Como fazer a curva de uma bola de boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

Já domina a tacada a direito e agora está na altura de se parecer com os profissionais. Aprender a lançar uma bola de boliche curva leva muito tempo e prática, mas o esforço compensa com a confiança recém-descoberta que você terá depois de dominar essa habilidade e melhorar sua pontuação no boliche.

Passos

Dominando a Técnica

  1. 1Comece com a postura e o grip corretos. Você quer estar a vários centímetros da linha de falta e, de preferência, a pelo menos quatro passos de distância do seu lançamento. Algumas pessoas demoram mais tempo e isso é ótimo - mas pelo menos quatro passos é o ideal. Alinhe os seus pés com a seta na pista para a qual está a apontar (o que dependerá do tamanho da sua curva).
    • Se você tem sua própria bola, provavelmente sabe como segurá-la. No entanto, se estiver a trabalhar com uma bola da casa, poderá ter de ajustar o seu estilo. As bolas da casa geralmente têm pegas de junta - quer que os seus dedos (e especialmente o polegar) saiam rapidamente, por isso não os enfie lá dentro. Segure a bola de forma que ela fique alinhada com o seu pulso. A posição das mãos é abordada mais tarde neste artigo; é mais importante durante o swing do que antes.
  2. 2Foque-se sempre na seta da pista que quer acertar. Nunca se concentre no pino para o qual está a apontar. É muito mais fácil acertar numa marca que está a três metros à sua frente do que numa que está a cinquenta. A seta que pretende acertar varia consoante as condições da pista (molhada ou seca). Para mudar a pontaria, é mais fácil mudar a sua posição no início do que mudar a seta. Se estiver a falhar para a esquerda, desloque o seu ponto de partida para a esquerda e vice-versa. Parece contra-intuitivo, mas se se deslocar para a esquerda e acertar na mesma seta, a bola irá mais para a direita no início, antes de se desviar para a esquerda. Existem pontos no chão para o ajudar a ajustar-se. Mover os pés sobre apenas uma tábua pode ser a diferença entre um strike e o temido split 7-10.
  3. 3Comece a sua aproximação como se fosse uma tacada direta. A sua aproximação é igual a qualquer tacada normal - a mudança está no seu follow-through, e principalmente na sua mão. Traga a bola de volta para a posição de balanço, mantendo a palma da mão atrás da bola, tal como faz normalmente.
    • Certifique-se de que mantém o pulso forte. Se carregar demasiado peso no pulso ou o torcer para trás e para a frente, pode magoar-se - ou, no mínimo, desgastar-se antes de terminar os seus frames.
  4. 4Liberte a bola na parte inferior do seu swing, puxando o polegar para fora antes dos dedos. A ideia por detrás do gancho é que, no final, os seus dedos são a única coisa que contém a bola e rodam-na à medida que esta se solta - daí a necessidade de o polegar sair do caminho. Aqui estão algumas opções de posição da mão:
    • A maneira padrão de enganchar a bola é colocar os dois dedos e o polegar nos três buracos normalmente. Por outras palavras, não muda nada.
    • Algumas pessoas optam por não colocar o polegar na bola e, em vez disso, fazem uma espécie de concha na palma da mão e/ou no pulso enquanto balançam a bola para trás e a libertam no follow-through. E ainda há quem opte por colocar apenas um dedo (o indicador) na ranhura e bater com a palma da mão na bola, rodando no mesmo movimento no lançamento. No entanto, corre o risco de a bola rodar no seu punho, o que pode provocar entorses nos pulsos e nos dedos.
  5. 5Rode os dedos para cima ao longo da parte exterior da bola quando a larga, direccionando a rotação da bola com os dedos. Continue a mover a mão para cima no seu swing para direcionar a bola para a pista, terminando numa posição de aperto de mão. Idealmente, deve passar de uma posição de 4 horas para uma posição de 7 horas.
    • A bola deve estar totalmente fora das suas mãos na posição das 7 horas, e o seu braço deve seguir até à posição das 12 horas com a mão junto à orelha, enquanto os seus olhos estão fixos na seta que está a tentar acertar.
    • Esforce-se por não desacelerar inconscientemente o seu swing num esforço para se concentrar e acertar no gancho; a mesma potência continua a ser necessária. Ou, se o fizer, tenha em conta o diferencial; quando retomar o seu lançamento normal, o gancho pode ser muito diferente.
  6. 6Aprenda a controlar o grau da sua curva, variando a posição da bola e o tempo de lançamento. Para aumentar o grau da curva, solte os dedos da bola mais rapidamente. O seu movimento anti-horário também pode ser mais (ou menos) drástico.
    • Com um pouco de prática, saberá se lançou uma boa bola ou não pela proximidade da seta.
    • Se não estiver a conseguir, isole as variáveis e experimente cada uma delas isoladamente. Tente começar de um ponto de partida diferente. Tente mudar o seu trabalho de pés. Experimente com bolas diferentes. É possível que o posicionamento do seu pulso e da sua mão esteja bem e que haja outro elemento que o esteja a confundir.

Praticar o gancho

  1. 1Use uma bola de ténis para praticar. Uma ótima maneira de praticar sua tacada de gancho sem ter que fazer uma viagem embaraçosa para a pista de boliche é praticar com uma bola de tênis. Ela irá em linha reta quando a atirar, mas quando atingir o ressalto, irá desviar-se para o lado - se estiver a fazer bem, claro!
    • Outra opção é uma bola de bilhar, mas o potencial de dano dos objectos próximos é um pouco mais substancial!
  2. 2Utilize uma bola de bowling que seja alguns quilos mais leve do que a bola que utilizaria normalmente enquanto está a aprender. Uma bola mais leve permite-lhe concentrar-se na aprendizagem da nova técnica de lançamento. Apesar de querer definitivamente chegar à sua bola normal mais cedo ou mais tarde, a bola mais leve pode ajudá-lo a concentrar-se no que as suas mãos devem fazer. Mas não se habitue demasiado a ela!
  3. 3Pense nisso como se estivesse a jogar uma bola de futebol em espiral, mas de cabeça para baixo. Se já tens experiência em jogar uma bola de futebol em espiral, o princípio geral é o mesmo. Só que com a mão de baixo! Os seus dedos movem-se ao longo do lado da bola da mesma forma. Pense em lançar uma bola de futebol com a outra mão, tentando manter a mesma rotação. A bola começa em forma de concha na sua mão e o último ponto de contacto é com as pontas dos seus dedos enquanto gira.

Escolher a bola correcta

  1. 1Se estiver a usar uma bola da casa, saiba que pode ser muito difícil. Essas bolas na pista de bowling destinam-se a tacadas a direito; enganchá-las pode exigir uma metodologia diferente e mais escandalosa para obter o mesmo efeito de gancho natural. Por isso, se não tiver a sua, não se preocupe! Pode ser o seu equipamento.
    • A regra geral é escolher uma bola que corresponda a 10% do seu peso corporal. Se pesa 160 quilos, escolha uma bola de 16 quilos. Isto é, se tiver uma saúde normal e não tiver nenhuma razão para que uma bola mais leve seja mais adequada para a sua pista (de bowling).
  2. 2Obter uma bola com uma pega na ponta dos dedos. Certas bolas (a maioria das bolas de casa) vêm com um punho de articulação, em que os orifícios vão até à segunda articulação. Mas um aperto com a ponta do dedo é muito mais propício para lançar uma bola com gancho - uma vez que o polegar e os dedos têm de sair, as acções são muito mais rápidas e suaves.
  3. Compre sua própria bola com um revestimento de uretano ou resina. Um revestimento de uretano na sua bola de bowling tornará a sua tacada de gancho muito mais fácil; não absorve o óleo da pista e proporciona muito mais fricção do que a sua bola de plástico normal (a bola da casa). Essas duas coisas combinadas preparam o gancho para o sucesso.
    • Um revestimento de resina pode realmente penetrar no óleo da pista, aumentando as hipóteses de acertar exatamente no local pretendido. Mas são um investimento considerável e apenas para os jogadores de bowling mais sérios.
  4. 4Se estiver a pensar em comprar a sua própria bola, pergunte sobre as classificações RG e o covertock. Uma bola com um diferencial elevado de classificação RG irá criar um gancho muito afiado. No entanto, pode ter uma bola com um diferencial baixo, desde que tenha um revestimento de acabamento mate para combater o óleo da pista. Se estiver a lidar com uma pista seca (ou seja, na sua pista doméstica), considere um revestimento rígido ou perolado.
    • São tantas as opções! Em caso de dúvida, explique a sua situação ao assistente. Desde que lhe dê todas as suas variáveis e o que gostaria de fazer, ele pode encontrar a bola perfeita para si.
    • Não escolham uma bola perfurada para os vossos dedos e com o vosso ponto de eixo até terem o vosso gancho bem definido. À medida que se vai aperfeiçoando, o gancho vai mudando. Por isso, espera! Queres uma bola que seja só tua quando estiveres no teu auge.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPor que é que a bola está a rodar daquela maneira no ponto 4? A animação entre o 4 e o 5 está incorrecta. A seta mostra um eixo de rotação incorreto. O tipo no vídeo abaixo explica-o corretamente, mas a seta na animação entre 4 e 5 está a ir na direção errada. A bola deve rodar no sentido dos ponteiros do relógio à medida que desce a pista, na perspetiva do jogador, pelo que a seta deve estar a apontar para cima. Se a bola rodasse da forma que a animação mostra, estaria a rodar num eixo perpendicular ao chão, o que não é o caso. As imagens mostradas estão a inverter a imagem (do lado direito do corpo para o lado esquerdo do corpo) para que se possa ver a colocação da mão e o lançamento. Tem razão, está incorrecta, mas as outras são consistentes.
  • PerguntaQue equipamento devo utilizar para desenvolver um gancho de bola? É uma questão de sair e lançar, mas uma bola fantástica para começar é uma Brunswick T-Zone (a minha primeira) ou uma DV8 Misfit (a primeira de dois amigos meus). Elas darão alguma reação, mas apenas se lhes dermos algumas rotações em pistas com óleo leve ou médio.

Vídeo

Dicas

  • As condições da pista podem afetar o resultado da sua curva - normalmente obtém-se menos curva em pistas altamente condicionadas. Algumas pistas de bowling usam mais condicionador (algum tipo de lubrificante) e óleo (limpam e lubrificam) as suas pistas com mais frequência do que outras. Pode até haver condições de pista significativamente diferentes na mesma pista, uma vez que as máquinas de manutenção são computorizadas para aplicar diferentes padrões na pista com o spray lubrificante. Alguns lançamentos de treino na sua pista devem indicar como deve fazer a curva da sua bola.
  • Depois de aprender a lançar uma bola curva com uma bola de peso mais leve, aplique sua técnica à sua bola de boliche normal e personalizada para obter melhores resultados.
  • Considere usar um suporte para o pulso. Ele manterá seu pulso forte e alinhado para a tacada perfeita.

Avisos

  • Não tente virar ou curvar a bola usando o pulso - ele deve permanecer reto e sólido durante o swing e o lançamento.

Coisas que você vai precisar

  • Bola de boliche
  • Pista de bowling
  • Bola de ténis (opcional, para praticar)
  • Apoio para o pulso (opcional)