Como escolher um peso de saque para o seu arco recurvo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um arco recurvo tem uma medida de quão difícil é puxar a corda para trás. Infelizmente, muitas pessoas têm egos de peso de tração, o que significa que escolhem um peso de tração demasiado elevado quando começam. Isto é prejudicial para a sua capacidade de disparar com precisão e de se divertir, e as pessoas que começam com um peso demasiado elevado podem acabar por perder o interesse pelo tiro com arco. Este artigo irá referir-se ao draw weight com (#), um símbolo comummente utilizado. 30# significa um draw weight de 30 libras.

Passos

Começando

  1. Passo 1't develop an...
    Não desenvolva um ego. Ter um peso de saque alto não é um ponto de gabarolice e qualquer um que pense que é provavelmente não é um bom arqueiro. Uma pessoa que atira um arco de 30# no anel de ouro todas as vezes é muito mais impressionante do que uma pessoa que luta com um arco de 60# e só consegue puxá-lo para trás 3 ou 4 vezes.
    • Isto é mais comum entre as pessoas que querem parecer impressionantes e exibir-se. Não faça isso se quiser ser bom no tiro com arco.
  2. Passo 2 Evite maus conselhos que sobrestimam o que deve usar.
    Evite os maus conselhos que sobrestimam o que deve utilizar. Algumas pessoas sugerem que se comece com um peso de saque tão elevado quanto possível. No entanto, se estiver a puxar o arco para o céu, a ter de usar todo o seu esforço para puxar o arco para trás e a tremer quando tenta apontar, acha que vai gostar de tiro com arco? Claro que não! Escolha aquilo com que se sente confortável e sobrevalorize os seus limites.
    • Alguma desta informação incorrecta vem dos arqueiros de arco composto. Os arcos compostos têm uma caraterística de 'let-off' em que, à tração total, só está a segurar cerca de 15-20% do peso. Se tiveres um arco composto de 70#, só estarás a segurar 11# na puxada completa. Se tiveres um recurvo de 70#, estarás a segurar 70# o tempo todo.
    • Se uma pessoa ou uma tabela lhe sugerir um peso de saque apenas com base na idade, não confie nessa pessoa ou nessa tabela. A sua idade não faz qualquer diferença na sua capacidade de puxar um arco para trás.
  3. Passo 3 Considere a sua força.
    Considere a sua força. É claro que a estrutura do corpo tem impacto no peso que deve ter, mas não tanto como noutros desportos. O tiro com arco utiliza músculos que raramente são exercitados normalmente e mesmo uma pessoa extremamente em forma não deve começar com mais de 35#. O tiro com arco utiliza os músculos das costas, como os rombóides, o trapézio e o latissimus dorsi, bem como os grupos musculares dos ombros.
    • Se for um arqueiro adulto principiante, comece com 15-25#, dependendo do seu físico e da frequência com que vai atirar.
    • As crianças principiantes são normalmente um pouco mais fracas (nem sempre) e devem começar com 10-20#.
  4. Passo 4 Factorize o seu comprimento de tiro.
    Factorize o seu comprimento de tração. Todas as recurvas são fabricadas de acordo com um padrão industrial de 28 polegadas. Isto significa que se você tem um comprimento de saque de 28 polegadas, você puxará exatamente 30# em um arco de 30#. No entanto, se o seu comprimento de saque for maior, você puxará mais e puxará menos se o seu comprimento de saque for menor que 28 polegadas. Calcule o seu comprimento de puxada medindo a sua envergadura (a partir da ponta de cada dedo médio) e dividindo por 2,5.
    • O aumento ou diminuição da libragem é tipicamente estimado em cerca de 2,5# por polegada acima ou abaixo de 28 in. No entanto, uma balança de arco fornecerá mais precisão.
    • Por exemplo, se o seu comprimento de puxada é de 25 polegadas, você puxará cerca de 24# num arco de 30#.
    • Se o seu comprimento de saque for superior a 30 polegadas, compre um arco mais alto, com cerca de 68-72 polegadas, para evitar o empilhamento ou um aumento exponencial do peso de saque.
  5. Passo 5 Experimente um arco por si próprio.
    Experimenta um arco por ti próprio. Vá a um campo de tiro ou a um clube e alugue um arco ou frequente uma aula. Aprenderá a forma correcta e, ao mesmo tempo, sentirá cada peso de tração e verá o que é melhor para si. Não se pode saber realmente até experimentar, e isto ajuda-o a escolher o arco certo à primeira. Utilize-o durante mais de 30 minutos para saber realmente se consegue aguentar o peso de tração várias vezes.
    • Numa loja, se o vendedor tentar convencer-te de que o arco que tem é perfeito para ti, mesmo que não seja o que procuras, o mais provável é que esteja apenas a tentar fazer uma venda. Se estiver à procura de um arco recurvo, por exemplo, não deixe que um vendedor o convença a comprar um arco composto.
    • Pode achar que o arco é fácil de puxar para trás uma vez, mas como se sentiria ao fazê-lo dezenas de vezes? Certifique-se de que não se sobrevaloriza.
  6. Passo 6 Pense no...
    Pensar no futuro. O que é que quer alcançar como arqueiro? Quer caçar ou atirar a alvos? Ter um objetivo tornará a definição do seu arco e acessórios muito mais fácil. Se quiser subir de peso mais facilmente, considere um arco takedown ou um riser ILF se quiser praticar tiro ao alvo.
  7. Passo 7 Comprar o arco certo
    Compre o arco certo para si. É essencial que não compre o que funcionou para outra pessoa, mas sim o que é mais adequado para si. Pense na sua disciplina, no material do riser, no tamanho (altura do arco), na dominância dos olhos e nos potenciais acessórios que poderá querer acrescentar. Isto pode demorar algum tempo, por isso não apresse o processo, especialmente se puder alugar num clube por enquanto.
    • Não precisa de um conjunto de membros topo de gama para começar, uma vez que provavelmente passará para um nível superior dentro de alguns meses. No entanto, um riser de qualidade a cerca de $300-$500 durará para sempre e não se vai cansar dele, a não ser que decida competir em torneios.
  8. Passo 8 Saber se o seu peso é demasiado elevado.
    Saber se o teu draw weight é demasiado alto. Podes já ter começado com um arco que é demasiado pesado para o puxares para trás. Se tiveres de o apontar para o céu (sky-drawing), colapsar o ombro do arco para dentro, ou começar a tremer sem sequer conseguires segurar a corda durante alguns segundos, é porque começaste demasiado alto.
    • Um teste para isto é dobrar a cintura e apontar o arco para o chão com a mão do arco perto do lado do joelho. Puxe o arco para o seu ponto de ancoragem e, se não conseguir fazer isto, está com o arco em excesso.
    • Terá de comprar um novo arco ou membros se for um arco recurvo de queda. Se começaste com cerca de 30# e é demasiado alto, podes recuperar (embora não seja recomendado) com prática e exercícios.

Subir o peso de saque

  1. Passo 1 Saber quando está pronto're ready.
    Saiba quando está pronto. Seja capaz de manter o seu arco estável durante um minuto inteiro e disparar com precisão depois disso. Dispare durante uma hora e veja se se sente cansado. Um pouco de dor nos músculos não faz mal, especialmente se normalmente dispara por períodos mais curtos, mas sentir que quer entrar em colapso significa que definitivamente não está pronto para aumentar o seu peso de tração. Se estiver a tremer como uma folha depois de aguentar 30 segundos, não aumente.
    • Peça a opinião de outra pessoa, como um treinador ou um arqueiro experiente de arco recurvo. (Não composto, não arco longo e não arco de cavalo).
    • Tente sentar-se numa cadeira e levantar os pés do chão. Se conseguir puxar a corda para o seu ponto de ancoragem, é provável que esteja em condições de aumentar o peso.
  2. Passo 2 Pense se tem um objetivo para subir o peso da corda.
    Pense se tem algum objetivo para aumentar o peso do arco. Os atiradores olímpicos apenas utilizam arcos de 40# para disparar a 70 metros. Deve ter uma razão para justificar o aumento do seu peso de tração, como um requisito legal para caçar ou disparar a distâncias maiores.
    • 35# é mais do que suficiente para um hobby ou tiro no quintal.
    • Nalgumas áreas, precisará de uma 35-45# para caçar veados. Se quiser caçar alces ou ursos, precisará de até 55# para garantir uma morte limpa e ética.
    • Os pesos de tração mais elevados proporcionam trajectórias mais planas e menos ajustes da mira quando dispara a longas distâncias. Não terá de apontar muito acima do alvo para ter em conta o arco da sua flecha.
  3. Passo 3 Considere o número de flechas que dispara.
    Pense no número de flechas que dispara. Se apenas dispara 15-20 flechas por sessão, pode optar por um salto de 10# ou 5# se quiser. Não dispara vezes suficientes para ficar fatigado ao puxar para trás um peso de saque mais alto. Se atirar 80-100 flechas por sessão, aumente 2# ou 4# se possível para ter o menor impacto no seu treino. Irá puxar o arco mais vezes em sucessão e precisa de ter o mínimo de alterações possível para se manter no caminho certo.
  4. Passo 4 Saber em quantas libras subir.
    Saiba em quantos quilos deve subir. Quando se está a começar, não há problema em aumentar 5# ou mesmo 10# de cada vez. Você vai se ajustar com alguns exercícios extras e prática. No entanto, acima de 30#, é melhor aumentar o seu peso de tração em 2-5# a cada salto para garantir que crescerá no arco sem perder muito tempo.
    • Um clube pode ter um sistema de troca de membros, reduzindo os custos se quiser subir 2# de cada vez. Também são bons para obter conselhos gerais sobre a sua forma e têm bons alvos para atirar.
  5. Passo 5 Escolher um novo arco
    Escolha um novo arco ou membros. Se o seu arco for um takedown, pode comprar mais membros do mesmo fabricante para o ajustar a um peso de tração diferente. Se tiveres um recurvo ILF (International Limb Fitting), podes combinar as varas/riser com quaisquer outras varas/riser ILF que existam.
    • Por vezes, pode ser necessário um novo riser porque o antigo tem os seus limites quanto ao peso que pode suportar. Normalmente, os risers mais baratos têm como limite máximo 35#.
    • Considere manter os seus membros/arco antigos como um conjunto de treino para que possa relaxar e praticar a forma nesse conjunto ou aquecer usando um peso de saque mais baixo.
  6. Passo 6 Habitue-se ao novo peso.
    Habitua-te ao novo peso. Há alguns exercícios que podes fazer enquanto te ajustas a um peso de saque maior. Experimente o SPF, ou Treinamento Físico Específico, que é feito usando um arco ou algo similar (faixas de resistência também funcionam). Puxe o arco para trás durante 15 segundos até ao seu ponto de ancoragem e usando uma boa forma. Descanse o dobro do tempo que aguentou, por isso, neste caso, deve descansar 30 segundos antes de começar de novo. Varie a quantidade de vezes que segura o arco e aumente-a gradualmente.
    • Desenvolve os músculos dos ombros para o ajudar a puxar o arco para trás. Experimente remadas com halteres com um braço só, elevações laterais com halteres e pranchas de antebraço.
    • Use a tensão nas costas. Finja que está a puxar a corda para trás sem um arco. Aperte as omoplatas como se estivesse a tentar segurar uma bola de ténis entre elas. Agora, faça isto com um arco, levando a maior parte do peso com as costas para facilitar o trabalho dos braços.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Puxe o arco para trás até ao seu rosto num ponto de ancoragem para não puxar a menos ou a mais. Para barebow/tradicional, use o canto da sua boca como referência. Para recurvo olímpico/freestyle, puxe até à mandíbula e alinhe a corda com o nariz.
  • Um ângulo ótimo para a corda do arco na puxada completa é um ângulo reto (90 graus). Se for maior, está a exagerar no comprimento do arco e se for menor, está a usar um arco que não está optimizado para o seu comprimento de corda.
  • Os arcos para jovens em fibra de vidro são um mau substituto para um arco verdadeiro de madeira ou metal e não lhe proporcionam uma boa experiência. O custo geralmente equivale à qualidade do arco e flecha.

Avisos

  • Nunca atire uma flecha danificada. Não vale a pena uma flecha na mão.
  • Tenha um ponto de apoio para o seu alvo para atirar com segurança. Um lençol pendurado é uma boa alternativa à rede de tiro com arco, que pode ser cara.
  • Não puxe o arco para trás sem a intenção de disparar. Nunca se sabe quando é que os dedos escorregam e deixam voar uma seta.
  • Não dispare o seu arco a seco, ou dispare-o sem uma flecha. Isto liberta toda a energia armazenada nos membros e pode fazer com que se deslamine ou se parta.
  • Um arco e flecha não é um brinquedo. A utilização incorrecta pode provocar ferimentos em si, noutras pessoas, animais ou bens.
  • Flexione suas flechas de carbono com frequência, pois elas têm a tendência de se estilhaçar e possivelmente explodir se você bater em algo duro.