Como condicionar os nós dos dedos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os nós dos dedos resistentes tornam os murros que dá mais fortes e evitam que os nós dos dedos se lesionem durante o treino. A pressão exercida sobre os nós dos dedos permite-lhes adaptarem-se e tornarem-se mais fortes ao longo do tempo. Realize estes exercícios de condicionamento dos nós dos dedos 1 a 2 vezes por semana como parte do seu treino normal e complete vários métodos para obter os melhores resultados. Faça uma pausa de 1 a 2 semanas se sentir dor por mais de 2 dias, se suas mãos estiverem visivelmente machucadas ou se a pele de suas mãos tiver feridas abertas.

Passos

Perfurar o arroz

  1. Passo 1 Encha um balde com arroz cru.
    Encha um balde com arroz cru. O balde deve ser mais largo do que o seu punho e profundo o suficiente para conter pelo menos cinco centímetros de arroz.
  2. Passo 2 Agarrar o arroz com as mãos e torcer os nós dos dedos contra ele.
    Agarrar o arroz com as mãos e torcer os nós dos dedos. Use muita força ao agarrar punhados de arroz e, em seguida, solte o arroz de volta para o balde. Além disso, empurre os nós dos dedos contra o arroz e torça a mão para aumentar a pressão.
  3. Etapa 3: Perfurar os nós dos dedos no arroz.
    Perfure os nós dos dedos no arroz. Pare quando sentir dor ou se a sua pele se romper. Faça este exercício durante alguns minutos, como parte do seu regime de treino habitual, e utilize outros métodos de condicionamento dos nós dos dedos, para além de esmurrar o arroz, para obter melhores resultados.
    • Alguns praticantes de artes marciais substituem o arroz por um material mais duro e grosseiro, mas atualmente isso não é considerado seguro.
    • Utilize arroz, a menos que esteja a treinar sob a supervisão de um treinador profissional que recomende outros materiais.
  4. Etapa 4: Introduzir os polegares profundamente no arroz.
    Enfie os polegares profundamente no arroz. Repita isto para cada dedo. Lembre-se, quanto mais contacto as suas mãos fizerem com o arroz e quanto mais pressão exercer sobre as suas mãos, melhores serão os seus resultados. Faça uma pausa se sentir uma dor excruciante ou se começar a sangrar.
  5. Passo 5 Aperte o arroz com a maior força possível e depois solte-o.
    Aperte o arroz com toda a força possível e depois solte-o. Agarre em punhados de arroz e aperte. Isto irá fortalecer não só os nós dos dedos, mas toda a sua mão. Repita os exercícios com arroz como parte do seu treino regular.

Realização de exercícios de fortalecimento das mãos

  1. Passo 1 Alongar as mãos.
    Alongue as mãos. Estenda as mãos com as palmas viradas para si. Dobre individualmente as pontas dos dedos na direção da palma da mão e mantenha a posição durante 30 a 60 segundos. Dobre cada dedo.
  2. Passo 2 Inclua uma pinça de mão no seu regime de exercício habitual.
    Inclua uma pinça de mão no seu regime de exercício habitual. A força geral das mãos tornará os seus nós dos dedos mais fortes também. Compre uma pinça de mão, se ainda não tiver uma, e coloque-a na sua mão. Flexione os dedos para dentro (em direção à palma da mão) e aperte as duas pegas até se tocarem.
    • Repita este exercício cinco vezes em cada mão.
    • Existem muitas formas e modelos de pinças de mão. Experimente vários tipos para desafiar as suas mãos.
  3. Passo 3 Segure uma barra firmemente durante 90 segundos.
    Segure uma barra com firmeza durante 90 segundos. Retire uma barra do suporte e enrole uma pequena toalha à volta da mesma para evitar que fique suada e escorregue das suas mãos. Agarre-a firmemente com as duas mãos e segure-a durante 90 segundos, depois solte-a. Repita este exercício três vezes.
  4. Passo 4 Aperte uma bola de borracha continuamente durante 90 segundos.
    Aperte uma bola de borracha continuamente durante 90 segundos. Também pode utilizar uma bola de ténis. Aperte a bola com força na sua mão durante 90 segundos e depois solte-a. Repita este exercício três vezes por mão. Repita este exercício três vezes por mão.
  5. Passo 5 Rasgue um jornal.
    Rasgue um jornal. Coloque dois pedaços de jornal um em cima do outro e depois dobre-os ao meio. Rasgue o jornal com as duas mãos até o papel ficar em pedaços minúsculos e repita este exercício até ter rasgado todo o jornal.
  6. Passo 6 Utilize uma banda de resistência para fortalecer as mãos.
    Utilize uma banda de resistência para fortalecer as mãos. Segure uma banda de resistência com uma mão, com os dedos e a palma virados para cima. A outra extremidade da banda de resistência vai passar por baixo dos seus pés. Deve estar de pé com o cotovelo ao lado do corpo e dobrado a 90 graus. Utilize a outra mão para agarrar logo abaixo do pulso enquanto enrola o pulso e os dedos contra a banda de resistência.
    • Faça 3 séries de 10 repetições.
    • Faça isto com ambas as mãos.
    • Este exercício também fortalecerá os pulsos.

Utilizar um saco de boxe

  1. Passo 1 Envolver as mãos...
    Envolver as mãos. Utilize braçadeiras de pulso de algodão resistente para envolver as mãos e evitar lesões. As faixas vêm com um laço que é colocado à volta do polegar. Prenda este laço à volta do polegar e, em seguida, comece a enrolar o pano à volta do pulso. Continue a enrolar, movendo o pano para cima até que toda a sua mão e dedos estejam cobertos com 2-3 camadas de pano seguro. Depois, termine com um último enrolamento à volta do pulso.
    • Prenda a faixa com velcro ou enfiando a extremidade da faixa por baixo do tecido do pulso.
    • Envolva ambas as mãos.
    • Nunca use um saco de boxe sem antes envolver as mãos, mesmo que queira condicionar os nós dos dedos.
  2. Etapa 2: Perfurar o saco sem luvas.
    Dê murros no saco sem luvas. Isto aumenta a pressão sobre os ossos da mão e permite que os nós dos dedos fiquem mais fortes. Lembre-se de começar com apenas alguns minutos de socos por dia e depois aumente o tempo de socos no saco em alguns minutos por semana.
    • Se normalmente usa luvas quando está a trabalhar com o saco, tire-as durante parte do treino para condicionar os nós dos dedos.
  3. Passo 3 Repita como parte do seu treino normal para ver resultados.
    Repita como parte do seu treino normal para ver os resultados. Faça uma pausa nos nós dos dedos se estes estiverem doridos e não dê murros no saco sem luvas até os nós dos dedos deixarem de estar doridos ao toque, o que pode demorar até 2 semanas.

Fazer flexões com os nós dos dedos

  1. Passo 1 Coloque-se numa...
    Coloque-se numa posição normal de flexão. Certifique-se de que as suas costas estão direitas e que os seus pés estão afastados à altura dos ombros. Faça as flexões dos nós dos dedos numa superfície macia, como uma carpete, um tapete de treino ou mesmo relva. Com o tempo, quando estas superfícies forem confortáveis e deixarem de ser desafiantes, pode fazer flexões com os nós dos dedos num chão duro ou em betão.
  2. Passo 2 Coloque o seu peso nos dois primeiros nós dos dedos de cada mão.
    Coloque o seu peso nos dois primeiros nós dos dedos de cada mão. Ainda na posição de flexão, feche um punho com cada mão, uma de cada vez, colocando cada punho no chão. Utilizará os punhos para segurar o corpo em vez das palmas das mãos. Concentre-se em colocar o peso do seu corpo principalmente nos dois primeiros nós dos dedos.
    • Também pode fazer flexões com as pontas dos dedos se as flexões com os nós dos dedos forem fáceis para si.
    • Se conseguir fazer tanto flexões com os nós dos dedos como com as pontas dos dedos, alterne entre as duas.
  3. Passo 3 Faça a flexão baixando o corpo e depois empurrando-o de volta para cima.
    Faça a flexão baixando o corpo e depois empurrando-o de novo para cima. Baixe o corpo até quase tocar no chão e empurre-o de volta para cima, usando os nós dos dedos para manter o peso durante todo o tempo. Isto pode doer no início e irritar os nós dos dedos, por isso faça apenas 80% das flexões que faria normalmente e faça-as numa superfície macia.
    • Por exemplo, se normalmente faz 100 flexões, faça apenas 80, e se faz 80 flexões normalmente, faça apenas 64.
    • Aumente a quantidade de flexões com os nós dos dedos a cada treino.
    • Se os nós dos dedos estiverem demasiado doridos, não faça mais flexões de nós dos dedos até sararem, até 2 semanas.
  4. Passo 4 Utilize os polegares se necessitar de estabilidade.
    Utilize os polegares se necessitar de estabilidade. Coloque os polegares no chão para ajudar a estabilizar o seu corpo se estiver a cair ou se sentir muito instável.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso tornar os meus nós dos dedos mais fortes para o boxe?
    No seu trabalho com o saco de boxe pesado, pode fazer algum tempo sem luvas de boxe. Também pode fazer flexões sobre os nós dos dedos para os condicionar.

Vídeo

Avisos

  • Se os nós dos dedos estiverem doloridos, deixe-os descansar até que não estejam mais doloridos ao toque.
  • Interrompa o condicionamento dos nós dos dedos imediatamente se houver sangramento ou dor intensa.
  • Limite o condicionamento dos nós dos dedos. Não condicione os nós dos dedos por mais de 30-45 minutos duas vezes por semana.

Dicas

  • Sempre golpeie e condicione os dois nós dos dedos externos, pois os dedos médio e indicador são apoiados pelos dois metacarpos mais fortes.
  • Não exagere nos exercícios. Pode magoar-se.

Material necessário

  • Saco de boxe
  • Balde de arroz
  • Envoltórios para as mãos
  • Cronómetro ou relógio