Como lidar com uma ameaça

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ao longo da sua vida, pode deparar-se com muitos tipos de ameaças. Algumas ameaças são urgentes, imediatas e violentas. Outras ameaças não são imediatas, mas são igualmente potencialmente prejudiciais. Avalie a decisão e descubra o que precisa de fazer para se manter em segurança. Aja rapidamente, com calma e de forma racional.

Passos

Avaliar a situação

  1. Passo 1 Avaliar a urgência da ameaça.
    Avaliar a urgência da ameaça. Decida até que ponto tem a certeza de que a pessoa que está a ameaçar vai cumprir as suas palavras. Existe uma grande diferença entre um bilhete ameaçador e um homem que está à sua frente com uma faca na mão. A forma como reage dependerá necessariamente do perigo imediato da situação.
  2. Passo 2 Avaliar a situação...
    Avalie a situação. Se a ameaça for imediata, procure rápida e calmamente à sua volta potenciais defesas e vias de fuga. Se a ameaça for mais abstrata, tente perceber melhor o que se passa exatamente. Certifique-se de que compreende por que razão está a ser ameaçado e qual é o risco real.
    • Porque é que está a ser ameaçado? Se não sabe, pergunte. Se não puder perguntar, especule.
    • A pessoa quer alguma coisa de si? Considere dar a uma pessoa ameaçadora o que ela pede. Nunca se sabe até que ponto alguém está desesperado, e não faz sentido ser morto por causa do conteúdo da sua carteira.
    • Quem é o líder do grupo? Se o confronto for entre si e eles, o líder pode ser o seu primeiro alvo.
  3. Passo 3 Avalie a área.
    Avaliar a zona. Conhece bem o terreno? Está a ser vigiado por CCTV? Tem hipóteses de fuga? Isto irá definir fortemente as acções a tomar para lidar com a situação.

Gerir uma ameaça não imediata

  1. Passo 1 Falar com a pessoa.
    Falar com a pessoa. Se conhece pessoalmente a pessoa que o está a ameaçar, veja se há uma forma de resolver a situação sem a agravar ainda mais. Faça um acordo, se estiver a ser chantageado ou se lhe pedirem algo. Discuta a situação cara a cara e tente chegar a um acordo mútuo.
    • Descubra se está a ser ameaçado por algo válido. Talvez a pessoa pense que fez algo que não fez.
    • Não seja demasiado orgulhoso para pedir desculpa. Um bom pedido de desculpas pode desativar algumas das situações mais tensas.
  2. Passo 2 Lidar com a chantagem...
    Lidar com a chantagem. A chantagem continua a ser uma ameaça, mesmo que não seja violenta. A forma como responde dependerá do que a pessoa tem sobre si e do quanto tem a perder. Certifique-se de que não cede antes de ter considerado outras saídas. Se se sentir confiante, tome uma posição.
  3. Passo 3 Diga a alguém.
    Diga a alguém. Certifique-se de que não está a lidar com esta situação sozinho. Assim que possível, envolva alguém em quem confia: um professor, um pai, um amigo, um parceiro, um colega de trabalho, uma figura de autoridade. Juntos, têm mais hipóteses. Mostre a essa pessoa as mensagens ameaçadoras e certifique-se de que ela sabe exatamente quem o está a ameaçar.
  4. Passo 4 Obter uma ordem de restrição...
    Obtenha uma ordem de restrição. Se não houver outra forma de neutralizar a ameaça, considere a possibilidade de obter uma ordem judicial para que a pessoa deixe de o incomodar. Terá de provar a veracidade e a urgência da ameaça e apresentar um relatório ao departamento de polícia local. Pode pedir uma ordem para que a pessoa deixe de ter comportamentos específicos ou pode pedir que o tribunal impeça a pessoa de se aproximar de si.
    • Quando tiver uma ordem de afastamento contra uma pessoa, esta não pode aproximar-se de si a uma determinada distância física - muitas vezes da ordem dos 50-100 metros. Isso pode não impedir a ameaça se a pessoa estiver desesperada o suficiente, mas pelo menos criará uma barreira legal.

Lidar com uma ameaça imediata

  1. Passo 1 Atuar de forma não violenta sempre que possível.
    Atuar de forma não violenta sempre que possível. Tente lidar com a ameaça cedendo, fugindo ou falando para sair da situação. Poderá descobrir que as pessoas são muito mais razoáveis do que espera.
    • Decida se tem uma via de fuga. Se a pessoa estiver apenas virada para si, então pode correr para trás. Corra em direção a outras pessoas, pois a segurança está nos números.
    • Se não houver uma forma não violenta de escapar, pode ter de se defender. Esteja preparado para isso, mas tente não fazer disso a sua primeira reação.
  2. Passo 2 Defenda-se...
    Defenda-se. Seja realista quanto às suas hipóteses. Se estiver em desvantagem numérica ou de outra forma, talvez seja sensato explorar primeiro soluções não violentas. Lembre-se que a violência nunca é um método garantido para lidar com alguém. Uma vez agravada a situação, pode ser muito difícil voltar a acalmá-la em segurança.
    • Se estiver a ser vigiado por um circuito fechado de televisão e tencionar sair da situação à pancada, é melhor que seja a pessoa ameaçadora a dar o primeiro passo. No entanto, se estiver em desvantagem numérica e um ou mais deles estiver armado de alguma forma visível, isso pode ser suficiente para justificar as suas acções.
  3. Passo 3 Derrubar o líder.
    Derrube o líder. Experimente um pontapé na virilha, uma cotovelada nas costelas ou um murro bem colocado. Não há pontos para o estilo ou para o fair play - mas se puseres toda a tua força nisso, ele/ela deve cair no chão rapidamente. Agora tens de pensar de novo.
    • Foge agora, se possível. Afasta-te rapidamente através do espaço que acabaste de criar. Se tiveres sorte, o resto do grupo estará momentaneamente distraído.
    • Se não conseguires fugir, então precisas de colocar algo entre ti e o resto do grupo. Um dos elementos do grupo serve perfeitamente. Agarra o mais próximo pela garganta ou pescoço - deves estar atrás dele para que não fique numa boa posição - e certifica-te de que o estás a magoar o suficiente para que ele não te ataque. Tente agarrar-lhe a orelha com o outro braço e puxe-a com toda a força que conseguir.
  4. Passo 4 Lute por ela.
    Lutem por ele. Mantém a luta renhida e suja. Entra e sai de novo, e não os deixes agarrar-te. Estás acabado quando um ou dois deles te agarram. Foge assim que tiveres uma abertura.
    • Pontapeia a parte de trás dos joelhos do teu 'escudo' para o chão com um selo muito poderoso. O ideal é partir alguma coisa. De seguida, tens de lidar com os outros de forma semelhante.
    • Tenta atingir alvos inesperados. O joelho é muito fraco e pode ser facilmente partido com um pontapé.
    • Os socos na mandíbula podem deixar alguém inconsciente, mas são tão esperados que é pouco provável que se concretizem.
  5. Passo 5 Contactar as autoridades.
    Contactar as autoridades. Informe a polícia ou um segurança sobre o confronto. Em alternativa, utilize o seu telemóvel ou um telefone público e ligue para os serviços de emergência. Faça o seu melhor para descrever com exatidão a situação: quando, onde e qual o aspeto das pessoas ameaçadoras.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se lida com ameaças?
    Se se aperceber de uma ameaça de ataque físico, siga estes conselhos. Ande com confiança para evitar uma briga. O primeiro passo para evitar uma luta é comportar-se com confiança. Faça-se parecer forte física e mentalmente para não ser um alvo para os predadores. Os predadores estão à procura de alguém que pareça ser uma luta fácil. Use a sua voz quando vir que se aproxima uma altercação. Tenha a confiança para usar a sua voz no momento em que reconhece que a situação está a agravar-se. A maioria das pessoas tende a obedecer ao agressor, mas uma voz confiante é uma das melhores ferramentas que tem. Dê à pessoa a hipótese de se afastar antes mesmo de a luta começar. Deixe a outra pessoa sair com a sua honra intacta, porque assim que ela sentir que está a perder, as suas hipóteses de desanuviar a luta diminuem.
  • Pergunta
    Como é que responde a ameaças?
    Se tudo o que eles querem são bens, dê-lhes o que eles querem. Se o agressor quiser a sua carteira ou o seu carro, dê-lhos - os bens podem ser substituídos. Se, no entanto, o agressor quiser que vá com ele ou que entre no seu veículo, tem de o impedir. Utilize uma voz assertiva para lhe dizer para parar ou recuar. Uma voz confiante pode chamar a atenção dos outros e pode impedir um ataque.

Dicas

  • Tenha uma 'carteira de assaltante' de chamariz. Se por acaso for assaltado na rua, atire - não dê a mão - a sua 'carteira do assaltante' ao assaltante. Depois, foge. Se atirar o engodo, tem mais tempo para fugir. O assaltante estará muito provavelmente mais interessado no conteúdo da sua 'carteira de assaltante' do que em si.
    • Adicione cartões de crédito falsos, cheques falsos e talvez até algumas notas de dinheiro verdadeiro. Isto pode manter o assaltante satisfeito durante o tempo suficiente para que ele não o possa perseguir.
    • Mantenha a 'carteira do assaltante' no bolso das suas calças. Mantenha a sua carteira verdadeira noutro bolso, menos visível.
  • Se for necessário dar um murro, lembre-se de fazer um punho correto: bem fechado, com o polegar em baixo e não de lado. Pratique, virando a mão para si. Feche-a com o polegar em cima dos dedos enrolados, e não ao lado deles. Golpeie com um punho apertado ou corre um risco maior de magoar os dedos e as mãos.
  • Tenha aulas adequadas de artes marciais. A prática dá-lhe confiança, estilo e poder.
  • Junte cartões de crédito falsos, cheques falsos e talvez até algumas notas de dinheiro verdadeiro. Isto pode manter o assaltante satisfeito durante o tempo suficiente para que ele não o possa perseguir.
  • Mantenha a 'carteira do assaltante' no bolso das suas calças. Mantenha sua carteira verdadeira em outro bolso, menos visível.

Avisos

  • Se você sabe que o ataque está chegando, evite as pessoas/lugares/coisas que vão provocar o confronto.
  • Tente sempre afastar-se da situação antes de recorrer à violência.
  • Se estiveres envolvido em actividades 'clandestinas' (drogas, 'pássaros da noite', gangs), certifica-te de que estás sempre em boa companhia. Não te metas em sarilhos.
  • Tenha sempre consigo um telemóvel. Pode não o poder utilizar à frente dos seus agressores, mas será útil mais tarde. Ligue imediatamente para os serviços de emergência utilizando o seu telemóvel se eles conseguirem feri-lo de alguma forma. Aquele corte que recebeste do tipo com o pano de orvalho pode acabar por te dar uma doença.