Como datar patins de gelo antigos

Autor do artigo:Gabriel Silva

À medida que a patinagem no gelo cresceu e se desenvolveu como atividade e desporto ao longo de milhares de anos, os próprios patins de gelo transformaram-se e evoluíram tanto em termos de estrutura como de estilo. Se se deparou com um par de patins antigos ou vintage, talvez queira saber a sua idade antes de os adicionar à sua coleção pessoal. Embora seja melhor consultar um profissional para avaliar essas relíquias, é possível estimar aproximadamente a idade dos seus patins estudando cuidadosamente os materiais usados para fazê-los, bem como o estilo do próprio patins.

Passos

Estudando os materiais

  1. Passo 1 Observe que os patins feitos com ossos de animais podem datar de milhares de anos.
    Note que os patins feitos com ossos de animais podem datar de milhares de anos atrás. Verifique a lâmina do seu patim para ver se ela foi construída a partir de um osso de um animal grande, como um veado, cavalo ou boi. Além disso, veja se o osso tem tiras de couro ou cadarços que são perfurados ou presos de outra forma ao próprio patim. Note que esses patins não são muito afiados e são mais usados para andar no gelo. Infelizmente, não existe uma forma exacta de datar este tipo de equipamento; no entanto, pode presumir-se que os patins foram criados a.C.
    • Os patins de osso animal têm geralmente uma cor esbranquiçada ou ligeiramente amarela.
    • Tradicionalmente, os colonos usavam um pau ou uma vara para dar direção e estabilidade no gelo, uma vez que os patins de osso não podiam ser usados sozinhos.
    • Uma vez que estes patins são muito antigos, é pouco provável que os encontre em qualquer lado.
  2. Etapa 2 Colocar patins de madeira com uma lâmina de metal entre os séculos XIII e XVIII.
    Colocar patins de madeira com lâmina de metal entre os séculos XIII e XVIII. Examine a base do seu patim e veja se se assemelha a um bloco de madeira. Semelhante ao equipamento pré-histórico, os patins de madeira tinham cadarços de couro ou tiras presas à base, com a adição de uma lâmina de metal presa à parte inferior da madeira. Embora não haja forma de os datar exatamente, pode assumir-se que os patins de madeira foram construídos algures entre os séculos XIII e XVIII, antes de o metal e o tecido serem mais utilizados.
    • Alguns patins de madeira têm um rebordo curvo ao longo do dedo do pé, o que significa que foram fabricados depois do século XV.
    • Uma vez que estes patins são anteriores ao século XIX, é provável que não encontre nenhum na sua procura de antiguidades.
  3. Etapa 3: datar os patins com tiras de couro e solas de madeira do final do século XIX.
    Data os patins com correias de couro e solas de madeira do final do século XIX. Examine a base dos seus patins para ver como as solas foram construídas. Note que os patins feitos no final do século XIX e na virada do século XX tendem a ser feitos com madeira em vez de metal. Em direção ao calcanhar do patim, procure por um parafuso visível ou buraco de parafuso que teria conectado o patim à bota de uma pessoa.
    • Os patins mais antigos não eram concebidos como sapatos individuais. Em vez disso, eram extensões que o patinador ligava à sua bota.
  4. Passo 4 Associe os patins de metal esmaltado ao final do século XIX.
    Associe os patins de metal esmaltado ao final do século XIX. Examine a superfície de metal do seu skate antigo para ver se ele tem um esmalte por cima. Embora o revestimento de esmalte não pareça tão elegante e suave como quando foi feito pela primeira vez, ele ainda deve estar presente na superfície do aço.
    • Os patins de metal esmaltado eram acessórios nos quais o patinador podia encaixar a bota ou o sapato.
  5. Etapa 5 Identificar as biqueiras de metal como uma inovação do século XX.
    Identificar as biqueiras de metal como uma inovação do século XX. Observe ao longo da ponta do patim para ver se a curva da lâmina é farpada ou lisa. Se houver uma farpa no patim, note que essa parte é conhecida como um toe pick, que ajudou os patinadores modernos a começar a realizar saltos durante a patinação artística.
    • Uma vez que os toe picks foram concebidos para uma patinagem mais expressiva, não eram necessários nem incluídos nos patins mais antigos.
  6. Passo 6 Note que os patins com lâminas aparafusadas são do século XX.
    Note que os patins com lâminas aparafusadas são do século XX. Se os seus patins se assemelham mais ou menos a um patins de hóquei ou patins artísticos modernos, note que o calçado foi provavelmente fabricado no século passado. Vire o patim para olhar a parte de baixo da bota e veja se há parafusos conectando a lâmina ao resto do calçado. Se for o caso, você pode datar sua bota em algum ponto do século XX.

Examinar diferentes estilos de patins

  1. Passo 1 Note que os patins de corrida antigos foram feitos depois de meados de 1800.
    Note que os patins de corrida antigos foram feitos depois de meados de 1800. Verifique a parte inferior do seu patim para ver se a lâmina é reta, uniforme e muito mais longa do que a base do próprio patim. Se for esse o caso, pode assumir com segurança que tem um patim de corrida em vez de um patim tradicional de figura ou de hóquei. Uma vez que estes patins não foram modernizados até meados de 1800, pode assumir que os seus patins foram fabricados algum tempo depois.
  2. Passo 2 Datar os patins de hóquei em 1866 ou antes.
    Data dos patins de hóquei de 1866 ou mais cedo. Verifique a base dos seus patins de hóquei para examinar a lâmina. Veja se a lâmina tem uma curva acentuada, ou se a lâmina é reta e uniforme ao longo da base do patim. Se a lâmina for curva ao longo da metade frontal, seu patim provavelmente foi projetado para hóquei.
    • Os patins de hóquei originais eram compostos por uma bota curta. Só na década de 1890 é que foram adicionadas correias de suporte aos patins.
  3. Passo 3 Associar os patins com grampos metálicos ao final do século XIX.
    Associar os patins de grampo metálico ao final do século XIX. Apalpe a base da sua bota de patinagem para ver de que é feita. Se as solas e os aros do patim não tiverem alças e forem feitos inteiramente de metal, pode assumir que são patins de grampo. Muitos desses patins foram criados entre as décadas de 1870 e 1890, portanto, é possível datá-los dessa época específica.
    • Tal como o apelido sugere, estes patins tinham acessórios de fixação que os ligavam à bota do patinador.
  4. Passo 4 Note que os patins com correia foram fabricados no início do século XX ou antes.
    Note que os patins com correia foram feitos no início do século XX ou antes. Examine a base do patim para ver se ele usa tiras de couro, fivelas ou parafusos para se conectar com a bota do patinador. Se você vir esses mecanismos, pode assumir com segurança que o seu skate foi feito no final do século XIX ou início do século XX, ou possivelmente antes disso. Se o seu skate usa atacadores de couro em vez de correias ou parafusos, pode datar de 1200 a 1700.
    • Os atacadores de couro estão associados a patins muito antigos, enquanto as fivelas, correias e parafusos são inovações mais modernas.
  5. Etapa 5 Verifique se há algum sinal de marca ou etiqueta na parte metálica.
    Verifique se há algum sinal de marca ou etiqueta nos metais. Se suspeitar que as suas botas foram fabricadas no século XX, verifique ao longo da lâmina para ver se existe um logótipo gravado no patim. Se encontrar algum logótipo ou caraterística distintiva no patim, pesquise-o na Internet para ver se a empresa ainda existe e quando funcionou especificamente.
    • Por exemplo, se o seu skate tiver o logótipo 'Harlick', pode assumir que foi fabricado algures depois de 1935.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas