Como lidar com um encontro com um hipopótamo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os hipopótamos parecem animais pacíficos e pesados que apenas pastam tranquilamente na erva e flutuam na água. No entanto, apesar de serem vegetarianos, podem ser um perigo formidável quando se sentem ameaçados, graças ao seu tamanho, velocidade e mandíbulas poderosas. A atitude mais importante a ter é o respeito pelo seu espaço pessoal. Evitar o território deles na água e saber onde evitá-los em terra vai ajudá-lo a negociar com segurança o território dos hipopótamos.

Passos

Respeitar o espaço dos hipopótamos na água

  1. Passo 1 Afaste-se dos hipopótamos.
    Mantenha-se afastado dos hipopótamos. Os hipopótamos são territoriais e tornam-se agressivos quando se sentem ameaçados, por isso respeite o seu espaço. Mantenha-se do seu lado bom, dando-lhes um largo espaço quando os vir na água. Não tente viajar por cursos de água que estejam cheios de hipopótamos.
    • O 'bocejo' de um hipopótamo é, na verdade, um sinal de aviso de que se está a aproximar demasiado.
  2. Passo 2 Evitar os hipopótamos em águas pouco profundas.
    Evite os hipopótamos em águas pouco profundas. Como tática defensiva, os hipopótamos preferem manter-se em áreas onde a água é suficientemente profunda para se submergirem completamente. Se um hipopótamo for forçado a ocupar águas pouco profundas devido à seca ou a disputas territoriais com outros hipopótamos, sentir-se-á vulnerável e atacará com pouca provocação. Considere estes hipopótamos como os mais perigosos na água e dê-lhes um espaço ainda maior.
    • Em águas ideais, um hipopótamo manterá a maior parte do seu corpo debaixo de água durante o dia para evitar o sobreaquecimento. Apenas a parte superior da cabeça e o dorso do hipopótamo saem da superfície para poder respirar.
  3. Passo 3 Alerte-os para a sua presença.
    Alerte-os para a sua presença. Os hipopótamos são herbívoros e não consideram os humanos como presas. No entanto, tornam-se beligerantes quando se assustam. Não tente passar por eles sem ser notado. Quando avistar um hipopótamo, anuncie a sua presença enquanto ainda está bem longe dele. Bata na lateral do barco com a mão ou bata na superfície da água algumas vezes com um remo.
    • Continue a bater no barco ou na água quando vir um hipopótamo submergir. Deixe-o seguir o som do seu progresso para saber onde não deve emergir. É de esperar que o hipopótamo permaneça debaixo de água até seis minutos.
    • Utilize um remo ou um objeto comprido semelhante para bater na água, uma vez que os crocodilos ocupam frequentemente os mesmos cursos de água que os hipopótamos.
  4. Passo 4 Retirar-se.
    Bater em retirada. Se um hipopótamo abrir a boca num 'bocejo' quando se aproxima, inverta imediatamente a rota. Reconheça que o hipopótamo está a mostrar os dentes para o assustar. Recue o seu barco e coloque a maior distância possível entre os dois. Maximize a distância que o hipopótamo tem de percorrer para o alcançar, uma vez que as cargas dos hipopótamos são muito breves quando estão na água.
    • Se o pior acontecer e o hipopótamo atacar o seu barco, lembre-se que a questão é o território. Fuja da área em qualquer direção, exceto para o local onde viu o hipopótamo pela primeira vez, e ele deverá perder o interesse em si.

Evitar os hipopótamos em terra

  1. Passo 1 Mantenha-se em áreas abertas.
    Mantenha-se em áreas abertas. Permita-se um amplo campo de visão para que possa detetar quaisquer hipopótamos na área muito antes de os alcançar. Dê aos hipopótamos a mesma oportunidade de o avistarem a uma distância segura. Lembre-se de que os hipopótamos se assustam facilmente, mas mostrarão pouco interesse em si se virem que está a manter uma distância respeitosa.
    • Evite definitivamente a vegetação densa ao longo das margens dos cursos de água. Se o espaço dentro do curso de água for limitado, os hipopótamos que perderam disputas territoriais podem reunir-se aqui. Sentir-se-ão especialmente vulneráveis e muito mais rapidamente atacarão por medo.
  2. Passo 2 Mantenha-se do lado interior dos hipopótamos.
    Mantenha-se no lado interior dos hipopótamos. Mantenha-se atento à direção da massa de água mais próxima. Quando encontrar um hipopótamo em terra, deixe-lhe sempre um caminho livre para a água. Mesmo que mantenha uma distância respeitosa e não represente uma ameaça para o hipopótamo, preveja que algum outro fator o pode assustar a qualquer momento. É de esperar que ele fuja para a segurança da água. Mantenha-se afastado do seu caminho.
    • Se te encontrares à frente de um hipopótamo a correr para a água, foge para qualquer um dos lados. O hipopótamo não tem qualquer interesse em si, mas pode ultrapassá-lo ou vê-lo como uma ameaça se também correr para a água.
  3. Etapa 3: Mantenha os olhos abertos para os sinais de estrume.
    Mantenha os olhos abertos para os sinais de excrementos. Os hipopótamos utilizam as suas fezes para marcar os caminhos entre os cursos de água e as fontes de alimentação no interior. É de esperar que estes caminhos sejam percorridos continuamente, especialmente à noite. Procure excrementos que tenham sido espalhados por uma vasta área, em vez de uma pilha ordenada, uma vez que os hipopótamos usam as suas caudas para espalhar os seus excrementos.
    • Se possível, não acampe perto de um trilho de excrementos, porque os hipopótamos são noctívagos e utilizarão o trilho à noite. Se for forçado a acampar perto de um trilho de excrementos, não acenda uma fogueira nem use outras luzes, pois isso despertará o interesse dos hipopótamos.
  4. Passo 4: Proteja-se.
    Proteja-se. Se um hipopótamo o atacar, saiba que os hipopótamos podem atingir velocidades de 30 milhas por hora (45 kph). Não tente ultrapassar um hipopótamo numa corrida a direito. Procure abrigo imediatamente. Se não houver edifícios ou veículos à vista, utilize a cobertura natural e obstáculos como árvores, rochas, colinas e cupinzeiros para abrandar o impulso do hipopótamo.
    • Se um hipopótamo o atacar, lembre-se de que isso se deve ao facto de ter invadido o seu território. Depois de ganhar distância suficiente, ele deve desistir da perseguição.

Antecipar os hábitos dos hipopótamos

  1. Passo 1 Tenha cuidado com os hipopótamos na época de acasalamento.
    Cuidado com os hipopótamos na época de acasalamento. Os machos são especialmente perigosos nesta altura do ano. É de esperar que já estejam excitados e agressivos devido à competição feroz entre eles pelas fêmeas. Os hipopótamos acasalam normalmente no início da estação das chuvas, mas também o podem fazer noutras alturas do ano. Esteja sempre atento aos machos que lutam entre si até à morte, o que constitui uma competição pelos direitos de reprodução de uma fêmea.
    • A estação das chuvas na África Ocidental vai de junho a setembro. A África do Sul tem a sua estação entre outubro e abril. A África Oriental tem duas estações chuvosas por ano, uma que vai de março a maio, seguida de uma segunda que vai de outubro a dezembro.
  2. Passo 2 Evite andar de barco na estação seca.
    Evite andar de barco durante a estação seca. É de esperar que os hipopótamos se tornem ainda mais territoriais à medida que os cursos de água diminuem de tamanho. Procure os hipopótamos que se aglomeram mais perto do meio do curso de água para permanecerem submersos. Antecipe o perigo adicional de ter cada vez menos espaço de manobra para si. Tenha também em atenção que as suas fontes de alimentação provavelmente também secaram nesta altura do ano, o que os agitará ainda mais.
    • Quanto mais tardia for a estação seca, mais perigosos serão os hipopótamos. Na África Ocidental, a estação seca estende-se de novembro a abril. A África Austral tem a sua estação seca de novembro a março. A África Oriental tem duas estações secas, uma que vai de dezembro a fevereiro e a outra entre junho e setembro.
  3. Passo 3 Esperar por eles em terra à noite.
    Espere-os em terra à noite. Os hipopótamos são noturnos. Durante o dia, espere vê-los a descansar na água para se manterem frescos. À noite, viaje com cuidado, porque os hipopótamos saem da água para procurar comida. Minimize o risco de os assustar no escuro. Mantenha-se em áreas abertas para aumentar as hipóteses de ambos se avistarem à distância. Viaje lentamente para evitar tropeçar neles sem aviso.
    • Os hipopótamos podem deslocar-se até 5 km dos seus cursos de água em busca de alimento. Podem também instalar-se em massas de água mais pequenas, mais para o interior.
  4. Passo 4 Deixar as crias em paz.
    Deixe as crias em paz. Nunca se deve interagir com um hipopótamo jovem, independentemente do seu aspeto ou do quão tentador possa ser. As mães hipopótamos são ferozmente protectoras das suas crias e irão prontamente defendê-las se sentirem que as suas crias estão ameaçadas de alguma forma. Reconheça um hipopótamo adulto como tendo cerca de 1,5 m de altura. Considere qualquer coisa mais baixa do que isso como uma cria, uma vez que as crias permanecem com a mãe até crescerem completamente.
    • Lembre-se que o facto de só ver a cria não significa que a mãe não esteja algures por perto.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Os hipopótamos mordem-me?
    Se se aproximar o suficiente para o incomodar, ele pode partir o seu pescoço em dois. Eles são territoriais. Se vires um hipopótamo, mantém a distância ou evita o local onde ele se encontra.
  • Questão
    Um hipopótamo retira-se se eu ripostar?
    Depende do tipo de hipopótamo. Os hipopótamos africanos estão habituados a defender o seu território até à morte, mas o hipopótamo francês é muito hábil a bater em retirada e fá-lo-á prontamente.
  • Questão
    Posso ter um hipopótamo como animal de estimação?
    Não, estão em vias de extinção. Também seria ilegal na maioria dos países.

Dicas