Como fazer um chip numa bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

No futebol, 'chipar' uma bola refere-se a chutá-la para cima num arco longo. Esta técnica pode ser utilizada por várias razões. Os jogadores podem bater a bola para passar a outros jogadores, enganar o guarda-redes e passar pela equipa adversária. Embora os jogadores principiantes cometam muitas vezes o erro de usar a força ao bater a bola, a forma correcta é uma questão de técnica. Ao levantar a bola com o pé, pode controlar a altura e a distância a que a bola vai chegar. Como em qualquer habilidade desportiva, a prática leva à perfeição, mas é importante aprender o básico antes de trabalhar para melhorar o seu desempenho.

Passos

Executando o chute

  1. Aproxime-se da bola. A execução de um chute geralmente ocorre em situações em que não há muito espaço para navegar por si mesmo ou pela bola. No entanto, para fins de prática, é uma boa ideia começar a correr. Ao correr em direção à bola, estará a trabalhar o seu timing. Corra em direção à bola como se estivesse prestes a chutá-la. É uma boa ideia saber de antemão com que pé está a planear bater a bola.
    • Embora possa bater a bola de cabeça para baixo, é útil aproximar-se da bola num ligeiro ângulo. Isto dará à bola um efeito de backspin, o que leva a um melhor controlo.
  2. Coloque o pé que não chuta ao lado da bola. Embora seja dada muita atenção ao pé de remate na técnica de futebol, o pé de não remate é indiscutivelmente tão importante. Ao entrar com o pé de chute, mantenha o pé de não chute plantado firmemente, aproximadamente meio pé ao lado e atrás da bola.
    • Dependendo se está a usar o pé direito ou esquerdo para chutar, o pé que não chuta irá para a parte traseira esquerda ou traseira direita da bola. Se a orientação para a frente é o norte, você pode pensar nisso como sudoeste e sudeste.
  3. Incline o dedo do pé para baixo. Aproxime-se da bola e mantenha os dedos dos pés o mais próximo possível do chão. Para poder passar corretamente por baixo da bola, é necessário ter o pé baixo. Pode ajudar pensar no seu pé de remate como uma cunha que está a tentar deslizar por baixo da bola.
  4. Passar a bola. O truque para um chipping correto reside na forma como vem de baixo da bola. Traga o seu pé para debaixo da bola, quer seja de lado ou de cabeça. O objetivo deve ser colocar a parte da frente dos atacadores debaixo da bola. Colocar a pontaria à esquerda ou à direita da bola fará com que a bola voe numa direção diferente.
    • Praticar o scooping é mais fácil se a bola estiver a rolar na sua direção. Isto permite-lhe concentrar-se na colocação e no ângulo do seu pé, em vez do movimento em si.
    • É uma boa ideia praticar com remates simples se fores principiante. Pode praticar o scooping correndo até à bola e colocando os pés debaixo dela, sem fazer o movimento de pontapé. É importante que este passo esteja bem definido antes de avançar.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Bernat Franquesa

    Treinador de Futebol Licenciado & Diretor de Metodologia da APFC
    Bernat Franquesa é o cofundador e diretor de metodologia da APFC (Albert Puig Football Concepts), um programa de desenvolvimento de jovens jogadores e treinadores com sede em San Diego, Califórnia. A APFC oferece formação de futebol para jovens e conteúdos educativos e serviços de consultoria para treinadores, academias e clubes. Na APFC, Bernat é responsável pelo co-desenvolvimento e aplicação de directrizes técnicas para programas de desenvolvimento de jogadores. É treinador de futebol na Catalunha e nos Estados Unidos desde os 15 anos de idade.
    Bernat Franquesa Treinador de Futebol Licenciado & Diretor de Metodologia da APFC

    O nosso especialista concorda: Quando estiver a bater uma bola de futebol, certifique-se de que bate bem por baixo da bola. Isso dará ao seu remate a elevação de que necessita.

  5. Lançar a bola para cima. Quando tiver o pé preso debaixo da bola de futebol, lance a bola para cima com um movimento rápido para cima. Levante o joelho e o sapato e tente lançá-la para cima e para a frente. Se for feito com o movimento e a força adequados, isso deve resultar num arco longo. Se estiver a tentar avaliar a eficácia dos seus lançamentos com chip, tente medir a distância em termos de jardas. 15-20 jardas é um bom ponto de partida, embora alguns dos melhores jogadores de futebol consigam chegar a mais de 60 jardas com um lançamento.
    • É importante não confundir isto com um pontapé forte. O lançamento da bola para cima deve ser feito num movimento rápido, mas deve usar a delicadeza e não a força para a lançar para cima. As bolas de futebol não são pesadas, por isso não é preciso muito para a colocar no ar.
  6. Incline o corpo para trás enquanto chuta. Ao chutar e finalmente lançar a bola para cima, desloque um pouco do seu peso para trás. Isso melhorará a elevação da bola, resultando num chute mais poderoso.
  7. Engane os seus adversários. Uma variação do chipping é o falso pontapé. Se estiveres prestes a bater uma bola, deves correr para ela como se estivesses prestes a chutá-la normalmente. Depois, no último segundo, reverte para a sua forma de chipping e lança-a para cima. Esta é uma tática perfeita se estiver a tentar meter a bola na baliza. Se o guarda-redes adversário cair no teu estratagema, tentará defender um ataque diferente daquele que lhe estás a lançar.
  8. Pratique passar para outro jogador. Mesmo que ainda não esteja a jogar competitivamente, é útil ter outra pessoa a praticar consigo enquanto trabalha as suas fichas de futebol. Depois de ter a ficha básica, ter uma pessoa real para apontar e passar a bola vai ajudá-lo a deduzir a quantidade de força e propulsão necessária para lançar a bola a uma determinada distância. Quando se joga em competição, é necessário que os cálculos entre força e distância sejam naturais, pelo que se recomenda muito treino antes de entrar em campo contra outra equipa.
    • Se não tiver outra pessoa com quem praticar, deve tentar praticar o chipping da bola a diferentes distâncias. Por exemplo, pode começar por tentar bater a bola a uma distância de 20 metros. Se conseguir atingir essa distância regularmente, aumente a distância em 10 jardas. Vá tão longe quanto pensa ser capaz de ir. A partir daí, deve misturar as distâncias e treinar os seus cálculos.

Manter a forma correcta

  1. Decidir se o remate é apropriado. O 'chipping' é visto como uma técnica de remate avançada em comparação com outros passes. A quantidade de controlo e de rotação para trás necessária para ter sucesso não a torna preferível se tiver a oportunidade de passar normalmente. Em vez disso, o remate com a bola deve ser utilizado em situações em que se está rodeado por outros jogadores ou em que é necessário passar a bola diretamente pelos adversários. Se a bola for lançada num arco suficientemente alto, será impossível que os outros a apanhem até que ela volte para baixo.
    • É importante lembrar que isto é válido para os dois lados. Se a bola for cortada, os seus colegas de equipa também não conseguirão apanhá-la até que ela caia. Por isso, é uma boa ideia usá-la de forma tática.
  2. Fique de olho no backspin. O backspin refere-se ao movimento giratório da própria bola enquanto ela está no ar. Para o caso do chipping, o backspin é um sinal de que a técnica foi executada com sucesso. O backspin permite-lhe a si e aos seus colegas de equipa controlar a bola mais facilmente. Também resulta num arco mais potente.
    • Pode melhorar o seu backspin enfatizando a colocação dos pés diretamente por baixo da bola, bem como aproximando-se da bola num ângulo ligeiro.
  3. Passo 3 Usar sapatos de futebol adequados.
    Usar sapatos de futebol adequados. A execução de um golpe adequado no futebol requer um sapato suficientemente elegante para passar por baixo da bola. A maioria dos ténis de rua normais são demasiado volumosos para serem usados com eficácia. Mesmo que esteja a jogar apenas por diversão, é recomendável que compre um par de sapatos específicos para futebol. O seu desempenho em campo pode melhorar apenas com base no que está a usar.
  4. Praticar com os dois pés. No desporto, é importante ser o mais versátil possível. Particularmente num ambiente competitivo, haverá muitas circunstâncias em que não será oportuno utilizar o seu pé de chuto preferido. Embora a maioria dos jogadores tenha um pé preferido, os atletas mais sensatos certificam-se de que equilibram o seu treino em ambos os lados do corpo.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que eu bato um penalty?
    Tente enfiar os dedos dos pés por baixo da bola e empurre-a para fora, fazendo estalar o tornozelo para fora.
  • Pergunta
    Como é que faço um passe longo?
    Nunca use o dedo do pé. Usar o dedo do pé resultará em muita potência, mas pouco controlo. Se estiveres a fazer um passe, deves usar a parte de dentro do sapato, onde estão as riscas de corrida. Isto irá ajudar-te a receber o passe e a dispará-lo de volta ao mesmo tempo. Ao receberes um passe, mantém a perna solta para que esta absorva o impulso da bola. Se a perna estiver rígida, a bola vai saltar. Normalmente, espera um segundo ou menos depois de receberes o passe antes de o devolveres. Um passe de um toque tem muita força mas, mais uma vez, não tem muito controlo. Outro tipo de passe que lhe dará muito ar é cravar o dedo do pé no chão e deixar a bola rolar para cima do pé, levantando depois a perna.
  • Questão
    Posso passar a bola por cima de um jogador para a limpar?
    Podes. Desde que a siga, pode voltar a ter a bola sob o seu controlo e continuar a jogar!

Dicas

  • Pratica todos os dias, se fores capaz. Se você praticar com frequência suficiente para que a técnica se torne literalmente uma coisa cotidiana, você poderá ver suas habilidades melhorarem mais rapidamente. Sentir que suas habilidades estão aumentando de forma tangível no dia a dia é um poderoso estímulo para a moral.

Avisos

  • Nem todas as bolas de ar são consideradas chips. As fichas são lançadas diretamente no ar. Alguns chutes fortes farão a bola voar, mas essas bolas levantadas raramente alcançam a mesma altitude de uma ficha.