Como limpar os ténis
Autor do artigo:Gabriel SilvaLimpar os seus ténis mantém-nos com um cheiro fresco, prolonga a sua vida útil e não demora muito tempo. Limpe os seus sapatos à mão para lhes dar um pouco mais de TLC, ou coloque-os na máquina de lavar para uma abordagem mais prática. Pode até limpar as solas dos seus sapatos para os embelezar sem ter de limpar tudo. Qualquer que seja o método escolhido, você terá sapatos limpos que parecem (e cheiram) muito melhor!
Passos
Usando a máquina de lavar
Verifique a etiqueta para se certificar de que é seguro lavar os seus sapatos na máquina. A maioria dos ténis pode ser lavada na máquina de lavar, mas é sempre uma boa ideia verificar com antecedência. Se a etiqueta indicar 'lavar apenas à mão', é melhor considerar a possibilidade de limpar os ténis à mão. Se os seus sapatos não tiverem uma etiqueta, pesquise a marca online para obter recomendações de limpeza.- Se os seus sapatos tiverem pele ou camurça, não é boa ideia lavá-los na máquina, uma vez que a água pode danificar essas partes do calçado.
Utilize uma escova para esfregar e remover quaisquer aglomerados visíveis de sujidade. De preferência, faça-o sobre um caixote do lixo ou no exterior para evitar que a sujidade se espalhe pelo chão. Se a sujidade estiver molhada, deixe-a secar completamente primeiro. A sujidade seca escova-se mais facilmente do que a sujidade molhada.- Remover o máximo de sujidade possível antes de lavar os sapatos irá ajudá-los a ficarem mais limpos na máquina de lavar.
Retire os atacadores e trate as secções sujas com detergente para a roupa. Verifique se há alguma área que esteja particularmente suja. Se for esse o caso, pegue num pouco de detergente para a roupa e esfregue-o com os dedos nos atacadores. Este pré-tratamento ajudará a sujidade a sair mais facilmente.- Coloque os atacadores no seu próprio saco de rede para evitar que se enrolem noutros artigos quando estiverem a ser lavados.
Coloque os sapatos num saco de rede e lave-os juntamente com as toalhas. Se não tiver sacos de rede para roupa suja, pode comprá-los online ou em lojas de departamentos por cerca de 10 dólares. Coloque o saco com os sapatos, o saco com os atacadores e uma carga de toalhas na máquina de lavar.- Lavar os sapatos juntamente com as toalhas evita que os sapatos fiquem a bater na máquina de lavar, o que poderia danificar os sapatos ou a própria máquina.
Utilize um ciclo suave com água fria. Utilize a mesma quantidade de detergente que utilizaria normalmente e evite utilizar água quente. Escolha o ciclo suave se tiver essa opção.- Não exagere no detergente. O excesso de detergente pode provocar a acumulação de resíduos de sabão nos sapatos, tornando-os rígidos e podendo até manchá-los.
Deixe o par de sapatos secar ao ar livre. Pode colocá-los em frente a um desumidificador, uma ventoinha ou uma janela aberta, mas evite colocá-los em frente a qualquer tipo de fonte de calor ou na máquina de secar. Se o calçado tiver palmilhas, retire-as e deixe-as secar separadamente para acelerar o processo.- Pode sentir-se tentado a atirar os seus ténis para a máquina de secar para os poder usar mais cedo, mas isso pode estragar a forma dos seus sapatos. O calor elevado pode deformar o plástico ou as fibras sintéticas.
- Para ajudar os ténis a manterem a sua forma, encha o interior com jornal amassado.
Volte a montar os sapatos quando tudo estiver completamente seco. Os sapatos devem demorar entre 8 a 12 horas a secar, dependendo se faz ou não mais alguma coisa para acelerar o processo. Assim que estiverem secos, coloque as palmilhas de volta no lugar e volte a amarrá-los.- Se os seus sapatos continuarem a parecer muito sujos, poderá ter de tratar as solas separadamente ou talvez tentar lavá-los novamente na máquina de lavar roupa. Se não conseguir limpá-las, talvez seja altura de investir num novo par de ténis.
Lavar os ténis à mão
Retire os atacadores dos seus ténis. Ao retirar os atacadores, preste atenção ao seu estado - estão sujos? Estão a desfiar? Se estiverem apenas sujos, poderá limpá-los, mas se estiverem a desfiar-se e a ficar sem fios, talvez seja altura de comprar um par novo.- Se precisar de comprar atacadores novos, meça os actuais para ver qual o seu comprimento. Dessa forma, terá a certeza de comprar substitutos que sejam suficientemente longos para os seus sapatos.
Esfregue detergente para a roupa nas áreas manchadas dos atacadores. Para este efeito, é útil deitar uma pequena quantidade de detergente para a roupa numa tigela; 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) devem ser suficientes. Mergulhe o dedo no detergente da roupa e, em seguida, esfregue-o nas secções sujas dos atacadores. Repita este passo até que ambos os atacadores tenham sido tratados.- Esfregar o detergente da roupa nos atacadores faz com que o sabão comece a reagir e a decompor a sujidade acumulada.
Enxagúe os atacadores com água morna e seque-os com uma toalha limpa. Leve os atacadores para o lava-loiça e ligue a água quente. Enxagúe cada atacador, esfregando ao longo de todo o comprimento para remover toda a sujidade e sabão. Continue a enxaguar até que a água saia limpa e os atacadores estejam limpos. Seque-os com uma toalha limpa e deixe-os de lado.- Se os atacadores estiverem particularmente sujos, pode também encher o lava-loiça com água morna e deixar os atacadores de molho durante 10 a 15 minutos enquanto limpa o resto do calçado.
Limpe os ilhós com uma escova de dentes e um pouco de detergente para a roupa. Os ilhós são os pequenos orifícios por onde passam os atacadores. Continue a usar a pequena tigela de detergente da roupa de há pouco e mergulhe nela uma escova de dentes limpa. Esfregue os ilhós com a escova de dentes para remover qualquer sujidade ou fuligem acumulada e, em seguida, limpe-os com uma esponja húmida.- Ao enxaguar o detergente da roupa, evite utilizar uma esponja demasiado molhada. Molhe a esponja e depois torça-a para que não fique a pingar. Isto evitará que a espuma se espalhe demasiado e os sapatos não ficarão demasiado saturados.
Desaloje a sujidade seca com uma escova pequena. Pegue nos seus sapatos e examine-os. Se existirem aglomerados secos de sujidade ou relva, limpe-os com uma pequena escova. Faça isto sobre um caixote do lixo ou no exterior para evitar que a sujidade se espalhe pelo chão.- Não tente escovar a sujidade que ainda está molhada. Deixe-a secar completamente primeiro - será muito mais fácil removê-la quando estiver seca.
- Se houver seixos presos, utilize uma pinça para os raspar.
Misture 1 colher de chá (4,9 mL) de detergente para a roupa e 1 c (240 mL) de água. Dependendo da quantidade de detergente que restar na tigela depois de limpar os atacadores e ilhoses, pode não ser necessário adicionar mais. Mexa a água e o detergente da roupa até a mistura ficar com espuma.- Não importa se utiliza água quente ou fria. O detergente da roupa dissolve-se facilmente em qualquer uma delas.
Humedeça uma escova de dentes na mistura e esfregue todo o calçado. Pode utilizar a mesma escova de dentes que utilizou para limpar os ilhós, ou pode mesmo utilizar a escova pequena que utilizou anteriormente. Seja qual for a sua escolha, mergulhe-a na mistura de água e detergente para a roupa e depois esfregue todo o corpo de cada sapato. Limpe o corpo do sapato, a língua, as solas e até o interior do sapato. Utilize movimentos circulares para remover a sujidade acumulada.- Volte a molhar a escova de dentes as vezes que forem necessárias enquanto limpa.
- Não se esqueça da palmilha! Retire-a e limpe-a da mesma forma que limpou o exterior do sapato. Se mesmo assim não ficarem limpas, pode sempre comprar palmilhas de substituição.
Limpe os sapatos com uma esponja limpa e húmida. Depois de ter esfregado os sapatos, humedeça uma esponja e torça-a para que não fique a pingar. Limpe todos os resíduos de sabão e sujidade, enxaguando a esponja as vezes que forem necessárias.- Não se esqueça de limpar também o interior e a parte inferior do calçado.
Deixar os sapatos secar naturalmente e voltar a atar os atacadores. Coloque os sapatos de lado sobre uma toalha seca. Deixe-os secar ao ar livre, o que deve demorar entre 8 a 12 horas. Pode acelerar o processo de secagem colocando os sapatos em frente a uma ventoinha ou a uma janela aberta, mas não os coloque em frente a qualquer tipo de fonte de calor, pois o calor pode deformar os sapatos ou mesmo encolhê-los. Quando estiverem secos, substitua as palmilhas e volte a atar os sapatos.- Se os seus sapatos cheiravam muito mal, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no interior enquanto secam durante a noite. De manhã, elimine o excesso de bicarbonato de sódio antes de calçar os sapatos.
Limpar solas brancas
Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e de detergente para a roupa. Como não precisa de muito de nenhum dos ingredientes, comece com 2 colheres de sopa (30 gramas) de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa (30 ml) de detergente para a roupa. Misture-os para criar uma pasta.- Este método funciona muito bem quando apenas precisa de dar um toque especial às solas dos seus sapatos, mas não precisa de limpar o resto.
Aplique a mistura nas solas com uma escova de dentes limpa. Pegue numa escova de dentes e mergulhe-a no bicarbonato de sódio e no detergente da roupa. Esfregue-a nas solas dos sapatos, tendo o cuidado de limpar também todos os lados e a parte de baixo dos sapatos.- Não tenhas medo de empilhar a pasta nas solas. Pode sempre fazer mais se ficar sem, e não fará mal nenhum se usar muito.
Humedeça uma esponja com água fria e limpe a mistura de bicarbonato de sódio. Depois de ter esfregado a pasta, pegue numa esponja e sature-a com água fria. Torça-a para que não fique molhada e comece a limpar a pasta das solas. Esfregue as áreas que ainda estão sujas e enxagúe a esponja sempre que necessário.- Utilize uma esponja em vez de passar os sapatos por uma corrente de água. A esponja evita que o resto do sapato se molhe, o que significa que não terá de esperar que o sapato seque depois de o limpar.
Limpe as solas com uma toalha seca. Não se esqueça de secar também a parte de baixo, para não escorregar se decidir calçá-los de imediato. Desfrute dos seus sapatos limpos!- Se notar que algumas partes ainda estão sujas, pode aplicar uma segunda camada de pasta de bicarbonato de sódio para ver se isso ajuda a remover a sujidade restante.
Perguntas e respostas de especialistas
- PerguntaComo é que posso limpar os meus sapatos em casa?Absolutamente, embora a forma de limpar os sapatos dependa do material de que são feitos. No caso da camurça, é preferível uma escova para camurça. O couro deve ser escovado com uma escova de cerdas macias ou uma escova de dentes. Alguns ténis e sapatilhas podem ser lavados na máquina de lavar se a etiqueta indicar que podem ser lavados na máquina, embora algumas marcas precisem de ser limpas à mão. No caso dos sapatos de lona, mergulhe um pano limpo em água e detergente suave para limpar as manchas e a sujidade.
- QuestãoComo é que me posso livrar das manchas amarelas nos meus sapatos?Utilize uma escova de dentes velha e sabão. Esfregue suavemente no início, aumentando a gravidade à medida que o sabão faz espuma.
- PerguntaAs instruções dizem para limpar as manchas nos meus ténis e secar ao ar livre. É seguro pô-los de molho durante 1 hora, como sugerido?Siga as instruções do fabricante; deixar de molho pode danificar o tecido ou os adesivos do calçado. Pode ainda esfregar as solas exteriores e limpar as palmilhas amovíveis.
Vídeo
Dicas
- Em caso de dúvida, consulte o sítio Web do fabricante do calçado para ver como recomendam a limpeza dos sapatos.
- Em caso de necessidade, utilize uma borracha branca para limpar as manchas.
- Evite colocar os sapatos na máquina de secar ou perto de uma fonte de calor, pois as altas temperaturas podem deformar a forma dos sapatos.
Coisas que vai precisar
Utilizar a máquina de lavar roupa
- Detergente para a roupa
- Escova para esfregar
- Saco de rede (opcional)
- Jornal (opcional)
Lavar as sapatilhas à mão
- Detergente para a roupa
- Toalhas
- Escova de dentes
- Escova de lavar roupa
- Esponja
- Tigela pequena
- Copos e colheres de medida
- Bicarbonato de sódio (opcional)
Limpeza de solas brancas
- Tigela pequena
- Colheres de medição
- Bicarbonato de sódio
- Detergente para a roupa
- Escova de dentes
- Esponja
- Toalha