Como subir numa árvore

Autor do artigo:Gabriel Silva

A grande variedade de árvores e as suas formas naturais fazem de cada escalada um desafio único. Embora a maioria das pessoas pense no arvorismo como um passatempo divertido de infância, é muitas vezes difícil e perigoso. Se tiver tempo para identificar uma árvore saudável com pontos de apoio robustos, pode divertir-se sem medo. Se você escala regularmente, compre um arnês de escalada básico e cordas antes de enfrentar as árvores mais altas.

Passos

Preparativos de segurança

  1. Passo 1 Usar roupa bem ajustada.
    Usar roupa bem ajustada. O vestuário deve ser suficientemente largo para permitir uma total amplitude de movimentos, mas não suficientemente largo para se prender nos ramos. Retire todas as jóias e acessórios soltos, especialmente à volta do pescoço, pois podem ficar presos durante a subida.
    • Se possível, use sapatos flexíveis com boa tração. Se os seus sapatos tiverem solas duras ou pouca tração, pode ser mais fácil trepar descalço.
  2. Passo 2 Examinar a árvore à distância.
    Examine a árvore à distância. Encontre uma árvore com ramos grandes e fortes que possam suportar o seu peso, com pelo menos 15 cm de diâmetro. Antes de começar a trepar, afaste-se o suficiente para inspecionar toda a árvore. Evite árvores com qualquer um dos seguintes sinais de perigo:
    • Formas estranhas ou curvas no tronco. As árvores inclinadas são arriscadas mas por vezes seguras.
    • Fendas profundas.
    • Grandes áreas de casca afundada ou ausente.
    • Um topo bifurcado é um sinal de apodrecimento nas coníferas. Outros tipos de árvores podem ainda ser seguros, mas não tente alcançar a bifurcação.
  3. Etapa 3 Examinar a árvore em busca de pontos fracos, é preciso usá-los contra ela para dominá-la ao máximo.
    Examina a árvore em busca de pontos fracos, deves usá-los contra ela para dominá-la ao máximo. As árvores com casca mais larga são mais velhas e podem ser dominadas com facilidade. As árvores mais robustas serão mais difíceis de controlar perto do solo. Aproxime-se da árvore e inspeccione a parte inferior do tronco e o círculo de solo de 0,9 metros à sua volta. Todos estes são sinais de uma árvore danificada ou a morrer que não é segura para trepar:
    • Cogumelos ou outros fungos a crescer na árvore ou à volta da base.
    • Muitos ramos mortos no chão. (Alguns ramos mortos agarrados à parte inferior do tronco são comuns, mas se estiverem a cair da parte superior, há um problema mais grave).
    • Um buraco grande ou vários pequenos na base.
    • Raízes cortadas, ou uma zona de terra elevada ou rachada ao lado do tronco (sinal de desenraizamento).
  4. Passo 4 Prever as condições climatéricas desfavoráveis.
    Prever as más condições climatéricas. Mesmo que a árvore seja robusta, as condições climatéricas podem tornar a subida mais perigosa. Compreenda como os seguintes factores afectam a sua escalada:
    • Nunca suba durante uma trovoada ou com vento forte.
    • Condições de umidade podem tornar a árvore escorregadia e muito perigosa para escalar.
    • As temperaturas frias tornam a madeira frágil. Planeie trepar lentamente e testar cada ramo antes de o utilizar como apoio.
  5. Etapa 5: Procure os perigos locais.
    Procure os perigos locais. Há um último passo de segurança antes de poder começar. Procure atentamente os seguintes perigos. Estes podem ser difíceis de detetar a partir do solo, por isso, mantenha-se atento enquanto trepa também.
    • Nunca trepe se houver uma linha eléctrica a menos de 3 metros dos ramos da árvore.
    • Não trepe por baixo de ramos grandes que se tenham partido e ficado presos na árvore. Os trepadores chamam-lhes 'fazedores de viúvas' por alguma razão.
    • Verifique se existem colónias de abelhas e vespas na árvore e nas árvores próximas, ou ninhos de aves ou mamíferos de grande porte. Evitar as árvores imediatamente à volta destes animais.

Escalada sem equipamento

  1. Passo 1 Iniciar a subida.
    Comece a sua subida. Se conseguir alcançar o ramo mais baixo, agarre-o com uma mão e passe o outro braço à volta do tronco. Coloque os seus pés numa ranhura resistente ou agarre os lados do tronco com as coxas e as pernas. Se o ramo for demasiado alto para o alcançar facilmente, experimente estas técnicas avançadas:
    • Se precisar de saltar para agarrar o ramo, faça-o mesmo junto ao tronco. Veja o próximo passo para obter conselhos sobre como chegar ao topo do ramo.
    • Se tiver pernas fortes, pode subir a árvores com um ramo mais alto e mais baixo. Corra com velocidade moderada em direção ao tronco. Coloque a bola do seu pé dominante na árvore e empurre para cima contra a árvore enquanto salta com o outro pé. Levante os braços para apanhar o ramo, ou use um braço para agarrar o tronco e outro para agarrar o ramo.
  2. Passo 2 Suba para o topo do primeiro ramo.
    Sobe para cima do primeiro ramo. Agora está a segurar o ramo por baixo. Dependendo da altura do ramo e do número de pontos de apoio nas proximidades, pode ser capaz de chegar ao topo apenas puxando-se para cima. Aqui estão algumas técnicas que ajudam em árvores mais difíceis:
    • Puxar para cima: Puxe-se para cima de modo a que os bíceps e os antebraços fiquem apoiados no ramo. Balance e levante para colocar os cotovelos no ramo, ou até à parte inferior do estômago se tiver força suficiente na parte superior do corpo. Balance as pernas para cima para se apoiar no ramo.
    • Balanço de pernas: Agarre o ramo com as duas mãos. Balance uma perna para cima e sobre o ramo. Envolva os braços à volta do ramo para que os bíceps fiquem por cima. Balance a perna livre para trás enquanto faz pressão para baixo com os bíceps para se balançar em cima do ramo.
    • Se não conseguir alcançar nenhum ramo, experimente as técnicas de palma de coco até alcançar o ramo mais baixo.
  3. Passo 3 Subir utilizando ramos grandes e vivos.
    Suba usando ramos grandes e vivos. Quando estiver no topo de um ramo grande, procure um caminho seguro para o próximo. Agarre-se aos ramos o mais próximo possível do tronco. Se um ramo tiver menos de 7,5 cm de diâmetro, não o utilize para mais do que um membro. Quando colocar o seu pé num ramo pequeno como este, coloque-o perpendicularmente ao ramo, onde este se encontra com o tronco.
    • Evite os tocos de ramos partidos e os ramos mortos. A madeira morta pode partir-se sem aviso.
    • Se a casca estiver solta e se descolar quando agarrada, a árvore pode estar fraca e a morrer. Volte para o chão.
  4. Passo 4 Siga a regra dos três pontos.
    Siga a regra dos três pontos. Ao trepar sem cordas, três dos seus quatro membros devem estar sempre ancorados de forma segura. Cada um deles deve ser suportado por uma parte diferente da árvore. Colocar dois pés num ramo conta como um ponto de apoio. Sentar-se ou inclinar-se conta como zero, uma vez que não o ajudará a agarrar-se se os outros apoios se partirem.
    • As técnicas de balanço e corrida mencionadas acima para alcançar o ramo mais baixo não são seguras para o resto da escalada. Apenas um alpinista muito experiente deve tentar puxar-se para um ramo mais alto sem apoios de pés.
  5. Passo 5 Mantenha o seu corpo perto da árvore.
    Mantenha o seu corpo perto da árvore. Mantenha-se direito, com as ancas diretamente abaixo dos ombros sempre que possível. Abrace a árvore o mais próximo possível para aumentar a estabilidade. Se o tronco for pequeno, envolver os braços ou as coxas à volta do lado pode melhorar a aderência e abrandar a descida em caso de queda.
  6. Passo 6 Tenha cuidado com as uniões de ramos fracas.
    Tenha cuidado com as uniões de ramos fracos. Estas são áreas onde dois ramos cresceram suficientemente juntos para que a casca cresça entre eles. A casca entre eles não é madeira sólida, e os ramos são muitas vezes mais fracos do que parecem.
  7. Etapa 7 Puxe cada agarra antes de colocar o seu peso sobre ela.
    Puxe cada ramo antes de colocar o seu peso sobre ele. As aparências podem enganar no que diz respeito à resistência dos ramos. Não coloque o seu peso em algo que não tenha testado.
    • Se uma área da árvore cair em pedaços moles, a madeira está podre. As árvores apodrecem de dentro para fora, por isso a árvore pode estar muito danificada mesmo que a maior parte da casca pareça sólida. Regresse imediatamente ao solo.
  8. Passo 8 Identificar a altura máxima mais segura.
    Identifique a altura máxima mais segura. Ao trepar sem cordas, pare sempre antes de o tronco se estreitar para menos de 10 cm de diâmetro. Pode ser necessário parar bem abaixo desta área se notar ramos fracos ou ventos moderados.
  9. Passo 9 Desça devagar e com cuidado.
    Desça devagar e com cuidado. Não perca o seu sentido de precaução quando chegar a altura de descer. Tente seguir o mesmo caminho que usou na subida, assumindo que era seguro.
    • Os ramos mortos e outros perigos são mais difíceis de ver na descida. Teste cuidadosamente os pontos de apoio antes de se baixar.

Escalar com equipamento

  1. Passo 1 Obter o equipamento correto.
    Obtenha o equipamento correto. Se pretende trepar às árvores por desporto (ou mesmo por remuneração, trabalhando para um serviço florestal ou de assistência em caso de catástrofe), vai precisar do equipamento certo para se manter seguro. Eis o que vai precisar:
    • Linha de lançamento. Trata-se de uma corda fina e de cores vivas que é literalmente lançada sobre o ramo. Está ligada a um peso, chamado 'saco de lançamento'.
    • Corda estática. Este tipo de corda não tem a elasticidade da corda 'dinâmica' utilizada na escalada em rocha.
    • Arnês e capacete. Pode utilizar um capacete como os concebidos para a escalada em rocha. No entanto, é necessário um arnês especificamente concebido para a escalada em árvores. Um arnês de escalada cortaria a circulação nas suas pernas.
    • Uma corda Prusik. Esta ajuda-o a subir. É fixada à corda de escalada e ao arnês com um mosquetão. Em alternativa, pode utilizar um ascensor de pé.
    • Protetor de ramos. Também conhecido como protetor de câmbio. Estes protegem os ramos das árvores da fricção, ao mesmo tempo que ajudam a corda de escalada a durar mais tempo. Os de metal, que se assemelham a condutas, são mais convenientes do que os de couro.
  2. Passo 2 Selecionar uma árvore segura.
    Seleccione uma árvore segura. O objetivo é lançar a corda sobre um ramo que tenha, no mínimo, 15 centímetros de diâmetro. Se for mais pequeno do que isso, pode partir-se. Quanto maior for, melhor. Aqui estão algumas outras coisas a considerar:
    • Certifique-se de que é saudável. Se a árvore for velha, estiver doente ou a morrer, deixe-a em paz.
    • A árvore precisa de estar longe de perigos, como linhas eléctricas, animais e ninhos.
    • Certifique-se de que é suficientemente grande para a sua festa. Uma árvore que se espalha, como uma madeira dura, é melhor para grupos grandes. As coníferas são adequadas apenas para uma ou duas pessoas.
    • É permitido trepar à árvore? A última coisa que quer é meter-se em problemas legais por estar ilegalmente na propriedade de alguém.
    • Finalmente, considere a sua localização em geral. É de fácil acesso? Será cénico no topo? Como será a vida selvagem?
  3. Passo 3 Depois de've selected your tree, inspect it carefully.
    Depois de escolher a sua árvore, inspeccione-a cuidadosamente. O facto de uma árvore ser grande, robusta e estar no local certo não significa necessariamente que seja adequada para trepar. Há quatro zonas que deve considerar na sua inspeção:
    • O ângulo de visão alargado. Muitas vezes, as árvores são melhor vistas de longe. Dessa forma, é mais fácil ver uma inclinação estranha ou um ramo instável, para além da linha eléctrica normalmente escondida.
    • O chão. O local onde coloca os pés também é importante. Não deve escolher uma árvore que tenha demasiados nós na sua base, um ninho de vespas, raízes deterioradas ou hera venenosa.
    • O tronco. A falta de casca num tronco pode indicar apodrecimento ou ataque recente, o que enfraquece a árvore. No caso de árvores com dois ou três troncos, inspeccione o local onde eles se ramificam na base. A fraqueza deve ser evitada aqui.
    • A copa. Os ramos mortos na base de uma árvore são normais (não receberam luz solar suficiente); no entanto, os ramos mortos no topo significam que a árvore está a morrer. Qualquer árvore com muitos ramos mortos (especialmente perto do topo) deve ser evitada.
  4. Passo 4 Montar as cordas de escalada.
    Monte as suas cordas de trepar. Nos passos seguintes, descreveremos a técnica de corda dupla, que é mais segura e mais fácil para os principiantes. Este método é especialmente comum em carvalhos, choupos, bordos e pinheiros (árvores com cerca de 30 metros de altura). Eis como começar:
    • Atire a linha de arremesso sobre o ramo robusto que seleccionou. Pode fazê-lo amarrando a linha de arremesso a um peso ou disparando-a numa funda especializada.
    • Colocar o protetor de ramo na corda.
    • Amarrar a corda estática à linha de lançamento. Puxe a outra extremidade da linha de lançamento para arrastar a corda completamente sobre o ramo. O protetor do ramo deve acabar por cima do ramo.
  5. Etapa 5 Fixar os dois lados da corda.
    Fixe os dois lados da corda. Dar uma série de nós com as duas extremidades da corda, com um nó de Blake como nó principal. O nó de Blake deve ficar frouxo quando retira o seu peso da corda e depois mantê-lo no lugar quando pára de se mover.
    • Dê um nó de pescador duplo no seu mosquetão.
    • Atenção: Se não estiver familiarizado com estes nós, esta não é a altura certa para os experimentar pela primeira vez. Peça a um alpinista experiente que o faça por si).
  6. Etapa 6 Coloque o arnês, o capacete e prenda-se ao sistema de escalada.
    Coloque o arnês, o capacete e prenda-se ao sistema de escalada. Certifique-se de que o arnês está corretamente preso e bem apertado. Uma vez apertado, prenda-se ao sistema com nós resistentes.
  7. Etapa 7 Adicionar um apoio para os pés (opcional).
    Adicione um apoio para os pés (opcional). Se a força da parte superior do corpo for forte para o seu peso, pode ser capaz de trepar apenas com os braços. A maioria dos escaladores precisará também de uma corda Prusik ou de um 'apoio para os pés'. A corda Prusik liga-se à corda principal e fornece uma âncora para o seu pé. À medida que sobe, puxa periodicamente a corda Prusik para cima.
  8. Etapa 8 Suba até ao ramo.
    Suba até o galho. Normalmente, estará a subir pela corda, usando a árvore como guia ou como apoio ocasional para os pés. Quando estiver cansado, basta apoiar os pés no tronco e continuar quando estiver pronto.
  9. Etapa 9 Subir para além do ramo (opcional).
    Subir para além do ramo (opcional). Se ainda não estiver pronto para descer e se sentir à altura de um desafio, pode prender-se ao ramo e preparar-se para subir mais alto. Para isso, será necessário colocar novas configurações de corda (chamadas de 'passos') sobre os galhos. Isto não é recomendado para escaladores principiantes.
  10. Etapa 10 Iniciar a descida.
    Iniciar a descida. Esta é a parte mais simples: tudo o que tem de fazer é agarrar o nó principal (o engate de Blake) e puxar suavemente para baixo. Não vá muito depressa! Uma descida segura é uma descida lenta.
    • Muitos alpinistas experientes colocam frequentemente nós de segurança (deslizamento) nas suas cordas para evitarem descer demasiado depressa. Mas lembre-se: se se soltar, vai parar. O nó de Blake impede-o de cair.
  11. Etapa 11 Conhecer a técnica da corda única.
    Conhecer a técnica da corda única. Quando tiver mais experiência, pode experimentar esta abordagem. Não é difícil de decifrar pelo nome: em vez de agarrar ambos os lados de uma corda, trepa apenas um fio, ancorando o outro a um ramo ou à base da árvore. Para subir na corda, são necessários dispositivos mecânicos de subida e descida.
    • É mais fácil usar as pernas desta forma, tornando este método um pouco menos cansativo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Tenho medo de insectos. O que devo fazer se houver formigas a rastejar por toda a árvore ou teias de aranha por todo o lado?
    Se vires insectos, não subas à árvore. Se tiveres mesmo de subir à árvore, terás de respirar fundo e ignorar os insectos.
  • Questão
    De que equipamento precisamos?
    Um equipamento útil seria um bom calçado com tração, luvas e vestuário que o proteja de ser arranhado. No entanto, muitas pessoas sobem às árvores sem nenhum destes equipamentos, pelo que não são obrigatórios.
  • Questão
    Que calçado devo usar para evitar lesões nos tornozelos e nos pés?
    O melhor calçado a usar são sapatilhas de boa qualidade com solas aderentes. Recomendo que invista em calçado de qualidade se estiver a pensar em escalar com frequência.

Vídeo

Dicas

  • Uma boa forma de verificar se um ramo pode suportar o seu peso é compará-lo com o seu braço. Normalmente, se for mais pequeno do que o seu bíceps, não pode suportar o seu peso. Se for maior que o seu bíceps, provavelmente pode - mas teste-o primeiro antes de colocar o seu peso sobre ele.
  • Se quiser fazer disto um passatempo, faça um curso com um alpinista profissional. É difícil e arriscado identificar todos os perigos e aprender a manusear o equipamento de segurança sozinho.
  • O ponto onde o ramo se encontra com a árvore é o local mais resistente do ramo para colocar os pés. Use esses pontos a seu favor.

Avisos

  • Antes de subir num ramo de difícil acesso, certifique-se de que consegue descer em segurança.
  • Cuidado com a hera venenosa.
  • Se cair ou saltar de uma árvore, certifique-se de que rola depois de aterrar, independentemente da altura a que se encontra. Mesmo uma queda de um metro e meio pode danificar seriamente os tornozelos ou os joelhos se não absorver o choque da aterragem.
  • Os trepadores de árvores desaconselham vivamente os espigões para as pernas quando trepam. Estas ferem a árvore e deixam-na aberta a infecções. Os profissionais utilizam-nas apenas para remover árvores mortas. Se tiver de usar espigões, lave-os com álcool entre as subidas para evitar a propagação de doenças.
  • O arvorismo é ilegal em muitos parques públicos, incluindo a maioria nos Estados Unidos.
  • Não trepe sozinho. Leve sempre um companheiro de escalada ou uma pessoa que permaneça na base da árvore para o vigiar. No mínimo, certifique-se de que a árvore esteja a uma distância de amigos ou familiares que possam gritar.