Como apanhar minhocas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há muitas razões pelas quais pode precisar de recolher algumas minhocas: Pode utilizá-las como isco para a pesca, para ajudar a fazer compostagem de materiais naturais ou para alimentar os pássaros. Seja qual for a razão pela qual você precisa coletar minhocas, existem alguns métodos fáceis para atraí-las para fora do solo.

Passos

Apanhar minhocas cavando

  1. Passo 1 Encontre a sua área de escavação.
    Encontre a sua área de escavação. As minhocas preferem viver em solo preto, húmido e rico em nutrientes, com uma cobertura de palha ou folhas. Pequenos espaços de jardim, bases de árvores e áreas com folhas em decomposição são locais típicos onde as minhocas podem ser encontradas. A melhor altura para apanhar minhocas é logo após uma chuva.
    • Pode ser útil apanhar as minhocas ao entardecer ou à noite. As minhocas nocturnas gostam particularmente de vir à superfície à noite.
  2. Passo 2 Escavar a terra.
    Escave a terra. Introduza suavemente uma pá na terra húmida. Empurre a pá para baixo até que a maior parte da lâmina esteja na terra. Pode utilizar o seu pé para ajudar a empurrar a pá mais para baixo. Use a alavanca para levantar o monte de terra do chão e procure minhocas no buraco recém-feito.
    • Se não vir imediatamente minhocas a mexerem-se no buraco, pode ter de continuar a cavar um pouco mais. Também pode afastar a cobertura vegetal e as folhas do solo e remexer no próprio solo para o remexer e expor as minhocas. No entanto, não se esqueça de que terá de trabalhar rapidamente, porque as minhocas irão para o subsolo quando o solo for remexido.
  3. Passo 3 Procure debaixo dos objectos.
    Procure debaixo dos objectos. Enquanto procura minhocas, vire pedras grandes, pedaços de madeira, tijolos - bem como qualquer outro objeto relativamente grande e pesado que esteja em contacto com o solo - para procurar minhocas por baixo.
    • Poderá ter mais sucesso ao fazer isto quando estiver mais escuro. Uma vez virado o objeto, é muito provável que as minhocas tentem voltar a enterrar-se no solo quando forem iluminadas por uma fonte de luz.
  4. Passo 4 Recolha as minhocas.
    Recolha as minhocas. Use os dedos para apanhar as minhocas que vir. Tente apanhar as minhocas pelo lado da extremidade, que terá uma cor mais clara. Isto deve-se ao facto de a extremidade do corpo ser a última parte da minhoca a sair do solo e a primeira a recolher-se de novo. O objetivo é evitar que as minhocas tenham a oportunidade de se retrair para a terra.
    • Se agarrares uma minhoca enquanto ela está a tentar voltar para a terra, não a arranques do solo. Isso pode definitivamente partir a minhoca ao meio. Em vez disso, exerça uma pressão constante, mantendo o corpo esticado (não puxe), e a minhoca acabará por relaxar e libertar-se da terra.
    • Depois de apanhar uma ou duas minhocas, mergulhe os dedos no avental cheio de serradura. Isto ajudará a secar os dedos do lodo que cobre as minhocas e aumentará a sua aderência ao apanhar as minhocas.
    • Dependendo da utilização que se dá às minhocas, uma dúzia ou duas dúzias de minhocas são suficientes. Não se deve retirar um grande número de minhocas de uma determinada área, pois isso pode ter sérias repercussões negativas para esse ambiente natural.
  5. Etapa 5 Conservar as minhocas para mais tarde.
    Conserve as minhocas para mais tarde. Ao arrancar as minhocas do solo, deite-as no recipiente de plástico com um pouco de terra, um pouco de folhas em decomposição ou terra para minhocas. Isto manterá as minhocas vivas, dando-lhes um ambiente para fazerem os seus ninhos, até as utilizar mais tarde.
  6. Passo 6 Armazenar as minhocas.
    Guardar as minhocas. As minhocas recolhidas devem ser guardadas num local fresco (a uma temperatura inferior à temperatura ambiente) e escuro. Não se esqueça de colocar uma tampa no seu recipiente de plástico. As minhocas são capazes de rastejar para fora de recipientes sem tampa. A tampa deve ter furos (cerca de 5-6 furos um pouco maiores do que o tamanho da ponta de uma caneta), para que as minhocas tenham a oportunidade de respirar.
    • Se não colocar buracos na tampa do recipiente, terá um recipiente cheio de minhocas mortas.
    • Considere armazenar as minhocas coletadas na geladeira. A geladeira é um local fresco e escuro, mas tenha cuidado com a temperatura dela. Você não vai querer congelar as minhocas acidentalmente.

Extraindo minhocas com sabão de louça

  1. Passo 1 Misture a solução de sabão.
    Misture a solução de sabão. Deite cerca de 10 colheres de chá (40 ml) de detergente da loiça num regador. Depois, use uma mangueira para adicionar água ao sabão no regador. Quando o regador estiver quase cheio de água, desligue a mangueira e agite-o suavemente durante cerca de 10 segundos.
    • Remova a cobertura vegetal e as folhas do solo e, em seguida, verta a solução de sabão sobre a área onde pretende recolher as minhocas. Certifique-se de que espalha a água com sabão e não a deita toda num só local.
    • Lembre-se, o solo húmido e fértil é o ambiente ideal para encontrar minhocas.
    • Ao abanar o regador, o sabão e a água misturam-se, podendo cair espuma do aspersor do regador.
  2. Passo 2 Recolha as minhocas.
    Recolha as minhocas. Assim que a solução de sabão for vertida sobre a terra ou a área relvada, as minhocas devem começar a mexer-se para a superfície. Poderá demorar alguns minutos até que a maioria das minhocas venha à superfície, mas, à medida que o fizerem, use os dedos para as apanhar e coloque-as num recipiente até as poder enxaguar mais tarde.
    • Mais uma vez, tente apanhar as minhocas pela extremidade do corpo, que terá uma cor mais clara.
  3. Passo 3 Enxaguar as minhocas.
    Enxágue as minhocas. Quando tiver a sua coleção de minhocas, use água limpa e não clorada para enxaguar suavemente as minhocas de qualquer resíduo de sabão. Adicione um pouco de água ao recipiente que contém as minhocas (cobrindo-as completamente) e agite suavemente a água por alguns segundos. Em seguida, incline o recipiente com a mão na borda, para drenar a água e apanhar as minhocas que possam cair.
    • Também pode colocar uma toalha ou uma t-shirt velha sobre um balde, colocar as minhocas sobre ela e depois deitar água fria sobre as minhocas para enxaguar o sabão.
    • Enxaguar as minhocas é muito importante. Uma vez que o sabão é irritante, as minhocas podem morrer se os resíduos de sabão permanecerem nos seus corpos durante muito tempo.
  4. Passo 4 Guardar as minhocas.
    Guarde as minhocas. Quando as suas minhocas estiverem limpas, guarde-as num recipiente com uma tampa perfurada. Acrescente um pouco de terra com pedaços de folhas, ou cama de minhoca para dar às minhocas algo onde se aninharem. Mantenha o recipiente num local fresco e escuro até precisar de as utilizar.
    • Certifique-se de que não repete o processo da água com sabão na mesma área durante pelo menos algumas semanas. Isso tornará o local pouco apetecível para as minhocas. Por esse motivo, evite usar esse método perto de pilhas de compostagem, plantas ou outras áreas onde as minhocas são benéficas.

Atrair minhocas com uma forquilha

  1. Passo 1 Espete uma forquilha no solo.
    Espetar uma forquilha no solo. Insira uma forquilha no solo onde pretende recolher as minhocas. Mais uma vez, lembre-se de que as minhocas se desenvolvem em terra úmida e rica em nutrientes, com plantas e plantações por perto e com cobertura vegetal cobrindo o solo. Certifique-se de que a maioria dos dentes da forquilha estão no solo.
  2. Passo 2 Balançar a forquilha para a frente e para trás.
    Balançar a forquilha para a frente e para trás. Balance a forquilha para trás e para a frente a um ritmo constante, quase balançando a forquilha no lugar. As minhocas começarão a emergir da terra.
    • Este processo pode demorar alguns minutos, pelo que a paciência é fundamental.
  3. Etapa 3 Recolha as minhocas.
    Recolha as minhocas. Utilize os seus dedos para apanhar as minhocas que emergem. Elas vão ficar espalhadas, mas não se esqueça de manter o ritmo de balanço da forquilha.
  4. Passo 4 Guardar as minhocas.
    Guarde as minhocas. Guarde as minhocas recolhidas num recipiente com uma tampa perfurada. O recipiente também deve ter alguma terra da qual as minhocas possam sair, ou alguma cama comercial para minhocas.
    • Mantenha as minhocas num local escuro e fresco até estar pronto para as utilizar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    De que cor deve ser uma minhoca?
    As minhocas têm geralmente uma cor entre o rosa e o castanho. Uma maneira fácil de distinguir uma minhoca de outros insectos é que elas têm um 'anel' à volta do corpo, chamado clitelo.
  • Questão
    Porque é que alguém quereria colecionar minhocas?
    Algumas pessoas podem querer minhocas para isco de pesca ou para iniciar uma exploração de minhocas para transformar os seus resíduos orgânicos em fertilizante.
  • Questão
    O segundo método não seria poluente, uma vez que utiliza sabão da loiça?
    Pode prejudicar algumas plantas, por isso é melhor usá-lo apenas se for necessário. Se os insetos entrarem na solução, eles provavelmente morrerão.

Coisas que você vai precisar

Apanhar minhocas cavando

  • Cama para minhocas
  • Recipiente de plástico (com algum tipo de cama para guardar)
  • Avental de carpinteiro
  • Serragem (para guardar no avental)
  • Lanterna de cabeça (opcional)
  • Ancinho

Apanhar as minhocas com sabão da loiça

  • Um regador grande
  • Sabão de louça (aproximadamente 40 ml)
  • Recipiente de plástico (com algum tipo de cama para guardar)
  • Ancinho

Apanhar minhocas com uma forquilha

  • Forquilha
  • Recipiente de plástico (com algum tipo de cama para guardar)

Vídeos

Dicas

  • A procura de minhocas funciona melhor quando o solo está húmido e fresco.
  • As minhocas preferem ficar em zonas escuras onde não serão facilmente encontradas pelos predadores.
  • Pode atrair minhocas para uma área cobrindo um pouco de solo com folhas ou cobertura vegetal e regando-o algumas vezes por semana para o manter húmido. Após várias semanas, as minhocas começarão a acumular-se aqui e poderá desenterrá-las.

Avisos

  • Ao mover as pedras, tenha cuidado com as criaturas potencialmente perigosas que podem estar debaixo delas. Entre eles estão aranhas, escorpiões, cobras venenosas e outros.
  • Limite-se a mover pedras menores, mas se insistir em mover as maiores, utilize técnicas de elevação adequadas.