Como escalar uma palmeira

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer seja para recuperar um papagaio perdido ou para procurar cocos frescos, aprender a trepar a uma palmeira é uma habilidade útil na natureza. Ao contrário de outros tipos de árvores com ramos robustos que podem ajudar a suportar o seu peso, os troncos das palmeiras são altos e sem ramos, o que significa que terá de fazer a escalada sem ajuda. Felizmente, existem algumas técnicas diferentes que, junto com uma única ferramenta básica, permitirão que você escale facilmente uma palmeira alta e retorne à segurança do solo abaixo.

Passos

Subindo na árvore

  1. Passo 1 Certifique-se de que suas mãos e pés estão limpos.1Certifique-se de que as suas mãos e pés estão limpos. Antes de começar, limpe qualquer sujidade ou resíduo de areia que possa estar nas palmas das suas mãos ou nas solas dos seus pés. Certifique-se de que as suas mãos e pés estão completamente secos se tiver estado recentemente na água. A humidade e a areia podem fazer com que escorregue durante a subida, tornando a escalada mais difícil.
    • A escalada de árvores lisas e sem ramos, como as palmeiras, tem tudo a ver com a obtenção de tração suficiente contra o tronco.
  2. Passo 2 Trace o seu caminho.2Marque o seu caminho. Olhe diretamente para o tronco da árvore e examine as suas características de todos os ângulos. Observar como o tronco se curva, onde se estreita ou se torna mais espesso e se há ou não folhas ou outras saliências salientes pode ajudá-lo a decidir o melhor caminho e a melhor técnica. Tente encontrar um caminho reto, livre de obstáculos e que não o obrigue a ultrapassar uma curva inclinada.
    • A maior parte das palmeiras e árvores semelhantes não têm obstáculos de grandes dimensões no caminho, mas pode encontrar buracos, casca solta e outros perigos potenciais. Sempre examine a árvore antes de escalar. Isso dar-lhe-á uma melhor noção de onde exatamente terá de colocar as mãos e os pés, bem como de quaisquer ângulos invulgares que possa ter de negociar.
  3. Passo 3 Verifique se existem ranhuras na árvore.3Verifique se a árvore tem sulcos. Existem muitas variedades diferentes de palmeiras e árvores semelhantes. Nalgumas palmeiras, a casca fibrosa cresce em sulcos circulares semelhantes a escamas à volta do comprimento do tronco. Estes tipos de palmeiras são muito mais fáceis de trepar, uma vez que as ranhuras funcionam como pequenos apoios para as mãos e para os pés. Se a árvore que está a escalar não tiver sulcos, terá de ter muito mais confiança na sua aderência e técnica.
    • As palmeiras com ranhuras fornecem apenas uma saliência suficiente para prender as pontas dos dedos das mãos e dos pés.
    • As árvores lisas ainda podem ser trepadas com facilidade; apenas terá uma margem de erro ligeiramente menor.
  4. Passo 4 Envolva as mãos à volta da base da árvore.4Envolva as mãos à volta da base da árvore. Coloque-se à distância de um braço da árvore. Coloque as duas mãos à volta da base, uma mais alta e outra mais baixa, e coloque-as à volta da parte de trás do tronco. Pressione os dedos firmemente na superfície da árvore para obter uma aderência sólida. Incline a parte superior do corpo para trás de modo a que ambos os braços fiquem direitos e a puxar contra a árvore.
    • Para subir eficazmente o tronco, é necessário criar e manter um contrapeso de cada vez que se move uma mão ou um pé.
    • Pode dobrar um pouco os braços quando começar a andar, desde que não percam a tensão.
  5. Passo 5 Subir pelo tronco da árvore.5Caminhe até ao tronco da árvore. Com os braços estendidos e o corpo inclinado para o lado, deve ter espaço suficiente entre si e a árvore para colocar o primeiro pé em cima dela. Coloque o pé à altura da anca. Depois, empurre com a perna enquanto puxa para a árvore com os braços. Levante o pé oposto e posicione-o no tronco acima do primeiro pé. Ao mesmo tempo, mova a sua mão inferior para cima e agarre a árvore por cima da sua outra mão. Repita esta ação, utilizando o equilíbrio criado por empurrar e puxar simultaneamente para se estabilizar, até chegar ao topo da árvore.
    • Dê pequenos passos. Não tente esticar-se demasiado. Colocar o pé demasiado alto ou empurrar com demasiada força contra o tronco pode dificultar a aderência com as mãos.
    • Para maximizar a sua aderência e agilidade, apenas a bola do pé e os dedos dos pés devem estar em contacto com a árvore.
  6. Passo 6 Descer com cuidado.6Descida com cuidado. Quando estiver pronto para descer, inverta o movimento de caminhada e desça a árvore lentamente. Tenha cuidado - estará numa posição menos estável enquanto estiver a descer. Alterne a colocação das mãos e dos pés enquanto desce, mantenha os braços esticados e empurre o tronco com as pernas durante todo o tempo.
    • Vá devagar. Descer é normalmente mais complicado do que subir.
    • Pode haver alturas em que seja forçado a deslizar os pés em vez de dar passos individuais. Se isso acontecer, mantenha os músculos tensos e as mãos em movimento para não perder o controlo.

Fazer shimmying com uma corda

  1. Passo 1 Faça um pequeno círculo com uma corda.1Fazer um pequeno círculo com uma corda. Um método mais expedito de escalada envolve a utilização de uma corda, um sarongue (um comprimento de tecido normalmente usado como faixa) ou um fio de fibra vegetal natural. A corda ou outro material deve ter entre 3-5 pés de comprimento, dependendo da circunferência da árvore. Faça um círculo com a corda e amarre-o firmemente. Utilizará a corda como suporte para as suas pernas, o que lhe permitirá escalar a árvore rápida e facilmente.
    • Usar uma corda ou outro dispositivo semelhante aumenta a superfície de contacto com a árvore, o que significa que pode usar a força da árvore para suportar muito mais peso com um esforço mínimo.
    • Teste o nó que deu na corda e confirme que se mantém firme antes de a utilizar para trepar.
  2. Passo 2 Enrole a corda nos seus pés.2Loop a corda sobre os pés. Torça a corda numa configuração de Figura 8. Isto assegurará que os dois lados da corda se mantêm juntos e que é suficientemente forte no centro para aguentar o peso do seu corpo inteiro. Passe cada extremidade da corda sobre a borda externa do seu pé, perto do tornozelo. Tente não deixar a corda sair do sítio enquanto sobe.
    • Dobrar a corda numa forma de Figura 8 também cria dois pequenos estribos, um para cada pé.
    • Quando começar a subir, os laços da corda devem ficar diretamente sob os pontos médios dos seus pés.
  3. Etapa 3 Colocar-se em posição na árvore.3Coloque-se em posição na árvore. Aproxime-se da árvore e agarre a parte de trás do tronco com as duas mãos. Salte rapidamente e coloque os dois pés de cada lado do tronco, de modo a que a corda fique bem esticada à frente. Com a elevada tensão na corda, pode agora 'apoiar-se' no tronco enquanto trepa. Isto será ainda mais fácil se a árvore que está a escalar tiver ranhuras.
    • Pratique saltar para o tronco e 'ficar de pé' na corda algumas vezes perto da base da árvore antes de subir mais.
    • Quanto mais longe o seu tronco estiver do tronco da árvore, mais peso poderá apoiar na corda. Se ficar completamente na vertical, vai simplesmente deslizar pela árvore.
  4. Passo 4 Puxar com os braços enquanto faz força contra a árvore.4Puxar com os braços enquanto se empurra contra a árvore. Ganhe elevação usando pequenos saltos para levar as pernas mais alto no tronco, depois estenda o corpo e alcance para agarrar de novo. É importante que se segure bem e empurre a árvore com a corda para se estabilizar. Cronometre os seus movimentos de forma a que os seus pés estejam numa posição estável quando chegar e tenha um bom apoio para as mãos antes de subir as pernas.
    • Os pés devem estar apontados num ângulo descendente para que possa agarrar e pressionar o tronco com os dedos dos pés.
    • Tal como no método de caminhada, a chave é encontrar o equilíbrio correto na tensão. As pernas afastam-se do tronco e dão-lhe espaço para se mover, enquanto os braços o puxam para ele e para cima, mantendo-o no caminho certo.
  5. Passo 5 Suba lentamente para a árvore.5Suba lentamente a árvore. Continue a saltar e a puxar para subir até ao topo da árvore. Não se apresse e certifique-se de que a corda está ancorada antes de pegar na sua próxima mão - a pressa pode fazê-lo escorregar. Se em algum momento começar a ficar cansado, pode descansar agachando-se com o seu peso sobre a corda e abraçando a árvore com um ou ambos os braços.
    • Faça com que cada salto seja controlado e conciso. Tente mover-se apenas 1 a 2 metros de cada vez.
    • Pense no movimento de subida como dois passos repetidos: saltar, alcançar, saltar, alcançar.
  6. Passo 6 Regressar ao solo em segurança.6Retornar ao solo em segurança. Descer do topo da árvore é tão fácil como deslizar para baixo. Deixe as suas mãos agarrarem os lados do tronco com folga para o ajudar a controlar o seu peso na descida. Não deixe que os seus joelhos ou antebraços rocem no tronco enquanto desliza, ou pode raspá-los. Poderá ter de usar uma combinação de movimentos de deslizamento e de deslocação para descer rapidamente se a árvore tiver ranhuras.
    • É um pouco mais fácil deslizar para baixo se estiver a trepar com a ajuda de uma corda ou de um sarongue, pois há menos risco de raspar os pés.
    • Nunca caia de tão alto que não consiga fazer uma aterragem segura.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Os povos indígenas das nações tropicais têm usado essas duas técnicas de escalada para colher frutas e materiais para construção e outros fins por centenas de anos. Em lugares como o Brasil e as ilhas da Polinésia, ser capaz de escalar um coqueiro era historicamente considerado uma habilidade de sobrevivência inestimável.
  • Ao aprender a trepar, comece com árvores mais baixas e inclinadas e vá subindo até chegar a palmeiras mais altas e verticais.
  • Suba descalço e com as mãos nuas para sentir melhor a árvore.

Avisos

  • É provável que você sofra alguns arranhões e lascas nas primeiras vezes que escalar uma palmeira. Isso faz parte do território. Quanto mais escalar, mais resistente ficará a pele das palmas das mãos e das solas dos pés.
  • Tenha cuidado com as frondes velhas ou mortas que se agarram ao tronco por baixo das frondes mais verdes. Estas podem parecer pegas convenientes, mas são normalmente frágeis e partem-se facilmente. Agarrar a fronde errada pode mandá-lo de volta para o chão da maneira mais difícil.
  • Nalgumas zonas, pode haver leis que proíbam danificar as palmeiras. Fique longe de locais onde não é suposto estar a escalar.

Coisas de que vai precisar

  • Corda, sarongue ou fibra vegetal flexível atada num círculo