Como fazer a curva de uma bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Chutar uma bola de futebol nem sempre é tão simples como se pensa. Pode acrescentar um elemento de surpresa aos seus pontapés, fazendo com que a bola se curve em pleno voo. Ao pontapear a bola com quantidades variáveis de rotação, é possível obter uma curva dramática na trajetória do pontapé. Experimente com diferentes forças de chute combinadas com a quantidade certa de giro, e você será capaz de pegar seus adversários desprevenidos curvando a bola em torno deles.

Passos

Girando a bola

  1. Passo 1 Alinhe seu chute.
    Alinhe o seu pontapé. Aproxime-se da bola em um ângulo de 90 graus. Colocará o seu pé não chutador a cerca de 12-16 polegadas de distância da bola.
    • Coloque-se ligeiramente fora do centro do local onde estaria se quisesse chutar a bola a direito.
    • Um pontapeador com pé direito deve aproximar-se da bola da esquerda para a direita e um pontapeador com pé esquerdo da direita para a esquerda.
    • Comece a sua aproximação 7-10 pés atrás com espaço suficiente para 3 passos antes de chutar.
  2. Passo 2 Bata na bola fora do centro com a parte interior do pé.
    Bata a bola fora do centro com a parte interior do pé. Para fazer a bola curvar, é necessário fazer a bola rodar durante o voo. A rotação da bola é conseguida aplicando mais força num lado do que no outro.
  3. Passo 3 Apontar o pontapé para a parte inferior e exterior da bola.
    Aponta o teu pontapé para a parte inferior e exterior da bola. Para fazer a bola curvar para a esquerda, é necessário pontapeá-la do lado direito para aplicar uma rotação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Chutar a bola do lado esquerdo fá-la-á rodar no sentido dos ponteiros do relógio e curvar para a direita.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Walter Merino

    Treinador de futebol
    Walter Merino é um treinador de futebol juvenil e cofundador do Ole Soccer Club, sediado na área de Los Angeles, Califórnia. Treinou jovens desde os quatro anos de idade até aos níveis secundário e universitário. Walter jogou futebol universitário no Cal Poly Pomona e no Los Angeles Mission College. Os seus feitos incluem treinar o Olé Soccer Club para ganhar o título da Cal South State Cup Governors Boys 2007 Division de 2017.
    Walter Merino Treinador de Futebol

    Não te esqueças de seguir o pontapé até ao fim. Se estiveres a tentar trabalhar os cruzamentos ou as curvas, pratica os passes com a parte interior do pé. Também tens de curvar as pernas, por isso, ao bateres na bola, segue-a e balança as pernas em forma de J. Quanto mais praticar isso, melhor será capaz de manipular a bola para que se curve de determinadas formas.

  4. Passo 4 Chute a bola com diferentes quantidades de força.
    Chute a bola com diferentes quantidades de força. A quantidade de rotação da bola varia consoante a força com que chuta e o local onde bate na bola.
    • Pratique diferentes forças de remate para ver qual lhe dá mais rotação.
    • Bata na bola em diferentes posições para variar a quantidade de rotação que dá à bola.

Praticar o pontapé de saída

  1. Passo 1 Definir um alvo para fazer a curva da bola.
    Definir um alvo para fazer a curva da bola. Coloque um cone a 20-30 pés à frente do local onde a bola é colocada. Utilize-o como guia para praticar a curva da bola à volta do cone.
    • Coloque o cone diretamente à frente do seu percurso de remate.
    • Aponte a bola para o lado do cone.
    • Tente fazer com que a bola se curve à volta do cone depois de o ultrapassar.
  2. Passo 2 Chutar a bola para baixo e para um lado.
    Chute a bola para baixo e para um dos lados. Ao bater na bola, procure um ponto próximo do fundo da bola para a levantar. Dependendo do lado da bola que chutar, obterá diferentes direcções de rotação e, consequentemente, diferentes direcções de curva.
    • A rotação no sentido dos ponteiros do relógio, de um pontapé para o lado esquerdo da bola, criará uma curva para a direita.
    • A rotação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, de um pontapé para o lado direito da bola, irá curvar a bola para a esquerda.
  3. Etapa 3: Rodar a perna como pontapé.
    Balance a perna à volta do pontapé. Ao mover a perna para a frente e bater na bola, adicione uma rotação extra empurrando a bola com o pé.
    • Enquanto o pé está em contacto com a bola, passe a perna ao longo do corpo para dar mais rotação à bola.
  4. Passo 4 Tentar pontapés de várias posições no terreno.
    Tente rematar de várias posições no campo. Há muitas ocasiões em que curvar uma bola de futebol pode ser útil durante um jogo. Tente chutar a bola com rotação a partir de várias posições no campo para praticar para o jogo:
    • Pontapés de canto
    • Pontapés livres
    • Pontapés de penalti

Apontar o remate

  1. Passo 1 Decida o que está a tentar contornar com a bola.
    Decida o que está a tentar fazer com a bola. A quantidade de rotação que coloca na bola depende da curva que pretende que o remate faça.
    • Fazer uma curva à volta de uma parede de defesas requer muita rotação.
    • Curvar a bola para enganar o guarda-redes num pontapé livre pode exigir menos rotação.
    • Para marcar um golo no seu próprio pontapé de canto é necessária uma grande curva.
  2. Passo 2 Rodar a bola na direção em que pretende que ela se curve.
    Gire a bola na direção em que pretende que ela se curve. O efeito Magnus faz com que a bola se curve ou se dobre na direção em que está a rodar. Se quiser que a bola se curve para a direita, ela deve girar para a direita.
  3. Passo 3 Chute a sua tacada para o lado, longe de onde quer que ela se curve.
    Chute a bola para o lado oposto àquele em que pretende que ela se curve. Se estiver a planear curvar a bola para a esquerda, chute a bola um pouco para a esquerda do seu alvo para ter em conta a curva. Inversamente, se planear curvar a bola para a direita, deve apontar para a esquerda do seu alvo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Tentei curvar a bola mas não resultou. O que é que posso fazer?
    Se tentou curvar a bola e ela estava demasiado baixa, coloque o pé mais por baixo dela. Se a bola não se enrolou, tente bater-lhe mais perto dos bordos. Continua a praticar, vais conseguir.
  • Questão
    As crianças podem curvar a bola?
    Sim, as crianças conseguem fazer curvas com a bola de futebol, mas é preciso muita prática. Além disso, se estiverem na posição de avançados, o treinador deve ensiná-los a fazer a curva da bola durante os pontapés de canto.
  • Questão
    Tenho de bater com o meio do pé? Isso é demasiado difícil para mim.
    Não, pode bater a bola com a parte superior do pé, junto aos atacadores. A parte lateral do pé é sobretudo utilizada para passar a bola.

Dicas

  • Pratica antes do jogo para evitares pontapear acidentalmente a bola para longe.
  • Experimente diferentes quantidades de elevação na bola para alterar a quantidade de curva.
  • Chutes menos potentes podem resultar em mais giro e curva do que um chute direto e rápido.