Como escolher um anzol para a pesca em água salgada

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para escolher o tamanho do anzol, há algumas coisas importantes a saber sobre o tamanho e a forma dos anzóis. De fato, há uma grande variedade de anzóis para cada estilo de pesca, portanto, é provável que seja um processo de aprendizado contínuo à medida que você muda suas técnicas de pesca e tipos de peixes. Neste artigo, você terá uma visão geral sobre como escolher os anzóis certos.

Observação: grande parte dessas diretrizes também se aplica à pesca em água doce.

Etapas

  1. Etapa 1 Para capturar uma grande variedade de peixes, use um anzol pequeno.
    Para capturar uma grande variedade de peixes, use um anzol pequeno. Por exemplo, um anzol de tamanho número cinco pode pescar peixes de um quarto de libra a 25 libras. No entanto, a pesca e o desembarque desse peixe de 25 libras, quando se usa um anzol pequeno de número cinco, requerem uma pesca cuidadosa e um gaff ou uma rede no desembarque.
  2. Etapa 2 Escolha um anzol de marca como Mustad ou Eagle Claw, pois seus anzóis são fortes e comprovados.
    Escolha um anzol de marca como Mustad ou Eagle Claw, pois seus anzóis são fortes e comprovados. Há também dezenas de outros anzóis de marcas conhecidas que funcionam ainda melhor do que o Eagle Claw e o Mustad. Pergunte a seus colegas pescadores o que eles usam. Os varejistas geralmente promovem o que lhes dá mais lucro ou estão tentando promover itens com excesso de estoque.
  3. Etapa 3 Use um anzol de haste curta por sua resistência e um anzol de haste longa para facilitar a remoção do anzol do peixe.
    Use um anzol de haste curta por sua resistência e um anzol de haste longa para facilitar a remoção do anzol do peixe. O anzol de haste curta, por padrão, é mais durável e não se endireita nem quebra facilmente. Em áreas com muitas cabeças de coral ou com queda, use um anzol forte e de haste curta, linhas mais pesadas e sempre mantenha a linha esticada com o peixe. Em vez de forçar o desembarque de um peixe nessas condições, uma alternativa é deixar que um peixe grande e forte se canse nas águas mais profundas e trazê-lo para a área rasa, onde a linha se rompe, depois que ele não estiver mais 'verde'. Um peixe exausto mostrará suas laterais, que são de cor clara e não verde.
  4. Etapa 4 Use o anzol de haste longa para peixes pequenos ou peixes do tamanho de uma panela.
    Use o anzol de haste longa para peixes pequenos ou do tamanho de uma panela. A haste mais longa evita a abrasão do líder pela boca do peixe e facilita a remoção do anzol. Ao pescar peixes pequenos, você estará soltando peixes pequenos e indesejáveis, de modo que a haste funciona como um líder. Quando seu líder ficar enfraquecido, corte-o uma polegada acima do olho e recoloque-o. A haste mais longa também evita que o peixe engula o anzol e ajuda a manter o anzol no lábio ou na mandíbula do peixe.
  5. Etapa 5 Use o anzol reto, também conhecido como anzol padrão, para uma grande variedade de estilos e peixes.
    Use o anzol reto, também conhecido como anzol padrão, para uma grande variedade de estilos e peixes. Você deve colocar o anzol com um anzol reto.
  6. Etapa 6 Use um anzol circular para pesca com isca fixa.
    Use um anzol circular para a pesca com isca imóvel. Não arme o anzol, pois esse tipo de anzol é autoajustável. Se você armar o anzol quando o peixe estiver mordendo a isca, certamente perderá o peixe. O anzol se prenderá quando o peixe se virar e nadar para longe. Nesse tipo de pesca, o pescador coloca um sino ou alarme na vara e faz outras coisas como: pescar peixes menores, dormir, fazer churrasco, festejar etc. Com o anzol arredondado, a isca fica no anzol e o peixe fica no anzol. O anzol arredondado é usado para peixes de tamanho médio e grande, porque com peixes de tamanho de panela o objetivo é pegar muitos peixes. A pesca de peixes de tamanho de panela é um tipo de pesca ativa.
  7. O anzol AH é usado por sua amplitude ao colocar a isca nele.
    • Coloque o anzol quando um peixe morder a isca com esse tipo de anzol. Com uma isca artificial, coloque o anzol um pouco mais rápido do que com uma isca natural. Com uma isca artificial dura, coloque o anzol mais rápido do que com uma isca artificial macia.
      Etapa 7 Use o anzol AH por sua amplitude ao colocar uma isca nele.
    • Ao prender uma isca artificial ou real em um anzol, observe como ela se assenta no anzol e qual a ação que ela tem quando é recolhida, puxada ou simplesmente parada. Esse anzol não é tão resistente quanto outros anzóis, mas pode segurar bem as iscas.
    • Use hastes farpadas para enfiar iscas de plástico na haste. Entretanto, enfiar a isca plástica na curva do anzol, como na ilustração, funciona muito bem. Como opção, coloque um pedaço de plástico macio na parte inferior do olho do anzol.
      Etapa 7 Use o anzol AH por sua amplitude ao colocar uma isca nele.
  8. Etapa 8 Tenha cuidado ao usar anzóis de agulha.
    Tenha cuidado ao usar anzóis de agulha. Esses anzóis podem ficar presos em você ou em seus companheiros, em recifes e em árvores. Esses anzóis geralmente são usados em plugs e os plugs são caros. Os plugs que flutuam têm menos chance de ficarem presos nos recifes e se perderem para sempre. Pesca com pesca com plugue é muito agradável porque você pode ver o peixe atacar a isca.
  9. Etapa 9 Aproveite o ar livre e pesque com plugs de água superior, pois seus anzóis de agulha não se prendem no fundo.
    Aproveite o ar livre e pesque com plugs de água superior, pois seus anzóis de agulha não ficarão presos no fundo. A maioria dos plugs tem anzóis triplos acoplados; se os peixes grandes estiverem rasgando seus anzóis, coloque anzóis simples mais fortes no lugar dos anzóis triplos. Ao pescar de corrico, espere que peixes maiores peguem seu plugue, portanto, é uma boa ideia substituir os anzóis de agulha.
  10. Dependendo do tipo de pesca que você faz, escolha o olho certo. O olho é onde você amarra o líder ao anzol.
    • O olho com laço padrão é bom para todos os tipos de pesca.
      Etapa 10 Dependendo do tipo de pesca que você fizer, escolha o olho certo.
    • O olho sem laço requer técnicas especiais de laço para prender o líder ao anzol e é normalmente usado para pesca com isca.
      Etapa 10 Dependendo do tipo de pesca que você fizer, escolha o olho certo.
    • Com um anzol que não tenha olho, mas um entalhe na parte superior da haste, procure e siga as instruções sobre como enroscar anzóis desse tipo. Depois de amarrar um anzol em uma linha, sempre teste a força do nó. Por exemplo, se sua linha líder tiver 20# de teste, teste o nó com 8# de pressão. Se você aplicar quase a força de ruptura de uma linha ao amarrar um nó, poderá romper a linha no nó. O teste de um nó o aperta e expõe qualquer ponto fraco; se necessário, refaça o nó.
      Etapa 10 Dependendo do tipo de pesca que você faz, escolha o olho certo.
    • Os anzóis Snell, mesmo que tenham um olho, para a pesca com isca, para que os anzóis fiquem rígidos com a linha. Um anzol com snell é ideal para um equipamento com vários anzóis.
      Etapa 10 Dependendo do tipo de pesca que você fizer, escolha o olho certo.
  11. Etapa 11 Para pescar com iscas artificiais ou iscas, use sempre um anzol reto, de haste média e afiada.
    Para pescar com iscas artificiais ou iscas, use sempre um anzol reto, de haste média e afiada. O anzol reto é o anzol de pesca de corrico mais comum, embora sejam usados anzóis duplos para peixes grandes menores. Os anzóis triplos nunca são usados na pesca esportiva. A ponta do anzol deve ser sempre afiada com uma lima de anzol. Na pesca de corrico com isca artificial ou viva, para a caça grossa, a ação é pequena e espaçada, por isso a necessidade de ter anzóis afiados.
    • O bico de um marlim e as áreas próximas a ele são duros, e é necessário um anzol afiado para conseguir uma fisgada em vez de uma batida.
      Etapa 11 Para pescar com iscas artificiais ou iscas, use sempre um anzol afiado, de haste média e reta.
    • Os anzóis enferrujam mais rapidamente com o uso de corrico do que com o uso em pesca fixa, portanto, certifique-se de sempre enxaguar e deixar de molho suas iscas e anzóis.
      Etapa 11 Para pescar com iscas artificiais ou iscas, use sempre um anzol reto de haste média e afiada.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Que tamanho de anzol deve ser usado ao pescar em terra firme no oceano?
    Quando estiver pescando peixes de tamanho médio-pequeno (menos de 5 kg), 1/0 - 5/0; peixes maiores (na faixa de 5 a 15 kg), 5/0 - 7/0; quando estiver pescando peixes com mais de 10 kg ou tubarões, 7/0 - 16/0.
  • Pergunta
    Os anzóis circulares são necessários para a pesca de peixes de recife no Oceano Atlântico e no Golfo do México?
    Não.
  • Pergunta
    Que tipo de isca, real ou de plástico, você recomenda para a pesca de peixes de pedra (cerca de 20 polegadas de tamanho) em minha doca na margem do rio?
    Em uma doca, um anzol menor 5/0 é provavelmente sua melhor aposta. Um carretel giratório é ótimo se você planeja arremessar bastante.

Vídeo

Dicas

  • Tente ter uma variedade de anzóis e saiba o que cada um deles faz. Nunca se sabe que tipo de pesca você pode querer experimentar quando estiver no mar.
  • Para obter outras ideias sobre quais anzóis escolher, observe outras pessoas quando estiverem pescando ou siga os conselhos de uma publicação de pesca local ou de um programa de televisão.

Avisos

  • Sempre manuseie os anzóis de pesca com muito cuidado para evitar ferimentos em si mesmo ou em outras pessoas que estejam por perto.

O que você precisará

  • Varejista de equipamentos de pesca respeitável
  • Escolha de anzóis