Como escolher uma raquete de ténis

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer seja um batedor principiante ou esteja a sonhar em tornar-se o próximo campeão de ténis, comprar uma raquete de ténis fará uma grande diferença no seu jogo. Nem todas as raquetes de ténis são criadas da mesma forma e todas têm os seus prós e contras. Se você está pensando em jogar tênis com frequência, em qualquer capacidade, a raquete certa é um investimento que vale a pena pesquisar.

Passos

Escolhendo a raquete certa

  1. Passo 1 Medir para obter o tamanho correto do punho.
    Meça o tamanho correto do punho. Os punhos para adultos variam de 4 a 4 & 5/8 polegadas. Para encontrar o seu, meça desde a linha média da palma da mão até à parte superior do dedo médio - este é o tamanho do punho, em polegadas.
    • Outra boa regra de ouro é segurar a raquete na sua mão dominante, como se a estivesse a segurar para jogar. Deslize o dedo indicador da mão oposta entre as pontas dos seus dedos e a base da sua palma na raquete. Se não houver espaço suficiente para o seu dedo indicador, o punho da raquete é demasiado pequeno.
    • Se houver muito espaço extra, o punho da raquete é demasiado grande.
    • Se estiver entre dois tamanhos, escolha o mais pequeno, porque pode sempre aumentar a circunferência adicionando uma fita de overgrip (uma fita macia, almofadada, semelhante a um pano, enrolada à volta do punho).
  2. Passo 2 Escolha uma raquete normal, com 27 polegadas de comprimento, a não ser que queira a potência acrescida das raquetes de comprimento alargado.
    Escolha uma raquete normal, com 27 polegadas de comprimento, a menos que queira a potência adicional das raquetes de comprimento maior. O comprimento tradicional de uma raquete é de cerca de 68,6 a 71,1 cm (27 a 28 polegadas), mas pode obter raquetes mais compridas até 73,7 cm (29 polegadas). Quanto maior for o comprimento da raquete, maior será a alavancagem num swing, dando assim mais potência a uma tacada.
    • A contrapartida, no entanto, é que as raquetes mais longas são um pouco menos manobráveis e difíceis de apontar.
    • Os principiantes devem começar com uma raquete normal, de 27'.
  3. Passo 3 Conhecer os três principais estilos de raquetes de ténis.
    Conheça os três principais estilos de raquetes de ténis. Dependendo das suas necessidades, nível de habilidade e estilo de jogo, precisará de uma raquete diferente para atingir o seu potencial máximo. Os três estilos mais comuns são:
    • Raquetes Power/Game Improvement: Caracterizadas por cabeças grandes, estilo mais longo e peso leve, estas raquetes destinam-se principalmente a jogadores principiantes e intermédios ou a qualquer pessoa que pretenda um pouco mais de potência na sua pancada.
    • Raquetes Tweener: Esta raquete bem equilibrada foi concebida para todos os níveis de habilidade e oferece um bom equilíbrio entre potência, controlo e manobrabilidade.
    • Raquetes de Controlo/Player's Racquets: De conceção profissional, estas raquetes têm cabeças pequenas concebidas para o máximo controlo. O jogador acrescenta a sua própria potência à pancada. Podem ser longas ou curtas e são geralmente mais pesadas do que as outras raquetes.
  4. Passo 4 Compre uma raquete grande e com cabeça equilibrada se for um principiante.
    Compre uma raquete grande e com a cabeça equilibrada se for um principiante. Se está a começar a jogar ténis, quer uma raquete tolerante que permita muita potência sem oscilar demasiado. Escolha uma pega que se adapte bem a si e procure uma raquete com as seguintes especificações:
    • Tamanho da cabeça: 106-118 polegadas quadradas.
    • Comprimento: 27'
    • Peso: Leve, 9-10oz
    • Equilíbrio: Cabeça pesada, equilibrada em direção ao topo.
  5. Passo 5 Compre uma raquete menos potente se for grande, atlético ou se já for um batedor potente.
    Compre uma raquete menos potente se for grande, atlético ou se já for um batedor potente. Mesmo alguns principiantes acham as raquetes grandes e pesadas demasiado para eles, especialmente se forem naturalmente atléticos e poderosos. A melhor maneira de se ajustar é diminuir o tamanho da cabeça que você compra, deixando as outras especificações iguais. Uma raquete leve e com cabeça pesada pode ainda ser desejável para fins de controlo quando se está a começar.
  6. Passo 6 Conheça as diferenças no material da raquete ao comprar.
    Conheça as diferenças no material da raquete ao comprar. A maioria das raquetes é feita de grafite porque é leve e potente, o que a torna perfeita para qualquer principiante. Outras raquetes adequadas para iniciantes são feitas de alumínio ou titânio, pois proporcionam boa potência e conforto ao bater. As raquetes de boro ou de Kevlar são as mais leves do mercado, mas são também bastante rígidas e, por isso, menos indulgentes com os erros.
    • Os principiantes devem limitar-se ao alumínio ou à grafite, mas a escolha do material também é menos importante do que o facto de a raquete se sentir confortável nas suas mãos e se se adequar à sua gama de preços.
    • O alumínio é a raquete mais barata, e normalmente é pesada. No entanto, também são robustas e fiáveis.
    • As raquetes de boro, kevlar e fibra de carbono são frequentemente muito mais caras do que as suas congéneres de grafite.
  7. Passo 7 Teste algumas raquetes antes de comprar.
    Teste algumas raquetes antes de as comprar. Faça testes de swing e saque na loja e observe como a raquete se sente na sua mão. Tente experimentar uma grande variedade de raquetes quando começar a procurar - desde raquetes longas e potentes a algumas mais pequenas. Para obter os melhores resultados, pergunte a alguns amigos se pode experimentar as suas raquetes da próxima vez que estiver no campo e bata algumas bolas para ver qual se adapta melhor a si. O swing e o estilo de cada pessoa são um pouco diferentes, e é por isso que existem tantos tipos diferentes de raquetes no mercado.

Compreender as especificações da raquete

  1. Passo 1 Saiba que um tamanho de cabeça maior transfere mais potência para a bola.
    Saiba que um tamanho de cabeça maior transfere mais potência para a bola. Quanto maior for a cabeça, mais potência coloca na bola (se tudo o resto - comprimento da raquete, balanço, etc. - se mantiver consistente). Esta é uma das maiores escolhas que irá fazer quando escolher uma raquete, uma vez que mais potência leva frequentemente a menos controlo. Normalmente bate demasiado na bola, ou quer um pouco mais de potência sem alterar o seu swing? Verifique o tamanho atual da sua cabeça e ajuste-o em conformidade.
    • As cabeças grandes e sobredimensionadas têm normalmente 106-118 polegadas quadradas, mas podem chegar a 120-30 polegadas quadradas para raquetes de potência.
    • As raquetes de controlo mais pequenas têm normalmente um tamanho de cabeça de cerca de 85-94 polegadas quadradas.
    • Para os principiantes, tente algo mais próximo de 100 polegadas quadradas ou mais.
  2. Passo 2 Escolha raquetes de cabeça pesada para maior potência e estabilidade.
    Escolha raquetes de cabeça pesada para maior potência e estabilidade. As raquetes de cabeça pesada são melhores para jogar na linha de base e para principiantes e são normalmente encontradas em raquetes de potência. Elas são ligeiramente pesadas perto do topo, o que as torna um pouco menos manobráveis. Os jogadores intermédios e avançados preferem normalmente uma raquete com cabeça leve ou equilibrada.
    • Se joga muito com a rede, experimente uma raquete head-light devido à sua maior manobrabilidade.
    • Se não tiver a certeza do que comprar, ou se jogar um estilo de ténis variado, compre uma raquete equilibrada, que distribui uniformemente o seu peso.
  3. Passo 3 Considere o seu padrão de encordoamento.
    Considere o seu padrão de encordoamento. A raquete em si não é a única coisa que afecta o seu jogo. A forma como as cordas estão alinhadas, seja num encordoamento aberto ou fechado ('denso'), afectará a sua potência, controlo e rotação:
    • As cordas abertas oferecem mais rotação, o que significa que pode bater a bola com mais força e com maior rotação. No entanto, estas cordas têm maior probabilidade de se partirem.
    • As cordas fechadas/densas oferecem mais controlo na colocação da pancada e são melhores para os principiantes.
  4. Passo 4 Utilize raquetes flexíveis para obter mais potência mas menos controlo.
    Utilize raquetes flexíveis para obter mais potência mas menos controlo. A flexibilidade de uma raquete é dada por uma classificação de 0-100, sendo 100 a opção mais rígida disponível. A maioria das raquetes situa-se entre 45-75 na escala:
    • Os números mais baixos indicam mais controlo e rotação, menos potência e uma sensação mais confortável.
    • Números mais altos indicam mais potência, mas também mais vibrações na raquete. Alguns principiantes sentem que têm mais controlo com elas porque a falta de curvatura faz com que se sintam um pouco mais naturais.
  5. Passo 5 Verifique a largura do feixe, o triângulo sob a cabeça da raquete, para avaliar o potencial de potência.
    Verifique a largura do feixe, o triângulo sob a cabeça da raquete, para medir o potencial de potência. Uma largura de raio maior significa que terás mais potência na raquete. Isto faz sentido, uma vez que são necessários feixes maiores para raquetes maiores, mas mesmo as raquetes de controlo têm larguras de feixe variáveis que afectam a força com que se pode bater na bola.
    • Para iniciantes, uma boa largura inicial seria entre 23-27mm.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a melhor raquete de ténis para jogadores intermédios?
    Teste algumas raquetes para encontrar a que melhor se adapta a si. A maioria das boas lojas profissionais permite-lhe testar as suas raquetes mediante o pagamento de uma pequena taxa. As raquetes são adaptadas a diferentes tipos de jogadores. Por exemplo, pode ser um jogador de base que confia em golpes de terra poderosos, ou pode ser um jogador de serviço e vólei que necessita de uma raquete que proporcione controlo e toque na rede. Encontrar a raquete correcta dar-lhe-á confiança para jogar o jogo à sua maneira.
  • Questão
    Como é que escolho a raquete de ténis certa?
    Considera o peso da raquete. O peso de uma raquete tem um grande impacto na forma como vai jogar. Elas variam entre 250g e 340g. As raquetes mais leves são geralmente muito mais fáceis de balançar e têm tamanhos de cabeça maiores, pelo que são adequadas para um jogador em aprendizagem ou para alguém que tenha mobilidade reduzida no braço. As raquetes mais pesadas, com 300 g ou mais, têm uma cabeça mais pequena e um ponto ideal. Além disso, considere o tamanho do punho para garantir que consegue segurar a raquete confortavelmente. As raquetes existem em diferentes tamanhos de punho que variam entre 4 1/8 e 4 3/4 polegadas. Na Europa, esses tamanhos são chamados de G1-G5. O tamanho do punho é determinado pelo tamanho das suas mãos. Se escolher um punho demasiado pequeno, isso pode afetar a sua capacidade de jogar e pode mesmo causar cotovelo de tenista.
  • Questão
    Qual é a melhor raquete de ténis para principiantes?
    O tamanho da cabeça afecta o seu jogo. Muitos jogadores recreativos ou em fase de aprendizagem tendem a optar por raquetes com um tamanho de cabeça maior, e isso é perfeitamente correto. Quer dar a si próprio a melhor oportunidade possível para bater na bola. A desvantagem destas raquetes de cabeça maior é que não são tão manobráveis como uma com uma cabeça mais pequena, pelo que poderá não ter tanto controlo.

Vídeo

Dicas

  • Pode sempre aumentar o seu grip, mas é difícil diminuí-lo. Opta por um tamanho inferior ao que achas que precisas se estiveres entre tamanhos.
  • Os amortecedores podem ser utilizados para absorver a vibração e reduzir o choque no pulso e no cotovelo.
  • Muitas raquetes são classificadas/recomendadas pela 'velocidade de swing', por isso é importante avaliar o seu swing antes de escolher. Presume-se que os principiantes e as pessoas com menos velocidade física e potência terão um perfil de swing 'mais lento e mais curto' e, por isso, precisam de uma raquete com mais potência (basicamente, 'rebound'). Enquanto os jogadores mais avançados e mais fortes têm um swing 'longo e rápido' e, por isso, precisam de uma raquete de 'controlo' (uma que seja essencialmente mais 'morta', com menos efeito de trampolim).

Avisos

  • A escolha da raquete errada pode aumentar a probabilidade de doenças comuns relacionadas com o ténis, como o cotovelo de tenista (epicondilite lateral) e o stress no ligamento colateral ulnar.