Como escolher uma cana de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

A escolha de uma cana de pesca pode parecer difícil, mas selecionar a cana certa não é diferente de encontrar o par de sapatos certo. Dependendo do tipo de pesca que vai fazer, existem muitos parâmetros para o ajudar a escolher a cana de pesca adequada ao seu estilo de vida. Em última análise, as canas de pesca existem em muitos modelos e estilos porque cada uma foi concebida para um tipo diferente de pescador. Descubra qual vara de pesca é melhor para você com base em suas necessidades específicas, e você estará no caminho certo para fazer uma compra de qualidade.

Passos

Entendendo as medidas e especificações da vara de pesca

  1. Passo 1 Escolha um comprimento.
    Escolha um comprimento. O comprimento de uma cana é medido desde a ponta até ao fim da extremidade. O comprimento das canas de pesca varia entre cerca de um metro e meio e um metro e meio. As canas maiores costumam ser desmontadas em várias peças para facilitar o transporte. Dependendo do local onde vai pescar e do que vai pescar, terá de escolher o comprimento da cana.
    • As canas mais curtas permitem lançar distâncias mais curtas e são normalmente utilizadas para iscos mais leves. Também permitem uma melhor manipulação quando está a lutar com um peixe, pelo que podem ser adequadas para a pesca desportiva. Também são úteis para a pesca de corrico, um tipo de pesca em que a linha é ligada a um barco em movimento e arrastada através da água.
    • As canas mais compridas permitem lançar a distâncias maiores e, por conseguinte, são úteis para o surfcasting, ou seja, quando se pesca diretamente da costa em vez de um barco ou cais. As canas mais longas são também utilizadas na pesca com mosca e para iscas mais pesadas.
  2. Passo 2 Decidir sobre o peso.
    Decidir sobre o peso. O peso de uma cana indica-lhe a quantidade de peso que pode suportar e, por conseguinte, a sua resistência. Dependendo das iscas ou do isco que vai utilizar, precisará de uma cana com uma resistência específica.
    • O peso é medido pelo peso do isco que foi concebido para lançar ou pelo 'pound test'. O teste da libra é o peso da linha de pesca que foi concebida para suportar.
  3. Passo 3 Compreender a ação.
    Compreender a ação. A ação de uma cana é o ponto da cana onde esta se dobra. Esta medida pode variar de 'ultra-leve' a 'pesada'. Uma ação pesada significa que se dobra mais perto da ponta, enquanto uma ação mais leve se dobra mais perto da coronha da cana.
    • Uma ação mais pesada significa uma espinha dorsal mais rígida na cana, o que significa que é recomendada para utilização com robalos ou outras espécies de peixes grandes. Uma cana de ação mais leve é geralmente utilizada com espécies de peixes mais pequenas.
  4. Passo 4 Decidir sobre o material.
    Decidir sobre o material. As canas de pesca são feitas de grafite, fibra de vidro ou de uma combinação de ambos os materiais. O material de que é feita a cana está relacionado com a sua funcionalidade e com o tipo de pesca que vai praticar.
    • As canas de grafite são mais leves e mais rígidas, mas muito mais frágeis do que as canas de fibra de vidro. Por este motivo, são também muito mais sensíveis. As varas de grafite são normalmente mais caras do que as varas de fibra de vidro.
    • As varas de fibra de vidro são mais pesadas, mas muito mais flexíveis do que as varas de grafite. São muito difíceis de partir. Também são normalmente a opção mais económica quando se escolhe um material para a cana.
    • Uma combinação de ambos os materiais é ideal para um pescador que pesca numa variedade de locais, para vários tipos de peixe.
  5. Passo 5 Escolha um carreto.
    Escolha um carreto. As canas são também determinadas pelo tipo de carreto que vai utilizar. Os carretos podem ser giratórios ou de fundição. Os diferentes tipos de carretos correspondem às diferentes necessidades de um pescador.
    • Um carreto giratório é como a transmissão automática de um automóvel. Permite um menor controlo mas é ideal para os principiantes porque permite uma maior taxa de sucesso. Os carretos giratórios são menos susceptíveis de se enredarem. Funcionam bem com iscos e iscas mais leves e são boas canas para todos os fins.
    • Um carreto de fundição é semelhante a uma transmissão manual num carro. Permite um maior controlo, uma vez que utiliza os polegares para controlar a precisão do lançamento. No entanto, este facto torna-o mais difícil de utilizar. São também mais utilizados com iscas artificiais mais pesadas.

Comprar uma cana adaptada às suas necessidades

  1. Passo 1 Escolha onde comprar a cana.
    Escolha onde comprar a sua cana. O local onde compra a cana determina em grande medida a qualidade e o valor que obtém pela sua cana. Embora seja tentador procurar o melhor negócio, certifique-se de que visita uma loja especializada em artigos desportivos onde exista uma vasta seleção de canas de pesca. Uma loja mais pequena permitir-lhe-á ter uma maior relação com um vendedor ou especialista se tiver dúvidas.
    • Tenha cuidado ao comprar a sua cana online. A menos que a tenha experimentado primeiro na loja, será difícil encontrar a melhor cana de pesca para si comprando online. Não poderá sentir a cana na sua mão ou examinar a sua qualidade se apenas a tiver visto online.
    • Não tenha medo de pedir ajuda. Se visitar uma loja de artigos desportivos de qualidade, os vendedores terão provavelmente experiência com os produtos. Podem ajudá-lo a encontrar o produto perfeito se explicar as suas necessidades e as especificações pretendidas.
  2. Passo 2 Determinar o seu nível de pescador.
    Determine o seu nível de pescador. Se é um principiante e planeia pescar com menos frequência, considere comprar uma cana mais barata. Se for mais experiente, considere investir em algo que dure mais tempo.
    • As canas de spinning são também ideais para os principiantes, uma vez que são mais fáceis de utilizar do que as canas de casting.
  3. Passo 3 Determine onde vai pescar.
    Determine onde vai pescar. Se estiver a viajar para pescar, pode ser sensato comprar uma cana de pesca que se desfaça em várias peças. Se tem um barco ou vai pescar nas proximidades, talvez só precise de comprar uma cana que se mantenha inteira.
  4. Passo 4 Decida o tipo de isco que vai utilizar.
    Decida o tipo de isco que vai utilizar. Na pesca, pode utilizar isco vivo, designado por casting, ou iscos. Um pescador de fundição pode querer uma cana mais sensível para poder sentir cada pequeno movimento na água. Um pescador de isco pode preferir uma cana mais rígida para poder manipular a cana e imitar o movimento da presa. Decida qual a técnica que gostaria de utilizar quando escolher uma cana.

Determinar a qualidade da sua cana de pesca

  1. Passo 1 Segure a cana na sua mão.
    Segure a cana na sua mão. O conforto é um fator importante na escolha de uma cana de pesca e uma cana pode ter uma sensação diferente nas mãos de diferentes pessoas.
  2. Passo 2 Verificar a existência de defeitos.
    Verificar a existência de defeitos. Procure quaisquer fissuras ou defeitos de fabrico na cana. Os defeitos podem aumentar a probabilidade de a cana se partir no futuro. Se a cana se partir em mais do que uma peça, junte as peças na loja e certifique-se de que estão bem presas, sem qualquer espaço de manobra.
  3. Passo 3 Verificar as guias.
    Verifique as guias. As guias são os laços que prendem a linha à cana. Podem ser feitas de qualquer tipo de metal ou cerâmica. Quanto mais guias existirem, melhor será a qualidade da cana, pois a linha é mais controlada pela cana.
    • Segure a cana ao nível dos olhos e olhe para baixo ao longo do comprimento da cana, desde a ponta até à coronha, para se certificar de que as guias estão corretamente alinhadas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se limpa corretamente uma cana de pesca com mosca?
    Enxaguando-a com água fresca. Uma das coisas que é ainda mais importante limpar são os carretos. Retire a bobina do carreto e lave-a bem. Na maior parte das vezes, a água funciona, mas também existem produtos por aí.
  • Questão
    Qual é a diferença entre uma cana de spinning e uma cana de casting?
    As canas de spinning são normalmente concebidas para pescadores mais amadores, para material mais leve e para lançar mais longe se for um pescador de costa. As canas de fundição de isco permitem um maior controlo sobre o local onde se lança e são adequadas para material mais pesado. A maior parte das canas de fundição são mais caras e têm um punho na parte inferior das costas da cana, uma vez que o carreto está virado para cima e não para baixo, como numa cana giratória. Isto fará com que seja desconfortável segurar a cana se utilizar um carreto giratório numa cana de fundição. Pode utilizar um carreto de fundição de isco tanto numa cana de spinning como numa cana de casting, mas as canas de casting são mais equilibradas para os carretos de fundição de isco do que as canas de spinning.

Vídeo