Como escolher uma prancha de snowboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

Atualmente, escolher uma prancha de snowboard é uma tarefa difícil. Diferentes formas, tipos de pranchas, perfis, classes de peso e modelos enchem as paredes até das mais pequenas lojas de neve, e comprar online pode ser impossível se não souber o que procura. No entanto, a grande variedade de modelos significa que é sempre possível encontrar uma prancha de snowboard na sua faixa de preço com um pouco de conhecimento interno.

Passos

Escolhendo o tamanho certo da prancha

  1. passo 1 escolha um tamanho de prancha.
    Escolha um tamanho de prancha. As pranchas de snowboard são geralmente medidas de ponta a ponta em centímetros. Coloque a ponta no chão e coloque a prancha na altura do seu rosto - o topo da prancha deve alcançar o seu queixo. No entanto, há muitas vantagens em comprar pranchas mais curtas ou mais longas. Em geral, pranchas mais curtas são mais manobráveis e pranchas mais longas são mais estáveis e podem ir mais rápido.
    • Os principiantes devem escolher uma prancha mais comprida - uma que chegue ao nariz quando estão de pé, por exemplo.
    • Os surfistas mais pesados devem considerar pranchas ligeiramente mais longas para distribuir o seu peso.
  2. passo 2 certifique-se de que a prancha é feita para o seu peso.
    Certifique-se de que a prancha é feita para o seu peso. Na parte de trás de cada prancha há uma classificação de peso, por isso escolha a prancha certa para o seu corpo. Se for demasiado pesado, pode partir a prancha, se for demasiado leve, terá dificuldade em manobrar.
  3. passo 3 escolha a largura correcta da prancha para os seus pés.
    Escolha a largura correcta da prancha para os seus pés. A largura da prancha precisa de se ajustar ao seu corpo, e a maioria das pessoas fica bem com uma largura normal de 246-255 milímetros. As suas botas de snowboard devem ficar um pouco acima das bordas da prancha quando estiver em cima dela, com não mais de 2,5 cm dos dedos dos pés e dos calcanhares para fora em ambos os lados. Geralmente, as pessoas com sapatos de tamanho 11 para homens ou 11,5 para mulheres devem adquirir uma prancha 'larga' (mais de 250 milímetros).
    • Se o seu pé for mais pequeno do que o tamanho 7 para homem ou 9 para mulher, deve escolher uma prancha estreita (235-245 milímetros).
  4. passo 4 utilize o raio de atalho e a largura da cintura para saber quão bem uma prancha vira.
    Use o raio de atalho e a largura da cintura para saber como uma prancha vira. Estas duas medidas dizem-lhe quão fácil é virar uma prancha, e pode vê-las listadas em algumas pranchas. Em ambos os casos, quanto menor o número, mais fácil é virar a prancha. Os principiantes podem ignorar o raio de curto-circuito no inicio, porque as pranchas basicas normalmente ficam algures no meio.
    • Raio de atalho: Esta é a medida do tamanho do círculo que a prancha faria se a curva da borda fosse estendida para um círculo completo. Quanto mais pequeno for o número, mais pequeno é o círculo.
    • Largura da cintura: Esta é a medida da prancha no seu ponto mais fino. Quanto mais pequena for a largura da cintura, mais rapidamente a prancha reage aos seus movimentos de viragem.
  5. Para saber a velocidade de uma prancha de snowboard, verifique o material da base. Existem 2 bases principais de pranchas de snowboard, ambas começam por ser peças de plástico:
    • Extrudido As peças são fundidas, são menos densas e menos porosas, o que torna o processo mais lento mas mais fácil de manter.
    • Sinterizado As peças são prensadas umas às outras, o que as torna mais porosas e densas. É mais rápido e mais duradouro.

Escolher o estilo correto de prancha

  1. passo 1 decida qual a forma de prancha que pretende.
    Decida qual a forma da prancha que pretende. As pranchas são direccionais ou de ponta dupla. As pranchas direccionais são construídas com uma extremidade dianteira e são feitas para velocidade e estabilidade na descida de colinas. As twin tips têm a frente e a traseira idênticas - perfeitas para fazer truques no terrain park. Para os principiantes, é mais fácil comprar pranchas com duas pontas para evitar erros.
    • Existem também as 'twin-tips direccionais', que são shapes híbridos concebidos para qualquer surfista.
  2. passo 2 pense na curvatura ou no perfil da prancha.
    Pense na curvatura ou no perfil da prancha. Antigamente, todas as pranchas tinham o mesmo formato. Já não é assim. Hoje em dia, há uma variedade de designs para diferentes riders conhecidos como camber. Este corresponde ao perfil da prancha, ou seja, às partes que tocam no chão. Considere alugar 2-3 tipos de prancha antes de comprar para ver qual camber você prefere. (Nota: Camber refere-se ao estilo geral da prancha (tipo de camber) e a um estilo específico de prancha). Os diferentes tipos de camber incluem:
    • Prancha Camber: A prancha mais comum, as cambers tocam o chão perto das pontas mas curvam-se para cima no meio. Quando se está em cima da prancha, empurra-se o centro para baixo, mas mantém-se algum pop para os saltos.
    • Rocker: O oposto das pranchas camber, as rockers curvam-se para baixo. Isto mantém as suas pontas fora da neve, aumentando a manobrabilidade.
    • Flat: Exatamente o que parece, as pranchas flat curvam-se ligeiramente para cima nas pontas, mas são planas em toda a sua extensão. Embora as pranchas planas sejam vulneráveis a bordas presas na neve, esta forma é a mais fácil de virar e flutua bem em pó fresco.
    • Híbrido: Muitas empresas começaram a misturar e combinar as pranchas camber, rocker e flat, criando shapes para qualquer ciclista. Pranchas como a 'rocker/camber/rocker', por exemplo, podem lidar com uma variedade de situações e terrenos.
  3. passo 3 escolha a rigidez da prancha.
    Escolha a rigidez da prancha. Não existe um sistema de classificação consistente para a flexibilidade, pelo que uma 5 da Burton pode não ser tão rígida como uma 5 da Evo. Ainda assim, a maioria das empresas usa um sistema de classificação de 1 a 10, onde 1 é o mais flexível e 10 é o menos. Quanto mais rígida for a prancha, mais rápido ela se move, mas as pranchas flexíveis são mais fáceis de virar.
    • As pranchas macias e flexíveis são melhores para iniciantes e trick riders devido à sua capacidade de manobra.
    • As pranchas rígidas seguram melhor as bordas, a velocidade e as curvas e têm maior estabilidade em altas velocidades.

Escolher as botas e as fixações

  1. passo 1 certifique-se de que as suas fixações correspondem à sua prancha.
    Certifique-se de que as suas fixações correspondem à sua prancha. Existem vários tipos de suportes de fixações, diferenciados pela sua colocação na prancha. Os mais comuns são 2x4 e 4x4, que são simplesmente 2 fileiras de furos espaçados para montagem de fixações. Sistemas mais complexos, como o padrão de inserção Burton 3D, podem ajudá-lo a fixar qualquer tipo de fixador na sua prancha. Verifique as suas fixações para ver como elas se prendem e combine-as com a sua prancha.
    • As fixações padrão prendem-se a qualquer padrão 2x4 ou 4x4.
    • As fixações especializadas, como a Burton 3D Disk ou a Burton EST, são feitas para se fixarem apenas ao padrão Burton 3D.
  2. passo 2 escolha a rigidez da fixação com base na sua experiência.
    Escolha a rigidez da fixação com base na sua experiência. Os ciclistas mais novos devem procurar uma parte traseira curta e flexível (a parte atrás do calcanhar). Isto permite-lhes sentirem-se confortáveis e em controlo. No entanto, efetuar manobras precisas ou virar a alta velocidade é muito mais fácil com fixações altas e rígidas.
    • Os praticantes de Freestyle e trick riders gostam normalmente de fixações flexíveis porque facilitam a aterragem nos saltos.
    • Os pilotos de corrida e os pilotos que preferem pó fresco e espesso preferem fixações rígidas para controlo na neve profunda.
  3. passo 3 saiba que o sistema de fixação é uma questão de preferência.
    Saiba que o sistema de fixação é uma questão de preferência. Há uma variedade de métodos para prender os pés às fixações, desde correias e manivelas a fixações rápidas de entrada rápida. Nenhum dos métodos afecta muito a sua condução, por isso escolha o sistema que preferir.
  4. passo 4 escolha botas que se ajustem confortavelmente sem apertar os pés.
    Escolha botas que se ajustem confortavelmente sem apertar os seus pés. Deve comprar botas de snowboard como compra qualquer outro calçado. Certifique-se de que tem espaço para mexer os dedos dos pés e que o calcanhar se mantém firme no sapato enquanto se movimenta. Se sentir alguma fricção ou dor, experimente um novo tamanho.
    • Certifique-se de que experimenta as botas de snowboard com meias de inverno adequadas e grossas. Estas acrescentam até 2,5 cm à volta do pé, o que fará uma grande diferença quando as tentar calçar na montanha.

Escolher as pranchas com base no estilo de condução

  1. passo 1 escolher uma all-mountain board for beginners or riders who want a bit of everything.
    Escolha uma 'prancha todo-o-terreno' para os principiantes ou para os ciclistas que querem um pouco de tudo. As pranchas 'all-mountain' estão igualmente à vontade a descer a montanha e a fazer saltos no terrain park. Combinam bem a velocidade e a manobrabilidade e são, por isso, a prancha perfeita para os principiantes ou para alguém que queira fazer downhill, half-pipes ou backcountry no mesmo dia.
    • Tamanho: Se colocares a prancha em pé, o topo deve ficar entre o teu nariz e o teu queixo.
    • Directional Twin-Tip Este shape híbrido pode ser usado confortavelmente com qualquer direção voltada para a frente, mas a extremidade dianteira é muitas vezes ligeiramente afunilada para torná-la mais rápida nas descidas.
    • Tipo Camber: As pranchas de montanha geralmente vêm em formas de camber que se curvam para cima. No entanto, os ciclistas principiantes devem experimentar um estilo rocker devido à maior capacidade de manobra e à facilidade de viragem.
  2. passo 2 escolha uma freestyle board if want to do a lot of tricks.
    Escolhe uma 'prancha freestyle' se quiseres fazer muitos truques. As pranchas de estilo livre são normalmente mais pequenas para não atrapalharem os truques. Elas são altamente manobráveis e leves, mas têm menos velocidade e estabilidade nas descidas. Dito isto, elas ainda podem ser usadas para bombardear uma montanha num aperto.
    • Tamanho: Uma vez que as pranchas de freestyle são normalmente mais pequenas, escolha uma que se sinta confortável para si. Levanta a prancha e procura algo que chegue entre o teu ombro e o queixo.
    • Twin-tip: Os praticantes de freestyle vão querer quase sempre uma prancha com twin-tip, uma vez que isto lhes permite andar confortavelmente em qualquer direção depois de saltos ou truques.
    • Tipo de curvatura: A maioria dos riders de freestyle prefere um formato 'camber', em que a prancha se curva ligeiramente para cima entre as pontas. Esta mola carrega a prancha para lhe dar o máximo de saltos.
  3. passo 3 escolha uma freeride board if you do a lot of downhill riding.
    Escolhe uma 'prancha de freeride' se fazes muito downhill. Estas pranchas são feitas para serem rápidas e estáveis a altas velocidades. São geralmente mais rígidas e têm as fixações ligeiramente viradas para a parte de trás da prancha.
    • Tamanho: Normalmente o tipo de prancha mais comprido, uma prancha de freestyle chega muitas vezes perto da tua testa quando estás de pé.
    • Direcional: Todas as pranchas de freeride são direccionais, o que significa que há uma extremidade frontal designada para aumentar a velocidade.
    • Tipo de Camber: As pranchas de freeride vêm em uma variedade de formas, mas uma das mais comuns é um híbrido de rocker/camber/rocker que se curva para baixo perto das pontas e para cima no centro.
  4. passo 4 escolha uma powder board to ride smoothly in fresh snow.
    Escolha uma 'powder board' para andar suavemente na neve fresca. As pranchas para neve em pó são normalmente fabricadas para os praticantes de downhill que encontram muita neve fresca e macia. Têm narizes longos ou cónicos e extremidades elevadas para ajudar a manter-se no topo da neve. As fixações são geralmente colocadas na parte de trás da prancha para manter a parte da frente levantada.
    • Tamanho: Geralmente mais compridas para aumentar a área de superfície e a velocidade, uma vez que as pranchas de powder não são frequentemente utilizadas para truques.
    • Direcional: A maioria dos praticantes de powder prefere pranchas direccionais, uma vez que o seu design lhes permite navegar suavemente sobre a neve fresca.
    • Tipo Camber: As pranchas de powder geralmente têm uma forma rocker, que é quando toda a prancha se curva ligeiramente para cima. Isto mantém a ponta e a cauda elevadas para não ficarem presas no pó profundo.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Mantenha-se dentro do seu orçamento, mas não sacrifique a qualidade para poupar alguns dólares.
  • Leve o tempo que for preciso e faça as suas compras. Compreenda as diferentes funções e designs de uma prancha de snowboard antes de a comprar. Você pode ir um pouco mais fundo em https://howtochooseasnowboard.info/

Avisos

  • Sempre use um capacete e óculos de proteção ao praticar snowboard.