Como Escolher Sapatilhas de Corrida

Autor do artigo:Gabriel Silva

Correr com o calçado errado pode ser uma receita para o desastre, especialmente se planeia correr distâncias ou em terrenos irregulares. Uma má escolha de calçado pode causar dores nos pés, dores nas costas, tendinite de Aquiles, joelho de corredor e outras condições. Antes de escolher o seu calçado, deve ter em conta o terreno em que corre, o seu estilo de corrida e os seus gostos pessoais. Depois, estará pronto para comprar e dar os primeiros passos com os seus novos ténis de corrida e, quando o fizer, não se arrependerá do tempo que gastou.

Passos

Determinar as suas necessidades

  1. Passo 1 Considere a superfície em que vai correr.
    Considere a superfície em que vai correr. Isto irá influenciar significativamente o tipo de calçado que será melhor para o seu pé. Por exemplo, se estiver a correr numa pista ou campo especialmente concebido para ser plano e oferecer aderência, não necessitará de tração extra no seu sapato. Em geral:
    • A corrida em estrada/pista requer menos tração e menos peso.
    • A corrida em trilho deve ter boa tração, apoio e amortecimento para terrenos irregulares.
    DICA DO PERITO

    Tyler Courville

    Corredor profissional
    Tyler Courville é um embaixador da marca Salomon Running. Participou em 10 corridas de ultra e montanha nos Estados Unidos e no Nepal, e venceu a Crystal Mountain Marathon de 2018.
    Tyler Courville Corredor profissional

    Dica de Tyler Courville, Ultra e Mountain Runner: 'O equipamento que é bom nas estradas não é necessariamente bom nas montanhas, por isso seja específico quanto ao calçado que precisa para o terreno.'

    Uma história de precaução pessoal: 'Lembro-me de ter comprado uma vez um par de sapatos de trail. Corri com elas na estrada e achei-as fenomenais. Depois, calcei-os para uma corrida técnica de montanha em Montana e, a meio da corrida, descobri que não eram adequados para terrenos técnicos - o meu pé escorregava por todo o lado. Acabei por ter de as apertar tanto para as manter no sítio que acabei por ficar com tendinite na parte superior do pé. É uma boa lição conhecer o terreno em que vai correr se estiver a fazer alguma coisa nas montanhas e testar o seu equipamento antes de uma grande corrida.'

  2. Passo 2 Identificar o tipo de corrida que vai fazer.
    Identifique o tipo de corrida que vai fazer. É importante que não compre acidentalmente calçado desportivo que não tenha sido concebido expressamente para correr. Existem muitas categorias diferentes de calçado desportivo, como sapatos de treino ou sapatos de caminhada, embora estes não sejam ideais para corrida em recinto fechado, pista, cross country, sprint ou distância.
  3. Passo 3 Receber uma avaliação profissional dos seus pés.
    Receba uma avaliação profissional dos seus pés. Muitas lojas especializadas em corrida têm agora equipamento que pode analisar a sua marcha (como anda/corre) e o seu tipo de pé. Isto ajudá-lo-á a saber se precisa ou não de apoio para evitar que o seu pé role para dentro (também chamado pronação). Embora existam muitos tipos de pés diferentes, os três principais são:
    • Pés neutros, em que o pé entra em contacto com o solo a meio do pé.
    • Sobrepronação, em que o pé rola demasiado para dentro.
    • Subpronação, em que o pé não rola para dentro o suficiente (o ideal é cerca de 15% de cedência). Isto resulta numa dispersão ineficaz do impacto e faz com que a parte lateral (exterior) do seu pé tenha de fazer mais trabalho do que o necessário no impulso.
  4. Passo 4 Tenha em conta o seu peso.
    Tenha em conta o seu peso. Quanto mais pesado for, maior será o impacto entre o seu pé e o solo. Este aumento do impacto pode exigir a compra de calçado com apoio adicional, mesmo que o seu tipo de pé seja neutro e normalmente não seja aconselhado dessa forma.
    • Poderá querer chamar a atenção do seu médico ou do especialista que o está a ajudar a decidir sobre os seus sapatos, especialmente se já sentir dores nos pés, pernas ou costas.
  5. Passo 5 Consultar um médico sobre lesões e deficiências físicas.
    Consulte um médico sobre lesões e deficiências físicas. Pode ter uma lesão que influencie a sua marcha ou uma deficiência física que faça o mesmo. Em ambos os casos, deve consultar o seu médico para saber qual o tipo de calçado que lhe oferece o melhor apoio e experiência de corrida.

Comprar os seus ténis de corrida

  1. Passo 1 Dirija-se a uma loja especializada em calçado de corrida para obter o seu ajuste.
    Vá a uma loja especializada em ténis de corrida para se adaptar. Diferentes designs de calçado podem alterar drasticamente o ajuste e a sensação do mesmo. Por vezes, os materiais utilizados no fabrico de um sapato podem torná-lo desconfortável, rígido ou pesado. Para evitar que isto aconteça, experimente vários pares diferentes numa loja física.
    • Embora a compra de sapatos online possa ser económica, não há substituto real para experimentar sapatos pessoalmente.
    • A escolha errada de um sapato pode causar dor, lesão ou desconforto.
  2. Passo 2 Experimentar o sapato no final da tarde.
    Experimente o seu sapato ao fim da tarde. Isto pode parecer um disparate, mas ao longo do dia, os pés ficam inchados devido à atividade física. Ao experimentar o sapato no final do dia, evita comprar um sapato demasiado pequeno. Também pode considerar:
    • Experimentar os sapatos depois de uma corrida. Isto simulará o tamanho máximo do seu pé.
    • Se tiver ortopedia ou suportes genéricos, traga-os consigo. Estes devem ser tidos em consideração durante a prova.
  3. Passo 3 Procure calçado que seja confortável.
    Procure usar sapatos que sejam confortáveis. Se sentir um beliscão ou uma fricção desconfortável, é provável que esse sapato não seja o mais adequado. Ao longo da sua corrida, os seus pés vão aumentar de tamanho. Além disso, ao longo da corrida, as características desconfortáveis irão provavelmente piorar a cada quilómetro, causando-lhe um desconforto desnecessário.
    • Aperte os sapatos e ande um pouco depois de os calçar. Talvez até dê algumas voltas à loja, se for permitido. Desta forma, terá uma melhor noção do ajuste do sapato.
  4. Passo 4 Considere um tamanho meio maior.
    Considere um tamanho meio maior. A tensão colocada nos pés e o inchaço resultante significam que a maioria dos corredores tem de comprar um sapato que seja meio tamanho maior do que o seu sapato de rua normal. Uma boa regra geral é testar o seu sapato:
    • Deslize o pé para a frente no sapato.
    • Introduzir um dedo entre o pé e o calcanhar do sapato.
    • Verifique se existe um espaço da largura de um dedo para evitar que as sapatilhas fiquem apertadas no final da corrida.
  5. Passo 5 Faça perguntas sobre as características do seu sapato.
    Faça perguntas sobre as características do seu sapato. Um bom par de ténis de corrida pode ser caro, por isso é melhor evitar pagar mais por características desnecessárias. Pergunte ao vendedor de sapatos que o está a ajudar sobre características como:
    • Aberturas de ventilação no sapato.
    • A forma ou configuração da parte inferior do sapato.
    • Partes transparentes que mostram uma 'bexiga de ar' para apoio.
  6. Passo 6 Tenha uma mente aberta.
    Tenha uma mente aberta. Mesmo que haja um sapato que pareça perfeito para si, que seja da sua cor, não deixe que as aparências o levem a comprar um sapato desconfortável. Vai passar muito tempo e ganhar muito suor com os seus sapatos novos. Experimente muitos e tome nota dos pares que se sentem melhor.
  7. Passo 7 Informe-se sobre as especializações do seu tipo de calçado.
    Informe-se sobre as especializações dentro do seu tipo de calçado. Mesmo que esteja a comprar um sapato especializado, como um sapato de estabilidade ou um sapato de controlo de movimento, dentro de cada uma destas categorias existem ainda mais especializações. Por exemplo, uma sapatilha de estabilidade para quem ataca com o antepé não servirá bem para quem ataca com o calcanhar.
    • As pessoas propensas a lesões podem considerar ténis de corrida maximalistas, que se destinam a reduzir ainda mais a força do impacto.
  8. Etapa 8 Amaciar o calçado para evitar bolhas e aumentar o conforto.
    Amaciar o calçado para evitar bolhas e aumentar o conforto. Enquanto os seus sapatos se adaptam aos seus pés e os seus pés se adaptam aos seus novos sapatos, haverá provavelmente uma ligeira fricção que poderá causar bolhas. Comece a amaciar os seus sapatos novos fazendo corridas mais curtas ou caminhadas. Desta forma, corre menos riscos de desenvolver bolhas.
    • Alguns estudos recentes sugerem que, especialmente no caso de calçado desportivo e de corrida, deve ser possível calçar o novo calçado imediatamente e sentir-se confortável.
  9. Passo 9 Pergunte e utilize as políticas de devolução.
    Informe-se sobre as políticas de devolução e utilize-as. Muitas lojas de calçado permitem a devolução dos sapatos até um mês depois de os ter comprado. Se, após alguns testes, decidir que os seus sapatos novos não se adequam aos seus pés, devolva-os e encontre algo mais adequado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Porque é que é necessário comprar os sapatos certos para correr?
    Se usar um sapato de tamanho errado para correr, pode ter dores no tornozelo. Por vezes, se apertar demasiado os atacadores, isso pode sufocar um pouco os tornozelos e causar dor. Se os sapatos forem largos na frente e estreitos no calcanhar, podem tornar a corrida desconfortável.
  • Questão
    Porque é que os corredores não devem fazer agachamentos profundos?
    Os corredores devem proteger os joelhos. Se é um corredor, não deve fazer agachamentos para além dos 90 graus ou quando os quadris ou coxas estão paralelos ao chão. Não sobrecarregue os joelhos fazendo agachamentos profundos.
  • Questão
    O meu filho tem 7 anos e queixa-se de dores no calcanhar quando corre muito. Que tipo de calçado devemos comprar?
    Neste caso, pode não ser o tipo de calçado que está a causar a dor. Considere a possibilidade de ir a um médico para descobrir o que se passa e/ou obter uma sola prescrita para o sapato.

Conselhos

  • A maioria das lojas permite a troca do sapato por até um mês, então não se preocupe se o novo sapato não for o que você queria.
  • Não deixe que o preço decida o sapato por si. Você vai se arrepender a longo prazo se escolher um sapato que é 15 dólares mais barato, mas não é muito confortável.
  • Quando estiver a experimentar o sapato, bata com o calcanhar no chão depois de o calçar. Isto irá certificar-se de que o seu pé está o mais recuado possível no sapato e irá ajudá-lo a determinar o melhor ajuste.