Como lidar com um arranhão de gato

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os gatos podem ser brincalhões, peculiares ou ocasionalmente agressivos. Se passa algum tempo com gatos, é bem possível que, a dada altura, sofra um arranhão de gato. Os gatos têm garras afiadas que utilizam para se defenderem e, por vezes, podem provocar arranhões bastante profundos. Cuidar adequadamente do arranhão do gato pode ajudá-lo a evitar complicações decorrentes de uma lesão.

Passos

Avaliando o arranhão do gato

  1. Passo 1 Identificar o gato.1Identifique o gato. É importante ter algumas informações sobre o gato que o arranhou. Se ele for o seu gato ou o gato de um membro da família ou amigo próximo, pode considerá-lo um 'gato doméstico'. É provável que consiga tratar a ferida sozinho se não for muito grave e se souber que as seguintes informações sobre o gato são verdadeiras:
    • O gato está totalmente vacinado.
    • O gato está de boa saúde em geral.
    • O gato passa a maior parte do tempo dentro de casa.
  2. Passo 2 Procurar tratamento médico para arranhões de um gato desconhecido.2Procurar tratamento médico para arranhões de um gato desconhecido. Os gatos desconhecidos podem não ter vacinas, pelo que pode ser necessário um tratamento preventivo para infecções bacterianas, tétano ou raiva. Especialmente se o arranhão tiver sido acompanhado de uma mordidela (que tem cerca de 80% de hipóteses de ficar infetada), terá de procurar assistência médica de um médico.
  3. Passo 3 Avaliar a ferida.3Avaliar a ferida. A gravidade da ferida provocada pelo arranhão ditará o tratamento adequado. Qualquer arranhão de gato pode ser doloroso, mas a profundidade do arranhão determinará a gravidade da ferida.
    • Uma ferida pouco profunda que envolva a camada superior da pele, mas com um sangramento mínimo, pode ser considerada superficial.
    • Um arranhão mais profundo que perfura várias camadas da pele e sangra moderadamente deve ser considerado grave.
  4. Passo 4 Decidir sobre o tratamento adequado.4Decidir sobre o tratamento adequado. As feridas superficiais de gatos domésticos conhecidos podem ser tratadas em casa. No entanto, qualquer arranhão de um gato desconhecido e arranhões graves (profundos) de gatos domésticos devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Tratamento de um arranhão superficial

  1. Passo 1 Lavar as mãos.1Lave as mãos. Antes de trabalhar com a área que sofreu um arranhão, certifique-se de que as suas mãos estão limpas e desinfectadas. Lave as mãos com sabão e água morna (ou quente) durante pelo menos 20 segundos. Não se esqueça de limpar entre os dedos e debaixo das unhas. Em seguida, enxagúe bem as mãos com água limpa.
  2. Passo 2 Enxaguar a ferida.2Lavar a ferida. Utilize água corrente limpa da torneira para enxaguar o arranhão do gato e a área à sua volta. Evite água demasiado quente, que pode piorar qualquer hemorragia que esteja presente.
  3. Passo 3 Lave a zona arranhada.3Lavar a área riscada. Lave cuidadosamente a zona do arranhão com um sabão suave. Tente lavar as áreas próximas da ferida, bem como o próprio arranhão (por exemplo, se o arranhão for no antebraço, pode ser útil lavar todo o antebraço e não apenas o arranhão). Após a lavagem, enxaguar completamente com água limpa da torneira.
    • Não esfregue a área ferida durante a lavagem, pois isso pode causar mais lesões (nódoas negras) nos tecidos feridos.
  4. Passo 4 Aplicar pomada no arranhão.4Aplicar uma pomada no arranhão. Deve tratar o arranhão com uma pomada anti-séptica. Pode ser utilizada uma pomada antibiótica tripla, como a Neosporin; estas pomadas contêm neomicina, um antibiótico que é muito eficaz na cicatrização de ferimentos provocados por cortes.
    • A pomada antibiótica tripla pode ser aplicada na ferida três vezes por dia.
    • A bacitracina é uma boa alternativa para quem tem alergia às pomadas antibióticas triplas comuns.
    • Os antibióticos orais não devem ser necessários para um arranhão superficial de um gato doméstico.
  5. Passo 5 Deixar o arranhão descoberto.5Deixar o arranhão descoberto. A ferida da arranhadela deve ser bastante superficial se a estiver a tratar em casa, pelo que não deve ser necessário colocar uma ligadura na zona. Mantenha o arranhão limpo enquanto cicatriza, mas deixe-o exposto ao ar fresco.

Tratamento de um arranhão profundo

  1. Passo 1 Procure tratamento médico.1Procurar tratamento médico. As feridas mais profundas podem envolver hemorragias profusas e podem necessitar da utilização de antibióticos orais para evitar infecções, mesmo num gato totalmente vacinado. Normalmente, ser-lhe-á receitado Augment 875/125 mg, a tomar duas vezes por dia durante 7 a 10 dias.
    • Antes de procurar tratamento junto de um profissional de saúde, poderá querer começar o tratamento em casa.
    • Não se esqueça de ir ao médico depois de seguir os seguintes passos para tratar a ferida.
  2. Passo 2 Parar a hemorragia.2Parar a hemorragia. Se a ferida estiver a sangrar muito, faça pressão sobre a área com uma toalha limpa. Pressione a toalha firmemente sobre a área a sangrar e mantenha-a no lugar até que a hemorragia diminua. Também pode ser necessário elevar a ferida acima da sua cabeça.
  3. Passo 3 Lavar a zona do arranhão.3Lavar a zona do arranhão. Depois de lavar bem as mãos, lave suavemente a área ferida com sabão e enxagúe com água limpa. Não esfregue enquanto está a lavar, pois isso pode reiniciar a hemorragia.
  4. Passo 4 Secar a ferida.4Secar a ferida. Utilize uma segunda toalha limpa para secar completamente a ferida e a área à volta do arranhão.
  5. Passo 5 Cobrir a ferida do arranhão.5Cubra a ferida do arranhão. As feridas profundas devem ser cobertas (ou fechadas) com uma ligadura adesiva (um penso rápido), uma ligadura em forma de borboleta ou pensos de gaze limpa.
    • Se a ferida for larga, juntar os bordos da ferida para que não haja espaço entre eles e aplicar uma ligadura em forma de borboleta, que deve apertar o corte. Aplique várias ligaduras em forma de borboleta, conforme necessário, para fechar os bordos da ferida, o que facilitará uma cicatrização correcta e rápida.
    • Se não tiver ligaduras adesivas, pode cobrir a área com uma compressa de gaze, mantendo-a no sítio com fita adesiva.

Avaliação dos riscos de arranhadelas de gatos

  1. Passo 1 Evitar a infeção.1Evitar a infeção. Algumas feridas de arranhadelas e a maioria das feridas de mordidelas de gatos podem ficar infectadas. Limpar bem a ferida e aplicar uma pomada antibiótica, como Neosporin ou Bacitracin, pode reduzir bastante o risco de infeção. Uma ferida infetada também pode exigir antibióticos orais. Os sinais de uma ferida infetada incluem:
    • Aumento da dor, inchaço, vermelhidão ou calor à volta da ferida
    • Presença de estrias vermelhas que se estendem da ferida
    • Drenagem de pus da ferida
    • Presença de febre alta
  2. Passo 2 Cuidado com a doença da arranhadura do gato.2Cuidado com a doença da arranhadura do gato. A doença da arranhadura do gato, a doença mais comum transmitida pelos gatos, é causada pela bactéria Bartonella henselae. Os gatos actuam como um reservatório para a doença, e é especialmente prevalente entre gatos jovens e gatos com pulgas. Cerca de 40% dos gatos são portadores da bactéria em algum momento das suas vidas, mas não mostram sinais de serem portadores da doença.
    • Alguns gatos que têm a doença da arranhadura do gato podem desenvolver doenças cardíacas, ulcerações na boca ou infecções oculares.
    • O primeiro sinal da doença da arranhadura do gato nos seres humanos é normalmente um pequeno inchaço na região da arranhadura ou mordedura do gato, seguido de gânglios linfáticos aumentados nas axilas, virilhas ou pescoço. Segue-se febre, fadiga, olhos vermelhos, dores nas articulações e dores de garganta.
    • Nos seres humanos, a doença da arranhadura do gato não tratada pode causar lesões graves nos olhos, no cérebro, no fígado ou no baço.
    • As pessoas imunocomprometidas correm um risco maior de sofrer complicações ou mesmo de morrer devido à febre da arranhadura do gato.
    • O diagnóstico da doença da arranhadura do gato é geralmente feito através da serologia para B. henselae, mas pode ser diagnosticado através de cultura, histopatologia ou reação em cadeia da polimerase. É tratada com antibióticos como a azitromicina, a rifampicina, a gentamicina, a ciprofloxacina, a claritromicina ou o bactrim.
  3. Passo 3 Determinar se tem micose.3Determinar se tem micose. A micose é uma infeção fúngica caracterizada por manchas redondas, inchadas e escamosas na pele.
    • A micose é frequentemente acompanhada por uma comichão intensa.
    • A micose pode ser tratada com pomadas antifúngicas, como o miconazol ou o clotrimazol.
  4. Passo 4 Avalie o seu risco de toxoplasmose.4Avalie o seu risco de toxoplasmose. A toxoplasmose é um parasita que os gatos transportam e transmitem através das suas fezes. É possível apanhar o parasita da toxoplasmose, Toxoplasma gondii, através de uma arranhadela de gato, especialmente se existirem vestígios de fezes nas garras do gato.
    • Os seres humanos infectados podem ter febre, dores no corpo e gânglios linfáticos aumentados. Os casos graves podem causar lesões no cérebro, nos olhos ou nos pulmões, e uma infeção pode ser particularmente perigosa para as mulheres grávidas. Por isso, as mulheres grávidas devem evitar mexer na caixa de areia ou nas fezes dos gatos durante a gravidez.
    • O tratamento da toxoplasmose envolve a toma de um medicamento antiparasitário, como a pirimetamina.
  5. Passo 5 Procurar sintomas de outras doenças.5Procure sintomas de outras doenças. Os gatos podem ser portadores de doenças potencialmente mortais. Contacte imediatamente o seu médico se tiver sido arranhado por um gato e apresentar algum dos seguintes sintomas
    • Febre
    • Inchaço da cabeça ou do pescoço
    • Manchas de pele vermelhas, com comichão ou escamosas
    • Dores de cabeça fortes, tonturas ou vertigens

Prevenir as arranhadelas do gato

  1. Passo 1 Não castigue o gato por o arranhar.1Não castigue o gato por o arranhar. Arranhar um gato é um comportamento defensivo normal, e punir um gato por arranhar pode levar a mais agressão no futuro.
  2. Passo 2 Prenda o seu gato's claws.2Corte as garras do seu gato. Pode cortar as garras de um gato em casa com um corta-unhas normal. Cortar as garras de um gato uma vez por semana pode minimizar os danos de futuros arranhões.
  3. Passo 3 Evite brincadeiras bruscas.3Evite brincadeiras bruscas. Tente não brincar de forma bruta ou agressiva com o seu gato ou gatinho. Isso pode incentivá-los a morder e arranhar a si e a outros humanos.
  4. Passo 4 Adopte um gato mais velho.4Adotar um gato mais velho. A maioria dos gatos deixa de morder e arranhar excessivamente quando passam de juvenis a adultos, entre 1 e 2 anos de idade. Se for sensível aos arranhões do gato ou se estiver imunodeprimido, deve considerar a adoção de um gato mais velho como animal de estimação em vez de um gatinho.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Não corte as garras do seu gato com um corta-unhas humano, porque pode danificar as unhas do seu gato devido ao ângulo diferente das suas unhas. Consulte um profissional relativamente ao corte das unhas do seu gato, uma vez que é necessário conhecer o ângulo, o tipo de corta-unhas e a distância que pode ser cortada para evitar dores e lesões.
  • Tenha cuidado ao remover as garras do seu gato. Alguns dizem que é como remover os dedos de um humano, e o gato pode ficar muito deprimido ou com medo.
  • Trate o seu gato contra pulgas. Isso pode não mudar o comportamento de coçar, mas pode minimizar o risco de complicações como a febre da arranhadura do gato. Consulte o veterinário sobre a melhor maneira de manter o gato livre de pulgas.

Avisos

  • Sempre procure atendimento médico para uma arranhadura de gato se o gato for desconhecido, se a ferida for profunda ou se você for imunodeprimido.
  • Evite lidar com gatos selvagens ou de rua, se possível.