Como limpar o crânio de um veado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um crânio de veado pode ser um ótimo ornamento para a casa, mas existe um processo rigoroso de limpeza e manutenção para garantir que o crânio mantém uma cor branca duradoura. Este processo começa com a remoção da carne, seja através de métodos químicos ou naturais. De seguida, pode branquear a caveira. Certifique-se de manter a manutenção regular para um apelo estético duradouro.

Passos

Removendo o couro e a carne

  1. Passo 1 Esfolar o crânio do veado com uma faca afiada e usar um alicate para remover os órgãos.1Esfolie o crânio do veado com uma faca afiada e use um alicate para remover os órgãos. Colocar o crânio de veado na estação de trabalho e esfolá-lo com uma faca afiada que esteja à vontade para utilizar. Cortar lentamente, certificando-se de que não lasca acidentalmente o crânio por baixo.
    • Se tiver mais do que uma faca, utilize as facas mais pequenas para cortar os detalhes mais finos e as facas maiores para cortar a pele.
    • No final do processo de esfolamento, deve ficar com o tecido muscular vermelho por baixo.
    • Utilize um alicate para retirar cuidadosamente os olhos e a língua do veado. O alicate é muitas vezes mais fácil do que tentar cortar os órgãos individualmente.
  2. Passo 2 Mergulhe o crânio em água quente e deixe-o cozer em lume brando durante 2-3 horas.2Imergir a caveira em água quente e deixar cozer em lume brando durante 2-3 horas. Encha uma panela grande (suficientemente grande para conter o crânio) com água quente e mantenha-a em lume brando. Em seguida, baixe o crânio de veado para a água pelos chifres. Deixe o crânio durante 2-3 horas, enquanto o tecido muscular se solta lentamente do crânio por baixo. O crânio está pronto quando a carne se separa do crânio com pouco esforço.
    • Se tiver congelado o crânio, este processo demorará cerca de 15 a 30 minutos mais.
    • Se ferver demasiado o crânio, arrisca-se a que os dentes se partam, por isso cronometre o processo e verifique regularmente o crânio enquanto este ferve.
  3. Passo 3 Retire a carne enquanto o crânio ainda está quente.3Remover a carne enquanto o crânio ainda está quente. Retire o crânio da água a ferver e coloque-o na sua estação de trabalho. Com uma faca pequena, corte a carne. Esta deve sair em pequenos pedaços. Depois, quando a carne exterior tiver sido cortada, trabalhe para remover o tecido cerebral do interior do crânio.
    • Se esperar que o crânio arrefeça após o processo de fervura, a remoção da carne será significativamente mais difícil.
    • Se tiver dificuldades com uma faca, pode ser necessário utilizar uma colher pequena ou um bisturi para remover o tecido cerebral.
  4. Passo 4 Lave todo o crânio com água fria.4Lave todo o crânio com água fria. Depois de remover o máximo possível do tecido muscular exterior e do tecido cerebral interior, lave o crânio com água fria. Tente remover quaisquer pedaços de carne teimosos que possam ter sido demasiado difíceis de remover com uma faca.
  5. Passo 5 Mergulhe o crânio num pó de lixívia enzimática durante 3 dias.5Deixar o crânio de molho num pó de lixívia enzimática durante 3 dias. Volte a colocar o crânio num recipiente grande ou numa panela e mergulhe-o numa solução de limpeza. Por cada 3,8 litros de água adicionados ao recipiente, adicione 3/4 de chávena (90 gramas) de pó de lixívia enzimática. Deixe o crânio nesta solução durante 3 dias.
    • Qualquer pó de limpeza enzimático de um supermercado local funcionará bem. Este processo é para tentar remover os pedaços mais teimosos ou pequenos de carne.
    • Não use lixívia. A sua reação química é geralmente demasiado agressiva e pode danificar o crânio.
  6. Passo 6 Remova o tecido final com um bisturi ou uma faca.6Remova o tecido final com um bisturi ou uma faca. Enxagúe o crânio mais uma vez e, em seguida, verifique cuidadosamente a totalidade do crânio, certificando-se de que toda a carne foi removida. Se não, a solução de limpeza deve ter soltado os pedaços de carne mais teimosos para que os possa remover com facilidade.
    • Dependendo da natureza da carne, você pode arrancá-la com a ponta da faca ou cortá-la com cuidado.

Branquear o crânio com peróxido de hidrogénio

  1. Passo 1 Compre peróxido de hidrogénio a 12%.1Comprar peróxido de hidrogénio a 12%. O peróxido de hidrogénio existe em muitas formas e tamanhos e pode ser difícil de encontrar devido à sua natureza química potente. Os químicos podem vender pequenas quantidades ao balcão, mas os barbeiros provavelmente venderão garrafas maiores. Tente encontrar pelo menos vários litros de água oxigenada antes de começar.
    • O peróxido de hidrogénio tende a vir em concentrações de 12%, 9% ou 6%. Tente encontrar a versão de 12%, pois ela funcionará mais rápido do que as outras.
    • Se puder escolher entre uma versão em creme e uma versão líquida, compre a versão líquida.
  2. Passo 2 Usar vestuário de proteção antes de começar.2Use vestuário de proteção antes de começar. O peróxido de hidrogénio é um líquido químico cáustico, o que significa que pode causar danos graves se tocar na pele nua. Utilize sempre luvas de plástico grossas e vista um fato-macaco comprido antes de o utilizar.
    • Se tiveres menos de 18 anos, pede a um adulto responsável para te ajudar no processo. Mesmo que tenha mais de 18 anos, não custa nada ter alguém para o ajudar se as coisas correrem mal.
  3. Passo 3 Lave a caveira com água fria.3Lave a caveira com água fria. Como esteve na parede, pode ter-se acumulado mais pó e sujidade nas pequenas fendas do que seria de esperar. Lave bem a caveira com água fria para eliminar a sujidade que se encontra no interior.
    • Se alguma da sujidade for mais teimosa, raspe-a cuidadosamente com uma faca afiada ou uma escova de dentes.
  4. Passo 4 Mergulhe o crânio em água oxigenada durante 24 horas.4Deixar o crânio de molho em água oxigenada durante 24 horas. Depois de lavado, coloque o crânio num recipiente de plástico grande com tampa. Em seguida, deite quantidades iguais de água oxigenada e de água até cobrir a caveira. Feche a tampa e deixe-a em repouso por pelo menos 24 horas.
    • Dependendo do tamanho da caixa, pode não ser possível encaixar os chifres do crânio. Isto pode, de facto, ser melhor, uma vez que o processo químico de limpeza pode tornar os chifres mais frágeis e diminuir a sua aparência. No entanto, o líquido estará exposto ao ar fresco e não estará protegido.
  5. Passo 5 Retire o crânio e lave-o novamente.5Remova o crânio e lave-o novamente. Com luvas de borracha, retire cuidadosamente o crânio do recipiente de plástico e lave-o novamente em água fria. Caso contrário, pode ficar um pequeno resíduo de pó branco à volta do crânio.
    • Reutiliza a mistura de peróxido de hidrogénio se tiveres mais ossos para limpar. A mistura é perfeitamente adequada para ser usada novamente em qualquer outro crânio. Geralmente, a mistura funciona melhor onde estiver mais quente e não tiver sido exposta a muito ar.

Limpar o crânio com métodos naturais

  1. Passo 1 Exponha os ossos a escaravelhos dermestid para uma limpeza natural duradoura.1Expor os ossos aos escaravelhos dermésticos para uma limpeza natural duradoura. Os escaravelhos são insectos selvagens que se alimentam naturalmente dos resíduos dos ossos. Coloque o crânio de veado num grande recipiente de plástico, deite uma caixa de escaravelhos e deixe-os trabalhar durante uma semana. Se, de alguma forma, lhe escapou alguma carne no crânio quando o limpou pela primeira vez, estes escaravelhos vão removê-la.
    • Uma colónia completa de escaravelhos (que pode ser comprada online ou num taxidermista local) será capaz de limpar um crânio em 1-2 dias.
    • Depois de terem feito o seu trabalho, recolha-os com cuidado e liberte-os novamente na natureza.
    • Não se esqueça de fazer alguns furos na tampa para que os escaravelhos possam respirar.
  2. Passo 2 Deixar os ossos no meio do mato para uma solução a longo prazo.2Deixe os ossos na natureza para uma solução a longo prazo. A natureza tende a ter processos inatos que nós só podemos imitar. Se os ossos forem deixados na natureza, no solo, outros animais, insectos e bactérias limparão os ossos como a natureza pretende. Este processo é por vezes conhecido como 'apodrecimento'.
    • Este processo demora muito tempo (recomenda-se 2-3 meses), mas é pouco dispendioso.
  3. Passo 3 Ferver os ossos em lume brando como último recurso.3Cozinhar os ossos em lume brando como último recurso. Embora fosse uma prática comum há muito tempo atrás, ferver crânios de veado é agora considerado uma forma incorrecta de limpar um crânio devido ao facto de tornar a estrutura óssea mais suscetível de rachar. No entanto, é a forma mais fácil de o fazer.
    • Coloque o crânio numa panela grande com 0,25 L de carbonato de sódio para cada 7,7 L de água durante 12 horas e verifique regularmente o progresso a cada hora. Saberá que está pronto quando a carne puder ser cortada com pouco ou nenhum esforço por uma faca.
  4. Etapa 4 Induzir 'cold water maceration' as a safer water treatment.4Induza a 'maceração em água fria' como um tratamento de água mais seguro. A maceração em água fria é muito parecida com a fervura dos ossos, mas em vez de tentar eliminar qualquer sujidade, a água simplesmente solta qualquer sujidade que já exista, como fibras musculares ou tendões que não foram notados na primeira limpeza.
    • Coloque o crânio de veado num recipiente grande, encha-o com água fria e deixe-o repousar durante 24-48 horas com a tampa do recipiente fechada, se possível. Qualquer sujidade solta deve tornar-se visível na água circundante.
  5. Passo 5 Utilizar uma escova de dentes para eliminar a sujidade mais difícil.5Utilize uma escova de dentes para eliminar a sujidade persistente. Se tudo o resto falhar, muitas vezes uma escova de dentes e uma boa dose de esforço podem esfregar a sujidade indesejada. Se não tenciona voltar a utilizar a escova de dentes, pode embebê-la numa pequena quantidade de peróxido de hidrogénio para tornar o processo de limpeza mais eficaz.

Perguntas e respostas da comunidade

  • QuestãoPosso utilizar escaravelhos carnívoros para limpar um crânio? Sim, os escaravelhos comedores de carne são uma óptima solução. Eles removem todos os bocados de carne que conseguem apanhar. Considere ter um tanque com eles e coloque o seu crânio lá dentro. Esta é uma forma atual de limpar crânios, e é bastante útil. Você pode querer remover a mandíbula, para que elas possam entrar nas fendas.

Dicas

Avisos

  • Tenha muito cuidado com a água oxigenada. Sempre use luvas, pois ela é um líquido químico cáustico.
  • Não limpe o crânio do veado com água sanitária. Isso danificará irreparavelmente a estrutura óssea.