Como verificar o reflexo de Babinski

Autor do artigo:Gabriel Silva

O reflexo de Babinski é um dos reflexos comuns que os bebés recém-nascidos têm. Este reflexo faz com que o dedo grande do pé do bebé se curve para cima quando se aplica pressão no pé. Normalmente desaparece aos 2 anos de idade, pelo que a sua verificação é uma boa forma de acompanhar o desenvolvimento do bebé. O teste de Babinski também é útil para verificar se existem perturbações nervosas ou neurológicas nos adultos, uma vez que o reflexo pode regressar nestes casos. Felizmente, este é um teste muito fácil de fazer. Tudo o que você precisa é de uma caneta ou de um objeto rombudo semelhante, e está tudo pronto para começar.

Os passos

O teste

  1. Passo 1 Estique o pé e relaxe.
    Estique o pé e relaxe. A deteção deste reflexo é mais fácil quando os músculos estão relaxados. Sente-se num sofá ou no chão, descalce os sapatos e as meias e estique as pernas. Relaxe as pernas e os pés.
    • Se estiver a fazer o teste noutra pessoa, peça-lhe que estique e relaxe os pés.
    • Também pode testar o reflexo em si próprio, apoiando o pé no joelho, mas não conseguirá relaxar também o pé. É muito mais fácil testar outra pessoa ou pedir a outra pessoa que o teste a si.
  2. Passo 2 Pressione um objeto rombo acima do calcanhar, perto da parte exterior do pé.
    Pressione um objeto rombo por cima do calcanhar, perto do exterior do pé. Qualquer objeto liso e rombo pode servir para isto. Os médicos costumam utilizar um martelo de reflexos ou um abaixador de língua, mas pode utilizar uma caneta ou qualquer outro objeto que tenha à mão. Pressione firmemente o objeto no pé ao longo do bordo exterior do pé, mesmo acima do calcanhar.
    • Não faz mal se for um pouco desconfortável, mas não deve doer. Se for doloroso, pode estar a pressionar com demasiada força.
    • Certifica-te de que o objeto que usas não é afiado ou dentado de forma alguma.
    • Se o objeto doer, pare imediatamente. Arranje outra coisa que se sinta melhor.
  3. Passo 3 Deslize o objeto pelo pé até às articulações dos dedos.
    Deslize o objeto pelo pé até às articulações dos dedos. Mantendo a pressão, deslize o objeto para cima ao longo do bordo exterior do pé. Continue a subir até atingir a área carnuda por baixo dos dedos, exatamente onde começam as articulações dos dedos.
    • Se precisar de mais estabilidade, segure a parte superior do pé com a outra mão.
  4. Passo 4 Passe o objeto ao longo do pé, por baixo das articulações dos dedos.
    Varra o objeto ao longo do pé por baixo das articulações dos dedos. Mantenha o objeto em movimento e curve-se para o interior do pé, em direção ao dedo grande do pé. Deslize o objeto por baixo das articulações dos dedos até chegar ao outro lado do pé.
    • Faça um movimento único e suave. Não pare de mover o objeto.

Resultados

  1. Passo 1 Para obter um resultado positivo, procure que o dedo grande do pé se curve para cima.
    Se o resultado for positivo, o dedo grande do pé deve curvar-se para cima. Num teste de Babinski positivo, o dedo grande do pé enrola-se para cima em direção à parte superior do pé. Os outros dedos também podem se curvar para cima. Isto indica que tem o reflexo de Babinski.
    • Preste muita atenção à forma como o dedo grande do pé se enrola especificamente - não confunda o movimento do pé com o movimento do dedo. Alguém que mova o pé para trás pode fazer parecer que o dedo grande do pé está a enrolar para cima, mas esse movimento maior distrai a atenção do que o próprio dedo está a fazer.
  2. Passo 2 Repare se os dedos do pé se curvam para baixo para um resultado negativo.
    Repare se os dedos dos pés se curvam para baixo para um resultado negativo. Se não tiver o reflexo Babinksi, então os dedos dos pés enrolam-se para baixo em vez de para cima. Se este resultado se verificar, o teste de Babinski é negativo.
    • Também é possível que não haja reação. Isto é normal e é considerado um resultado neutro.
  3. Passo 3 Don't worry if a baby younger than 2 has the reflex.
    Não se preocupe se um bebé com menos de 2 anos tiver o reflexo. É completamente normal que os bebés tenham um teste de Babinski positivo porque os seus nervos ainda não estão totalmente formados. Se testar um bebé com menos de 2 anos e ele tiver o reflexo, então está tudo normal e não tem nada com que se preocupar.
    • Alguns bebés perdem o reflexo logo a partir dos 12 meses, por isso não se preocupe se o seu bebé não tiver o reflexo.
    • Não ter o reflexo não é normalmente considerado um problema, mas se não conseguir encontrar o sinal de Babinski num bebé com menos de 12 meses, fale com o seu pediatra apenas para verificar se está tudo bem.
  4. Passo 4 Contacte o seu pediatra se uma criança com mais de 2 anos tiver o reflexo.
    Contacte o seu pediatra se uma criança com mais de 2 anos tiver o reflexo. Quando uma criança se desenvolve normalmente, o sinal de Babinski desaparece aos 2 anos de idade. Se o seu filho tiver mais de 2 anos e detetar o reflexo, isso pode ser um sinal de problema. Contacte o seu pediatra e leve o seu filho para ser examinado.
    • A principal causa de um reflexo de Babinski em crianças mais velhas é algum tipo de perturbação do sistema nervoso, mas não se preocupe ainda. O seu médico precisa de examinar o seu bebé para determinar se há algo de errado primeiro.
  5. Passo 5 Consulte o seu médico se're an adult with a positive reflex.
    Consulte o seu médico se for um adulto com um reflexo positivo. O reflexo de Babinski não deve voltar em nenhuma altura da sua vida, por isso algo pode estar errado se isso acontecer. Se você ou outro adulto fizer o teste e obtiver um resultado positivo, vá ao médico para fazer um exame.
    • Doenças neurológicas como esclerose múltipla, esclerose lateral, meningite ou um tumor cerebral podem causar um teste de Babinski positivo. No entanto, não tire conclusões precipitadas - consulte sempre o seu médico se achar que existe um problema.
    • Também pode ter um teste de Babinski positivo após uma lesão nas costas ou na cabeça. Isto pode ser um sinal de danos nos nervos.
  6. Passo 6 Lembre-se que nenhum reflexo é um resultado normal.
    Lembre-se que nenhum reflexo é um resultado normal. É possível que se teste a si próprio ou a outra pessoa e não encontre qualquer reflexo. Isto é considerado uma resposta neutra, por isso não há nada de errado se não acontecer nada quando se faz o teste.
    • Se estava a tentar fazer o teste sozinho, é possível que não estivesse a relaxar suficientemente o pé. Tente que outra pessoa faça o teste e relaxe a perna o mais possível.
    • Lembre-se de que um resultado Babinski positivo em casa, por si só, sem quaisquer outros sintomas neurológicos como fraqueza, dormência/formigueiro ou perda de sensibilidade, não significa necessariamente que exista um diagnóstico subjacente mais grave. É sempre melhor ser avaliado por um profissional médico, uma vez que é fácil tirar conclusões precipitadas com um teste caseiro.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Porque é que o reflexo de Babinski é diferente em adultos e bebés?
    Os bebés não têm os nervos totalmente desenvolvidos no primeiro ano de vida, pelo que os dedos dos pés se estendem em vez de se curvarem para dentro, como acontece com os de um adulto. À medida que os nervos se desenvolvem mais, a resposta normal passa a ser fletir os dedos dos pés - isto mantém-se durante os primeiros anos de vida, a infância e a idade adulta.
  • Pergunta
    O que é um Babinski normal em adultos?
    Os adultos devem fletir/enrolar os dedos dos pés para dentro depois de receberem um teste de reflexo de Babinski. Se um adulto já tiver sinais neurológicos anormais, como fraqueza num membro, coordenação deficiente ou perda de sensibilidade numa parte do corpo, um reflexo de Babinski alargado pode ser um sinal de um problema neurológico.

Dicas

  • É necessário usar um pouco de pressão para obter o reflexo, em vez de apenas roçar a pele. Os médicos geralmente aconselham os pacientes a estarem preparados para algum desconforto durante o teste.

Avisos

  • Não utilize o teste de Babinski para se diagnosticar a si próprio ou a outra pessoa com qualquer coisa. Se acha que há um problema, consulte o seu médico.