Como escalar o Monte Everest

Autor do artigo:Gabriel Silva

Apesar de o Monte Everest ser a montanha mais alta e mais elevada do Himalaia, é relativamente fácil de escalarse você tomar a rota correta. Mesmo seguindo a rota mais fácil pela borda sudeste, você enfrentará perigos como ventos uivantes e altitudes extremas. Antes de escalar a montanha, é uma boa ideia melhorar seu condicionamento físico e ter uma atitude entusiasmada em relação à ideia. A rota sudeste foi encontrada e usada pela primeira vez pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953.

Etapas

Preparação

  1. Etapa 1 Fique seriamente em forma....1Fique seriamente em forma. O Everest desafia até mesmo as pessoas mais aptas. Não apenas sua força física será desafiada, mas também sua força mental. Concentre-se em exercícios que melhorem a parte cardiovascular e a força. Pratique subir lances de escada com pesos. Tente escalar outras montanhas primeiro. À medida que melhorar seu condicionamento físico, aumente a duração e a intensidade do treino.
    • Seis meses antes: Comece a entrar em uma rotina de exercícios quatro vezes por semana. Seus exercícios devem ser agradáveis, como corrida ou andar de bicicleta. Comece a praticar exercícios musculares de média intensidade exercícios musculares como flexões, flexões e abdominais.
    • Cinco meses antes: Aumente a duração e a intensidade de seus exercícios. Talvez você queira aumentar seus treinos para 6 dias por semana. Aumente as repetições dos exercícios musculares. Introduza o elemento elemento de escalada em seus exercícios, como caminhar por colinas íngremes carregando uma mochila pesada.
    • Quatro meses antes: Aumente sua resistência aeróbica. Agora você deve praticar exercícios aeróbicos de 45 minutos de alta intensidade seis dias por semana. Continue os exercícios de escalada e só aumente o peso da mochila se tiver certeza de que está pronto, caso contrário, poderá danificar os joelhos.
    • Três meses antes: A essa altura, você deve estar física e mentalmente condicionado. Tome regularmente comprimidos multivitamínicos e pequenas quantidades de suplementos de ferro. O ferro ajuda as células sanguíneas a transportar oxigênio, mas o excesso não é saudável. Mantenha uma dieta saudável e aumente seus exercícios aeróbicos para uma hora. Continue praticando escaladas, mas torne-as mais difíceis, como correr em colinas íngremes. Tente conseguir uma oportunidade de acampar para aprimorar suas habilidades.
    • Dois meses antes: Mantenha suas rotinas. Aumente a duração dos exercícios aeróbicos. Melhore sua resistência. Em vez de se concentrar no peso que consegue levantar, diminua o peso e veja quantas repetições consegue fazer em um minuto. Saia para a natureza e teste seu equipamento. Lembre-se de manter uma dieta saudável e beber muita água.
  2. Etapa 2 Aprenda habilidades técnicas de escalada.2Aprenda habilidades técnicas de escalada. Para escalar o Monte Everest, você precisará entender de montanhismo, escalada e habilidades de navegação. Ter aulas de navegação e ao ar livre o ajudará. O guia da expedição ao Everest também o ajudará a se preparar para a montanha. Tenha um bom conhecimento de bushwhacking, manuseio de cordas, travessias de rios, amarração e nós, rapel, navegação, fendas e habilidades de resgate em rochas. O simples fato de urinar e evacuar requer técnicas especiais e extremo cuidado com as baixas temperaturas.
  3. Etapa 3 Prepare-se para...3Prepare-se para os riscos e perigos de escalar o Everest. As formas mais comuns de morrer na montanha são fadiga, queda de gelo, falta de oxigênio, altitudes elevadas, condições climáticas adversas e congelamento. Aprenda com os erros cometidos por outros alpinistas e entenda os sintomas do mal de altitude, suas técnicas de prevenção e tratamentos de emergência.
  4. Etapa 4 Entenda a morte...4Entenda a zona da morte. Acima de 8.000 metros (26.000 pés), você enfrentará desafios significativos para sobreviver. Qualquer parte do corpo exposta sofrerá queimaduras pelo frio. A temperatura é tão baixa que o gelo representa um risco extremo de escorregamento. O nível de oxigênio é de apenas 337 mbar, um terço do necessário para respirar. As condições são tão severas que a maioria dos alpinistas leva até 12 horas para percorrer a distância de 1,72 quilômetro (1 milha) do South Col até o cume. Para viver na zona da morte, são necessários cerca de 50 dias de aclimatação à altitude para uma expedição típica, caso contrário, você perderá a consciência em minutos.
    • Como os helicópteros não conseguem chegar facilmente ao cume, se você não conseguir caminhar, será deixado para morrer. Não é incomum encontrar cadáveres na montanha.
  5. Etapa 5: acumule experiência.5Adquira experiência. Mesmo que você ache que sabe tudo, provavelmente não sabe. Tenha pelo menos 3 anos de experiência em montanhismo. Pratique a escalada em outras montanhas com altitudes elevadas e temperaturas extremas.
  6. Etapa 6 Reserve uma empresa de expedição.6Faça a reserva em uma empresa de expedição. A maioria das empresas de expedição leva grupos de cerca de 10 pessoas com vários Sherpas e vários guias de viagem. A empresa de turismo cuidará de suas permissões de escalada e suprimentos de oxigênio. Os sherpas são nativos das montanhas do Himalaia, no Nepal, e carregarão sua comida, carga e equipamentos. Eles também podem lhe oferecer apoio e ajuda para escalar a montanha. Espere pagar pelo menos US$ 60.000 pela expedição.
    • Pagar por uma excursão econômica ou não usar uma empresa coloca sua vida em maior risco. Geralmente, quanto mais você pagar, mais segura será sua escalada. Centenas de alpinistas que pagaram preços mínimos morreram.
  7. Etapa 7 Organize seu equipamento....7Organize seu equipamento. Você precisará pedir à empresa de expedição uma lista dos equipamentos que precisará levar. Você precisará de equipamentos de montanhismo, como machados de gelo e crampons, roupas, como luvas e toucas, e suprimentos, como alimentos, um fogão para descongelar a água e os alimentos e materiais de primeiros socorros.

Rota do cume sudeste

  1. Etapa 1 Caminhada a partir de Kathmandu...1Caminhe do acampamento base de Kathmandu, no Nepal, até o acampamento base na geleira Khumbu. Reserve de 6 a 8 dias para concluir a caminhada. A caminhada demorada é benéfica, pois o ajudará a se acostumar com as grandes altitudes. Esse acampamento fica a 5.380 m (17.700 pés). É comum passar alguns dias no acampamento base para se acostumar com os baixos níveis de oxigênio e evitar o mal de altitude. Durante sua estada, os sherpas prepararão cordas e escadas para a próxima parte de sua jornada.
  2. Etapa 2 Atravesse a cachoeira de gelo Khumbu.2Cruzar a cascata de gelo Khumbu. A cascata de gelo é uma massa de gelo em movimento com fendas profundas. É melhor começar antes do amanhecer, para que as temperaturas congelantes possam soldar o gelo com firmeza. Prossiga para o Acampamento I, que fica a uma altitude de 6.065 m (19.900 pés).
  3. Etapa 3 Caminhe até a geleira de Western Cwm.3Caminhe até a geleira de Western Cwm. A rota mais direta é cortada por gelo profundo e fendas enormes. O Western Cwm é um vale glacial plano e suavemente ascendente. Você chegará à base da face do Lhotse no Acampamento II ou Acampamento Base Avançado (ABC), que fica a uma altitude de 6.500 m (21.000 pés).
  4. Etapa 4 Subir o Lhotse...4Suba pela face do Lhotse até o Acampamento III. Essa face é gelada; portanto, você precisará usar as cordas fixas que estão permanentemente no lugar. Elas se interligam para que você esteja constantemente conectado a uma corda. As encostas íngremes de até 50 graus e o gelo duro facilitam o deslizamento dos grampos. O Acampamento III está a uma altitude de 7.470 m (24.500 pés).
  5. Etapa 5 Suba pelo esporão de Genebra...5Suba pelo Geneva Spur até o Acampamento IV. O esporão é uma grande costela ou rocha preta seguida por uma rocha amarela dura conhecida como Yellow Band. Ela foi batizada pela expedição suíça de 1952. Há cordas fixas para guiá-lo no lugar. O Acampamento IV (Acampamento Alto) fica no Colo Sul, que tem uma altitude de 7.920 m (26.000 pés).
  6. Etapa 6 Suba até o cume.6Escalada até o cume. Você precisará esperar por tempo claro e ventos fracos, caso contrário, terá de descer muitos metros de volta ao acampamento base. A seção final da escalada até o topo inclui a subida de uma série de degraus feitos de rocha e a caminhada ao longo de uma crista com bordas de faca até uma parede de 12 m chamada Hillary Step. Suba a encosta de neve e você chegará ao topo do cume, que é o ponto mais alto da Terra, com 8.848 m (29.029 pés).

Rota do cume norte

  1. Etapa 1 Caminhe até o acampamento base avançado pelo lado norte do Monte Everest, no Tibete.1Caminhada para o acampamento base avançado a partir do lado norte do Monte Everest, no Tibete. A rota para o Acampamento Base Avançado (ABC) tem 22 km (12 milhas), é acidentada e tem muitas pedras, gelo e neve. O caminho segue a geleira Rongbuk e depois se funde com a geleira Eastern Rongbuk. O acampamento ABC fica a 6.400 m (21.300 pés).
  2. Etapa 2 Suba até...2 Suba até o North Col pela geleira East Rongbuk. Ao chegar à geleira East Rongbuk, você terá de usar grampos pela primeira vez. Depois de uma curta caminhada, você poderá se prender a uma corda fixa. Essa parte ganha uma altitude significativa e algumas partes parecerão verticais. Demora cerca de 5 horas para chegar ao North Col (Acampamento I), que está a uma altitude de 7.000 m (23.000 pés).
  3. Etapa 3 Caminhe até o Acampamento II.3Caminhe até o Acampamento II. Essa seção é conhecida como High Camps. A trilha é composta principalmente de neve e algumas pedras. Essa seção é conhecida pelos ventos fortes que prevalecem na área. Leva-se cerca de 4 horas para chegar ao Acampamento II, que fica a uma altitude de 7.500 m (24.750 pés). Muitos alpinistas usam esse acampamento para fins de aclimatação.
  4. Etapa 4 Continue até o Acampamento III ao longo da neve varrida pelo vento.4Continue até o Acampamento III ao longo da neve varrida pelo vento. Muitos alpinistas pulam esse acampamento e vão diretamente para o Acampamento IV. O Acampamento III está a uma altitude de 7.900 m (25.600 pés). A maioria dos alpinistas precisará dormir com oxigênio suplementar. A rota para o acampamento é extremamente ventosa, o que significa que pode levar até 6 horas para ser concluída; no entanto, ao chegar ao acampamento, você estará protegido pela face norte da montanha. O acampamento é construído em pequenas saliências de rocha, pois não há muitos espaços abertos nessa parte da montanha.
  5. Etapa 5 Prossiga para o Acampamento IV usando as cordas.5 Prossiga para o Acampamento IV usando as cordas. Siga a corda fixa através do barranco cheio de neve. Em seguida, pegue a pequena rampa até a crista nordeste, que fica logo abaixo do acampamento. Você não deve passar muito tempo no acampamento, pois ele é basicamente uma parada para descanso. O Acampamento IV está a uma altitude de 8.300 m (27.390 pés).
  6. Etapa 6 Supere os...6Supere os três degraus. Para chegar ao cume, você terá de passar por três rochas, chamadas de Three Steps (três degraus). O primeiro degrau exige puxar com força em cordas fixas para passar pela rocha em forma de cogumelo. Ela está repleta de rochas soltas que são difíceis de transpor. A segunda etapa, a escada chinesa, é a mais intensa. Você precisará escalar uma placa de gelo espessa para subir em uma escada vertical com uma queda de 3.000 m (10.000 pés). A terceira etapa é uma escalada simples em rocha, porém, sob condições extremas, é muito desafiadora.
  7. Etapa 7 Continue até o cume...7Continue até o cume. Ao longo do trecho final, está extremamente frioíngreme e com muito vento. Em direção ao topo da pirâmide, há mais pedras pequenas que são difíceis de transpor. O Summit Ridge é muito exposto e tem ângulos de inclinação íngremes de até 60 graus. Ela tem quedas em ambos os lados de 3.000 m (10.000 pés). No final do cume, você chegará ao ponto mais alto da Terra, com 8.848 m (29.029 pés).

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são alguns exemplos de treinamento cardiovascular de que preciso para me tornar um caminhante avançado? Quero me sentir absolutamente pronto para caminhar no Monte Everest. Para caminhadas avançadas, você precisará ser capaz de caminhar por mais de 16 quilômetros e ser capaz de caminhar por 8 a 10 quilômetros de terreno difícil. Recomendo 2 a 3 dias de condicionamento por semana. Se estiver fazendo dois dias, um será um esforço 'aeróbico longo' para aumentar sua resistência; o outro será um treino de intervalo de corrida. Se você puder adicionar um terceiro dia de treinamento, faça rucking: caminhe com uma mochila carregada. Isso o preparará para carregar uma mochila pesada de suprimentos em sua caminhada real.
  • PerguntaOnde fica o Monte Everest? Fica no Nepal.
  • PerguntaO que devo fazer se alguém tiver HASD (transtorno do mal de altitude)? Pode não ser a melhor coisa possível deixá-la escalar o Monte Everest. Se ela estiver decidida a ir, deve consultar seu médico primeiro.

Dicas

  • Do cume, é possível ver mais de 160 km (100 milhas). Você pode até mesmo ver a curvatura da superfície da Terra.
  • O mau tempo é o maior problema e muitas vezes faz com que os alpinistas tenham de retornar. Para obter o melhor tempo, planeje-se em maio, entre as monções de inverno e de verão.

Avisos

  • As condições acima de 8.000 m (26.000 pés) são conhecidas como a zona da morte. Centenas de pessoas já morreram devido ao frio extremo e à falta de oxigênio.
  • O Monte Everest também é um dos lugares mais frios da Terra. Ele já chegou a atingir -60°C (-76°F), o que é ainda mais frio do que o Polo Norte.

O que você precisará

  • Grampos
  • Capacete de escalada
  • Arnês de escalada alpina
  • Machado de gelo com guia
  • Mosquetões
  • Dispositivo de rapel ou de segurança
  • Ascensor
  • Prusiks com bastões de trekking
  • Calçados adequados
  • Roupas técnicas
  • Roupas para mãos e cabeça
  • Suprimentos de primeiros socorros
  • Barraca
  • Saco de dormir
  • Fogão
  • Alimentos
  • Água