Como limpar um prédio com uma arma de fogo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Limpar ou revistar um edifício quando alguém pode estar lá dentro (que também pode ter uma arma) é uma tarefa muito perigosa e não deve ser tomada de ânimo leve. A polícia e os militares têm formação para este tipo de circunstâncias, mas o cidadão comum não tem, normalmente, conhecimentos suficientes sobre o assunto. Embora as autoridades devam ser sempre contactadas em caso de suspeita de arrombamento, saber como evacuar o edifício pode ajudá-lo a manter-se a si e aos seus entes queridos em segurança, caso a ajuda não chegue a tempo. Este artigo, para fins de simplificação, assumirá que você está em sua casa.

Passos

Antes de fazer qualquer coisa

  1. passo 1 escolha uma arma de...1Escolha uma arma de fogo apropriada. Explorar a sua casa à procura daquele som não identificado durante a noite ou ir em auxílio de um ente querido de mãos vazias não é uma ideia inteligente. Por isso, é importante equipar-se. As três principais categorias de armas de fogo são as pistolas (armas de mão), as caçadeiras e as espingardas. O primeiro passo é familiarizar-se intimamente com as regras de segurança das armas de fogo. Por exemplo, tenha a certeza do seu alvo e do que está para além dele. Não dispare contra o seu filho adolescente que está a entrar em casa às escondidas. Além disso, lembre-se de que, muito provavelmente, as balas que está a disparar atravessarão as paredes da sua casa, podendo assim atingir os seus entes queridos.
    • Considere preparar-se taticamente com uma pistola para obter sugestões sobre como se armar com uma pistola. As pistolas são uma escolha leve, eficiente e popular para a defesa pessoal.
    • Uma arma de fogo alternativa, e altamente recomendada, seria uma espingarda de ação rápida. As caçadeiras têm um poder de paragem muito melhor do que uma pistola. Recomenda-se a utilização de uma espingarda de ação direta, uma vez que a fiabilidade é da maior importância, mas também é possível utilizar espingardas de ação curta para obter bons resultados. Não se deixe enganar por aqueles que dizem que as espingardas são de apontar e disparar. As espingardas requerem tanto treino e prática como as pistolas e as espingardas.
    • As espingardas são a terceira opção comum. As espingardas, mais uma vez, produzem (mesmo em alguns calibres mais pequenos) um poder de paragem significativamente maior do que a maioria das pistolas, mas requerem a mesma precisão. Uma espingarda semi-automática com carregador é a escolha sugerida, uma vez que as duas mãos podem nem sempre estar disponíveis e a opção de disparar rapidamente várias balas é muitas vezes bem-vinda.
  2. passo 2 escolha diferentes tamanhos ou calibres consoante o efeito.2Escolha tamanhos ou calibres diferentes consoante o efeito. Para as pistolas, recomenda-se a maior pistola possível para obter o melhor poder de paragem e controlo, enquanto que para uma espingarda ou caçadeira (a partir de agora serão chamadas 'armas longas'), é preferível o comprimento mais curto possível. Estas preferências estão obviamente 'dentro do razoável', uma vez que uma pistola anormal de 1,5 metros de comprimento ou uma arma longa de 12 polegadas de comprimento são impraticáveis e desafiam o uso pretendido das armas específicas.
  3. passo 3 decida o seu curso de ação, antes de fazer qualquer coisa.3Decida o seu curso de ação, antes de fazer qualquer coisa. Se for o único em casa, ou se todos os habitantes da casa estiverem na divisão onde se encontra, então as suas escolhas são muito mais fáceis. Se tiver a certeza de que há um hóspede muito indesejado em sua casa, chame a polícia local. Tranque a porta do seu quarto (e quaisquer outras entradas - se disponíveis) e esteja preparado. Não se mexa, espere que a polícia chegue. Não se aproxime da polícia com uma arma de fogo na mão; certifique-se de que a guarda ou pousa quando a polícia estiver nas suas imediações.
    • A razão pela qual se espera nesta situação é porque revistar uma casa é muito perigoso e não vale a pena morrer por nada (para além dos entes queridos). Além disso, o seguro deve cobrir quaisquer objectos roubados ou danificados.
  4. passo 4 saber o quê's in store if you decide to search and clear.4Saiba o que o espera se decidir revistar e desocupar a casa. Isto só deve ser feito se souber que um intruso está em sua casa e se tiver entes queridos noutros locais da casa. Não se esqueça de chamar a polícia antes de tomar qualquer medida e de lhes dizer que está armado e que vai tentar recuperar ou proteger o(s) seu(s) ente(s) querido(s).
    • A outra situação em que pode ser necessário utilizar estas técnicas é se não tiver a certeza de que há um intruso e quiser certificar-se de que não há perigo. Neste caso, deve também munir-se de um telemóvel, pois pode precisar de chamar a polícia quando não estiver perto de uma linha terrestre.

Limpar esquinas

  1. passo 1 aproximar-se da esquina.1Aproximar-se do canto. O objeto mais comum numa casa é um canto (e a solução mais comum para um objeto é a mesma que limpar um canto). O processo de atravessar um canto é muitas vezes referido como cortar a tarte. Comece o mais próximo possível da parede sem raspar contra ela. Certifique-se de que está a pelo menos um braço de distância do canto. Não quer que a sua arma de fogo fique para fora da porta.
  2. passo 2 observe o canto e tenha em mente que o ponto de articulação será o vértice do canto.2Observe o canto e tenha em mente que o ponto de articulação será o vértice do canto. Quanto mais se afastar da parede, mais espaço aberto verá.
  3. passo 3 dê um pequeno passo de 90° para longe da parede.3Dê um pequeno passo a 90° da parede. Este é o início de um semicírculo que irá fazer à volta da esquina. Mantenha os cotovelos para dentro e o pé da frente paralelo à sua linha de visão para que nenhum deles o denuncie.
  4. passo 4 faça uma pausa e observe a fatia da tarte.4Faça uma pausa e observe a fatia da tarte. Entre cada passo dado, deve fazer uma varredura do chão no canto até ao teto - varrendo cada fatia num movimento vertical.
    • A sua forma será: um aperto firme com as duas mãos na arma de fogo. Deve inclinar-se ligeiramente na direção em que está a dar o passo para permitir que a sua cabeça (e os seus olhos) sejam o objeto mais distante, permitindo-lhe ver o seu alvo antes que ele o veja.
    • Se for proficiente com as duas mãos, use a mão que o mantiver mais escondido.
    • Os seus pés nunca se devem cruzar, pois é uma posição muito instável e se algo (ou alguém) o atingir, ou se for forçado a disparar a meio da passada, a sua precisão e equilíbrio ficarão comprometidos. Em vez disso, deve mover o pé da frente (o pé na direção em que está a dar o passo) e depois seguir com o pé de trás. Além disso, tenha atenção aos seus pés; certifique-se de que não está a apontar os dedos dos pés para o canto, pois estes podem preceder os seus olhos, o que significa que o suspeito pode vê-lo antes de você o ver.
  5. passo 5 pratique colocando um espelho na sala.5Pratique colocando um espelho na sala. Quando estiver a cortar a tarte, verifique o que consegue ver no espelho. Tente ajustar a sua forma de modo a que pouco mais do que o seu olho e a sua arma de fogo sejam visíveis.
    • Também pode praticar com outra pessoa usando lanternas. Assim que um dos dois vir qualquer parte do outro, aponte a lanterna para ele. A natureza competitiva deste exercício irá aperfeiçoar a sua forma rapidamente.
  6. passo 6 aponte sempre a arma de fogo para onde os seus olhos estão a olhar.6Aponte sempre a sua arma de fogo para onde os seus olhos estão a olhar. Isto permitir-lhe-á reagir mais rapidamente do que se tiver a sua arma de fogo em posição baixa. Os braços estendidos ou a posição de prontidão de alta compressão são ambas boas opções. Uma posição de prontidão de alta compressão é obtida segurando a arma de fogo com as duas mãos junto ao peito e os cotovelos ligeiramente elevados. Com a posição de prontidão de alta compressão, certifique-se de que a sua mão que não está a disparar está atrás do plano do cano.

Desobstrução de portas

  1. passo 1 conhecer os perigos das portas.O funil fatal, como é graciosamente conhecido, é uma das áreas mais perigosas para se estar quando se atravessa um edifício. Esta área inclui portas e outros portais que apenas permitem uma área estreita de entrada e saída de uma divisão (como corredores estreitos e arcos). Se estivesses a escolher um ponto de estrangulamento para uma emboscada, os funis fatais seriam locais perfeitos para concentrar a tua atenção. É do teu interesse passar o mínimo de tempo possível nestas áreas.
    • Numa porta, o funil fatal é a área de cada lado da porta, tão profunda quanto a altura da porta e com a mesma largura. Por isso, ficar ao lado de uma porta não conta (obviamente, o funil fatal é uma área imaginária - uma área que o intruso pode não estar a respeitar, por isso, só porque está fora do funil fatal não significa que não possa ser atingido).
  2. passo 2 aproxime-se de uma porta fechada pelo lado em que está o puxador.2Aproximar-se de uma porta fechada pelo lado em que se encontra a maçaneta. Se não o puder fazer (por razões arquitectónicas), terá de colocar o seu corpo no funil fatal enquanto o abre.
  3. passo 3 toque na maçaneta da porta, e  soft-check= the= handle= to= see= if= door= is= locked= or= not.=3Toque na maçaneta da porta e faça uma 'verificação suave' para ver se a porta está trancada ou não. Se for a sua casa e souber que esta porta específica não tem fechadura, não tem de efetuar este passo.
  4. passo 4 traga a sua arma...4Traga a sua arma para posição de disparo de contacto próximo enquanto alcança a maçaneta da porta. Quando agarrar a maçaneta da porta, use a mão que não está a disparar e estenda a mão por baixo da arma. Isto permitir-lhe-á fazer disparar a sua arma sem a bloquear.
  5. passo 5 rodar rapidamente o puxador e abrir a porta.5Gire a maçaneta rapidamente e abra a porta. Se estiver a empurrar a porta para longe de si, certifique-se de que balança a porta o suficiente para expor toda a divisão. Se a porta parar a uma distância invulgarmente curta da parede, pode ser porque algo ou alguém está atrás da porta.
    • Se puxar a porta na sua direção, a quantidade de arremesso é menos importante, uma vez que mesmo uma pequena abertura lhe permitirá espreitar imediatamente a divisão e, à medida que for libertando a divisão, poderá abrir a porta até ao fim.
  6. passo 6 afaste-se imediatamente da porta.6Apostar imediatamente à entrada da porta. Isto mantém-no a si e à sua arma longe de alguém que possa estar do outro lado da porta pronto para o agarrar a si ou à sua arma. A distância favorece o atirador treinado. No caso de ser o único com uma arma, a distância favorece a pessoa com uma arma de longo alcance.
  7. passo 7 examine a sala da mesma forma que faria ao virar uma esquina.7Verifique a sala da mesma forma que faria ao virar uma esquina. Desta vez, tens de fazer um scan até 180 graus em vez de apenas 90. Limpe-a com a técnica de cortar a torta. Começa na parede onde a moldura da porta está fixada para limpares o máximo de espaço possível. Deves conhecer todos os esconderijos da tua casa e prestar especial atenção a eles quando estiveres a limpar a sala.
    • Quando atravessar o funil fatal durante o corte da tarte, pode querer acelerar o seu ritmo para passar o mínimo de tempo possível no funil fatal sem perder partes importantes da divisão.
  8. passo 8 avance para a sala depois de ter visto o máximo possível da sala.8Entre na sala depois de ter visto o máximo possível da sala. Comece fora do funil fatal e avance em direção à área do canto do caddy. Este é um movimento diagonal e deve ser feito rapidamente, tendo o cuidado de não ficar preso na porta.
  9. passo 9 olhar por cima do ombro ao entrar para ver o canto para o qual não se dirige.9Olha por cima do ombro ao entrares para veres o canto para onde não te diriges. Se alguém estiver escondido no canto que não conseguiste ver durante o corte da tarte, poderás vê-lo agora.
    • O canto para o qual se dirige é a sua primeira prioridade. Veja esse canto antes de olhar para o que está atrás de si, pois um assaltante no canto à sua frente é mais prioritário.
  10. passo 10 limpar o resto da sala para detetar qualquer perigo imediato.10Limpe o resto da sala para detetar qualquer perigo imediato. Isto pode incluir procurar atrás dos móveis e nos armários. Não é aconselhável deixar uma área sem ser revistada; assim que sair da divisão, assume que não está ninguém atrás de si, quando na realidade pode estar alguém.

Desobstrução de portas de fecho automático

  1. passo 1 aproxime-se da porta pelo lado da maçaneta (como anteriormente).1Aproximar-se da porta pelo lado da maçaneta (como anteriormente). As portas de fecho automático incluem portas com mola ou de fecho hidráulico. Comum na maioria das casas residenciais para a porta de acesso à garagem, esta apresenta um conjunto de problemas quando é abordada pelo lado sem dobradiças. Se a porta se abrir na sua direção (se estiver do lado da dobradiça da porta), abra a porta e use o ombro ou o pé para a empurrar mais para fora enquanto sai da sala.
  2. passo 2 se estiver do lado de fora da dobradiça, empurre a porta para a abrir o mais possível.2Se estiver no lado sem dobradiças, empurre a porta para a abrir o mais possível. Dependendo da velocidade a que a porta se fecha, pode ter tempo para se deslocar para o lado oposto da porta antes de entrar. Esta é provavelmente a sua melhor opção.
    • Se puder, desloque-se para o lado oposto antes de entrar. Isto dá-lhe um breve momento para analisar muito rapidamente a sala em busca de potenciais alvos óbvios.
    • Se não conseguir passar para o lado oposto da porta, deve entrar na sala em ziguezague.
  3. passo 3 entre pelo lado da maçaneta (tal como nas outras portas e aberturas) enquanto a porta ainda está quase toda aberta.3Entre pelo lado da maçaneta (tal como as outras portas e aberturas) enquanto a porta ainda está quase toda aberta. Para entrar é necessário pensar e adaptar-se rapidamente. É preciso ser rápido; a porta pode fechar-se automaticamente ou mais depressa do que o previsto.
    • Deve comprometer-se rapidamente a entrar; é a única forma de manter qualquer elemento de surpresa que possa ter. O funil fatal torna-se muitas vezes mais mortífero se deixar que a porta se feche antes de a atravessar; agora, um intruso do outro lado da porta sabe que tem de se aproximar novamente para a abrir.
    • Utilize o movimento a seu favor. Durante encontros de elevado stress, é provável que você e o seu adversário tenham uma visão de túnel. O simples facto de andar em ziguezague ao entrar na sala pode fazer com que 'desapareça' completamente durante um ou dois segundos.
  4. passo 4 veja o canto para onde se dirige durante o pequeno intervalo de tempo em que a porta está a fechar.4Veja o canto para onde se dirige durante o pequeno intervalo de tempo em que a porta está a fechar. A porta cobrirá temporariamente o canto nas suas costas. Se vir que este canto está livre antes de a porta estar quase a fechar-se, pode ter tempo para fazer uma análise rápida da sala, mas a sua prioridade é o canto atrás da porta.
  5. passo 5 vire-se e veja o canto atrás de si, antes de a porta se fechar.5Vire-se e veja o canto atrás de si, antes que a porta se feche.
  6. passo 6 limpe o resto da sala como faria com qualquer outra sala.6Limpe o resto da divisão como faria em qualquer outra divisão. Tenha também em atenção que muitas portas de fecho automático fazem barulho quando se fecham. Seja paciente e talvez passe um minuto ou mais à espera nessa divisão para ver se alguém vem à sua procura.

Limpar corredores

  1. passo 1 compreenda que os corredores são algumas das áreas mais difíceis, perigosas e dinâmicas de um edifício.1Compreender que os corredores são das zonas mais difíceis, perigosas e dinâmicas de um edifício. Um ou dois parceiros em corredores com portas e cruzamentos em T seriam muito apreciados, uma vez que, a dada altura, será forçado a virar as costas a uma área que ainda não desobstruiu. No entanto, como cidadão comum, é provável que tenha de o fazer sozinho. Por conseguinte, deve manter os olhos e os ouvidos bem abertos e equilibrar os múltiplos problemas de perigo para manter o seu risco no mínimo. Mas não se deixe enganar, este processo, e os outros processos deste artigo, representam todos um risco muito elevado.
  2. passo 2 andar de um lado ou do outro de um corredor.2Caminhe de um lado ou de outro de um corredor. Nunca caminhe pelo meio de um corredor. Ao mesmo tempo, evite tocar nas paredes. Os corredores são semelhantes às portas, o que significa que são uma passagem estreita pela qual um intruso pode estar à espera de passar. O meio do corredor é o seu funil fatal.
  3. passo 3 lidar com os obstáculos, como as portas, da mesma forma que foi mencionado acima.3Lidar com os obstáculos, como as portas, da mesma forma que foi mencionado acima. No entanto, tenha em atenção que parar num corredor para limpar uma sala significa que não limpou o resto do corredor e que uma área inexplorada (por limpar) está agora nas suas costas.
    • As esquinas não são diferentes, mas o que acontece se houver duas esquinas em duas direcções? Trata-se de uma intersecção em T. Consulte a próxima secção para obter informações mais detalhadas sobre como limpar um cruzamento em T.
  4. passo 4 mantenha um registo das áreas que limpou e das que não limpou.4Mantenha um registo das áreas que limpou e das que não limpou. As áreas que não foram limpas ainda contêm pontos de perigo e deve dedicar alguma da sua atenção às áreas não limpas.
  5. passo 5 limpar metodicamente os corredores - don't walk past one room to clear another.5Limpe metodicamente os corredores - não passe por uma sala para limpar outra. Se o fizer, tem agora uma sala nas suas costas que não está limpa, um corredor à sua frente que não está limpo e a sala onde pretende entrar também não está limpa. Isto representa uma quantidade esmagadora de zonas de perigo. Colocar-se nesta situação é injustificadamente perigoso.

Intersecções em T

  1. passo 1 saber o que torna os cruzamentos em t especialmente perigosos.1Saiba o que torna os cruzamentos em T especialmente perigosos. As intersecções em T são onde dois corredores se cruzam e existem dois cantos separados para limpar, nenhum dos quais garante melhor cobertura do que o outro. Essencialmente, tem o dobro do espaço para limpar e vários pontos cegos em ambos os lados do corredor por limpar.
  2. passo 2 comece do lado direito do corredor quando se aproximar de uma intersecção em t.2Comece pelo lado direito do corredor quando se aproximar de um cruzamento em T. As razões por detrás disto serão explicadas em pormenor mais tarde. A regra número um aqui é não quebrar o plano criado pelo corredor de intersecção. No entanto, deve ver o máximo que puder antes de se comprometer a entrar no corredor.
  3. passo 3 fique de olho no canto direito enquanto se dirige para ele.3Fique de olho no canto direito enquanto se dirige para ele. Certifique-se de que nada constitui um perigo imediato.
  4. passo 4 limpe o canto esquerdo como faria com qualquer outro canto, mas não coloque nenhuma parte do seu corpo para além do fim da parede.4Limpe o canto esquerdo como faria com qualquer canto, mas não coloque nenhuma parte do seu corpo para além do fim da parede. Mais uma vez, atravessar o plano criado pela intersecção do corredor telegrafa a sua presença a um possível intruso.
  5. passo 5 dê um passo para trás e para a esquerda quando've gotten a view of the left corner.5Passo para trás e para a esquerda depois de ter visto o canto esquerdo.
  6. passo 6 limpe o canto direito da mesma forma que fez com o canto esquerdo.6Limpe o canto direito da mesma forma que limpou o canto esquerdo.
  7. passo 7 decida entrar.7Decida entrar. Agora que já limpou tudo o que podia sem passar a linha, tem de atravessar o avião.
    • Entrar à direita. A razão pela qual a ordem dos lados é importante é porque podes virar mais rapidamente para o teu lado de apoio do que para o teu lado de disparo. Se alguém acabar por ficar no canto à tua esquerda, podes, mais rapidamente, rodar para a tua esquerda do que para a tua direita. Tudo isto partindo do princípio de que és destro. Se for canhoto, tudo deve ser invertido.
  8. passo 8 proceda de forma semelhante a uma porta.8Proceda de forma semelhante a uma porta. Atravesse a porta na diagonal, observando o canto para onde se dirige e olhando por cima do ombro para o outro canto. Veja as imagens à direita para representações visuais.

Desobstruir escadas

  1. passo 1 aproxime-se das escadas como se fosse um corredor.1Aproxime-se das escadas como se fosse um corredor. Provavelmente haverá uma limpeza de canto antes de chegar às escadas. Limpe o máximo que puder das escadas sem entrar nelas. As escadas criam um problema quando se limpa um edifício sozinho, mas visto que uma boa parte dos edifícios residenciais contém escadas, pode ser necessário atravessá-las em algum momento.
    • O problema das escadas é que, na melhor das hipóteses, têm as mesmas propriedades que um corredor. Na pior situação, são um corredor com uma intersecção em T e podem ter um ou dois patamares com cantos e, eventualmente, uma vista para as escadas. Tudo isto significa que existem muitos pontos de perigo em simultâneo, dos quais apenas um pode ser coberto de cada vez. As escadas são dinâmicas e pode ser necessária alguma adaptação para corresponder à escada em que se encontra.
  2. passo 2 mantenha-se de um dos lados da escada, tal como num corredor.2Fique num dos lados da escada, tal como num corredor. Se houver um canto ou outro tipo de torção nas escadas, deve ficar do lado oposto ao canto.
  3. passo 3 olhe para cima antes de dar demasiados passos (subir escadas).3Olhe para cima antes de dar demasiados passos (subindo as escadas). Veja se há um miradouro para as escadas. Se houver, é melhor desobstruí-la ao subir as escadas.
    • Tenha também em atenção os cantos que se encontram à sua frente. Não os negligencie; como já foi dito, há várias direcções que precisam da sua atenção; um parceiro pode facilmente cobrir o miradouro, enquanto você limpa o canto.
  4. etapa 4: observe as zonas expostas que possam surgir.4Observe todas as zonas expostas que possam surgir. Muitas escadas com contracurvas expõem as suas pernas antes de poder ver a esquina. Movimente o seu corpo de modo a ter a melhor visão possível das zonas que não consegue ver.
    • Algumas escadas de apartamentos ou de outros edifícios não têm subidas cobertas nas escadas. Esta é uma óptima maneira de alguém escondido debaixo das escadas se abrigar e atacá-lo enquanto você não consegue fazer nada.
    • A melhor coisa que podes fazer é praticar isto com um amigo usando uma lanterna.

Atacar quando o alvo for avistado

  1. passo 1 se avistares o teu alvo, tens algumas opções.1Se avistar o seu alvo, tem algumas opções. Em muitos estados, tem todo o direito de disparar sobre a pessoa, mas isso, para a maioria das pessoas, é um pouco drástico. Deve decidir antecipadamente (mesmo antes de possuir uma arma de fogo para defesa pessoal) o que a sua moral pessoal lhe permite fazer nesta e noutras situações. Leia algumas informações sobre mentalidades tácticas se precisar de ajuda para decidir.
  2. passo 2 identifique-se.2Identifique-se. É necessário dar um aviso justo antes de disparar. Se tiver identificado o intruso e este já tiver tentado fazer-lhe mal, poderá não ser necessário fornecer um aviso adicional.
    • Não se esqueça de que pode haver mais do que um adversário na casa; além disso, ser alvejado não é sinónimo de morrer, por isso proteja-se o mais possível.
  3. passo 3 não tire conclusões precipitadas.3Não tire conclusões precipitadas. É provável que não tenha a certeza de quem é o seu adversário ou que não conheça as suas intenções. (Lembre-se que um intruso pode mascarar as suas intenções - e alguém que invadiu a sua casa provavelmente não está lá para pedir açúcar emprestado). Apresente-se, de surpresa se possível, e ordene ao alvo com frases curtas e firmes. Depois de ter chamado a atenção do alvo com 'STOP!' 'Mãos no ar!', tente dirigir o intruso dizendo 'Afaste-se de mim!' e 'Ponha-se de joelhos!'.
    • Se ele estiver virado para longe de si e se mantiver de joelhos, evita que ele retalie contra si e impede-o de se deslocar rapidamente para qualquer lado sem se mexer muito.
    • Se ele tiver uma arma de fogo na mão, não se esqueça de lhe dizer para a largar! Se ele não obedecer imediatamente, está apenas a pensar na melhor forma de o matar com ela. Reforce a questão com '...senão disparo!', e depois tome as medidas adequadas. Se ele decidir pousar a arma lentamente, diga-lhe 'STOP!' e 'DROP IT!'. Já houve muitos tiroteios com a polícia em que uma pessoa pousou lentamente a arma, mudou de ideias e disparou contra a polícia. Demorará pelo menos 1/8 de segundo desde o momento em que ele começa a pegar na arma até que o seu cérebro possa reagir. Isto é tempo suficiente para disparar antes de se aperceber do que se está a passar.
  4. passo 4 se a pessoa decidir ignorar as suas ordens ou fizer um movimento repentino, actue de forma decisiva.4Se a pessoa decidir ignorar as suas ordens ou fizer um movimento brusco, actue com determinação. Faça o que é correto e elimine a ameaça. Hesitar não vai salvar a sua vida. Só se poderá dar ao luxo de defender os seus actos se estiver fisicamente presente para testemunhar. Uma violação dos seus direitos de propriedade tem de ser tratada com uma ação rápida.
    • Para estas situações, pode considerar levar consigo um spray de pimenta ou um taser. Será muito mais fácil defender a sua decisão de usar um spray ou um taser num intruso que é simplesmente beligerante do que defender que disparou sobre um intruso beligerante.
  5. passo 5 aguardar a chegada da polícia.5Esperar pela chegada da polícia. Uma vez que já chamou a polícia ou tem um telemóvel consigo, a polícia não deve estar muito longe.
    • Se, por qualquer razão, não tiver um telemóvel consigo, se ainda não tiver chamado a polícia e se o telefone não estiver ao alcance visual do intruso, pode fazer com que ele se mexa de joelhos, certificando-se de que não se vira para si.
  6. passo 6 mantenha-se atento ao intruso no chão, mas seja observador.6Mantenha-se atento ao intruso no chão, mas esteja atento. Coloque-se num local coberto e certifique-se de que ele não tem nenhum companheiro que possa aparecer numa esquina. Anunciou a sua presença a toda a casa, pelo que outro adversário na casa saberá exatamente onde se encontra, mas não pode correr o risco de deixar o homem que deixou sozinho ou fora de vista.
  7. passo 7 permitir que vários adversários entrem numa espécie de funil fatal.7Permita que vários adversários entrem num tipo de funil fatal. Mais uma vez, isto inclui qualquer pequena área onde uma falha num homem pode ser um acerto no outro. Os alvos múltiplos acrescentam uma grande complexidade a uma situação, mas a verdade é que a maioria dos criminosos não trabalha sozinha.
    • Dizer a vários adversários para 'PARAR!' é uma má ideia. Na altura em que for capaz de enfrentar um deles por não obedecer, o outro já o poderá ter atacado. Tente decidir antecipadamente na sua mente o que vai fazer se encontrar vários adversários.

Limpar um edifício com luz reduzida

  1. passo 1 retire a luz da equação, se possível, para obter uma vantagem.1Remova a luz da equação, se possível, para obter uma vantagem. A maioria das situações que o levariam a rastejar à volta da sua própria casa aconteceriam provavelmente à noite. Recomenda-se que mantenha a área o mais escura possível enquanto limpa a sua casa. A escuridão dá-te algumas vantagens: Certamente conhece a sua casa melhor do que um intruso e, se tiver uma lanterna consigo, tem a capacidade de eliminar completamente a visão nocturna do intruso.
  2. passo 2 mantenha uma lanterna de mão junto à sua arma de eleição.2Mantenha uma lanterna de mão ao lado da sua arma preferida. Existe também a opção de ter uma lanterna adicional anexada. A maioria das armas tácticas, ou de combate, tem a capacidade de fixar certas luzes à armação da arma de fogo.
    • A luz de mão dá-lhe opções que a luz anexa não dá, por isso, embora uma luz anexa seja uma excelente caraterística para ter numa arma, não pode sempre substituir a luz de mão.
  3. passo 3 considere equipar a sua arma de fogo com várias miras.3Considere equipar a sua arma de fogo com várias miras. As miras nocturnas são uma caraterística bem-vinda porque permitem alinhar as miras quando não há luz. No entanto, isto não é uma panaceia: se não conseguir ver as suas miras, poderá não conseguir ver o seu alvo e terá ainda mais dificuldade em identificá-lo. (Certifique-se de que não está a lidar com o filho do seu vizinho do lado!)
    • As miras laser também são opções. As miras laser permitem-lhe ver para onde a sua arma de fogo está apontada sem ter de utilizar as miras para apontar. Isto pode ser muito útil se não tiver as suas lentes de correção. Como sempre, deve identificar o seu alvo como hostil antes de disparar, o que significa que deve ter uma lanterna, mesmo que esteja a usar um laser.
  4. passo 4 permita que os seus olhos se adaptem.4Permita que os seus olhos se adaptem. O seu melhor 'acessório' é o seu próprio corpo. Se acontecer alguma coisa enquanto dorme, os seus olhos já estão ajustados, mas se acontecer alguma coisa e estiver perto da luz (mas tiver de ir para uma área escura), certifique-se de que deixa os seus olhos ajustarem-se antes de prosseguir. Pode demorar até 30 minutos para que os seus olhos se adaptem completamente.
  5. passo 5 esteja atento ao que o rodeia.5Tenha consciência do que o rodeia. Não deve ficar em silhueta contra a luz atrás de si, nem ser realçado pela luz que incide sobre si. Tente aproximar-se das zonas de perigo a partir das sombras ou por detrás de outras áreas de ocultação ou cobertura.
  6. passo 6 identificar um possível alvo e cegá-lo temporariamente, apontando a sua luz aos olhos dele para o desorientar.6Identifique um possível alvo e cegue-o temporariamente, apontando a sua luz aos olhos dele para o desorientar. Apontar a luz diretamente para a cabeça e ligá-la apenas por um momento (é preferível uma lanterna com um interrutor de ligação temporária). É necessária uma lanterna com pelo menos 50 lúmens para desorientar temporariamente um atacante à noite.
  7. passo 7 olhar bem...7Olhe bem para o intruso e, com uma luz suficientemente forte, a projeção de luz deve permitir-lhe ver se ele tem uma arma na mão. Esta ação também provocará uma reação que lhe dará uma ideia do que se passa na cabeça do intruso. Ele agora sabe que tu sabes onde ele está, e ficar cego não é uma situação confortável. Os químicos nos olhos do intruso, que permitem aos humanos ver na escuridão quase total, terão sido queimados e demorarão até 30 minutos a regressar totalmente, o que lhe dá uma grande vantagem.
  8. passo 8 atingir o alvo como descrito acima.8Ataca o alvo como descrito acima.

Comunidade Q&A

  • PerguntaComo é que evito revelar a minha posição à noite quando ligo a minha lanterna? Não é possível, pelo menos não facilmente. Os comandos e as equipas SWAT que efectuam manobras de invasão e desobstrução utilizam por vezes luzes vermelhas em vez de luzes normais, uma vez que a luz vermelha é muito mais fraca do que as lâmpadas LED normais, mas também tem um alcance de efeito muito mais curto, de apenas 2 metros. Lembra-te que podes utilizar luzes fortes em teu benefício se souberes onde está a outra pessoa, pois podes cegá-la facilmente. No entanto, com exceção das luzes vermelhas tácticas, é quase impossível utilizar lanternas no escuro sem ser notado.
  • PerguntaE se houver outro amigo em casa? Estabeleça contacto com ele/ela; certifique-se de que está em segurança e de que sabe que está a caçar um intruso com uma arma de fogo.
  • PerguntaUma espingarda de assalto ou qualquer outra arma automática é uma boa escolha para realizar esta tarefa? A maioria das pessoas prefere uma caçadeira neste tipo de situação, e com razão. No entanto, muitos ex-militares e instrutores de armas de fogo sugerem a utilização de uma espingarda de tipo militar como melhor alternativa. Cada uma tem vantagens e desvantagens, dependendo da situação.

Dicas

  • Um dos primeiros lugares que você deve tentar limpar são as partes da casa onde os entes queridos estão. Proteja-os primeiro, depois guarde a sua casa.
  • As tácticas raramente requerem velocidade, por isso demora o tempo necessário nas zonas de perigo. A dissimulação e a surpresa são os teus maiores trunfos. Se fizeres um som não intencional, pára! Coloque-se atrás de um abrigo fechado e espere mais de 20 segundos, ouça, vigie, seja observador e paciente. Se não houver indicadores de alvo, siga em frente, mas esteja preparado, pode ter acabado de anunciar a sua localização a um intruso.
  • O seu primeiro objetivo deve ser a sua sobrevivência e a da sua família, e não 'apanhar o mau da fita'. Lembre-se sempre que tem a opção de se retirar e sair da sua própria casa. Por mais inquietante que isso seja, é melhor sair se todos puderem fazê-lo com segurança do que enfrentar vários alvos e morrer protegendo sua casa.

Avisos

  • Muitas técnicas de limpeza de ambientes que você encontra na internet são feitas para militares ou policiais, que limpam principalmente prédios com duas ou mais pessoas. Essas técnicas nem sempre se aplicam ao proprietário que está limpando sua casa sozinho.
  • Certifique-se de que segue todas as leis estatais e locais (embora, por vezes, seja necessário tomar decisões para o bem da sua vida e da vida dos seus entes queridos). Note que muitas leis sobre armas de fogo mudam drasticamente de estado para estado, e podem até mudar entre condados ou mesmo cidades.
  • Tenha em atenção que, mesmo que utilize corretamente todas as técnicas acima referidas, existe sempre a possibilidade de se ferir ou morrer, a si ou a um ente querido.
  • Certifica-te de que identificas o teu alvo antes de disparares contra ele. A polícia pode já ter entrado, e não quer disparar contra um polícia por engano. Mesmo que não tenha chamado a polícia, é possível que um vizinho tenha visto alguém a arrombar a casa e tenha telefonado, ou que um agente da polícia tenha passado de carro.
  • Quando estiver a sair de um canto ou de uma porta, saiba que um intruso armado pode conseguir disparar contra si através da parede ou da porta. Se ele não souber onde você está, não atirará em você, mas é melhor se afastar da cobertura para diminuir a probabilidade de ser atingido por uma bala disparada ao acaso.
  • A maioria dos projécteis de armas de fogo atravessa paredes e portas residenciais. Não dispare em direção a áreas onde possam estar os seus entes queridos.
  • As armas de fogo podem ser muito perigosas e mesmo letais (caso contrário, não seriam armas eficazes). Elas só devem ser usadas para defesa doméstica ou pessoal por usuários experientes de armas de fogo.