. Procure um caminho diferente que lhe permita evitar as gaivotas que estão a nidificar.
    • Se ignorar os avisos, a gaivota pode começar a atacá-lo, aproximando-se e raspando a sua cabeça com as patas.
  3. Passo 3 Levante os braços para proteger a sua cabeça se uma gaivota começar a atacar.
    Levante os braços para proteger a cabeça se uma gaivota começar a atirar-se a si. Mantenha os braços acima da cabeça, mas não os agite. Afaste-se da área até que a gaivota pare de o atacar.
    • Agitar os braços para tentar afastar a gaivota pode apenas agravar a situação e piorar o ataque. O melhor é defender-se e sair do local.
  4. Passo 4 Use um chapéu e leve um guarda-chuva aberto, se puder't avoid aggressive gulls.
    Use um chapéu e um guarda-chuva aberto se não conseguir evitar as gaivotas agressivas. Nalguns casos, por exemplo, se as gaivotas nidificantes viverem perto da sua porta da frente, pode ser impossível evitar uma gaivota que esteja a proteger as suas crias. Coloque um chapéu para proteger a cabeça e ande com um guarda-chuva aberto, depois use o guarda-chuva como escudo se uma gaivota começar a ficar agressiva consigo.
    • As crias de gaivota demoram cerca de 5 a 6 semanas a deixar o ninho, altura em que os pais deixam de ser tão agressivos. Por isso, não se preocupe, não terá de se proteger desta forma para sempre.

Manter as gaivotas fora da sua propriedade

  1. Passo 1 Utilize materiais brilhantes para dissuadir as gaivotas.
    Utilize materiais brilhantes para dissuadir as gaivotas. Pendure coisas como fita reflectora ou serpentinas nas áreas onde quer desencorajar as gaivotas. As superfícies reflectoras confundem-nas e elas podem decidir ir para outro sítio.
    • Outras ideias são pendurar CDs velhos com fio ou esfregar um gel brilhante chamado gel de fogo ótico nas superfícies.
  2. Etapa 2 Coloque chamarizes de predadores de gaivotas, como corujas e falcões, na sua propriedade.
    Coloque chamarizes de predadores de gaivotas, como corujas e falcões, na sua propriedade. Amarre balões com caras de coruja ou pendure máscaras de coruja na sua propriedade, por exemplo. Ou compre ornamentos para o relvado, como corujas ou falcões de madeira, e cole-os no seu relvado.
    • Outros exemplos de coisas que podem assustar as gaivotas são papagaios com a forma de falcões e coiotes de engodo.
  3. Passo 3 Instale arames, espigões e redes para evitar que as gaivotas se empoleirem em pontos altos.
    Instale arames, espigões e redes para evitar que as gaivotas se empoleirem nos pontos altos. Instale espigões de plástico ou de metal nas chaminés e nos pontos altos do telhado. Cerque outras áreas onde não quer que as gaivotas fiquem com fios e redes para evitar que elas se empoleirem e façam ninhos.
    • Por exemplo, arranje uma longa tira de espigões e passe-a ao longo de todo o pico do seu telhado para evitar que as gaivotas se sentem aí.
  4. Etapa 4 Contratar um falcoeiro para colocar um falcão ou um falcão para afugentar a multidão de gaivotas.
    Contrate um falcoeiro para colocar um falcão ou um falcão para afugentar multidões de gaivotas. Alguns falcoeiros oferecem este serviço para reduzir as multidões problemáticas de gaivotas em áreas que estão a ser invadidas. Procure falcoeiros na sua área e contacte-os para saber se esta é uma opção.
    • Tenha em atenção que o falcão pode matar uma gaivota se esta não se mexer suficientemente depressa.
    • Não se esqueça de que o falcoeiro terá de voltar sempre para evitar que as gaivotas regressem, pelo que se trata de um serviço contínuo que terá de pagar.
    • O custo deste serviço pode rondar os 55 dólares por hora.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Evite comer ao ar livre em áreas onde há muitas gaivotas por perto. Em breve, você poderá ter um enxame de pássaros agressivos ao seu redor tentando compartilhar sua refeição!

Avisos

  • Nunca alimente gaivotas, pois isso só vai incentivá-las a ver os seres humanos como uma fonte de alimento e pode levar a um comportamento agressivo.