Como escolher uma arte marcial

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se não é o Daniel LaRusso do filme Karate Kid que, por acaso, viveu ao lado do mestre de karaté Sr. Miyagi, é provável que tenha de fazer uma pesquisa séria antes de decidir que tipo de artes marciais quer praticar. Terá de compreender os seus objectivos em termos de artes marciais, encontrar uma forma de artes marciais que se adeqúe a esses objectivos e escolher uma escola e um professor. Lembre-se de que não existem formas de artes marciais superiores, apenas artistas marciais superiores. Todas as artes têm pontos fortes e fracos. Escolha a que melhor se adapta a você.

Passos

Escolhendo um estilo de arte marcial

  1. Passo 1 Aprenda Jiu Jitsu para autodefesa.
    Aprenda Jiu Jitsu para autodefesa. Na maioria das vezes, as pessoas aprendem uma arte marcial para fins de autodefesa. Daniel LaRusso fez isso. Ele estava a ser vítima de bullying. Está a ser vítima de bullying? Ou tem medo de ser assediado no futuro? Todas as artes marciais ensinam-no a defender-se. O seu objetivo será encontrar uma arte marcial que dê ênfase às técnicas de defesa e à quebra de barreiras. Em muitos aspectos, o Jiu Jitsu é esta arte marcial, porque utiliza a força e a força de ataque do adversário como uma arma contra ele, permitindo assim que um atacante mais forte ou maior seja subjugado.
    • Numa situação de autodefesa, o Jiu Jitsu ajudá-lo-á a esquivar-se de ataques frontais, a escapar de agarramentos e a ganhar vantagem rapidamente. Lembre-se de que todas as formas de artes marciais abordam a autodefesa. Algumas são mais conflituosas do que outras. O Jiu Jitsu é um meio termo.
  2. Etapa 2: Fique em forma fisicamente...
    Fique em forma física com Kung Fu. A segunda razão mais popular para as pessoas praticarem artes marciais é o exercício físico, a transformação de gordura em músculo e o aumento da coordenação. Todas as artes marciais fazem isto bem, mas dependendo dos seus próprios objectivos de fitness, pode escolher uma arte marcial em vez de outra. O Kung Fu é um ótimo exercício para todo o corpo. Uma vez que o Kung Fu utiliza posturas baixas e bloqueios poderosos, tende a proporcionar um treino de corpo inteiro. Esta é também uma das formas mais disciplinadas de artes marciais.
    • Embora o Kung Fu trabalhe todos os músculos, existem estilos de artes marciais que dão ênfase à força e flexibilidade da parte superior ou inferior do corpo. Se preferir trabalhar a força da parte superior do corpo, pode escolher o estilo de Boxe Ocidental ou talvez o Karaté Shotokan do Japão. Em alternativa, se quiser que as suas pernas fiquem em melhor forma, pode escolher um estilo de artes marciais com maior ênfase na força e agilidade das pernas, como o Taekwondo.
  3. Passo 3 Aumente a sua auto-confiança com Naginata.
    Construa a sua auto-confiança com Naginata. Naginata é hoje uma arte marcial e uma forma de arte que ensina etiqueta, respeito e auto-confiança. As artes marciais como a Naginata aumentam a confiança porque libertam o potencial, desenvolvem os músculos e ensinam novas capacidades. Muitas pessoas que entram pela primeira vez no dojo sofrem de baixa autoestima ou simplesmente não acreditam em si próprias. Talvez tenha sido por isso que decidiu considerar as artes marciais para si. Se for esse o caso, vai querer encontrar um programa e um professor que o edifiquem em vez de o deitarem abaixo. Os instrutores de Naginata concentram-se em encorajar sentimentos e experiências positivas. O reforço positivo será um aspeto fundamental do seu processo de tomada de decisão.
  4. Passo 4 Experimente o Taekwondo para praticar a disciplina e o auto-controlo.
    Experimente o Taekwondo para praticar a disciplina e o auto-controlo. O Taekwondo é a arte marcial mais popular do mundo. Este facto deve-se provavelmente à sua inclusão nos Jogos Olímpicos em 1988. Muitos consideram o Taekwondo como uma forma artística e, como tal, é necessário ter um grande autocontrolo. Deve disciplinar-se para que cada movimento seja fluido, gracioso e deliberado. Devido à grande ênfase colocada no movimento e na forma, muitos consideram o Taekwondo uma excelente forma de ensinar disciplina e auto-controlo (a crianças ou a qualquer pessoa).
    • As artes marciais são experiências regimentadas e hierárquicas e, como tal, exigem um elevado nível de disciplina e autocontrolo para serem bem sucedidas. Durante o treino, pode deparar-se com instruções que vão contra as suas noções preconcebidas. 'Colocar cera, tirar cera', disse o Sr. Miyagi a Daniel em The Karate Kid. Daniel ficou confuso porque não conseguia compreender como é que encerar um carro podia estar relacionado com a aprendizagem de artes marciais. Só mais tarde é que descobriu que o professor sabia mais. Segue o teu professor o melhor que puderes. Ouve as suas instruções. Pratique com frequência. Embora esta disciplina o ajude a tornar-se um melhor praticante de artes marciais, também será transferida para a sua vida quotidiana.
    Doug Cook, Famoso Grão-Mestre de Taekwondo

    O Taekwondo é mais do que uma arte marcial - é um modo de vida que desenvolve a força do corpo, da mente e do carácter através dos seus princípios de cortesia, integridade, perseverança, auto-controlo e espírito indomável. A prática do taekwondo transforma vidas ao incutir confiança, disciplina e liderança.

  5. Passo 5 Prepare-se para lutar no ringue com o kickboxing.
    Prepare-se para lutar no ringue com o kickboxing. Na década de 1970, os praticantes americanos de karaté ficaram frustrados com as regras rígidas impostas às competições. Queriam fazer contacto total. Esta fação dividiu-se e criou o kickboxing. Os competidores usam sparring, pontapés, socos, bloqueios e boxe sombra para se prepararem para os combates. Uma vez que as suas origens estão no contacto total e na competição, o kickboxing é uma excelente forma de artes marciais para os interessados em entrar no ringue.
    • Algumas artes marciais não dão ênfase à luta no ringue. Os estilos tradicionais de Kung Fu, como o Wing Chun ou o Hung Gar, não foram concebidos para o ensinar a lutar num ringue. Pode aprender e aprenderá uma defesa pessoal excecional nestes sistemas, mas demorará muito tempo até que as suas bases sejam suficientemente sólidas para ter qualquer impacto numa situação de combate.
  6. Passo 6 Considere os seus interesses culturais.
    Considere os seus interesses culturais. Se tem respeito ou interesse por uma determinada cultura, aprender mais através de uma das suas artes marciais pode ser uma óptima experiência. Estude Krav Maga se estiver interessado em Israel. Estude Taekwondo se tiver curiosidade sobre a cultura coreana. Experimente o sumô para entender melhor a cultura japonesa.
    • Se esse for parte do seu objetivo, escolha uma escola ensinada por um nativo dessa cultura ou por alguém que tenha sido treinado diretamente por alguém dessa cultura. A instrução parecerá mais 'autêntica' e irá certamente aprender outros aspectos da sua cultura durante o processo - como a língua, os maneirismos, a história e a filosofia.

Escolher uma escola e um professor

  1. Passo 1 Encontre um estúdio de artes marciais perto de si.
    Encontre um estúdio de artes marciais perto de si. Na maioria dos casos, é provável que escolha uma forma de artes marciais com base no que está disponível na sua área. Se for difícil ou demorado deslocar-se até ao seu dojo, terá apenas mais uma desculpa para não ir até ao fim. Pesquise online e na lista telefónica os estúdios de artes marciais.
  2. Passo 2 Escolha uma escola económica.
    Escolha uma escola económica. Raramente as escolas de artes marciais anunciam o preço das aulas na lista telefónica. Os preços podem ser determinados numa base mensal, ao longo de vários meses ou em função da frequência dos treinos semanais. Nalguns casos, o preço é negociável, dependendo do número de pessoas que vão ter aulas consigo (pacotes familiares, por exemplo). Há instrutores que cobram apenas 50 dólares por mês pela instrução, e há aqueles que ganham 50 dólares ou mais por uma única sessão de uma hora. Cabe-lhe a si determinar o que considera ser um preço justo e razoável para a instrução. Após alguma pesquisa, saberá quem está a pedir demasiado.
    • Outra boa forma de poupar dinheiro é procurar cursos que não funcionem numa loja. Existem muitas escolas de sucesso que funcionam em centros comunitários, caves de igrejas, YMCAs e salas de recreio. O facto de uma escola não ter uma montra elegante não significa que a qualidade do ensino seja inferior. Telefone e informe-se sobre períodos de teste, vestuário necessário e taxas de inscrição/classe. Tenha atenção a taxas ocultas. Alguns sítios cobram mais por aula depois de ter assistido a um determinado número de aulas.
  3. Passo 3 Assista às aulas.
    Assista às aulas. Uma óptima forma de ter uma ideia do estilo de artes marciais e de uma escola/instrutor em particular é assistir a algumas aulas antes de se decidir por um local e estilo específicos. Terá a oportunidade de ver o espaço, encontrar-se com outros praticantes e visitar o instrutor.
    • Fale com os outros alunos. Veja o que eles gostam e o que não gostam no programa. Alguns dos praticantes de artes marciais mais experientes presentes podem até ter experiências sobre outros programas, o que o ajudará a reduzir a sua decisão.
  4. Passo 4 Decida se o estilo de ensino se adequa ou não à sua personalidade.
    Decida se o estilo de ensino se adequa ou não à sua personalidade. Se está à procura de aprender artes marciais práticas, a aula encoraja ou permite que os principiantes se envolvam em combates ou 'jogos livres' ou isso é reservado a alunos mais avançados que gastaram mais tempo e dinheiro no dojo? Quer um treinador - alguém que o motive a esforçar-se? Quer alguém que aumente a sua autoestima? Quer trabalhar individualmente ou numa turma grande? O estilo de ensino de um instrutor de artes marciais será diferente consoante os seus objectivos e o ambiente em que se encontra.
    • Saiba também que o sparring para principiantes, mesmo que seja encorajado, deve ser mais restrito do que para os alunos mais experientes, porque os principiantes normalmente não têm controlo suficiente dos seus golpes para reduzir eficazmente a possibilidade de lesões.
  5. Passo 5 Avaliar a comunidade da escola.
    Avalie a comunidade da escola. Observe os alunos da sua escola e a forma como interagem uns com os outros e com os seus superiores. São simpáticos e receptivos? São respeitadores? Considera-os como amigos? Vai passar muito tempo com eles, por isso é importante compreender também a sua personalidade. Também vai estar a colocar a sua segurança nas mãos dele; se isso o deixar desconfortável, continue a procurar.
  6. Passo 6 Verificar o professor's qualifications.
    Verifique as qualificações do professor. Não se preocupe tanto com os diplomas e certificados; não existem padrões de classificação universais nem um órgão de controlo universalmente reconhecido nas artes marciais. O que é importante é:
    • Com quem é que esta pessoa aprendeu?
    • Durante quanto tempo estudou com essa pessoa?
    • Há quanto tempo pratica esta arte?
    • O professor tem alguma experiência como professor, ou é simplesmente um artista marcial habilidoso? Tal como os grandes jogadores de futebol podem dar maus treinadores (e vice-versa), os grandes artistas marciais não são necessariamente grandes professores.
    • Ao procurar nas escolas locais, tenha em atenção que muitos professores lhe dirão que a sua escola/sistema é o melhor. Há muitos praticantes de artes marciais que são muito fiéis às suas artes e serão negativos se manifestar interesse por outra arte. Tenha cuidado se isto acontecer; provavelmente não são os melhores instrutores se não mostrarem respeito pelos outros desta forma.
  7. Passo 7 Escolha uma escola que se adapte ao seu horário.
    Escolha uma escola que se adapte ao seu horário. Poderá ter de reservar uma quantidade significativa de tempo todas as semanas para se dedicar ao seu treino. A maior parte das artes tem exercícios ou formas que pode praticar em casa para manter tudo fresco na sua mente; se só praticar nas aulas, o seu progresso será provavelmente atrofiado.
    • Certifique-se de que dedica tempo suficiente para assistir às aulas e praticar em casa. Lembre-se, as artes marciais são uma questão de disciplina. Não entre num programa sem aceitar isto. Caso contrário, não irá cumprir o programa.
  8. Passo 8 Inscreva-se e comece a praticar.
    Inscreva-se e comece a praticar. Normalmente, é melhor começar agora do que mais tarde. Entre imediatamente e comece. Já fez as suas diligências. Decidiu-se por uma forma particular de artes conjugais em vez de outra. Sabe o que esperar. Divirta-se!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O livro Arte da Guerra de Sun Tzu ou outros livros de guerra seriam úteis nas artes marciais, ou apenas para defesa militar?
    O que torna a 'Arte da Guerra' tão magnífica é o facto de as suas estratégias poderem ser usadas em quase todas as situações da vida. Negócios, política, estratégias desportivas e, claro, artes marciais.
  • Pergunta
    Qual é o limite de idade para aprender artes marciais?
    Não existe um limite máximo de idade. Desde que o seu corpo aguente, não é demasiado tarde para começar. Quanto ao limite mínimo de idade, depende da capacidade de atenção da criança e da sua vontade de se dedicar à arte marcial. Algumas escolas especializam-se no ensino de determinados grupos etários.
  • Questão
    Posso aprender artes marciais em casa a partir de livros?
    Sim, mas utilize-o apenas como uma opção de 'iniciação'. É bom estar um pouco familiarizado com a arte marcial que escolheu antes de começar, mas precisa mesmo de um instrutor qualificado para o ensinar.

Vídeo

Dicas