Como canalizar a raiva com exercícios

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer alguém o tenha irritado, quer esteja chateado consigo próprio ou esteja apenas a ter um dia mau, uma das melhores formas de direcionar a sua energia de raiva de forma saudável é através do exercício. Essa energia de raiva pode acumular-se dentro de si e exercitá-la é uma forma eficaz de canalizar a sua raiva em movimentos que o farão suar, libertar endorfinas e fazê-lo sentir-se (e parecer) melhor. Se você está procurando canalizar sua raiva através de exercícios, existem exercícios que são especialmente bons para isso.

Passos

Exercícios para liberar a raiva

  1. Passo 1 Use exercícios cardiovasculares ou aeróbicos para liberar endorfinas.
    Use exercícios cardiovasculares ou aeróbicos para liberar endorfinas. Os exercícios cardiovasculares aumentam o ritmo cardíaco e os exercícios aeróbicos promovem um maior consumo de oxigénio. Muitas vezes andam de mãos dadas e, em conjunto, dizem ao seu corpo para libertar endorfinas, que são substâncias químicas que reagem com o seu cérebro para criar um sentimento mental positivo e reduzir a sua perceção da dor. Se estiver a sentir-se zangado, uma excelente forma de direcionar essa energia é aproveitá-la para o ajudar a ultrapassar um exercício de cardio/aeróbica difícil.
    • Consulte sempre o seu médico antes de tentar fazer exercícios que possam sobrecarregar o seu coração e os seus pulmões.
  2. Canalizar a raiva com exercício Passo 2.jpeg
    Monitorize o seu ritmo cardíaco durante os treinos intensos. Por estar zangado, o seu ritmo cardíaco pode já estar aumentado, por isso, quando adiciona cardio à mistura, precisa de se monitorizar por segurança. Fazer exercício pode exigir muito do seu sistema cardiovascular. Durante os períodos de descanso, verifique o seu pulso para se certificar de que não está a exceder a sua frequência cardíaca máxima.
    • Para determinar a sua frequência cardíaca máxima, subtraia a sua idade de 220.
  3. Canalizar a raiva com exercício físico Passo 3.jpeg
    Evite levantar pesos quando estiver zangado. Se estiver muito zangado, pode pensar que pegar em alguns pesos pesados e fazer algumas repetições seria uma óptima forma de descarregar essa frustração. Mas levantar pesos quando está zangado e não está a pensar com clareza pode ser perigoso. A sua raiva pode distraí-lo de se concentrar no que está a fazer e pode ferir-se gravemente.
    • Se já está zangado quando vai para o ginásio, qualquer pequena frustração pode transformar-se numa briga.
    • Se se magoar, provavelmente ficará ainda mais zangado!
  4. Canalizar a raiva com exercício Passo 4.jpeg
    Experimente novos exercícios para canalizar a sua raiva. Se precisa de desabafar com o exercício físico, pode ser um bom empurrão para experimentar aquele exercício ou fazer aquela aula que queria experimentar mas ainda não o fez. Utilize a sua frustração para o levar a experimentar algo novo. Pode fazer um ótimo exercício e, quem sabe, pode acabar por descobrir algo novo que realmente gosta de fazer.
    • Dirija a sua raiva para a conquista do exercício, não para as pessoas na aula ou no ginásio.
  5. Canalizar a raiva com exercício Passo 5.jpeg
    Ouça música de que gosta para libertar a sua raiva. A música aumenta a concentração e diminui a perceção do esforço, o que faz com que sinta que o exercício é mais fácil e mais agradável. A distração que proporciona e a energia extra que gasta por poder fazer exercício durante mais tempo podem ser um grande alívio se estiver a sentir-se zangado. Pode ouvir música calma, se isso o ajudar a libertar-se das suas frustrações, ou pode optar por ouvir música com muita energia para descarregar a sua raiva.

    Atenção: Se estiver a fazer exercício ao ar livre ou numa área com obstáculos ou perigos, certifique-se de que não ouve a música tão alto que não consiga ouvir os avisos ou alarmes para evitar o perigo. Isto é especialmente importante se estiver a correr ao longo de uma estrada ou de uma linha de comboio!

  6. Canalizar a raiva com exercício físico Passo 6.jpeg
    Alongue-se antes de fazer exercício extenuante, especialmente quando está zangado. Pode apetecer-lhe saltar diretamente para um exercício e saltar o aquecimento e não fazer alongamentos antes. A raiva pode torná-lo impaciente e frustrado por não ter tempo para aquecer os músculos e prepará-los para um exercício difícil. Mas se fizer exercício sem alongamentos e aquecimento, pode lesionar-se seriamente, o que pode significar que não poderá fazer exercício durante um bom período de tempo enquanto recupera da lesão, o que pode deixá-lo ainda mais zangado!
    • Utilize o tempo que demora a aquecer e a alongar para se concentrar na sua raiva e canalizá-la para o exercício que está prestes a fazer.

Experimentar exercícios diferentes

  1. Passo 1 Tente controlar a sua raiva com a corrida.
    Tente controlar a sua raiva com a corrida. A corrida é uma técnica muito eficaz que pode utilizar para canalizar a sua raiva e frustrações. A concentração necessária para correr e as endorfinas que o seu corpo liberta como resultado do exercício vão distrair a sua mente do que o está a frustrar e vão fazê-lo sentir-se melhor. Não se esqueça de fazer um aquecimento adequado e alongamentos antes de correr!
    • Encontre um percurso cénico para correr. Pode aumentar os benefícios da corrida se correr numa área calma e sem distracções, como à volta de um lago ou numa zona tranquila da cidade.
    • Use uma passadeira para descarregar a sua raiva. Uma passadeira permite-lhe correr sem ter de se deslocar a um local ao ar livre e pode ser utilizada independentemente das condições climatéricas.
    • Tenha cuidado com o trânsito em sentido contrário ou com os perigos que possam existir ao longo do percurso planeado. Tenha atenção a carros ou pessoas em movimento enquanto corre.

    Dica: Compre um bom par de ténis de corrida. Uma vez que já se está a sentir irritado, a última coisa de que precisa é de se sentir desconfortável. Um bom par de ténis de corrida pode tornar os seus pés confortáveis e manter a sua mente concentrada na respiração e no movimento.

  2. Canalizar a raiva com exercício físico Passo 8.jpeg
    Utilize o treino intervalado para concentrar a sua raiva numa saída saudável. O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma excelente forma de canalizar a sua frustração porque envolve intervalos curtos de trabalho total. Durante os intervalos, é preciso fazer o máximo de esforço possível e depois descansar um pouco. Isto significa que pode aproveitar toda a sua raiva e direccioná-la para os momentos de trabalho árduo do treino.
    • Experimente um treino tabata para concentrar a sua frustração. As tabatas envolvem períodos de trabalho hiper-focado, seguidos de um período de descanso antes de outro período de trabalho intenso.
  3. Passo 3 Pratique ioga para...
    Pratique ioga para libertar a sua raiva. Uma prática de ioga desafiante é uma óptima forma de aproveitar a sua raiva para o ajudar a ultrapassar a situação. Pode estar tão zangado e frustrado que começar uma prática de ioga pode parecer impossível. Participar numa aula pode ajudar a não ter de pensar, para que se possa concentrar em direcionar a sua energia de raiva para cada um dos movimentos. Também pode ser útil ter o apoio do grupo para o ajudar a direcionar a sua energia de raiva.
    • Tente respirar fundo para libertar a raiva. A respiração profunda é uma parte importante da prática de ioga e pode ajudá-lo a canalizar a sua raiva.
    • Faça uma série de guerreiros para desafiar a sua raiva. As poses de guerreiro desafiam o seu corpo fisicamente e dão-lhe um ótimo alvo para canalizar a sua raiva.
    • Faça uma aula de ioga quente para suar a sua raiva.
    • Se não quiser participar numa aula de grupo, muitos estúdios de ioga permitem-lhe utilizar o espaço quando não estiver a decorrer uma aula.
  4. Canalizar a raiva com exercício Passo 10.jpeg
    Faça uma aula de condicionamento de boxe. O boxe e o kickboxing são óptimas formas de canalizar a sua raiva, e as aulas de condicionamento físico são uma excelente oportunidade para concentrar a sua energia furiosa em bater num saco de boxe pesado, ao mesmo tempo que queima muitas calorias. Estas aulas são muitas vezes desafiantes, por isso pode usar a sua raiva para o ajudar a ultrapassar a dificuldade do treino. Concentre-se na sua respiração, na sua técnica e em aproveitar a sua raiva para dar murros fortes.
    • Procure um ginásio de boxe perto de si que ofereça aulas para principiantes se for novo no boxe.
    • Utilize uma tabela de tamanhos que utilize o seu peso e a circunferência da sua mão dominante para encontrar as luvas de boxe certas para si.
    • Use a sua raiva para dar mais força e poder aos seus golpes, visualizando o saco de boxe como a fonte da sua frustração.
    • Se não quiser frequentar uma aula de grupo, muitos ginásios de boxe também oferecem sessões de treino privadas.
  5. Canalizar a raiva com exercício Passo 11.jpeg
    Ande de bicicleta para aliviar a sua frustração. Andar de bicicleta é um exercício cardiovascular sério e pode usar a sua raiva para o ajudar a ultrapassar a dificuldade. Pode ir dar uma volta ao ar livre ou fazer uma aula de spinning. Se for ao ar livre, a concentração extra que é necessária para navegar no mundo exterior pode ajudar a tirar a sua mente da frustração. A vantagem de uma aula de spinning é que é conduzida por um instrutor que pode orientar o seu passeio para que se possa concentrar em ultrapassá-lo.
    • Se for dar um passeio ao ar livre, não se esqueça de respeitar as leis de trânsito e usar um capacete.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Porque é que os conselheiros de controlo da raiva nunca recomendam o exercício como tratamento?
    Bem, o exercício não é exclusivamente bom para os problemas de raiva. É apenas mais uma coisa geralmente produtiva a fazer para qualquer problema de saúde mental ou emocional. O exercício ajuda a manter e a reconstruir a ligação mente-corpo, que é muitas vezes um grande problema quando se está a lidar com qualquer problema não físico.
  • Pergunta
    Como é que se simplifica um triturador de crânios?
    Para trabalhar os tríceps, é necessário estender o cotovelo. Os skull crushers, os triceps pushdowns, os triceps kickbacks, os triceps dips e os triceps overhead são praticamente o mesmo exercício. Se achar que os skull crushers são complicados, escolha outro exercício para tríceps ou faça-os com um peso mais leve
  • Questão
    Qual é a diferença entre HIIT e tabatas, se ambos são períodos de exercício de alta intensidade seguidos de breves períodos de descanso, seguidos de mais exercício de alta intensidade, etc.?
    O HIIT e as Tabatas funcionam aumentando e diminuindo o seu ritmo cardíaco (divisões de alta intensidade e baixa intensidade). A única diferença é que o Tabata é feito durante um período mais curto, 8 vezes, e o HIIT tem normalmente uma duração de 30 segundos a 1 minuto.

Dicas

Avisos

  • Sempre consulte seu médico antes de tentar qualquer atividade física extenuante.