Como limpar luvas de boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

As luvas de boxe são óptimas para proteger as mãos de um lutador e a cara de um adversário de ferimentos superficiais durante um combate, mas as luvas podem ficar muito malcheirosas devido a bactérias e suor. Limpar as luvas regularmente e mantê-las corretamente não só as manterá limpas e sem odores, como também as ajudará a durar mais tempo. Quando se trata de manter as luvas de boxe limpas, o aspeto mais importante é garantir que elas sequem após cada uso, caso contrário, as bactérias dentro das luvas poderão crescer e florescer.

Passos

Limpando e higienizando as luvas

  1. Passo 1 Tire as luvas do seu saco de ginástica o mais rápido possível.
    Tire as luvas do seu saco de ginástica o mais rápido possível. Quando calça as luvas de boxe, as bactérias das suas mãos são transferidas para o interior das luvas. Essas bactérias alimentam-se então do seu suor e, à medida que se desenvolvem, criam os maus odores associados ao equipamento de ginásio sujo. Como não há fluxo de ar dentro de um saco de ginástica, é um ótimo local para as bactérias se desenvolverem. Se transportar as luvas no saco, retire-as assim que chegar a casa.s
    • Se possível, deixe as luvas fora do saco. Quanto mais ar apanharem, melhor, por isso, se puder transportar as luvas fora do saco do ginásio, faça-o.
  2. Passo 2 Limpe-as.
    Limpe-as. Imediatamente após tirar as luvas do saco, limpe-as com um pano ou uma toalha para absorver o excesso de humidade. Envolva a sua mão na toalha e coloque-a dentro da luva. Mova a mão para ajudar a absorver o suor. Repita o procedimento com a outra luva.
  3. Limpe o interior das luvas. Depois de limpar o máximo de humidade possível do interior das luvas, higienize-as e desinfecte-as com uma solução de vinagre e água. Transfira a solução para um frasco de spray e borrife o interior das luvas várias vezes.
    • Pode utilizar vinagre branco ou vinagre de cidra de maçã para limpar as luvas.
    • Para uma ação antibacteriana e antifúngica adicional, adicione cinco a 10 gotas de óleo da árvore do chá à solução de vinagre e água.
    • Evite sprays de limpeza agressivos nas luvas, uma vez que podem danificá-las e provocar uma reação na sua pele.
    • Da mesma forma, evite produtos como o Febreze, porque apenas disfarçam os cheiros e não matam efetivamente as bactérias. Podem também tornar as luvas rígidas e desconfortáveis.
  4. Passo 4 Limpar o exterior das luvas.
    Limpe o exterior das luvas. Pulverize a solução de vinagre e água no exterior das luvas, o suficiente para cobrir cada luva com uma ligeira névoa. Depois, limpe-as com uma toalha limpa para remover a sujidade, o suor e qualquer solução de limpeza extra.
  5. Condicionar as luvas. Muitas luvas de boxe são feitas de couro, e isso significa que elas devem ser condicionadas para mantê-las em ótima forma. O couro é a pele de uma criatura viva e pode ressecar, assim como a pele humana. Existem muitos condicionadores de couro comerciais disponíveis no mercado, ou pode usar óleo essencial de limão.
    • Para condicionar as luvas, aplique uma pequena quantidade de amaciador ou algumas gotas de óleo no exterior das luvas. Utilizando um pano que não largue pêlos e fazendo movimentos circulares, aplique o óleo no couro. Quando terminar, limpe a parte externa das luvas com uma toalha limpa para remover o excesso.

Secar as luvas

  1. Passo 1 Secar as luvas ao ar.
    Secar as luvas ao ar. Uma vez que as bactérias das luvas vivem no suor e na humidade que ficam retidos no interior, manter as luvas secas significa também mantê-las limpas. Depois de higienizar o interior das luvas com vinagre e limpar o exterior, deixe as luvas secarem completamente.
    • Para secar as luvas ao ar livre, dobre as correias do pulso para trás, abra as luvas o mais possível e prenda as correias do pulso para que as luvas fiquem abertas.
    • Estenda as luvas ou pendure-as para secar desta forma numa divisão bem ventilada, perto de uma janela aberta ou em frente a uma ventoinha.
    • Mesmo que não higienize e limpe as luvas após cada utilização, deve sempre deixá-las secar entre utilizações. Desta forma, as bactérias não se desenvolverão no interior das luvas.
  2. Passo 2 Encha-as com jornal.
    Encha-as com jornal. Outra forma de secar as luvas mais rapidamente é enchendo-as com jornal, porque o jornal absorve o excesso de humidade no interior e mantém as luvas abertas para permitir a entrada de ar.
    • Amasse algumas folhas de jornal em duas bolas soltas. Enfie uma delas, tanto quanto possível, em cada luva e deixe-as por algumas horas. Verifique regularmente o papel e, quando notar que está saturado de humidade, substitua-o por novas bolas de papel.
  3. Passo 3 Utilize um secador de cabelo.
    Utilize um secador de cabelo. Se tiver vários combates ou treinos agendados num curto espaço de tempo e precisar de secar as luvas rapidamente, um secador de cabelo é uma boa forma de o fazer. Certifique-se de usar um secador com uma configuração fria, pois o calor pode danificar as luvas e endurecer o couro.
    • Ligue o secador de cabelo na posição fria e direccione o bocal para dentro da abertura de uma luva. Verifique a situação da humidade em intervalos de cinco minutos e, quando uma luva estiver seca, repita o processo com a outra.
  4. Passo 4 Evite deixar as luvas ao sol.
    Evite deixar as luvas ao sol. Embora o sol seja uma óptima forma de secar muitas coisas, as luvas de boxe não são uma delas. Um pouco de sol pode secar as luvas e matar bactérias, mas muito sol pode danificar as luvas e o couro da mesma forma que danifica a pele humana.
    • Se quiser usar o sol para ajudar a secar as suas luvas, não as deixe sem vigilância sob a luz direta do sol e não as deixe expostas por mais de 20 a 30 minutos de cada vez.
    • Consulte o final deste artigo nas secções intituladas 'Dicas' e depois 'Avisos' para obter mais ajuda sobre como eliminar bactérias/odor persistentes utilizando o método de congelamento/descongelamento.

Deixar as luvas com um cheiro agradável

  1. Passo 1 Neutralize os maus odores com bicarbonato de sódio.
    Neutralize os maus odores com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é um desodorizante universal e pode ser utilizado no interior das luvas de boxe para eliminar odores e neutralizar os maus cheiros. Quando suas luvas estiverem secas, polvilhe algumas pitadas de bicarbonato de sódio dentro de cada luva e deixe descansar por algumas horas.
    • Para remover o bicarbonato de sódio, bata nas luvas ou enfie um bocal fino de aspirador de pó lá dentro.
  2. Use folhas de secador. Depois de limpar e secar as luvas, pegue numa folha de papel de secador e limpe o interior de cada luva com a folha. Se quiser, pode até deixar uma meia folha em cada luva até à próxima vez que precisar delas.
  3. Use lascas de cedro. Pegue num par de meias de algodão limpas e encha cada uma delas com um punhado de lascas de cedro (como as que se usam para fumar comida ou para a cama dos animais). Amarre levemente as pontas das meias e coloque uma meia em cada luva.
    • Também podes usar pinho raspado, se preferires.
    • As lascas de cedro não só farão com que as suas luvas cheirem bem, como também absorverão o excesso de humidade e as bactérias.
  4. Passo 4 Utilize óleos essenciais.
    Utilizar óleos essenciais. Os óleos essenciais são uma óptima forma de fazer com que qualquer coisa cheire bem, e as luvas de boxe não são exceção. Além disso, alguns óleos essenciais são também antibacterianos e antifúngicos, pelo que também ajudam a limpar as luvas. Adicione 10 gotas do seu óleo essencial preferido a um frasco de spray com uma chávena (240 ml) de água e aplique uma a duas pulverizações em cada luva. Os melhores óleos essenciais antibacterianos e antifúngicos incluem:
    • Capim-limão
    • Eucalipto
    • Hortelã-pimenta
    • Laranja

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que mantenho o interior das minhas luvas de boxe seco?
    Após o treino de boxe, abra a luva e encha-a com jornal amassado ou uma meia cheia de cama de hamster ou pinho. Isso absorverá a humidade, o que ajudará a evitar o crescimento de bactérias.
  • Questão
    Quando lavo as luvas, posso pô-las de molho em água?
    Não é boa ideia pôr as luvas de boxe de molho em água ou numa solução de água salgada. Se as luvas forem feitas de couro, tanto a água como o sal podem secar o couro e torná-lo quebradiço. Além disso, se as luvas tiverem um acolchoamento de espuma, a água pode fazer com que este inche e fique deformado.
  • Questão
    A colocação de gel de sílica ajuda a eliminar a humidade no interior das luvas?
    O gel de sílica pode absorver cerca de 40% do seu peso em humidade e pode reduzir a humidade relativa num recipiente fechado para cerca de 40%. Por isso, sim, ajudará, mas não muito.

Vídeo

Dicas

  • Os panos de mão ajudam a manter as luvas mais secas e limpas, porque absorvem a maior parte do suor das mãos. As luvas de mão também são muito mais fáceis de limpar, mas não se esqueça de as lavar regularmente.

Avisos