Como subir num coqueiro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Trepar a um coqueiro é uma tarefa complicada, que requer pelo menos algum nível de proficiência em trepar a árvores. Um adulto ou adolescente em forma e ativo pode aprender a trepar a pequenos coqueiros com as próprias mãos. Se não se enquadra nesta descrição, ou se tenciona trepar a uma palmeira alta, utilize equipamento de escalada. Sempre escale com um ou dois amigos para verificar seu progresso e pedir ajuda se necessário.

Degraus

Escalada sem equipamento

  1. Passo 1 Escolha uma árvore pequena.1Escolha uma árvore pequena. O primeiro coqueiro a que subir deve ser pequeno, idealmente suficientemente baixo para se poder agarrar à base das frondes enquanto está no chão. No mínimo, escolha uma árvore em que possa envolver os braços. Uma árvore inclinada num ângulo também será mais fácil de trepar.
  2. Passo 2 Faça uma correia para os pés com um tecido resistente.2Faça uma correia para os pés com um pano forte. Escolha um material resistente, como a fibra de coco, a juta ou a serapilheira, ou um rolo de corda forte e fina. Amarre cada extremidade da tira num laço, suficientemente grande para envolver as solas dos pés. Quando terminar, deve ser capaz de espalmar a tira contra o coqueiro, com os pés em lados opostos do tronco.
    • Embora seja possível trepar a uma árvore sem qualquer equipamento, este laço tornará a tarefa muito mais fácil.
  3. Passo 3 Coloque o laço à volta dos seus pés.3Coloque o laço à volta dos pés. Coloque cada pé através de um laço em cada lado da correia e aperte firmemente com um nó forte. Agora, quando a base dos seus pés agarrar os lados da árvore, o tecido também fará pressão contra a árvore. Isto ajuda a manter os seus pés estáveis e dá-lhe mais força para se empurrar para cima da árvore.
    • Tire os sapatos e as meias antes de fazer isso. A escalada pode doer se não estiver habituado a andar descalço, mas a sua pele endurecerá com a prática. Se quiser mesmo usar sapatos, experimente um par especial de sapatos de escalada com muita tração e solas flexíveis.
  4. Passo 4 Agarrar a árvore com as mãos.4Garrar a árvore entre as mãos. Pressione uma mão contra o tronco à sua frente, ao nível do peito. Pressione a outra mão no lado oposto da árvore. Os seus braços devem ser suficientemente fortes para aguentar o seu peso, para que se incline para a árvore em vez de se afastar dela.
    • Algumas pessoas sentem-se mais seguras colocando as duas mãos na parte de trás da árvore. Se o fizer, coloque as mãos perto dos lados, onde o tronco se curva para trás. As suas mãos têm de estar, pelo menos, parcialmente opostas uma à outra, para que possa apertar o tronco.
    • Para as árvores demasiado grossas para envolver os braços, procure uma segunda tira de tecido forte, couro ou borracha. Enrole-a à volta do tronco e agarre-a com as mãos ou amarre-se firmemente dentro dela. Comece numa árvore pequena antes de tentar isto.
  5. Passo 5 Coloque os seus pés contra os lados da árvore.5Colocar os pés contra os lados da árvore. Saltar para a base da árvore, agarrando-a com as pernas. Vire os pés para dentro, de modo a que a parte de baixo dos pés pressione os lados esquerdo e direito do tronco. As pernas ficam dobradas e abertas para fora, como as de uma rã. Certifique-se de que o laço à volta dos seus pés está esticado contra a árvore.
    • Agarre também a árvore com as coxas, se for suficientemente flexível para o fazer.
  6. Passo 6 Empurre-se para cima com os pés.6Empurre-se para cima com os pés. Estenda as pernas sem mexer os pés ou as mãos. Isto fá-lo-á erguer-se a direito, um pouco mais alto do que antes.
  7. Passo 7 Levante os pés.7Levante os pés. Levante rapidamente os dois pés ao mesmo tempo, agarrando-se a um ponto mais alto da árvore. Para se manter estável, faça força com as duas mãos. Se os seus braços forem fortes, pode levantar completamente os pés do tronco e posicioná-los novamente num ponto mais alto. Caso contrário, deslize os pés pela lateral do tronco ou empurre-os para cima, um de cada vez, em pequenos passos. Isto requer menos músculos, mas pode ser doloroso em pés macios.
    • Mantenha o pé em lados opostos da árvore, para que o laço não caia dos seus pés.
    • Esta é a parte mais difícil. Pratique subir e descer nos níveis mais baixos da árvore, até estar confiante de que tem uma aderência firme.
  8. Passo 8 Repetir.8Repetir. Agora está de novo na posição inicial. Estenda as pernas para se elevar mais e descanse aqui, se necessário. Quando estiveres pronto, sobe mais um degrau com os pés, apertando a árvore entre as mãos.
    • Pratique isto perto da base da árvore antes de tentar subir mais alto. Não suba suficientemente alto para arriscar lesões graves até ter praticado um pouco. Deve ter força suficiente nos braços e nas pernas para trepar sem se sentir cansado ou trémulo, e flexibilidade suficiente para agarrar facilmente a árvore entre os pés.
  9. Passo 9 Colher os cocos.9Colha os cocos. Quando estiver pronto para subir ao topo, apanhe um coco torcendo-o repetidamente até que o caule se parta. Deite-o no chão, certificando-se de que não há ninguém por perto. Só apanhe cocos que estejam facilmente ao alcance do braço e nunca se incline para fora da árvore.
    • As frondes do segundo ou terceiro nível acima são normalmente suficientemente fortes para se agarrar ou mesmo sentar. Não agarre as frondes do nível mais baixo, que são geralmente fracas.
    • Se tiveres jeito para usar uma catana, podes cortar os cocos com a lâmina. Amarre o facão a uma corda no seu cinto, para que fique pendurado bem abaixo dos seus pés enquanto sobe.
  10. Passo 10 Descer.10Descida. Pode descer em passos, tal como desceu. A maior parte das pessoas apenas desce as mãos uma a uma, enquanto os pés deslizam pela palma da mão. Isto pode arranhar ou cortar os pés macios, mas uma vez endurecido, esta é a forma mais rápida de descer.

Escalar com equipamento

  1. Passo 1 Encontre um arnês confortável.1Encontre um arnês confortável. O arnês deve ser largo e almofadado, e não um arnês fino de escalada. Nalgumas partes do mundo, utilizam-se cintos de corda, mas estes não o seguram tão bem.
    • Leia as instruções abaixo primeiro, para decidir sobre o método de escalada da árvore. Poderá comprar todo o seu equipamento como parte de um kit, para poupar dinheiro.
  2. Passo 2 Escolha a sua corda.2Escolha a sua corda. Procure uma corda ou cinta forte, sem estiramento significativo (ou rotulada de 'estática'). A corda deve ser entrançada, não torcida, para não o fazer girar, embora isto seja um pouco menos importante, uma vez que não vai ficar pendurado na corda. A corda de arborismo ou de escalada é a melhor escolha.
  3. Passo 3 Utilizar uma máquina de escalada com palma.3Utilize uma máquina de escalar palmeiras. Estes dispositivos fixam-se à árvore e fornecem laços para as suas mãos e pés. Para subir, basta levantar alternadamente as mãos e os pés, e a máquina fará a maior parte do trabalho por si. É ainda uma boa ideia prender-se ao tronco da árvore com um pedaço de corda e um arnês, utilizando o equipamento descrito acima.
    • Existem vários modelos de máquinas de trepar. Consulte as instruções específicas do seu modelo antes de tentar subir.
  4. Passo 4 Experimente uma escada de pau.4Tentar uma escada de pau. Esta é uma forma fácil e segura de subir palmeiras rectas mais curtas do que a escada de pau. Procure este equipamento em lojas de artigos de caça, uma vez que as escadas são muitas vezes utilizadas para fazer plataformas de caça. Siga estas instruções para se manter seguro durante a sua subida:
    • Monte a sua escada de pau e encoste-a à árvore. Empurre-a contra o solo e prenda-a a uma correia ou corda amarrada à volta da árvore.
    • Enrole outra correia ou corda à volta da árvore e prenda ambas as extremidades ao arnês. Ajuste até que a correia fique esticada quando estiver em pé na escada.
    • Suba a escada, amarrando periodicamente correias adicionais à volta da árvore e nos degraus.
  5. Passo 5 Subir com os laços da corda.5Subir com laços de corda. É possível tornar a escalada mais fácil e mais segura, mesmo que não disponha de qualquer equipamento especial. Como os nós devem ser precisos e de alta qualidade, é melhor aprender diretamente com um profissional experiente. A ideia básica é a seguinte:
    • Enrole a corda à volta da árvore e prenda as duas extremidades ao arnês.
    • Com outro pedaço de corda, faça um laço para que um dos seus pés fique de pé.
    • Prenda a outra extremidade deste laço ao tronco, enrolando-o à volta e dando um nó prusik.
    • Repita com um segundo laço para o outro pé e um terceiro laço para as mãos.
    • Para trepar à árvore, levante um pé enquanto puxa a corda para cima com a sua mão. Quando soltar e colocar peso nesse pé, o nó deve manter a corda firme novamente. Levante alternadamente cada laço. Mantenha-se perto do chão nas primeiras sessões, até ter a certeza de que domina a técnica e que os nós estão firmes.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo é que subo a uma árvore sem um pano forte? Fazem-se luvas especiais que agarram bem a palmeira. Vendem-se em qualquer loja de ferragens; basta perguntar a um funcionário se tiveres problemas em encontrá-las.
  • PerguntaQuando dou um salto com a perna ao fazer isto, é difícil agarrar-me com a mão. Tem alguma dica? São feitas luvas especiais que agarram bem a palmeira. Vendem-se em qualquer loja de departamentos local, basta perguntar a um funcionário se tiveres problemas em encontrá-las.

Dicas

  • É fácil e muito seguro subir e sentar-se nas frondes do coqueiro, pois elas são muito fortes e duráveis e suportam facilmente o peso de um adulto médio. Outra grande recompensa para uma subida entediante!
  • As superfícies de borracha podem ser feitas a partir de pneus descartados no beco e aparafusadas em qualquer equipamento que planeie utilizar para trepar à árvore. Deixe que seja um trabalhador manual experiente a fazê-lo, para que as superfícies de borracha não corram o risco de escorregar e de o fazer cair.
  • Antes de subir a uma árvore alta, escolha alguém para o observar do chão. Ele pode pedir ajuda em caso de emergência e avisar as pessoas próximas antes de atirar cocos.

Avisos

  • As árvores são frequentemente o habitat de cobras, aranhas, insectos e outros animais, por isso tenha cuidado ao colher os frutos. Isso é especialmente perigoso se você perder a compostura e largar a árvore para golpear freneticamente outro organismo. Mantenha a calma e lembre-se que a maioria dos animais não está interessada em atacar, apenas se defendem quando se sentem ameaçados.
  • Esta é uma atividade perigosa que exige aptidão física e flexibilidade. Não suba mais alto do que a sua altura se não cumprir estes requisitos.
  • Os espigões, os sapatos com sola de espigão e as catanas (para cortar degraus) podem deixar marcas permanentes na palma da mão. Para além do efeito visual, estas feridas tornam a árvore vulnerável a doenças e pragas. Se cortar a árvore, desinfecte as suas ferramentas antes e depois. Considere começar numa escada e 'subir' a partir daí, para que as marcas sejam menos visíveis do chão.