Como limpar um esquilo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer seja frita ou assada, a carne de esquilo pode ser uma adição deliciosa a uma refeição. No entanto, muitos caçadores evitam preparar carne de esquilo porque consideram que esfolar e limpar os esquilos é demasiado trabalhoso. Mas com as ferramentas e técnicas adequadas, matar e limpar um esquilo não é mais difícil do que qualquer outro tipo de animal pequeno.

Passos

Esfolando o esquilo

  1. Passo 1 Molhe bem o esquilo antes de começar.1Molhe bem o esquilo antes de começar. Você pode mergulhar a carcaça num balde de água ou borrifá-la com uma mangueira. Molhar a carcaça antes de começar a limpá-la ajudará a evitar que os pêlos fiquem presos na carne.
    • Molhar a carcaça também ajuda a soltá-la se estiver rígida.
  2. Passo 2 Arrancar os pêlos da base do esquilo's tail.2Retire os pêlos da base da cauda do esquilo. Pode utilizar o polegar e o indicador ou uma pinça grande para arrancar os pêlos. A remoção destes pêlos facilitará o corte através do osso da cauda. Arranque apenas os pêlos suficientes para ter uma área limpa para cortar, ou seja, cerca de 2 centímetros de largura.
    • Não se esqueça de calçar as suas luvas de campo antes de começar a esfolar e limpar o esquilo.
  3. Passo 3 Faça um corte horizontal de 3,8 cm na base do osso da cauda.3Faça um corte horizontal de 11Corte horizontal de ⁄2 in (3,8 cm) através da base do cóccix. Utilize um canivete, uma faca pequena ou outra faca pequena e afiada. Levante a cauda com uma mão e faça a incisão com a outra. O corte deve ser suficientemente profundo para entrar debaixo da pele.
    • A base do cóccix situa-se mesmo acima do ânus do esquilo.
    • Tenha cuidado para não cortar a pele na parte superior da alcatra ou cortar a cauda. Para simplificar os passos seguintes, convém manter a cauda ligada à pele.
  4. Passo 4 Colocar o esquilo numa superfície sólida no chão.4Coloque o esquilo numa superfície sólida no chão. Depois de ter feito a incisão inicial na base do cóccix, deite o esquilo de barriga para baixo sobre um cepo baixo, uma tábua ou uma pedra plana. A superfície escolhida deve ser suficientemente baixa para que possa pôr o pé em cima dela. Certifique-se de que as pernas do esquilo estão estendidas.
    • Limpe os detritos da superfície antes de começar.
  5. Passo 5 Estenda a sua incisão 1⁄2-1 polegada (1,3-2,5 cm) na direção do esquilo's head.5Estenda a incisão 1⁄(1,3-2,5 cm) em direção à cabeça do esquilo. Coloque o seu pé nas patas traseiras estendidas do esquilo para o manter estável. Depois, enquanto segura a cauda com uma mão, corte lentamente ao longo das costas do esquilo.
    • Ao fazer o corte, tenha o cuidado de o fazer apenas com a profundidade suficiente para separar a pele da carne e não mais. Faça o corte com cerca de 1 cm (0,39 in) de profundidade.
  6. Passo 6 Faça um corte em ângulo à frente de cada pata traseira.6Faça um corte em ângulo à frente de cada pata traseira. Posicione a faca onde fez o corte inicial, mesmo à frente da parte superior da perna direita do esquilo. Depois, corte para baixo num ângulo de 45 graus em direção à barriga do esquilo. Faça o mesmo no lado esquerdo da carcaça.
    • Corte apenas o suficiente para separar a carne da pele, ou seja, cerca de 1 cm (0,39 in) de profundidade.
  7. Passo 7 Descascar a pele até chegar às articulações dos pés das patas dianteiras.7Descascar a pele até às articulações dos pés das patas dianteiras. Com os pés nas patas traseiras do esquilo, puxe a cauda para cima e comece lentamente a retirar a pele da carne. Parar de descascar quando conseguir ver as articulações dos pés das patas dianteiras.
    • Para descascar a pele é necessário um pouco de músculo, mas tenha cuidado para não puxar com tanta força que arranque a pele completamente.
  8. Passo 8 Virar a carcaça e retirar o couro da barriga até às patas traseiras.8Virar a carcaça e retirar a pele da barriga até às patas traseiras. Em pé sobre a cauda, descascar a pele com os dedos. Parar de descascar quando chegar às articulações mesmo acima das patas traseiras.
    • A pele deve sair imediatamente, mas se tiver dificuldade, pode utilizar a sua faca para separar suavemente a pele da barriga.
  9. Passo 9 Retire a cabeça e os pés.9Remova a cabeça e as patas. É mais fácil utilizar uma tesoura de caça para este passo. Corte a carne do pescoço e parta o osso para retirar a cabeça, e corte as articulações imediatamente acima dos pés para os retirar, bem como a pele restante.
    • Eliminar o couro, a cabeça e as entranhas, enterrando-os ou transportando-os para um aterro sanitário.

Limpeza da carcaça

  1. Passo 1 Faça um corte raso longitudinalmente ao longo do centro da barriga.1Faça um corte raso longitudinalmente ao longo do centro da barriga. Depois de esfolar o esquilo, pode começar a limpar as entranhas. Comece por apertar o estômago e faça um pequeno corte de 3 cm entre as patas traseiras. Continue a cortar até chegar ao pescoço.
    • Tenha cuidado para não cortar demasiado fundo. Se a faca for demasiado fundo, pode cortar acidentalmente as entranhas.
    • Se estiver a usar uma tesoura de caça, outra opção é inserir a ponta da tesoura no ânus e começar a cortar através da pélvis até ao pescoço.
    • Antes de começar a cortar a barriga do esquilo, examine bem a carcaça e retire os pêlos que ainda estão agarrados a ela.
  2. Passo 2 Retirar as entranhas e limpar a cavidade interna.2Remover as entranhas e limpar a cavidade interna. Agora que as entranhas estão expostas, use 2 dedos para agarrar o coração, os pulmões e o esófago. Em seguida, puxe as vísceras para baixo em direção à cauda e depois para fora. Com este movimento, deve conseguir remover todas as entranhas. Limpe os bocados que lhe escaparam. Ficará com uma cavidade interna limpa.
    • Você pode inspecionar o fígado para ver se o esquilo estava saudável. O fígado de um esquilo saudável deve ter uma cor vermelha intensa e sólida.
  3. Passo 3 Lave a cavidade corporal se tiver acesso a água doce.3Lave a cavidade corporal se tiver acesso a água doce. Utilize uma mangueira para enxaguar bem o exterior e o interior do esquilo limpo. Certifique-se de que cobre toda a carcaça com água. Alguns segundos de enxaguamento com a mangueira a correr devem ser suficientes.
  4. Passo 4 Coloque a carcaça limpa no gelo.4Coloque a carcaça limpa no gelo. Agora que já esfolou e limpou a carcaça do esquilo, coloque-a num saco que possa voltar a ser fechado e coloque o saco numa geleira cheia de gelo. Coloque a carcaça no gelo o mais rápido possível depois de limpá-la para manter a carne fresca. Em seguida, tente levá-la para um frigorífico ou congelador o mais rapidamente possível.
    • Pode armazenar a carne de esquilo num frigorífico a 2-4 °C (35-40 °F) durante 1 a 2 dias ou num congelador a -18 °C (0 °F) até 12 meses.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo é que se cozinha um esquilo? O esquilo frito é muito bom. Pane-o como se fosse frango. Cozinhe-o num espeto sobre uma fogueira com um pouco de alho selvagem na cavidade torácica. Assado no forno ou no fogo com legumes num pacote de papel alumínio também é bom.
  • PerguntaQuando pego no esquilo para o lavar, será que as pulgas ou outras coisas nocivas me vão apanhar? Se o enxaguares bem, então não, mas se ainda estiveres preocupado com isso, usa um par de luvas de látex. Depois, lave bem as mãos.
  • PerguntaPor que razão devo inspecionar o fígado quando limpo um esquilo? O fígado é uma forma muito fácil de ver e determinar o estado de saúde do esquilo. Um fígado estragado é sinal de um animal pouco saudável, que pode não ser seguro para consumo.

Dicas

Coisas que você vai precisar

  • Faca afiada
  • Tesoura de caça
  • Água
  • Uma superfície sólida e limpa
  • Luvas de látex para vestir no campo
  • 1 geleira com gelo
  • Sacos de galão com fecho hermético