Como completar uma corrida de 800 metros

Autor do artigo:Gabriel Silva

Este é um artigo que fornece os passos necessários para se sair bem e completar uma corrida de 800 metros em pista.

Passos

  1. Passo 1 Conheça a sua concorrência e saiba o seu ritmo.
    Conheça a sua concorrência e saiba o seu ritmo. Quando a pistola disparar, NÃO faça o sprint mais forte. Pode parecer tentador fazê-lo, especialmente se os outros à sua volta o estiverem a fazer. Mas isso fará com que se esgote rapidamente e, quando chegar aos 400 metros, estará esgotado e acabado. Não importa o quão bom ou experiente é a correr. Mantenha um ritmo natural e regular. Não se preocupe, em breve passará os outros que gastaram toda a sua energia na primeira volta. Os 800 metros rasos são uma mistura pura de resistência e velocidade. Precisa de ambas se quiser ter sucesso. Durante a primeira volta, mantenha um ritmo constante e uniforme. Não demasiado rápido, mas definitivamente não demasiado lento. Quando chegar à segunda volta, aumente o ritmo em cerca de 30%. E quando chegar aos últimos 200 metros, empurre-se para a frente e gaste toda a energia que lhe resta. Não poupe uma gota. Se não gastou toda a sua energia na primeira volta, então isto não deve ser muito difícil, e será capaz de passar pela pessoa estúpida que correu a meio do percurso.
  2. Passo 2 Manter o ritmo com uma forma relaxada.
    Mantenha o ritmo com uma forma relaxada. Depois de entrar no seu ritmo nos primeiros 200 metros, tente não abrandar, embora inevitavelmente o faça. Concentre-se ponto a ponto (cada linha de 100 metros serve, e no final da corrida, marcadores de 50 metros ou mesmo de 10 metros) para percorrer a pista.
  3. Passo 3 Preste atenção ao seu 400 split e actue em conformidade.
    Preste atenção ao seu 400 split e aja em conformidade. Quando chegar novamente à linha de partida, deve sentir-se cansado, mas relaxado. Se não conseguir acelerar após os 400 metros (não que o deva fazer), é porque foi demasiado rápido. O seu parcial de 400 não deve ser MAIS RÁPIDO do que 5 segundos em comparação com o seu segundo parcial de 400 e, idealmente, deve ser mais 1-2 para o corredor de distância e 3-4 para o corredor de 400/800. Se o parcial de 400 for lento, planeie fazer uma manobra forte a 300 para o final, de modo a maximizar a ultrapassagem nas rectas.
  4. Passo 4 Mantenha a pressão no pedal do acelerador, mas, mais uma vez, mantenha os ombros relaxados e concentre-se numa boa forma quando faltarem 300 para o final.
    Mantenha a pressão no pedal do acelerador, mas, mais uma vez, mantenha os ombros relaxados e concentre-se na boa forma quando faltarem 300 para o final. Este é o momento de se colocar na posição adequada para os últimos 150. Coloque-se numa posição em que não esteja encurralado (ou seja, ter uma pessoa diretamente no seu ombro a impedir que se mova em torno de um corredor que está a abrandar). Mais uma vez, conheça a sua corrida (devo estar perto da frente, os líderes saíram demasiado depressa, vai ser uma corrida de divisão negativa, etc.).
  5. Etapa 5 Ao fazer...
    Ao fazer a curva, vai parecer que um elefante saltou para cima dos seus ombros, à medida que o ácido lático desliga cada vez mais fibras musculares das suas pernas. Balance a pélvis para a frente, certifique-se de que os pulsos estão em posição inclinada para se tornar mais elástico e concentre-se em levar o joelho para a frente para compensar. (No sprint final, concentre-se nos braços e não nas pernas. Faça força com os braços mais depressa e as pernas seguir-se-ão. Confie nas suas pernas para saber como continuar a mover-se). Se quiser desacelerar, faça-o, mas, na maioria das vezes, a pessoa que ganha é a que abranda menos. Escolha a sua faixa de rodagem e continue a conduzir até cruzar a linha de chegada.
  6. Passo 6 Depois, certifique-se de que bebe imediatamente uma bebida desportiva e consome alguns hidratos de carbono para ajudar na recuperação adequada.
    Depois, certifique-se de que bebe imediatamente uma bebida desportiva e consome alguns hidratos de carbono para ajudar na recuperação adequada. Uma corrida ligeira também ajuda a bombear o sangue, aumentando assim a remoção do ácido lático dos músculos, especialmente se estiver a correr novamente nesse dia. A primeira hora é a mais crucial para a recuperação, tal como no caso do levantamento de pesos.

Corra mais rápido e por mais tempo com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso acalmar os meus nervos?
    Respire lenta e profundamente e imagine o sucesso. Canalize os seus nervos em adrenalina para correr mais depressa.
  • Pergunta
    O que fazer se estiver demasiado cansado para terminar a corrida?
    Continua. A motivação é fundamental, uma vez que se deixar o seu corpo parar, a corrida tornar-se-á ainda mais difícil. Uma vez que se trata de cerca de 800 metros, não é recomendável que corra o mais depressa que alguma vez correu, mas não tente manter o ritmo. Outra dica: tente abrandar a sua respiração. Se controlar a sua respiração, controla o seu ritmo cardíaco, o que será benéfico para si. Inspire profundamente pelo nariz e expire profundamente pela boca. Para ser sincero, demasiado cansado para terminar significa que desmaiou a meio da corrida.
  • Pergunta
    Quais são alguns truques para ganhar uma corrida de 1005 metros?
    Comece devagar e aumente a velocidade gradualmente. É tudo uma questão de ritmo. Além disso, certifica-te de que fazes um bom aquecimento.

Dicas

  • Se estiver a competir com tempo frio, certifique-se de que se mantém quente antes da corrida.
  • Dê o seu melhor e, acima de tudo, lembre-se de que haverá mais corridas na vida que pode ganhar, para além desta.
  • Tente acalmar os nervos. A adrenalina vai subir assim que atingir a linha de partida. Tente estar relaxado. Ouvir música pode ajudar ou atrapalhar, dependendo da pessoa.

Avisos

  • Não tome banho quente logo após a corrida.
  • Certifique-se de que tem um treino adequado antes de tentar um esforço total. *Isso garantirá que você possa terminar a corrida com sucesso.