Como escolher a pistola certa (arma de fogo)

Autor do artigo:Gabriel Silva

A polícia, os militares e os cidadãos interessados devem escolher objetiva e cuidadosamente uma arma de fogo que se adeqúe às suas necessidades. A decisão pode ser difícil, uma vez que a lista de armas de fogo é longa e não existe uma arma de fogo perfeita, um calibre perfeito e uma bala perfeita. A consideração mais importante é adquirir uma arma com a qual se sinta confortável a disparar, não a arma que pensa que precisa. O seu conforto ao segurar e disparar uma arma é muito mais importante do que o calibre ou a bala 'certa'.

Passos

Entendendo o básico sobre pistolas

  1. passo 1 considere suas necessidades de defesa pessoal.1Considere suas necessidades de defesa pessoal. As pistolas são usadas quase exclusivamente para defesa pessoal. Assim, é preciso considerar por que você precisa da pistola e imaginar os lugares onde pretende carregá-la. Tenciona transportá-la sempre consigo ou vai ficar em casa? Quer algo que detenha as pessoas e funcione como dissuasor de crimes, ou quer algo com poder suficiente para acabar com um impasse de forma violenta?
    • Estas decisões fazem uma grande diferença no tamanho, forma e tipo de pistola que escolher.
    • Pense muito bem se alguma vez poderia puxar o gatilho contra outro ser humano. Pode parecer uma boa ideia sacar a arma sem disparar para assustar um criminoso. Mas, na maioria das vezes, uma arma agrava a situação e tornará as coisas muito, muito piores se não estiver disposto a disparar.
  2. passo 2 determine o seu ponto básico - dispare na carreira de tiro antes de comprar.2Determine o seu ponto de mira básico - dispare no campo de tiro antes de comprar. Antes de comprar uma arma, tem de saber se a consegue apontar confortavelmente. Com uma arma descarregada, feche os olhos e aponte a arma numa direção segura com o dedo junto ao gatilho, mas não sobre ele, para um alvo improvisado. Abra os olhos - as miras devem estar alinhadas exatamente onde as queria. A cinco metros, não deve estar mais do que alguns centímetros fora do centro do alvo.
    • Se estiver demasiado baixo, experimente uma arma mais leve. Se estiver demasiado alta, pode querer algo mais pesado.
    • Se a arma estiver a apontar para cima ou para baixo, isso pode ser compensado com a prática. Por exemplo, quase toda a gente que nunca utilizou uma Glock antes tem um ponto de disparo alto de 6-10 polegadas (15,2-25,4 cm) a cinco metros. Mas com a prática, você descobrirá que pode compensar isso rapidamente.
    • Experimente uma variedade de armas sempre que possível. Quer aquela que se sente confortável na sua mão quando dispara, ou um modelo 'mais preciso' pode não lhe servir de nada.
  3. passo 3 escolha uma pistola maior para maior precisão e alcance.3Escolha uma pistola maior para uma maior precisão e alcance. As pistolas maiores são mais precisas do que as mais pequenas devido ao seu ajuste à mão, ao peso (redução do recuo sentido) e ao plano de mira mais longo. No entanto, são muito mais difíceis de esconder e transportar, e o peso adicional pode dificultar a pontaria e a manobra para algumas pessoas.
    • Também designadas por 'pistolas de combate' ou 'pistolas de serviço'.
    • A maioria das pessoas terá mais sucesso a disparar numa pistola de tamanho normal, uma vez que o recuo e o ajuste conduzem frequentemente a uma experiência de disparo mais confortável.
    • A 1911, a Glock 17 ou 22 e a Beretta M9 são todos bons exemplos de pistolas de combate populares.
  4. passo 4 escolha uma pistola mais pequena se tiver de a transportar consigo.4Escolha uma pistola mais pequena se precisar de a levar consigo. As pistolas mais pequenas são mais fáceis de esconder e são mais leves de transportar, mas perdem alguma potência e precisão. No entanto, por serem mais pequenas, são frequentemente mais fáceis de apontar, especialmente para pessoas mais pequenas.
    • As pistolas de transporte têm um comprimento de 4,5-6 polegadas e são leves e pequenas.
    • São frequentemente vendidas como pistolas 'compactas', 'snubnose' ou 'conceal-carry'.
    • A Glock 26 ou 27, a Kahr PM9 e a Colt Mustang XSP são todas pistolas de transporte oculto altamente cotadas.
  5. etapa 5 saiba que o calibre da câmara é tão importante quanto o tamanho ao escolher uma arma.5Saiba que o calibre da câmara é tão importante quanto o tamanho ao escolher uma arma. O calibre da bala que está a disparar não muda uniformemente com o tamanho da arma. Cada calibre tem os seus pontos fortes e fracos e é necessário encontrar um que se adeqúe às suas necessidades em vez de escolher apenas o número mais alto que conseguir encontrar. Os principiantes devem optar por calibres mais pequenos.
    • Calibres menores significam menos recuo, o que, por sua vez, significa tiros de acompanhamento mais rápidos e precisos, mas geralmente menos energia e força. Um bom ponto de partida são as balas de calibre .380 ACP, comuns em pistolas mais pequenas.
    • Os calibres maiores causam mais danos por bala, mas são mais difíceis de disparar vários tiros rapidamente. Experimente .45 ACP, 10mm ou .357 sig para um carregador automático ou .357 Magnum ou .41 mag para um revólver.
  6. passo 6 saiba que os revólveres são considerados mais fiáveis e mais simples do que as armas semi-automáticas.6Saiba que os revólveres são considerados mais fiáveis e mais simples do que as armas semi-automáticas. Os revólveres são fáceis de carregar, apontar e disparar, e são opções populares há décadas. Eles também são mais fáceis de limpar e manter do que a maioria dos semi-automáticos. Dito isto, o conforto ao segurar e disparar deve ser a sua primeira preocupação ao adquirir uma pistola.

Comprar tipos de calibre

  1. passo 1 considere as vantagens e desvantagens de cada tipo de bala.1Considere as vantagens e desvantagens de cada tipo de bala. A maioria das pessoas que estudam balística e tática de balas de armas de mão concluíram que as balas de armas de mão são comparativamente fracas e que a colocação da bala é um travão de combate mais fiável do que a própria bala. No entanto, existem algumas vantagens de uma bala para outra, e saber qual o calibre que procura ajudá-lo-á a tirar o máximo partido da sua compra.
    • A penetração é extremamente importante. Se uma bala não penetrar suficientemente fundo, é menos provável que os órgãos vitais e o sistema nervoso sejam danificados. No final dos anos 90, o FBI realizou estudos exaustivos que sugerem que uma bala deve penetrar pelo menos 14-16 polegadas (35,6-40,6 cm) para ser fiável. Isto permite que as balas entrem no corpo em ângulos inferiores aos ideais e ainda tenham energia suficiente para atingir órgãos vitais ou a coluna vertebral.
    • A cavidade permanente é o 'vazio' resultante num alvo carnudo para onde a maior parte da energia da bala foi transferida e o tecido foi destruído. Quanto maior for a cavidade permanente, maior é a probabilidade de os órgãos vitais ou o sistema nervoso central serem destruídos.
    • O recuo é algo que muitas vezes não é referido na balística das balas porque é uma caraterística muito subjectiva e específica de uma arma. Um recuo baixo permite-lhe disparar mais rapidamente e com maior precisão. Cada pessoa terá uma sensação diferente para o recuo de uma bala e cada arma transferirá o recuo para o utilizador de formas diferentes.
    • A energia da bala é uma caraterística demasiado enfatizada de uma bala. Nas armas de mão, a energia das balas é extremamente baixa. O 'poder de derrubar' é uma fábula nascida das cenas dos filmes de ação de Hollywood. Pessoas baleadas com uma .22LR em áreas não vitais caíram porque assumiram que ser baleado é sinónimo de cair e possivelmente morrer.
  2. passo 2 compreender o calibre das balas mais comuns de armas de fogo.2Conheça o calibre das balas mais comuns de armas de fogo. Existem muitos calibres diferentes por aí, e será assustador para os não iniciados descobrir o que comprar sem uma cartilha básica:
    • 9mm Parabellum é o calibre de pistola mais comum. O seu recuo relativamente baixo permite disparos rápidos e precisos. A capacidade do carregador é normalmente muito superior à de outras munições maiores. O custo é baixo e a disponibilidade é excelente, tornando a 9mm uma escolha atractiva para a prática prolongada. Finalmente, existem excelentes cargas de pressão mais elevada (classificação +P) disponíveis, produzindo excelentes características de auto-defesa (certifique-se de que a sua arma está classificada para disparar cargas +P antes de as utilizar).
    • O calibre .45 ACP utiliza balas mais pesadas e mais largas do que o calibre 9mm a uma velocidade ligeiramente inferior. O calibre presta-se a ser utilizado com supressores de som devido ao facto de uma bala padrão (230 grãos) ser subsónica em quase todas as circunstâncias. A cavidade permanente (em gel balístico) de um JHP .45 é cerca de 40% maior do que a de um JHP 9mm. O recuo é mais severo do que o da 9mm e a capacidade do carregador tende a ser muito menor. A maioria dos agentes da autoridade dirá (referindo-se a um tiroteio à queima-roupa) que se não os atingir nas primeiras três balas, não os vai atingir. Por isso, os carregadores de grande capacidade significam menos do que se pensa.
    • O .40 S&W é outro calibre comum com características de desempenho algures entre o 9mm Para e o .45 ACP. Ganhou um grande número de adeptos nas agências de aplicação da lei e noutros locais. Entre outros benefícios da bala, a ponta plana da bala mostrou criar cavidades temporárias maiores e também permitir que a energia seja transferida a uma taxa mais rápida, criando uma cavidade permanente considerável.
    • Os cartuchos .38 Special, .357 Magnum e .44 Magnum são cartuchos de revólver comuns. O 357SIG (uma bala de 9 mm num invólucro de calibre .40) e o 10mm Auto são também calibres de revólveres um pouco comuns.
    • O 5.7x28mm foi concebido para derrotar armaduras de Classe III com munições adequadas. Estas munições com ponta de aço não estão amplamente disponíveis para os civis, mas a vantagem da munição como munição de recuo muito baixo e de alta velocidade não pode ser negada.
  3. etapa 3 desconsiderar knock-down power when shopping for a pistol.3Desconsidere o 'poder de abate' quando estiver a comprar uma pistola. O poder de derrubar numa pistola de calibre é uma farsa completa. A lei de Newton diz que 'para cada ação há uma reação igual e oposta', o que significa que se a bala tiver força suficiente para derrubar o alvo, o disparo da bala terá força suficiente para o derrubar a si. Tudo isto para dizer que não é garantido que uma bala derrube uma pessoa melhor do que a outra; é mais uma questão de quem está a disparar, onde está a disparar e se essa pessoa tem ou não na sua mente que deve cair quando é atingida. A colocação do tiro é muito mais importante do que o tamanho ou a energia da bala.

Escolher as balas correctas

  1. passo 1 utilize balas jacketed hollow-point (jhp) para auto-defesa.1Use balas de ponta oca encamisada (JHP) para auto-defesa. As JHPs são quase universalmente consideradas a melhor escolha para munições de defesa. Outros modelos expansivos, como o Federal EFMJ e o Cor-Bon DPX, também são considerados eficazes. Uma desvantagem das munições de ponta oca é que, quando a munição se expande, cria uma cavidade permanente e temporária maior. No entanto, devido à transferência de energia mais rápida, reduz a profundidade de penetração.
    • O JHP de ponta macia é uma descrição vaga para qualquer tipo de JHP que tenha um enchimento no orifício (pode ser polímero ou outro material duro). Isto permite que a bala perfure alguns objectos ou atravesse coisas macias (como roupa ou carne) durante um período de tempo antes de se abrir, permitindo uma penetração mais profunda. Existem nomes alternativos para estas balas, como ballistic-tip ou V-Max. Esta é, sem dúvida, a bala mais versátil. Penetrará facilmente em roupas pesadas, mantendo a sua capacidade de expansão num alvo macio.
  2. passo 2 testar balas sólidas fmj (full metal jacket) para uma melhor penetração no alvo.2Teste as balas sólidas FMJ (Full Metal Jacket) para uma melhor penetração no alvo. As balas FMJ sólidas não têm o problema de perder a sua energia tão rapidamente e são conhecidas por penetrarem através de barreiras e ainda perfurarem suficientemente fundo na carne para chegarem aos órgãos vitais. A cavidade permanente é reduzida em tamanho (em comparação com as JHP), mas todas as balas têm contrapartidas. As FMJ são frequentemente utilizadas para tiro ao alvo.
    • A Federal Hydra-shok é uma bala que se assemelha a uma JHP normal de muitos ângulos, mas no interior da cavidade frontal existe uma 'lança'. Isto permite que a bala se abra e continue a perfurar algumas coisas. Quando foi criado pela primeira vez, este desenho liderava a indústria, mas a maioria dirá que os desenhos de JHP padrão melhorados já o alcançaram.
    • A ponta oca cónica invertida é um tipo de bala único. O buraco na bala aumenta de diâmetro à medida que desce através da bala. O desenho permite alguma penetração através de objectos duros sem abrir. Quando a bala se abre, dobra-se em secções separadas que são mantidas juntas pelo revestimento.
  3. passo 3 considerar o peso da bala.3Considere o peso da bala. Em geral, as balas mais leves têm velocidades mais elevadas do que as mais pesadas, pelo que, em distâncias mais curtas (menos de 100 metros), as balas mais leves têm trajectórias mais planas. O problema das balas leves é que, contra alvos moles, perdem a sua energia com menos resistência do que as balas mais pesadas. Está provado que as balas extremamente leves podem mesmo ser travadas por roupas muito pesadas.
    • Uma bala leve de 9mm teria 100 grãos. E uma bala pesada teria 147 grãos (embora 124/125 gr. seja mais comum).
    • Uma .40 leve teria 135 grãos, e uma .40 pesada teria 180 grãos.
    • Uma .45 leve teria 165 grãos. Mas um grão 230 seria provavelmente melhor para quase todos os objectivos numa .45; estão também disponíveis balas ainda mais pesadas, como as de grão 250.
  4. passo 4 saiba que as cargas de pólvora podem alterar uma bala's ballistics and the gun's feel.4Saiba que as cargas de pólvora podem alterar a balística de uma bala e a sensação da arma. As cargas padrão são sempre recomendadas para a maioria das pistolas, mas algumas pistolas como a Glock e a H&K especificam a capacidade de disparar cargas quentes. A maioria das pistolas H&K é fornecida com uma mola de recuo de duas fases que ajuda a reduzir o recuo sentido, bem como o choque de recuo nos componentes internos. Isto permite à H&K disparar +P (carga de pólvora quente) e +P+ (carga de pólvora muito quente) sem qualquer problema. Outras armas podem necessitar de uma substituição da mola ou de outras alterações. As cargas mais quentes permitem uma maior energia e velocidade do cano, bem como uma maior fiabilidade, uma vez que a corrediça será mais forte com a energia extra (menos hipóteses de 'limbar' ou 'stovepipes').
  5. passo 5 evite disparar com as munições que tenciona utilizar para auto-defesa, pois podem ficar caras.5Evite disparar com as munições que pretende utilizar para defesa pessoal, pois podem ficar caras. Deve disparar muitas das suas munições 'especiais' para se certificar de que a arma funciona de forma fiável com elas. Algumas pistolas são exigentes com determinados formatos de balas JHP. Para a prática geral, pode utilizar balas FMJ para praticar de forma barata, mas considere utilizar balas com o mesmo peso (grãos) e, se possível, a mesma carga (Standard, +P, etc.). Isto porque os ciclos de disparo rápido podem mudar drasticamente com pesos e cargas diferentes.

Comprar acessórios para a pistola

  1. passo 1 adquira miras nocturnas para qualquer arma de transporte oculto ou de serviço que planeie utilizar à noite.1Adquira miras nocturnas para qualquer arma de transporte oculto ou de serviço que planeie utilizar depois de escurecer. Permite ao utilizador avistar alvos em situações de pouca ou nenhuma luz. O problema com as miras nocturnas utilizadas ao anoitecer ou de manhã cedo, quando não há luz suficiente para iluminar adequadamente os anéis brancos e é demasiado claro para ver o trítio, é que nesta altura é muito difícil alinhar as miras com precisão. Mas quando escurece (quando ocorre a maioria dos tiroteios), as miras nocturnas são muito visíveis.
  2. passo 2 considere a aquisição de uma luz tática fixa.2Pense em adquirir uma luz tática fixa. As luzes tácticas fixas não só são capazes de iluminar divisões inteiras, como também podem dar aos bandidos um curto período de cegueira se forem utilizadas neles. O problema é que elas aumentam o peso da arma e podem desequilibrá-la. Alguns argumentam que também dão ao bandido um alvo fácil para apontar (mas, honestamente, tente olhar para a luz durante alguns segundos - ele pode saber a direção em que deve disparar, mas não verá o que está a disparar). Se comprar uma luz mais barata, é quase certo que se estragará ao fim de algum tempo. Para uma arma de serviço ou oculta, esta luz pode ser deixada de lado, mas para uso em defesa doméstica, pode ajudar a identificar o alvo antes de entrar em ação.
    • Uma luz de mão separada pode fazer a maior parte do que uma luz anexada pode fazer.
  3. passo 3 considere a possibilidade de trabalhar o gatilho para disparar mais rapidamente.3Considere a possibilidade de trabalhar o gatilho para disparar mais rapidamente. Muitas vezes, é possível aliviar o puxão do gatilho ou encurtar o comprimento do puxão. Isto é ótimo para tiro ao alvo ou tiro de competição, mas um puxão de gatilho inferior a três libras pode rapidamente tornar-se inseguro se estiver a transportar muito a arma. Também pode ajudar muito nos disparos rápidos de seguimento, tornando-os mais precisos. Esta é uma alteração que só deve ser efectuada na arma se o puxão do gatilho for muito pesado ou longo.
  4. passo 4 considere um novo punho de borracha para maior conforto.4Considere um novo punho de borracha para maior conforto. Para as pessoas com mãos muito grandes, isto é uma obrigação para permitir um ajuste sólido no punho. No entanto, os punhos têm problemas. Podem mover-se, afectando a precisão e exigindo ajustes constantes. A maior parte das pistolas de estilo tático têm ranhuras e escotilhas no punho para permitir uma aderência firme mesmo com as mãos suadas; a borracha torna a arma um pouco escorregadia quando suada. Também é necessária uma manutenção adicional, uma vez que o suor e a sujidade se acumulam sob o punho, o que exige que a borracha seja retirada e que o punho e a borracha sejam bem lavados.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQual é a melhor pistola para uma mulher com mãos pequenas? Não existe uma arma que seja melhor para uma mulher do que para um homem. Trata-se apenas de descobrir aquilo com que se sente confortável. Obviamente, se se tratar de uma pistola de porte oculto, precisará de uma pistola pequena, mas mais pequena nem sempre significa necessariamente melhor. Encontre uma arma com a qual se sinta confortável para que possa ganhar mais confiança no campo de tiro.
  • PerguntaPosso comprar uma pistola para canhotos? As pistolas para canhotos e ambidestras são normalmente mais caras do que as pistolas para destros. De qualquer modo, todos os meus amigos canhotos se habituam às funções da mão direita.
  • PerguntaPosso fazer o teste em linha? Isso depende do tipo de teste de que está a falar. Se se trata apenas de fazer um teste sobre diferentes tipos de armas de fogo para encontrar a mais adequada para si, então sim, mas tenha cuidado, pois alguns destes testes online não são fiáveis ou precisos. Recomenda-se que vá a um campo de tiro ou a algum lugar para experimentar as armas pessoalmente.

Dicas

Avisos

  • Certifique-se de saber o que está ao alcance. As balas podem viajar por quilômetros ou podem ricochetear em direções não intencionais.
  • Qualquer arma de fogo só deve ser disparada num local seguro e legal. Esteja ciente das leis estaduais e locais sobre o uso e transporte de uma arma de fogo e siga-as cuidadosamente. As leis mudam drasticamente entre estados e podem mudar entre condados ou mesmo cidades.
  • Todos os treinos devem ser feitos na carreira de tiro, obedecendo a todas as regras de segurança, ou num local legal e privado com uma arma descarregada (ou pode substituir as balas por cápsulas de pressão).
  • As pistolas raramente são a melhor arma de eleição para situações de combate. As espingardas e as caçadeiras causam muito mais danos do que as pistolas. As pistolas são melhores para alvos a 0-10 jardas (0,0-9,1 m), as caçadeiras são melhores para alvos a 2-50 jardas (1,8-45,7 m) e as espingardas são melhores para alvos a 4-1.000 jardas (3,7-914,4 m).
  • Uma pistola pode infligir ferimentos graves ou mesmo a morte. Certifique-se de que aponta sempre a pistola numa direção segura e nunca a aponte para algo que não pretenda disparar. É MUITO fácil apontar uma pistola na direção errada. Mantenha a cabeça fria e concentre-se na(s) tarefa(s) que tem em mãos.
  • Segurança em primeiro lugar! As armas de fogo podem ser muito perigosas quando não são manuseadas corretamente. Só use uma pistola ou outra arma de fogo se for um atirador experiente ou se tiver um atirador muito experiente a supervisioná-lo diretamente.