Como escolher e usar uma mochila de hidratação

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se vai sair para uma corrida, um passeio de bicicleta ou uma subida à montanha, vai ficar com sede. As mochilas de hidratação são uma excelente forma de matar a sede sem ter de lidar com garrafas de água pesadas ou bexigas de água frouxas enfiadas numa mochila. As mochilas de hidratação são concebidas especificamente para manter uma bexiga de água estável enquanto pratica a atividade desportiva da sua escolha. Pense em quanto está disposto a gastar numa mochila de hidratação e encontre uma que lhe sirva confortavelmente e que sirva os seus objectivos. Tenha em conta factores como a quantidade de água que bebe, a facilidade de limpeza da bexiga e a durabilidade da mochila. Finalmente, aproveite para usar sua mochila de hidratação e limpe-a quando necessário.

Passos

Pensar nas suas necessidades

  1. Passo 1 Considere a atividade que está a realizar're engaged in.
    Considere a atividade que está a realizar. As mochilas de hidratação são melhores para actividades em que não pode parar ou não quer parar frequentemente, se é que quer parar. Se estiver a correr ou a andar de bicicleta, por exemplo, provavelmente não vai querer abrandar sempre que tiver sede. Além disso, as mochilas de hidratação oferecem uma estabilidade que as mochilas normais com uma garrafa ou bexiga de água não oferecem. Se, por outro lado, vai fazer longas caminhadas ou passeios de canoa em que terá tempo para parar e pegar na garrafa de água, talvez não precise de uma mochila de hidratação.
    • As viagens mais longas - caminhadas de vários dias, escaladas de montanha, etc. - podem também exigir uma maior capacidade de armazenamento do que a capacidade média de uma mochila de hidratação.
    • Alguns packs de hidratação são concebidos para actividades específicas. Por exemplo, a CamelBak Race Baku destina-se a ciclistas.
  2. Passo 2 Decida quais são as suas necessidades de água.
    Decida quais são as suas necessidades de água. Transpira muito quando pratica uma atividade física? Se sim, pode precisar de um grande reservatório de água. Se não transpira muito ou não planeia ficar com muita sede durante o exercício, pode ficar bem com um reservatório de água mais pequeno.
    • A maioria dos packs está disponível em variedades de um litro (ou 1,5 litro), dois litros e três litros.
  3. Tenha em conta o tempo. Se tenciona usar a mochila durante o inverno, talvez queira uma mochila com isolamento térmico. As mochilas com isolamento também mantêm a água mais fresca do que uma mochila normal durante os meses quentes de verão. No entanto, o isolamento extra irá aumentar o custo da mochila.
  4. Passo 4 Verificar o preço.
    Verifique o preço. As mochilas de hidratação estão disponíveis numa gama de preços. As mochilas maiores são normalmente mais caras do que as mais pequenas. Supondo que duas mochilas têm o mesmo tamanho mas custos diferentes, a mochila mais cara será geralmente de melhor qualidade do que a mochila mais barata. Decida qual é o seu orçamento antes de comprar uma mochila de hidratação.
    • Procure ofertas quando for comprar uma mochila de hidratação. Os retalhistas de equipamento de exterior têm frequentemente saldos durante as férias. Compare também os preços online.
    • Prepare-se para gastar de US$ 50 a US$ 150 em uma mochila de hidratação.

Avaliar o design

  1. Passo 1 Encontre uma mochila que tenha uma construção robusta.
    Encontre uma mochila com uma construção robusta. Vai querer uma mochila que aguente abusos, mesmo que não esteja a planear ser bruto com ela. As mochilas tendem a sofrer quedas, pancadas e outros danos que pode não pretender. Procure uma mochila fabricada com tecidos ripstop - uma classe de nylon resistente a rasgões e fendas.
  2. Passo 2 Tenha em conta a facilidade de limpeza.
    Tenha em conta a facilidade de limpeza. A bexiga de água incluída na mochila de hidratação terá provavelmente uma abertura que se abre e fecha para que a possa encher de água. Mas algumas mochilas de hidratação têm bexigas que deslizam para fechar ou que têm de ser fechadas com um clipe.
    • Com as bexigas com tampa de rosca, a limpeza pode ser difícil, especialmente quando comparada com a facilidade de limpeza de uma garrafa de água ou mesmo de uma bexiga de água autónoma.
    • A abertura média de uma bexiga de água com tampa de rosca na maioria das mochilas de hidratação tem apenas cerca de três polegadas (cerca de seis centímetros) de diâmetro.
    • Com as bexigas que se fecham ou deslizam, pode muitas vezes virá-las completamente do avesso para as limpar facilmente.
    • Se utilizar misturas de electrólitos/açúcar na sua água, o tubo e a mochila terão de ser limpos com mais frequência do que se utilizar apenas água pura. Mas, eventualmente, todas as mochilas de hidratação terão de ser esvaziadas e limpas completamente.
  3. Passo 3 Decida se quer um pack pressurizado.
    Decida se quer uma mochila pressurizada. Todas as mochilas de hidratação têm um tubo que sai da mochila para que possa beber a água que está lá dentro. Mas algumas mochilas têm um segundo compartimento dentro da mochila de água que esguicha a água para fora da mochila através de um sistema pressurizado. Noutras mochilas, há uma espécie de palhinha comprida, pelo que, em vez de esguichar a água do tubo, tem de a sugar.
    • Algumas pessoas consideram que as mochilas pressurizadas são superiores às não pressurizadas, porque conseguem chegar à última gota de água com um esforço mínimo.
    • A outra vantagem de uma mochila de hidratação pressurizada é o facto de se poder utilizar a mochila para outros fins que não o de fonte de água potável. Os caminhantes e alpinistas tendem a preferir estas mochilas pela sua capacidade de pulverizar a lama das mãos, lavar a loiça e limpar os animais de estimação sujos antes de entrarem no carro ou na tenda.
    • As mochilas pressurizadas são mais caras e mais pesadas do que as mochilas não pressurizadas, mas requerem menos limpeza, porque nada pode voltar para o tubo.
  4. Passo 4 Considere o ajuste.
    Considere o ajuste. Algumas mochilas assemelham-se a mochilas típicas, enquanto outras têm um design mais próximo de um colete. Algumas têm um pouco de espaço entre a mochila e as suas costas, enquanto outras se ajustam muito mais ao seu corpo. Algumas mochilas têm alças laterais, enquanto outras têm tiras de tecido para permitir bolsos extra e capacidade de armazenamento. A maioria das mochilas também se destina a homens ou mulheres, embora existam algumas opções unissexo disponíveis. Antes de comprar uma mochila de hidratação, experimente-a para se certificar de que é confortável.
    • Os ciclistas, os corredores e os esquiadores preferem uma mochila mais fina.
    • Os caminhantes e alpinistas preferem provavelmente uma mochila com maior capacidade de arrumação.
    • As mochilas femininas adaptam-se ao comprimento médio mais curto do tronco das mulheres.
    • Certifique-se de que adquire uma mochila com o tamanho adequado para si. Os tamanhos são normalmente pequenos/médios/grandes.
    • Brinque com as correias e os clips para encontrar um tamanho que lhe sirva.
  5. Passo 5 Certifique-se de que a sua mochila não é demasiado pesada.
    Certifique-se de que a sua mochila não é demasiado pesada. As mochilas de hidratação tendem geralmente a ser bastante pesadas. Não se deixe enganar pelo seu tamanho pequeno. Ao comprar uma mochila, verifique o rótulo para obter informações sobre o peso da mochila de hidratação quando cheia. Se não tiver a certeza ou não conseguir encontrar informações sobre o peso da mochila, pergunte a um representante de vendas.
    • Um litro de água pesa um quilograma, pelo que também pode adicionar o peso da água ao peso da mochila para obter o peso carregado.
    • As mochilas de hidratação pressurizadas são mais pesadas do que as mochilas de hidratação não pressurizadas.
    • As mochilas que contêm mais água são mais pesadas do que as que contêm menos água.
  6. Passo 6 Pense em alternativas à mochila de hidratação.
    Pense em alternativas à mochila de hidratação. Em vez de uma mochila de hidratação, pode utilizar uma garrafa de água normal e colocá-la no bolso lateral. Em alternativa, pode investir numa bexiga de água, que é basicamente a parte da mochila de hidratação que contém a água. Mas, ao contrário de uma mochila de hidratação, a bexiga de água pode ser colocada em qualquer mochila que queira e removida para outra mochila se mais tarde decidir que quer uma mochila diferente.
    • A maioria das mochilas concebidas para utilização no exterior tem um orifício para a mangueira da bexiga de água que lhe permite passar facilmente o tubo de água de uma bexiga de água separada.

Utilizar uma mochila de hidratação

  1. Passo 1 Encher a bexiga.
    Encha a bexiga. Abra o fecho da mochila de hidratação e encha a bexiga de água no seu interior. Alguns fabricantes exigem que desenrosque a bexiga de água e depois a encha. Noutros tipos de bexigas de água, poderá ter de desbloquear o clipe que a mantém unida na parte superior. Ainda outras variedades de mochilas de hidratação possuem bexigas de água que requerem que se abra um mecanismo de bloqueio na parte superior da bexiga. Com a bexiga aberta, encha-a com água limpa e feche-a quando estiver cheia.
    • Utilize água mais fresca se for correr no verão e água mais quente se for correr no inverno.
    • Consulte as instruções do fabricante para obter passos específicos sobre como encher a mochila de hidratação.
  2. Passo 2 Enxaguar a embalagem entre utilizações.
    Enxaguar a embalagem entre utilizações. Certifique-se de que lava sempre o pacote de água antes e depois de o utilizar. Para enxaguar o saco de água, encha-o com água morna, agite a água e depois esvazie-o. Além disso, certifique-se de que faz correr a água pela mangueira e pelo bocal. Faça isto sempre que utilizar o saco de água para o manter limpo.
  3. Passo 3 Prender o saco.
    Prenda a mochila. Quando tiver enchido a bexiga de água, coloque-a no interior da mochila de hidratação. Feche o fecho da mochila de hidratação. Coloque o braço direito através da correia do lado direito da mochila de hidratação e coloque o braço esquerdo através da correia do lado esquerdo.
    • O processo é semelhante ao de colocar uma mochila.
  4. Passo 4 Colocar o tubo na boca.
    Coloque o tubo na boca. Morda o tubo e chupe-o para dentro, tal como se estivesse a beber de uma palhinha. O poder de sucção deve permitir que a água saia do tubo. Engula a água até ter bebido o suficiente e, em seguida, solte o tubo de bebida. Prenda-o à correia da mochila de hidratação no peito. Retire-o quando estiver pronto para beber outra bebida.
    • Alguns tubos de bebida podem exigir que torça uma válvula na peça de mordida para a abrir.
    • Se tiver uma mochila de hidratação pressurizada, terá de aumentar a pressão dentro da mochila, apertando a válvula de pressão (ligada ao tubo de ar) oito a dez vezes antes de morder o tubo de bebida.
  5. Passo 5 Limpe a sua bexiga.
    Limpe a bexiga. Dependendo do modelo, pode ser possível meter uma escova dentro da bexiga e esfregar com água morna. Isto é especialmente importante se tiver usado misturas de electrólitos/açúcar na mochila. Se tiver uma bexiga com uma forma invulgar - como algumas das mochilas de hidratação em forma de colete - é impossível limpar completamente o interior com uma escova. Em vez disso, terá de passar uma mistura de água quente e um aditivo antibacteriano em pó no interior e depois enxaguar várias vezes com água morna.
    • Quando terminar de limpar o interior da bexiga, abra-a o melhor que puder e pendure-a de cabeça para baixo durante várias horas para que todo o excesso de líquido seja drenado.
    • Consulte sempre as instruções de limpeza do fabricante para limpar a sua mochila da melhor forma.
    • Nunca utilize lixívia ou água a ferver para limpar o reservatório.
    • Limpe a bexiga sempre que a utilizar se estiver a colocar misturas de bebidas açucaradas na bexiga. Se estiver a utilizar apenas água na bexiga, pode limpá-la uma vez por semana ou até menos.
  6. Passo 6 Limpe a mangueira.
    Limpe o tubo. Tal como acontece com a bexiga, beber água requer um plano de limpeza do tubo menos rigoroso do que beber uma mistura de bebidas açucaradas através do tubo da mochila de hidratação. A maioria das mochilas oferece um kit de limpeza de tubos especialmente concebido (não incluído na mochila) para o ajudar a limpar o tubo regularmente. Provavelmente, terá de esfregar o interior do tubo com uma escova alongada (semelhante a um limpa-cachimbos) e uma mistura de água morna e sabão.
    • Consulte sempre as instruções de limpeza do fabricante para limpar a sua embalagem da melhor forma.
  7. Passo 7 Isolar a mangueira durante a utilização no inverno.
    Isole a sua mangueira durante a utilização no inverno. Com temperaturas abaixo de zero, a água congela na mangueira. Muitos fabricantes vendem mangas de isolamento especialmente concebidas para as mangueiras, mas pode ser criativo e cortar um par de meias compridas para fazer uma manga de isolamento funcional para o tubo da sua mochila de hidratação.
    • Como a água da bexiga fica mais perto do corpo, há poucas hipóteses de congelar.
    • Outra dica para evitar que a água congele na mangueira é soprar a água de volta para a bexiga depois de beber quando a temperatura estiver abaixo de zero. (Isto só funciona com mangueiras não pressurizadas, claro).

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas