Como escolher iscas para a pesca do robalo

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca do robalo pode ser uma tarefa árdua, uma vez que pode escolher entre milhares de iscos. Quanto mais compreender os hábitos do robalo, mais eficaz poderá ser na escolha do isco. Desvende a ciência da pesca do robalo com estes tipos principais de iscas: crankbaits, spinnerbaits, topwaters, iscas de plástico/borracha e jigs.

Passos

Avaliar as condições de pesca

  1. Passo 1 Utilize iscos de movimento lento e uma apresentação de movimento lento quando pescar no inverno ou no frio.1Use iscos de movimento lento e uma apresentação de movimento lento quando pescar no inverno ou no frio. Com temperaturas mais baixas, o robalo não fará muito esforço e só morderá quando a sua isca estiver imediatamente dentro da zona de ataque.
  2. Etapa 2 Divida a primavera em 4 segmentos denominados pré-desova, desova, pós-desova e final da primavera.2Divida a primavera em 4 segmentos designados por pré-desova, desova, pós-desova e final da primavera. Pré-desova significa que o robalo estará a cerca de 2,4-4,6 m (8-15 pés) de profundidade, desova significa que se deslocará para os seus leitos de desova, pós-desova significa que voltará a descer para 8-15 pés e no final da primavera o robalo desloca-se para a costa de manhã cedo e para as estruturas mais tarde.
    • A pré-desova ocorre quando as águas sobem até à marca dos 45 graus. A desova ocorre quando a água está entre 55 e 65 graus. A pós-desova ocorre em alturas diferentes e não se verifica em todo o lago devido às diferenças de temperatura da água. O final da primavera é basicamente o início do verão, quando as temperaturas sobem para mais de 80 e 90 graus.
  3. Etapa 3 Pescar ao longo da costa de manhã cedo durante o verão e ao largo das estruturas durante o dia.3Pesque ao longo da costa de manhã cedo durante o verão e ao largo das estruturas durante o dia. Quando pescar no verão, o robalo estará mais perto da costa de manhã cedo para se alimentar e depois deslocar-se-á para águas abertas em torno de canais e estruturas de riachos.
    • Os robalos juntam-se em cardumes e alimentam-se de sável perto da parte superior da água, pelo que é melhor utilizar topwater, plásticos, jigs e até crankbaits sem barbatanas.
  4. Passo 4 Pesque na primeira noite fresca do outono.4Pescaria na primeira noite fresca do outono. À medida que a temperatura desce no outono, o robalo estará a alimentar-se mais perto da costa, mas mostrará um comportamento mais errático. A primeira noite fresca do outono é uma boa altura para procurar um frenesim de alimentação à medida que o robalo se prepara para os próximos meses frios.
  5. Passo 5 Analisar o terreno.5Analise o terreno. Dependendo das condições climatéricas e da fase do ciclo de acasalamento em que se encontram, os robalos podem gostar de ficar perto de certas áreas ou esconder-se entre detritos. A vegetação, os fundos rochosos, os planos pouco profundos, as árvores caídas, as estruturas, os arbustos e a relva podem constituir locais amplos para lançar a isca. Pesquise os hábitos de natação que podem corresponder à altura e ao local onde está a pescar.

Pescar com Crankbaits

  1. Passo 1 Utilize os crankbaits quando quiser cobrir uma grande quantidade de água.1Utilize os crankbaits quando quiser cobrir uma grande quantidade de água. Estas iscas são bastante versáteis. Pode usá-las em vegetação ligeira, fundos rochosos, planícies pouco profundas, e através de arbustos e relva.
    • Muitos crankbaits incluem chocalhos que ajudam o robalo a encontrar o isco.
    • Outra boa caraterística a procurar num crankbait são os olhos bem visíveis. Os olhos brilhantes parecem funcionar melhor, uma vez que os peixes predadores têm como alvo os olhos quando atacam.
    • Os crankbaits são fornecidos sem barbatanas ou com barbatanas e cada um deles é eficaz dependendo da profundidade e da velocidade a que se enrola o carreto.
  2. Passo 2 Examine a profundidade a que vai pescar.2Examine a profundidade a que vai pescar. Utilize crankbaits sem lábio se estiver a pescar a 1 pé de água ou se estiver a pescar até 50 pés de profundidade. Terá de enrolar mais depressa ou utilizar um isco mais leve em águas pouco profundas, ao passo que terá de enrolar mais devagar ou utilizar um isco mais pesado quando pescar em águas mais profundas.
    • Utilize um crankbait de lábio específico, dependendo da profundidade da água, porque são classificados como de mergulho raso, médio ou profundo, com base numa linha de monofilamento de nylon de 10 libras ou de fluorocarbono.
    • Utilize crankbaits de bico quadrado ou crankbaits com lábios redondos e atarracados e narizes afiados e angulados quando pescar robalos em águas pouco profundas, à volta de madeira ou rocha.
    • Utilize crankbaits de mergulho médio quando estiver a pescar numa faixa de 5-10 pés. Se estiver a pescar a 12 pés ou mais, utilize crankbaits de mergulho profundo.
  3. Passo 3 Examine as condições da água.3Examine as condições da água. Os crankbaits sem barbatanas podem ser facilmente arrancados da relva ou batidos ao longo de um fundo limpo, ao passo que um crankbait com barbatanas baterá em algo e dará um pontapé para fora porque a barbatana actua como um deflector.
    • Utilize crankbaits com lábio quando pescar através de coberturas de madeira, como troncos de árvores ou cepos.
  4. Passo 4 Escolha a forma do seu crankbait.4Escolha a forma do seu crankbait. A forma do seu crankbait determina a quantidade de movimento que obterá, o que é importante dependendo da temperatura da água, uma vez que o robalo é menos ativo em temperaturas mais frias.
    • Com um crankbait de corpo mais arredondado, obterá um movimento amplo que é atrativo para os robalos agressivos, normalmente quando a água está mais quente; em contrapartida, um crankbait plano com lados estreitos terá um movimento mais apertado que é mais atrativo para os robalos de água fria que não reagem a grandes movimentos.
  5. Etapa 5 Adapte a sua linha à profundidade do mergulho.5Combine a sua linha com a profundidade do mergulho. Combine o tamanho correto da linha com o seu crankbait de acordo com a profundidade a que pretende que o isco funcione.
    • Por exemplo, utilize uma linha de fluorocarbono de 10 libras para tornar mais leve um crankbait de mergulho profundo ou pode utilizar a mesma linha de fluorocarbono de 10 libras para fazer com que um cranbait de mergulho médio permaneça na sua gama mais profunda.
  6. Passo 6 Limite as cores.6Limite as cores. Os crankbaits estão disponíveis em todo o espetro de cores, mas mantenha-se fiel aos princípios básicos da pesca do robalo. Escolha padrões de sável brilhante, padrões de sável baço, bluegills, lagostins e padrões contrastantes.
    • Os padrões de sável funcionam bem sob luz solar intensa, sendo os padrões mais suaves mais eficazes em águas turvas mas claras.
    • A lagosta funciona bem na primavera, bem como para o robalo em águas pouco profundas.
    • O verdinho funciona bem para os robalos que se alimentam de sargos durante o período pós-desova ou se estiverem à volta de docas.

Pescar com spinnerbaits

  1. Passo 1 Utilize os spinnerbaits para cobrir rapidamente uma grande quantidade de água.1Utilize os spinnerbaits para cobrir rapidamente uma grande quantidade de água. Graças à sua forma de lâmina única, podem mergulhar, recuperar rapidamente e até atravessar coberturas espessas.
    • Escolha spinnerbaits standard ou sem ervas. Um spinnerbait sem espinhas é uma boa opção se estiver a pescar em locais com muita cobertura, mas também é mais difícil de colocar o anzol. Adicione um anzol de trapaça para apanhar peixes de ataque curto.
  2. Passo 2 Escolha as lâminas correctas.2Escolha as lâminas correctas. Existem 3 tipos principais de lâminas: leaf, Colorado e Indiana. Cada tipo de lâmina é eficaz para diferentes condições.
    • A lâmina leaf é mais eficaz quando se pesca na relva e em águas límpidas, quando se pretende uma recuperação rápida. Trata-se de uma lâmina longa e fina com pontas arredondadas em cada extremidade para permitir uma rotação mais rápida e uma menor resistência à água.
    • Utilize a lâmina Colorado quando pescar à noite ou em águas turvas e turvas. A forma arredondada permite-lhe girar mais devagar, dando ao robalo mais oportunidades de morder.
    • Utilize a lâmina Indiana como um compromisso entre a lâmina Colorado, mais lenta, e a lâmina leaf, mais rápida.
  3. Passo 3 Examine as condições da água.3Examine as condições da água. Verifique a existência de detritos ou a clareza da água para garantir que está a utilizar as lâminas mais eficazes.
    • Quanto maior for a lâmina, mais fácil será manobrar à volta de cepos, pedras e outros detritos, enquanto as lâminas estreitas se movem rapidamente através da relva rala.
    • Os iscos spinner funcionam melhor em dias ventosos e nublados porque se destinam a provocar uma reação do robalo. Utilize iscos spinner mais rápidos em águas mais claras e mais lentos em águas mais turvas.
  4. Passo 4 Adapte a sua linha à profundidade do mergulho.4Combine a sua linha com a profundidade do mergulho. Escolha spinnerbaits mais leves para águas pouco profundas, enquanto que as iscas mais pesadas devem ser utilizadas para profundidades maiores. O peso variará de ⅛ onça a 2 onças.
    • Lembre-se de que quanto mais lento você enrolar, mais fundo sua isca nadará, enquanto enrolar rápido mantém sua isca rasa.
    • O tamanho da lâmina também afeta a profundidade da sua isca, mas você também pode adicionar um trailer ao seu gancho para flutuabilidade e movimento.
  5. Passo 5 Limite as cores.5Limite as cores. Embora haja uma abundância de cores para escolher, é melhor manter a simplicidade. Escolha shad transparente, chartreuse brilhante com branco e preto para a pesca nocturna ou para a pesca em águas lamacentas.
    • Alguns pescadores têm sucesso com lâminas pintadas para dar um brilho extra.

Pescar com peixes de superfície

  1. Passo 1 Utilize as topwaters quando pescar em águas muito pouco profundas ou em zonas cobertas por vegetação de superfície, como nenúfares.1Utilize topwaters quando pescar em águas muito pouco profundas ou em áreas cobertas de vegetação de superfície, como nenúfares. Estas iscas destinam-se a ondular a superfície da água com estalos e salpicos à medida que as recupera.
    • Na primavera, as cores vivas funcionam melhor. No outono e no inverno, o preto, o branco ou o cinzento funcionam bem.
    • Escolha peixes de água superior que produzam muito ruído e salpicos para chamar a atenção dos robalos.
  2. Passo 2 Escolha a isca de água superior correcta para as condições da água.2Escolha a isca de água superior correcta para as condições da água. As iscas de água de topo são do tipo walkers, poppers, wakebaits, minnows/twitch baits, prop baits, buzzbaits e frogs. Cada tipo diferente de isco de água superior é mais eficaz em condições diferentes.
    • Os walkers são mais eficazes quando cobrem rapidamente uma grande quantidade de água superior, porque mantêm o isco à distância de ataque do robalo.
    • Os poppers devem ser utilizados quando se pesca à volta de troncos, docas, arbustos, rochas e pequenas áreas cobertas, porque estas iscas agravam a mordidela do robalo.
    • Os Wakebaits funcionam melhor em águas límpidas quando os peixes são atraídos pelo rasto em forma de V.
    • Os iscos Minnows/Twitch são excelentes em lagos claros ou pequenas áreas onde os robalos podem assustar-se com iscos agressivos. São óptimos durante a desova, quando os robalos estão a guardar os seus ninhos.
    • Os iscos propulsores devem ser utilizados em locais com muita erva, especialmente durante a época de desova. Criam muito movimento mesmo sem se deslocarem a uma grande distância, o que os mantém ao alcance do robalo durante mais tempo.
    • Os Buzzbaits devem ser utilizados em ervas esparsas e em locais onde se sente que o isco pode ficar preso, mas onde se pretende uma apresentação de água superior. Estas são mais eficazes após a desova, no final do verão.
    • As rãs destinam-se a imitar rãs verdadeiras, pelo que devem ser utilizadas eficazmente junto à relva pesada. Também podem ser utilizadas em zonas de cobertura, uma vez que são um dos iscos mais difíceis de apanhar.
  3. Passo 3 Utilizar a técnica correcta.3Empregue a técnica correcta. As iscas de água superior destinam-se a ativar simultaneamente a resposta de alimentação e agitação do robalo, mas exigem que imite uma presa em fuga ou indefesa com movimentos erráticos.
    • Crie um padrão de vai-e-vem ou de ziguezague na superfície da água quando utilizar um isco walker. Estale o pulso e a ponta da cana para baixo num ângulo agudo e, em seguida, aponte a ponta da cana de volta para o isco rapidamente para que este deslize. Dê uma série de estalos rápidos para fazer com que o isco se mova da esquerda para a direita.
    • Deslize a ponta da cana para baixo para ativar a boca côncava e a cauda estreita de um poppers.
    • Recupere a sua wakebait com firmeza para utilizar o seu lábio angular afiado para a fazer balançar para a frente e para trás.
    • Movimente e flutue os iscos minnows/twitch baits de volta à superfície para atrair robalos que guardam os seus ninhos durante a desova.
    • Utilize uma série de pequenos solavancos na sua cana para pulverizar a água com os iscos.
    • Recupere o seu isco de forma constante para utilizar a sua lâmina para enrolar a água, cuspindo e pulverizando durante os movimentos rápidos.
    • Mova as rãs ao longo da relva e da água para fazer com que o robalo expluda para a sua isca.
  4. Passo 4 Mantenha as cores simples.4Mantenha as cores simples. Embora exista uma variedade de cores para cada um destes iscos, é preferível optar pelo preto, branco, verde e amarelo.

Pescar com Jigs

  1. Passo 1 Utilize técnicas de lançamento de curta distância em vez de lançar para longe quando utilizar jigs.1Empregar técnicas de lançamento de curta distância em vez de lançar à distância quando se utiliza jigs. Estas iscas dão-lhe uma sensação muito precisa na linha e são uma das iscas mais eficazes. O comum contorno de plástico atrai robalos durante todo o ano.
    • O robalo normalmente acerta num isco enquanto este está a cair, por isso, depois de este ter ficado no fundo durante algum tempo, dê um pequeno movimento à ponta da cana para ver se alguma coisa apanhou o seu isco.
  2. Passo 2 Utilize uma técnica correcta.2Empregue uma técnica correcta. Para pescar um jig, lance-o para fora e dê à linha muito tempo para atingir o fundo. Os jigs e os plásticos são pescados de forma diferente dos outros tipos de isco. Em vez de se enrolar para produzir a 'ação', o isco é recuperado movendo a ponta da cana.
    • Depois de o isco ter batido no fundo e de o ter puxado, levante lentamente a ponta da cana até esta apontar diretamente para cima, na posição das 12 horas. Deixe-a aí por um momento e depois baixe-a para a posição das 9 a 10 horas e enrole a linha. Repita estes passos até que a linha esteja dentro.
    • Terá de sentir bem a linha para saber quando um peixe está a morder, por isso a maioria das pessoas segura o dedo contra a linha enquanto levanta a ponta da cana.
    • Procure uma resistência súbita ou um ressalto na linha, uma linha que se afrouxa subitamente ou que se desvia para o lado. Para lançar o anzol, baixe a ponta da cana muito rapidamente para a posição das 3 horas e puxe-a com força para as 12 horas.
  3. Passo 3 Examinar as condições da água.3Examinar as condições da água. Os jigs são mais eficazes quando utilizados em zonas cobertas ou perto de zonas cobertas, pelo que deve ter em atenção o risco de ficar preso. Os jigs destinam-se a imitar lagostas, pelo que deve tentar fazê-los deslizar pelo fundo.
    • Tanto os jigs como as minhocas de plástico devem ser utilizados lentamente.
    • Use jigs à volta de árvores caídas onde o robalo se esconde.
    • Os montes de arbustos num fundo rochoso, a madeira em pé, a relva espessa e os planos são locais privilegiados para utilizar um gabarito.
    • Lance ou vire um gabarito à volta dos ângulos onde os membros se ligam aos troncos das árvores caídas. Deixe o gabarito cair no fundo com uma linha semi-apertada.
    • Arraste ou salte o seu gabarito por saliências ou quedas para imitar os movimentos de um lagostim.
    • Use um gabarito de ¾ onça quando estiver a pescar na relva espessa.
    • Os jigs também são eficazes quando se pesca em docas e cais, porque oferecem proteção contra predadores.
  4. Passo 4 Manter as cores simples.4Mantenha as cores simples. Os Jigs destinam-se a imitar lagostas, pelo que devem ser claros em águas claras e escuros em águas turvas.

Pesca de iscos de plástico e de borracha

  1. Passo 1 Imitar minhocas ou lagartos com iscos de plástico/borracha.1Imitar minhocas ou lagartos com iscos de plástico/borracha. Estes iscos são os mais versáteis e os mais eficazes porque são muito realistas. Também podem ser pescadas com ou sem peso.
    • Os plásticos flutuantes podem ser utilizados tal como um topwater, e qualquer tipo de plástico pode ser pescado sem ervas daninhas para permitir a pesca em vegetação extremamente pesada.
  2. Passo 2 Utilizar uma técnica correcta.2Empregue uma técnica correcta. Não enrole o isco, mas recupere-o com determinação, levantando e baixando a cana à medida que vai recuperando a folga da linha. Para pescar um isco de plástico/borracha, utilize a mesma técnica que utilizaria com um gabarito. Lance o isco e dê tempo suficiente para que a linha atinja o fundo.
    • Depois de o isco ter batido no fundo e de o ter puxado, levante lentamente a ponta da cana até esta apontar diretamente para cima, na posição das 12 horas. Deixe-a aí por um momento e depois baixe-a para a posição das 9 a 10 horas e enrole a linha. Repita estes passos até que a linha esteja dentro.
    • Terá de sentir bem a sua linha para saber quando um peixe está a morder, por isso a maioria das pessoas segura o dedo contra a linha enquanto levanta a ponta da cana.
    • Procure uma resistência súbita ou uma pancada na linha, uma linha que fica frouxa de repente ou que se desvia para o lado. Para lançar o anzol, baixe a ponta da cana muito rapidamente para a posição das 3 horas e puxe-a com força para as 12 horas.
    • Utilize um isco flutuante de plástico/borracha, com cerca de 7 polegadas, com um anzol de arame leve, utilizando um equipamento split-shot ou um Carolina rig.
  3. Etapa 3 Pescar com base nos padrões do robalo durante as 4 estações.3Pesque com base nos padrões do robalo durante as 4 estações. Pesque com iscas de plástico/borracha no inverno, quando os robalos não estão muito activos. Estas iscas podem ainda ser eficazes em tempo mais quente se empregar um pouco mais de movimento, mas a única altura em que estas iscas são ineficazes é quando o robalo está muito ativo.
  4. Passo 4 Examine as condições da água.4Examine as condições da água. As iscas de plástico/borracha funcionam melhor quando a água está a mais de 55 graus. Utilize iscas grandes de 7-10 polegadas quando a água estiver turva, mas iscas mais curtas de 4-5 polegadas quando a água estiver limpa e o robalo estiver letárgico.
    • Tanto as plataformas como as iscas de plástico/borracha devem ser usadas lentamente.
  5. Passo 5 Mantenha as cores simples.5Mantenha as cores simples. Escolha entre preto, azul ou roxo quando utilizar minhocas de plástico/borracha na pesca em águas turvas. Os tons vermelhos também podem funcionar bem quando se utilizam minhocas de plástico.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQuando é que é bom usar um bobber? Só deve usar uma bobber se estiver a pescar com isco com ovos de salmão, minhocas, etc. A melhor forma de pescar robalos é com iscos. São peixes atléticos, por isso andam à caça de comida atlética.
  • PerguntaQue tipo de isco devo utilizar para a pesca do robalo no rio no inverno? Tudo depende das condições da água, do clima e do terreno subaquático. Utilizo sempre iscos escuros em águas escuras e turvas e cores claras e brilhantes em águas límpidas. Recuperação rápida em águas claras e recuperação lenta mas ruidosa e errática em águas turvas. Também aqui no sul de Gana, no rio Flint, descobri que as minhocas/lagartixas castanhas Texas rigged pescadas em canais muito rasos e profundos são devastadoras para os robalos grandes, bem como os iscos spinner de duas lâminas laranja e verde em águas médias a rasas. E as rãs de água superior, castanhas ou verdes, à volta da erva e dos lírios, vão apanhar alguns robalos grandes. Experimente também utilizar camarão vivo com cerca de 6 a 8 pés de linha por jarro de leite e prepare o canal de entrada e espere.
  • PerguntaQuando é que é bom usar uma rã É bom usar rãs quando está a pescar perto de vegetação, como nenúfares e erva emaranhada à superfície.

Vídeo

Dicas

  • Os robalos alimentam-se à vista, por isso use minhocas de plástico com alguma ação na cauda para os atrair em águas límpidas.
  • Quando utilizar iscos de manivela, lance a linha e comece a recuperá-la a uma velocidade média. A cada 3 voltas, pare e conte até dez, depois sacuda a linha para a direita e continue a puxá-la. Alterne entre sacudir para a direita e para a esquerda.
  • Tente combinar suas iscas de manivela com as cores dos peixes iscados na água que você está pescando.

Avisos

  • Encher uma caixa de equipamento com todas as combinações possíveis de iscas aqui mencionadas é uma proposta dispendiosa, pelo que é melhor comprar algumas iscas e fazer experiências no início.
  • Não desanime quando utilizar Jigs, pois estes ficam muitas vezes presos na cobertura.