Como pegar ondas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender a surfar envolve o desenvolvimento de uma boa técnica, a aquisição do equipamento correto e muitos outros elementos, sendo a melhor forma de o fazer com um instrutor competente. No entanto, identificar boas ondas e depois surfá-las com a barriga na prancha é algo que pode ser praticado por si mesmo como principiante. Para pegar ondas consistentemente, no entanto, é preciso ter paciência - e remar com força quando vir a sua onda chegando!

Passos

Como sentir as ondas

  1. Passo 1 Sente-se na praia e observe os padrões das ondas.1Sente-se na praia e observe os padrões das ondas. Lute contra a tentação de ir diretamente para a água com a sua prancha. Em vez disso, dedique 10 minutos ou mais a observar as ondas a partir da praia. Irá reparar que as ondas chegam tipicamente em conjuntos de 3-4 com pausas entre os conjuntos, e irá identificar os locais onde as ondas estão normalmente a rebentar.
    • Depois de perceber o padrão das ondas, pode reparar que, por exemplo, a terceira onda de cada série tende a ser a mais forte.
    • Observe se as ondas tendem a quebrar de uma das seguintes maneiras: em suas bordas principais à esquerda ou à direita; no meio, com 'ombros' ininterruptos para ambos os lados (conhecido como uma onda 'A-frame'); ou em toda a face da onda de uma só vez (conhecido como um 'close-out').
    • As A-frames são normalmente as mais fáceis de gerir para os surfistas principiantes, enquanto as close-outs limitam-no geralmente a entrar na água branca (depois de a onda rebentar).
    DICA DO ESPECIALISTA

    Jack Herrick

    Surfista experiente
    Jack Herrick tem uma paixão pelo surf, que tem sido um amor desde o início dos anos 2000. Ele já surfou no Havai, na Costa Rica e na costa norte da Califórnia.
    Jack Herrick Surfista experiente

    Jack Herrick, fundador da , aconselha: 'Enquanto estiver na praia, pratique ficar de pé na prancha em terra. Isto dar-lhe-á a sensação de se equilibrar na prancha se for um principiante.'

  2. Passo 2 Fale com surfistas experientes para obter informações privilegiadas.2Fale com surfistas experientes para obter informações privilegiadas. Se houver surfistas com alguma experiência óbvia na água, observe onde se estão a instalar e como estão a apanhar as ondas. Depois de eles chegarem, ou antes de outros surfistas saírem, pergunte-lhes educadamente sobre as condições das ondas.
    • Pode ser algo tão simples como 'Olá, como estão as coisas aí fora?' ou mais pormenorizado 'Olá, sou novo nisto e nunca surfei aqui. Podes dar-me algumas dicas rápidas sobre as ondas daqui?'
    • A maioria dos surfistas fica feliz em dar um pequeno conselho aos 'novatos', mas não espere que eles larguem tudo e lhe dêem uma aula grátis. E, se eles o ignorarem, não se ofenda. Tente perguntar a outra pessoa.
  3. Etapa 3 Entre na água branca com a prancha ao seu lado.3Caminhe para a água branca com a prancha ao seu lado. Quando estiver pronto para entrar na água, caminhe com a prancha debaixo de um dos braços. Quando a água estiver à altura das suas ancas, coloque a prancha na água, do seu lado esquerdo ou direito, com as duas mãos a segurá-la firmemente. Incline o nariz da prancha para cima para a guiar sobre a água branca das ondas quebradas à medida que estas chegam à costa.
    • Nunca segure a prancha à sua frente quando estiver a entrar na água. Mesmo uma onda pequena tem potência mais do que suficiente para fazer saltar a parte da frente da prancha e bater com ela na sua cara.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Jack Herrick

    Surfista experiente
    Jack Herrick tem uma paixão pelo surf, que tem sido um amor desde o início dos anos 2000. Ele já surfou no Havai, na Costa Rica e na costa norte da Califórnia.
    Jack Herrick Surfista experiente

    Jack Herrick, fundador da , aconselha: 'Uma praia ideal para iniciantes terá ondas que quebram com água branca corrente na altura da cintura (ou mais baixa). A praia ideal para isso é provavelmente Waikiki, no Havai. É água branca até à cintura durante centenas de metros, criando uma água branca consistente e indulgente para se levantar.'

Subir na água branca

  1. Passo 1 Passeie sobre a água branca até identificar a sua onda.1Bob sobre a água branca até identificar a sua onda. Andar na água branca de ondas já quebradas é uma boa maneira de os novatos se familiarizarem com a água e com a prancha. Deve posicionar-se a cerca de 4,6 m (15 pés) ou mais para o interior do local onde as ondas estão a rebentar, onde a espuma da água branca ainda terá bastante força para o levar até à costa. Enquanto espera pela sua onda, mantenha a prancha ao seu lado e balance-a e a si próprio sobre a água branca conforme necessário.
    • Não é necessário ser demasiado seletivo quando estiver a apanhar ondas de água branca. No entanto, esteja particularmente atento a uma onda de tamanho A que se prepara para rebentar para além de si e mesmo à sua direita ou esquerda.
  2. Passo 2 Vire-se e empurre em direção à costa à medida que a onda se aproxima.2Vire-se e empurre para a costa à medida que a onda se aproxima. Quando a onda começar a rebentar cerca de 4,6 m ou mais para além de si, vire-se para o fundo do mar e empurre-se para a costa. Mantenha a prancha ao seu lado, segurando-a firmemente na água com as duas mãos, para que possa saltar para cima dela quando acabar de se afastar.
    • Quando estiver a surfar ondas de águas brancas, estará quase sempre em águas pouco profundas onde pode tocar no fundo. Se não conseguir tocar, deve esperar pelas ondas como se estivesse a passar pelas ondas de quebra - na sua prancha, virado para fora e pronto para dar a volta com um pontapé nas pernas. Mas, se for um principiante, mantenha-se onde pode tocar até se sentir confortável em ondas de água branca.
  3. Passo 3 Pule na prancha com o peso centralizado.3Pule para a prancha com o peso centrado. Utilize o impulso do empurrão em direção à costa para impulsionar o seu corpo para cima e para a prancha. Utilize os braços para o guiar para a prancha e mantê-la estável. O seu peito deve estar apoiado na prancha e o seu peso centrado, de modo a que a ponta dianteira da prancha esteja apenas 2,5 a 5,1 cm acima da água.
    • Se o seu peso estiver demasiado para trás, a onda vai balançá-lo e passar por baixo de si. Se o seu peso estiver demasiado à frente, corre o risco de 'pearling' - mergulhar de nariz na água.
    • Mantenha a cabeça erguida e olhe para a costa. Finja que tem uma bola de futebol presa entre o seu queixo e a prancha.
  4. Passo 4 Reme com força e profundidade até que a água branca o leve para dentro.4Remova fundo e com força até que a água branca o leve para dentro. Muitas vezes, não precisa de remar muito para que uma onda de água branca o leve para dentro. No entanto, esta é uma boa altura para praticar para quando for para além da rebentação. Não se limite a atirar as mãos para a água - mergulhe os braços bem fundo e empurre-os para trás com força. Alterne os braços e continue a remar até sentir a onda a assumir o controlo e a impulsioná-lo para a frente.
    • Quando a onda tiver tomado conta de si, agarre os lados da prancha com as mãos, mantenha a cabeça levantada e deixe-a levá-lo para dentro. Depois, salta da prancha e volta a sair!
    • Depois de surfar ondas de água branca de barriga para baixo durante algum tempo, pode praticar ficar de pé na prancha para surfar nelas, ou ir para além das ondas para apanhar ondas maiores de barriga para baixo. No entanto, é melhor ter uma ou duas aulas de surf antes de tentar ficar em pé na prancha.

Praticando em ondas não quebradas

  1. Passo 1 Remar para a esquerda ou para a direita e para além das ondas quebradas.1Remover-se para a esquerda ou para a direita das ondas e passar por elas. Depois de passar o ponto em que consegue andar na água com a prancha ao seu lado, suba nela e centre o seu peso como se estivesse a apanhar uma onda. Use braçadas longas e poderosas para ir para além do local onde as ondas estão a rebentar.
    • Se as ondas estiverem a rebentar no lado esquerdo, mantenha-se à direita e passe as ondas. Faça o contrário se elas estiverem quebrando na borda direita. Se forem ondas em forma de A com ombros em ambos os lados da rebentação, pode escolher entre a direita ou a esquerda.
    • Você quer estar posicionado onde possa ver as ondas começarem a se projetar para cima e se inclinarem para a frente, talvez 4,6 m (15 pés) ou mais além de onde elas estão quebrando.
  2. Passo 2 Observar a etiqueta do surf se houver outras pessoas na água.2Observe a etiqueta do surf se houver outras pessoas na água. Se houver outros surfistas alinhados num ou em ambos os ombros das ondas, ocupe o seu lugar na fila mais longe de onde as ondas estão a rebentar. O surfista no ombro que está mais próximo de onde as ondas estão a rebentar tem o direito de apanhar a próxima onda boa. Assim que apanhar a sua onda, todos os outros na fila sobem um lugar.
    • Mesmo que ache que estão a desperdiçar boas ondas, espere pela sua vez. Desfrute da serenidade de balançar para cima e para baixo nas ondas.
  3. Passo 3 Faça uma 3Faça uma viragem 'eggbeater' com as pernas quando vir a sua onda. Quando for a sua vez de apanhar uma onda e vir uma onda promissora a subir na sua direção, utilize as pernas para virar a prancha e o corpo na água. Rode as ancas de modo a que as pernas circulem como dois batedores de ovos numa tigela - este movimento vai ajudá-lo a virar-se mais depressa. Alinhe-se de forma a ficar de frente para a praia.
    • Se lhe ensinaram a pisar água, provavelmente já lhe ensinaram a dar pontapés de batedor de ovos.
    • Ser capaz de identificar uma boa onda vem principalmente da observação e da experiência. É por isso que é tão útil observar as ondas durante algum tempo antes de entrar na água. Isto dar-lhe-á uma ideia de como são as boas ondas antes de rebentarem.
  4. Passo 4 Mantenha a ponta da prancha um pouco acima da água e a cabeça levantada.4Mantenha a ponta da prancha um pouco acima da água e a cabeça levantada. Quando tiver virado e estiver de frente para a costa, certifique-se de que continua a equilibrar-se corretamente na prancha. A ponta dianteira da prancha deve estar apenas 1-2 pol. (2,5-5,1 cm) acima da água e a sua cabeça deve estar levantada como se houvesse uma bola de futebol entre o seu queixo e a prancha.
    • Enquanto estiver a olhar para a costa, escolha um ponto de referência, como uma torre de vigia ou uma árvore. Isso vai ajudá-lo a manter-se orientado enquanto entra na onda.
  5. Passo 5 Reme fundo e com força para acompanhar a onda's speed.5Remova fundo e com força para acompanhar a velocidade da onda. Assim que estiver virado para a costa e posicionado corretamente, comece a remar de forma agressiva. O seu objetivo é igualar a velocidade da onda que se aproxima atrás de si, por isso não se contente em apenas espalhar as mãos na água. Estique os braços para baixo e faça-os atravessar a água.
    • Se não se mover com rapidez suficiente quando a onda chegar, é provável que passe por baixo de si e o deixe para trás.
    • Não tente olhar para trás, para a onda.
  6. Etapa 6: Surfar a onda de barriga para baixo ou tentar levantar-se de pé.6Passe a onda de barriga para baixo ou tente levantar-se de pé. Se conseguir apanhar a onda com sucesso, sentirá uma sensação de elevação caraterística que é difícil de descrever mas fácil de reconhecer após algumas séries. Se fores um principiante e ainda não estiveres preparado para te pores de pé na prancha para apanhares uma onda, concentra-te apenas em segurar-te bem, mantendo o teu peso centrado, mantendo a cabeça levantada e segurando a ponta da prancha ligeiramente para cima. A onda fará o resto!
    • Se estiver pronto para saltar para a prancha, a maioria dos surfistas fá-lo saltando diretamente para cima dos pés ou colocando os joelhos na prancha e depois levantando-se.
    • No entanto, é melhor guardar a posição de pé para quando tiver tido aulas de surf e se sentir mais confortável na prancha e na água.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas