Como limpar um veado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Conseguiu matar o seu primeiro veado. E agora? Terá de despir o animal e eliminar as vísceras. Leia abaixo para aprender como preparar um cervo para garantir que sua carne de veado tenha o melhor sabor.

Passos

Remova os órgãos abdominais (exceto o trato digestivo)

  1. Passo 1 Confirme que o veado está morto.
    Confirme que o veado está morto. Se necessário, atire nele novamente. Não se aproxime de um veado ferido a pé.
  2. Passo 2 Efetuar a primeira incisão no ventre.
    Fazer a primeira incisão na barriga. Deite a carcaça do veado de costas com as pernas abertas. Localizar o esterno ou o esterno. Use uma faca afiada para fazer uma incisão na barriga, desde logo abaixo do esterno até aos genitais. A incisão deve ser suficientemente profunda para cortar a pele e o peritoneu (a membrana fina que se encontra logo abaixo da pele e sobre os órgãos). Mas tenha cuidado para não cortar demasiado fundo. Se cortar demasiado fundo, pode perfurar os órgãos e manchar a carne.
    • Após a incisão inicial perto do esterno, faça o resto do corte com a lâmina da faca virada para cima. Isto ajuda a prolongar a vida da lâmina (pois não está a cortar o pelo) e minimiza as hipóteses de perfurar acidentalmente um órgão.
  3. Passo 3 Retirar a maior parte dos órgãos abdominais.
    Retire a maior parte dos órgãos abdominais. Utilize uma pequena faca afiada para libertar os órgãos abdominais de quaisquer aderências membranosas. Uma vez libertados, utilize as mãos para remover a bexiga, os rins, o fígado, o baço, o pâncreas e os órgãos genitais internos.
    • Ao retirar a bexiga, tenha cuidado para não derramar o conteúdo. Para evitar que a urina se derrame, beliscar a bexiga com uma mão, cortá-la lentamente e retirar a bexiga com a outra mão.
    • Ter especial cuidado para não cortar acidentalmente os intestinos ou o baço, pois o seu conteúdo derramado estraga a carne.

Remoção dos órgãos torácicos (exceto o aparelho digestivo)

  1. Etapa 1 Acesso aos órgãos torácicos.
    Aceder aos órgãos torácicos. Depois de a maioria dos órgãos ter sido removida da cavidade abdominal, é altura de limpar a cavidade torácica ou a parte superior do tórax. Para aceder à cavidade torácica, utilize uma faca afiada para cortar o músculo (diafragma) e a membrana que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.
    • É de esperar encontrar muito sangue quando se faz um corte na cavidade torácica.
    • Ter cuidado ao trabalhar na cavidade torácica. Se o veado tiver sido atingido no peito, pode haver costelas partidas.
  2. Etapa 2 Remover os órgãos torácicos.
    Retirar os órgãos torácicos. Utilizar uma pequena faca afiada para libertar os órgãos torácicos de quaisquer aderências membranosas. Seguir a traqueia até ao topo e cortá-la. Uma vez cortada, utilizar as mãos para retirar os pulmões e o coração.

Remoção do trato digestivo

  1. Passo 1 Libertar a parte superior do tubo digestivo.
    Libertar a parte superior do tubo digestivo. O tubo digestivo é o tubo contínuo através do qual os alimentos se deslocam e é constituído pelo esófago, o estômago, os intestinos e o reto. A melhor forma de remover o tubo digestivo é numa só peça. Para remover o tubo digestivo numa só peça, é necessário libertar as duas extremidades. Para libertar a extremidade superior ou esófago (tubo de deglutição que vai para o estômago), subir o mais possível na cavidade torácica e cortar o esófago. Em seguida, puxe esta extremidade para baixo, através do tórax e para fora.
  2. Etapa 2 Libertar a parte inferior do tubo digestivo.
    Libertar o fundo do tubo digestivo. Em seguida, é necessário libertar a extremidade inferior do tubo digestivo ou o reto/ânus. Para o fazer, corte um anel profundo à volta do ânus de um macho ou um anel profundo à volta do ânus e da vagina de uma corça. Enfiar o reto, agora livre, de novo na cavidade do corpo e sair pela incisão do estômago.
    • O corte à volta do ânus deve circundar o ânus mas não o cortar. O objetivo é libertar o ânus do tecido circundante, deixando o trato digestivo, incluindo o reto, intacto. O corte à volta do ânus deve ter cerca de 4 polegadas (10,2 cm) de profundidade.
  3. Passo 3 Puxe o trato digestivo para fora.
    Puxe o tubo digestivo para fora. Agora que ambas as extremidades do tubo digestivo estão livres, pode rolar o tubo digestivo intacto para fora da cavidade corporal.
    • Ao manusear o aparelho digestivo, ter cuidado para não cortar os intestinos ou espremer a matéria fecal. A matéria fecal derramada manchará a carne. Pode optar por atar o reto para minimizar o derrame.

Limpeza

  1. Passo 1 Guardar os órgãos comestíveis.
    Guardar os órgãos comestíveis. Pode optar por comer o coração e o fígado. No entanto, não é recomendável consumir o cérebro, o baço, os olhos, as amígdalas ou os gânglios linfáticos. Coloque os órgãos que tenciona guardar num saco de plástico limpo.
  2. Passo 2 Eliminar os resíduos.
    Elimine os resíduos. Se o dono da propriedade não se importar, pode deixar os órgãos residuais (intestinos, baço, etc.) para os necrófagos. Caso contrário, embale os órgãos num outro saco de plástico para levar consigo.
  3. Etapa 3 Levar o veado para casa.
    Levar o veado para casa. Transporte o veado para casa. Refrigere a carcaça, ou coloque-a em gelo, o mais rapidamente possível.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Este método deixa a cabeça, o pescoço e os ombros do veado intactos para a montagem.
  • Pode optar por usar luvas.
  • Pode ser necessário deixar os órgãos genitais externos intactos, dependendo da sua licença de caça, para provar o sexo.

O que é necessário

  • Faca afiada
  • Luvas descartáveis
  • Sacos de plástico
  • Água e toalhas (opcional) para limpeza
  • Corda de arrasto (opcional)