Como subir numa árvore sem galhos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Subir a árvores sem ramos pode ser difícil, mas desde que o faça em segurança, também pode ser muito divertido! Há duas abordagens que pode adotar - a técnica do pé dianteiro e a técnica do sapo. A técnica do pé dianteiro é melhor para árvores magras, como os coqueiros. A técnica do sapo pode ser usada para árvores um pouco mais largas. Tenha cuidado, pois você pode se machucar subindo em qualquer árvore, com galhos ou não.

Passos

Usando a técnica do pé dianteiro

  1. Passo 1 Verificar a árvore de todos os lados.
    Verifique a árvore de todos os lados. Antes de começar a trepar, inspeccione a árvore para ver se existem riscos de segurança ou coisas que terá de contornar, como nós, pontos de apodrecimento e buracos. Se a árvore parecer danificada, evite-a. Esta técnica funciona melhor em árvores pequenas que podem ser agarradas com as duas mãos, como os coqueiros, por isso, observe também o seu tamanho.
    • Deve ser possível colocar as mãos próximas uma da outra no lado oposto da árvore, quase como se estivesse a abraçá-la, com bastante espaço para levantar o pé e colocá-lo na parte da frente do tronco.
    • Evite árvores com casca lisa, uma vez que é difícil agarrá-las bem.
  2. Passo 2 Retire as meias e os sapatos.
    Retire as meias e os sapatos. Colocar os pés descalços sobre a árvore permite-lhe controlar melhor os seus movimentos. Não use chinelos ou qualquer tipo de sandália, uma vez que estes podem tornar-se um perigo para a segurança durante a escalada. É preferível usar roupa desportiva para se poder movimentar livremente, mas não é obrigatório.
  3. Passo 3 Colocar as mãos na parte de trás da árvore.
    Coloque as suas mãos na parte de trás da árvore. Se não conseguir fazer isto facilmente, a árvore não é suficientemente fina para utilizar esta técnica. Coloque uma mão ligeiramente acima da outra no lado oposto do tronco e pressione as palmas das mãos contra a casca. Com os braços totalmente esticados, agarre a árvore com as palmas das duas mãos.
    • Vai parecer que está prestes a dançar com a árvore!
    • Não coloque as mãos uma em cima da outra ou nas laterais da árvore.
  4. Passo 4 Encoste o seu pé dominante ao tronco à sua frente.
    Encoste o seu pé dominante ao tronco à sua frente. Incline-se um pouco para trás, agarrando-se à árvore para se manter direito. Pressione a sola do seu pé dominante contra o tronco. O joelho deve estar dobrado e quase a tocar no peito. Utilize a pega na parte de trás para se equilibrar, uma vez que agora só tem 1 pé (0,30 m) no chão.
  5. Passo 5 Utilize os braços para puxar o pé do chão para a árvore.
    Utilize os braços para puxar o pé do chão para a árvore. Incline-se para trás e, em seguida, puxe o seu corpo para cima e em direção à árvore com os braços. Continue a puxar até o seu pé não dominante começar a sair do chão. Continue a inclinar-se para trás! Puxe rapidamente o seu pé não dominante para cima e coloque-o contra a árvore.
    • Nesta altura, deve estar a usar os braços para suportar o seu peso enquanto se pendura neles. Use os pés para se equilibrar. Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados.
  6. Passo 6 Começar a subir pelo tronco da árvore.
    Comece a subir pelo tronco da árvore. Coloque o segundo pé acima do primeiro, exercendo pressão sobre a árvore com as pontas dos pés. Coloque um pé à frente do outro, dando 1-2 pequenos passos para cima do tronco. Lembre-se de ficar inclinado para trás, pendurado nos braços, enquanto coloca toda a pressão nos pés.
  7. Passo 7 Solte com uma mão e agarre o tronco alguns centímetros acima.
    Solte com uma mão e agarre o tronco alguns centímetros para cima. Depois, use a mão oposta para fazer a mesma coisa, agarrando o tronco mesmo por cima da primeira mão. Sempre que soltar uma mão, mantenha-se estável, continuando a fazer pressão nos pés.
  8. Passo 8 Continue a alternar os pés e as mãos para subir na árvore.
    Continue a alternar os pés e as mãos para subir na árvore. Suba o tronco um pouco de cada vez, criando um contrapeso entre as mãos e os pés à medida que sobe. Tente manter as mãos e os pés o mais próximo possível um do outro. Não suba demasiado sem dar imediatamente alguns pequenos passos para encurtar a distância.
  9. Passo 9 Descer lentamente e com cuidado.
    Desça devagar e com cuidado. Desça da árvore da mesma forma que subiu, colocando um pé por baixo do outro e depois movendo as mãos para baixo alguns passos para encurtar a distância. Colocar cada pé na árvore com cuidado. Mantenha o contrapeso entre os braços e os pés enquanto desce.
    • Manter a pressão nas pontas dos pés é muito importante durante a descida, uma vez que a descida será mais incómoda para o seu corpo.

Utilizar a técnica da rã

  1. Passo 1 Inspecionar a árvore de perto.
    Inspeccione a árvore com atenção. Procure quaisquer riscos de segurança ou coisas que tenha de contornar, como nós, pontos podres, infestações de insectos, danos na casca e buracos. Esta técnica funciona melhor em árvores verticais íngremes que possam ser contornadas com os braços.
  2. Passo 2 Colocar as mãos nos lados da árvore.
    Coloque as mãos nos lados da árvore. Retire as meias e os sapatos. Coloque os braços à volta da árvore, empurrando as palmas das mãos para a parte de trás e agarrando-a com as palmas das mãos e os dedos. Incline-se um pouco para trás e deixe o peso do seu corpo pender ligeiramente para os seus braços.
  3. Passo 3 Salte para a árvore, colocando as solas dos pés de cada lado da mesma.
    Salte para a árvore, colocando as solas dos pés de cada lado da mesma. Mantendo-se bem agarrado à árvore, dobre ligeiramente os joelhos e salte o suficiente para levantar as pernas e agarrar a árvore com as solas dos pés. Os pés devem estar na horizontal, agarrando a largura da árvore, em vez de na vertical, como na técnica de pés à frente.
    • Mantenha os joelhos dobrados e as mãos no lugar. Apoie o peso do seu corpo com as pernas e os braços.
    • Quando estiveres nesta posição agachada com os joelhos e os braços dobrados, vais parecer-te muito com uma rã, que é o nome da técnica!
  4. Passo 4 Agarre o tronco com os pés e empurre-se para cima com as pernas.
    Agarre o tronco com os pés e empurre-se para cima com as pernas. Utilizando as coxas e as ancas, estenda as pernas como se estivesse de pé. Mantenha as ancas e o peito junto à árvore e suba as mãos pelo tronco, uma de cada vez, à medida que endireita o corpo.
    • Mantenha-se sempre agarrado à árvore com uma mão enquanto a solta com a outra.
  5. Passo 5 Puxe para cima com os braços e deslize os pés rapidamente para cima do tronco.
    Puxe para cima com os braços e deslize os pés rapidamente para cima do tronco. Apoiando-se com os braços, puxe o corpo para cima e empurre o tronco com os pés. Assim que estender as pernas, levante os joelhos enquanto agarra a árvore com as mãos. Vai parecer uma espécie de rã a saltar! Volte a agarrar a árvore com os pés, apertando o tronco enquanto se apoia.
    • As mãos, os braços e o peito devem trabalhar em conjunto e os pés devem ficar perto da árvore quando puxar e saltar.
    • Nesta altura, pode querer descansar por um momento e recuperar o fôlego antes do próximo salto!
  6. Passo 6 Repita estes movimentos até ter subido à árvore.
    Repita estes movimentos até ter subido à árvore. Quando estiver de novo na posição de agachamento, estenda novamente as pernas, subindo mais alto no tronco da árvore. Suba as mãos pelo tronco e agarre-o. Depois, puxe e salte. Suba a árvore lentamente, com calma e concentrando-se em cada novo movimento.
  7. Passo 7 Descer a árvore lentamente, uma mão de cada vez.
    Descer a árvore lentamente, uma mão de cada vez. Desça as mãos, uma a uma, como se estivesse a descer uma escada. Enquanto desce, deslize os pés cuidadosamente pela casca, sem nunca perder o contacto com o tronco. A menos que tenhas solas muito resistentes, a parte inferior dos teus pés vai ficar um pouco áspera ao fazeres isto!
    • A descida deve ser feita em movimentos lentos e sequenciais e com cuidado, especialmente quando estiveres no alto da árvore.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como descer de uma árvore?
    Se a árvore não tiver mais de um metro e meio de altura do que a tua, salta. Se for mais alta do que isso, agarra-te bem à árvore e desce lentamente. Ver mais: Como trepar a uma árvore.
  • Pergunta
    Como é que subo a minha árvore espetacular com grandes troncos e alguns ramos ligados aos troncos?
    Agarra os ramos e puxa-te para cima, depois sobe ou faz o mesmo para os ramos seguintes. Ver mais: Como trepar a uma árvore.
  • Questão
    Posso trepar descalço?
    Sim, e algumas pessoas preferem fazê-lo porque os seus pés podem proporcionar uma excelente aderência. No entanto, tenha em atenção que é possível apanhar farpas ou cortes desta forma, por isso tenha cuidado.

Vídeo

Dicas