Como curar o chute no dedo do pé no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O pontapé de dedo do pé é um problema comum para jogadores de futebol novos ou jovens, cujo instinto natural é chutar a bola de futebol com a maior força possível com os dedos dos pés. No entanto, esta não é a técnica correcta para chutar a bola de futebol e pode mesmo provocar lesões dolorosas. Para curar o pontapé de dedo do pé, é necessário praticar primeiro o pontapé angular para aprender a bater na bola com a parte interior do pé. Depois de ter aprendido o chute em ângulo, então você pode passar a aprender a chutar a bola diretamente com os cadarços, em vez dos dedos dos pés.

Passos

Praticando o chute em ângulo

  1. Passo 1 Coloque-se cerca de 1,8 m em frente a uma parede.
    Coloque-se cerca de 1,8 m à frente de uma parede. Praticar o pontapé angular contra uma parede irá forçá-lo a pontapear mais suavemente e a concentrar-se na forma. Continue a praticar contra uma parede para aprender o pontapé angular através da memória muscular.
    • Quando se aprende a jogar futebol pela primeira vez, o instinto natural é chutar a bola com a maior força possível, o que leva a que se chute com os dedos dos pés em vez de com a parte interior do pé ou com os atacadores. O pontapé de ângulo é a primeira técnica a praticar para curar o pontapé de dedo do pé.
  2. Passo 2 Colocar uma bola de futebol ao lado do pé de remate ou ligeiramente atrás dele.
    Colocar uma bola de futebol ao lado do pé de remate ou ligeiramente atrás dele. Coloque a bola de futebol ao seu lado no chão ou coloque-se ligeiramente à frente dela para chutar a bola no movimento descendente. Isto ajuda a evitar bater na bola com os dedos dos pés.
    • Muitos jogadores principiantes colocam os pés muito atrás da bola antes de a chutarem, o que leva a que chutem a bola no movimento ascendente com os dedos dos pés em vez de com a parte interior do pé ou com os atacadores.
  3. Passo 3 Passe a perna por trás do tronco e dobre o joelho numa posição em V.
    Balance a perna atrás do tronco e dobre o joelho em V. Passe toda a perna para trás do tronco a partir da anca para a carregar para o pontapé. Dobre a perna na altura do joelho numa posição em V para encurtar a perna.
    • Para remates potentes, a sola do pé quase alcançará o traseiro quando o balançar para trás.
  4. Passo 4 Balance a perna para a frente e para trás para bater a bola com a parte interior do pé.
    Balance a perna para a frente e para trás para atingir a bola com a parte interior do pé. Mantenha o joelho dobrado na posição V e aponte o dedo do pé para baixo e para fora num ângulo de cerca de 4 horas. Balance a perna ligeiramente para fora e para a frente do corpo, de modo a que a parte interior do pé fique virada para a bola.
    • É aqui que o pontapé angular recebe o seu nome, uma vez que está a pontapear a bola com a perna e o pé num ligeiro ângulo. Se estiver a fazer isto durante um jogo, também estará a aproximar-se da bola a partir de um ângulo.

    Sugestão: Pratique este movimento em câmara lenta antes de pontapear a bola para treinar a forma.

  5. Passo 5 Bata na bola com o osso no interior do pé, mesmo acima do dedo grande do pé.
    Bata a bola no osso que se encontra no interior do pé, mesmo por cima do dedo grande. Este é o chamado primeiro metatarso e é o maior osso do pé. Mantenha o tornozelo bloqueado enquanto se liga à bola e concentre-se em bater apenas com este osso na parte interior do pé para criar o maior impacto.
    • Se for um chutador de pé direito, a área de impacto será ligeiramente à esquerda do centro da parte interna do pé.

Aprender o pontapé direto

  1. Passo 1 Coloque-se 3 passos atrás de uma bola de futebol no chão.
    Coloque-se 3 passos atrás de uma bola de futebol no chão. Coloque uma bola no chão e dê 3 passos para trás. Mantenha-se na vertical com os dedos dos pés virados para a frente.
    • Ao contrário do pontapé de ângulo, vai chutar a bola a direito, mas sem utilizar os dedos dos pés para o fazer.

    Dica: Pode praticar o pontapé a direito a cerca de 3 metros de distância da baliza.

  2. Passo 2 Dê 3 passos em direção à bola e coloque o pé que não está a chutar.
    Dê 3 passos em direção à bola e coloque o pé que não chuta. Dê o primeiro passo com o pé que não remata para colocar esse pé no último passo. Pratique em câmara lenta para obter o ritmo e a colocação correcta do pé.
    • Por exemplo, se estiver a pontapear com o pé direito, dê o primeiro passo em direção à bola com o pé esquerdo. Desta forma, o último passo será dado com o pé esquerdo e o pé direito será plantado para poder chutar com o pé direito.
  3. Passo 3 Passe a perna que dá o pontapé para trás e dobre o joelho em forma de V.
    Passe a perna que dá o pontapé de saída para trás e dobre o joelho em forma de V. Balance a perna que dá o pontapé de saída para trás na anca. Dobre o joelho para encurtar a perna e mantenha os dedos dos pés apontados para o chão.
    • Certifique-se de que mantém o pé que não está a chutar firmemente plantado.
  4. Passo 4 Chute em direção à bola com os dedos dos pés apontados para o chão.
    Chute em direção à bola com os dedos dos pés apontados para o chão. Balance a perna direita para a frente na anca e mantenha o joelho dobrado em forma de V. Mantenha os dedos dos pés apontados para o chão, não para a bola.
    • Olhe para a bola enquanto chuta na sua direção. Não levante a cabeça até depois de a chutar.
  5. Passo 5 Bata na bola com todos os atacadores.
    Bata na bola com todos os atacadores. Faça contacto com toda a parte superior do pé onde estão os atacadores. Os dedos dos pés devem estar por baixo da bola quando fizer contacto com ela.
    • Mantenha o pé direito e siga com a perna mesmo depois de fazer contacto com a bola. Imagine que está a pontapear através da bola em vez de a pontapear para a bola.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Porque é que NÃO devo usar o dedo do pé para dar um pontapé?
    Um pontapé com o dedo do pé pode lesionar gravemente o dedo do pé, além de dificultar o controlo da bola. Se precisas de força, tenta usar os atacadores.
  • Questão
    Posso bater ou rematar a bola com o dedo do pé?
    Podes, mas quem joga futebol não o recomenda, devido à possibilidade de partires os dedos dos pés. Muitos jogadores da liga principal de futebol já passaram por isso, e é muito doloroso.
  • Questão
    Como é que se dá um pontapé na bola com os pés descalços?
    Tens de acertar na bola um pouco abaixo do centro, mesmo acima do osso que faz uma protuberância no teu pé. Assim que acertar a bola, é preciso parar o balanço da perna para que ela siga o mínimo possível.

Dicas