Como pescar trutas

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca pode parecer um passatempo difícil de iniciar devido às diferentes variedades de pesca e a todo o equipamento. Pode comprar todo o equipamento por um preço relativamente barato e é fácil de utilizar. A pesca da truta num rio ou num lago é muito tranquila e agradável. Pegue todo o equipamento, monte-o e vá para o lago ou rio mais próximo assim que puder para pegar algumas trutas.

Passos

Preparação para a pesca

  1. Passo 1 Descubra as regras e regulamentos relativos à captura de trutas.
    Descubra as regras e regulamentos sobre a captura de trutas. Na maioria dos lugares, a pesca da truta é regulamentada de várias maneiras. As populações de peixes e os ecossistemas de água doce têm de ser protegidos de práticas prejudiciais. Contacte o departamento local de gestão da vida selvagem para conhecer as regras de pesca da truta na sua área.
    • Na maioria dos casos, é necessária uma licença de pesca para poder pescar trutas. Poderá comprar uma licença de pesca na sua loja de desporto local.
  2. Passo 2 Compre um carreto aberto se tiver experiência de pesca.
    Compre um carreto aberto se tiver experiência de pesca. Os carretos abertos são um pouco mais difíceis de utilizar, mas funcionam melhor para a pesca de spinning e outros tipos de pesca. Os carretos abertos podem ser facilmente manipulados e permitem-lhe um maior controlo sobre a linha de pesca.
    • Um mecanismo de bloqueio impede que a pega se inverta enquanto o peixe estiver a puxar a linha.
    • É possível encontrar boas combinações de cana e carreto por cerca de 20 dólares.
    • A cana de pesca terá impressa a gama de peso da linha. Precisa de comprar uma cana que possa suportar um peso entre 2-8 libras (0,91-3,63 kg).
  3. Passo 3 Compre um carreto fechado se're new to fishing.
    Compre um carreto fechado se for novo na pesca. Os carretos fechados são fáceis de utilizar e são óptimos para a pesca com isco. No entanto, também são susceptíveis de se enroscarem. O emaranhamento pode facilmente frustrar os principiantes na pesca e afastá-los do desporto. Muitos pescadores não utilizam um carreto fechado devido à dificuldade de o desembaraçar.
    • As canas e os carretos de boa qualidade podem ser comprados por cerca de 20 dólares.
    • Seleccione uma cana concebida para suportar um peso entre 0,91 e 3,63 kg para a captura de trutas.
  4. Passo 4 Comprar anzóis, linhas e pesos na loja de pesca.
    Comprar anzóis, linhas e pesos na loja de pesca. A pesca é um desporto que requer uma série de equipamentos diferentes. No entanto, não precisa de gastar muito dinheiro para obter este equipamento. Anzóis, linhas e pesos podem ser comprados por um preço relativamente barato.
    • Se a pesca é uma paixão sua, compre equipamento mais caro, que durará muito mais tempo do que o mais barato.
    • A cana e o carreto podem vir já com linha. Verifique a linha para se certificar de que pode suportar a sua resistência nominal. Caso contrário, terá de comprar linha de pesca de teste de 1,8 a 3,6 kg e enrolá-la no carreto. Muitas lojas de artigos desportivos têm linha de alta qualidade a granel e podem enrolá-la por um custo muito razoável.
    • Também precisará de anzóis #6 a #10, pesos 'split shot' e uma rede. Os pesos 'split shot' são pequenos pedaços redondos de metal que são utilizados para colocar a boia.
  5. Passo 5 Compre minhocas, ovas de salmão ou grãos de milho na sua loja de pesca local.
    Compre minhocas, ovas de salmão ou grãos de milho na sua loja de pesca local. Verifique os regulamentos para ver que isco é permitido. As minhocas, as ovas de salmão e os grãos de milho são os tipos de isco mais populares. Informe-se antes de comprar se algum destes iscos é proibido pelas autoridades locais.
    • Se estiver a pescar num rio pequeno, utilize iscos mais leves. Uma exceção são os rios pequenos e de grande velocidade. Estas águas requerem iscos mais pesados. Os rios de corrente rápida são mais fortes e, neste caso, é necessária uma cana mais potente. Os rios pequenos e os ribeiros não exercem tanta pressão sobre a cana, pelo que pode utilizar um isco mais leve.

Preparar o seu equipamento

  1. Passo 1 Encontrar um rio ou lago com água fresca e limpa.
    Encontre um rio ou lago com água fresca e limpa. A truta é um peixe muito comum. Podem ser facilmente encontradas em águas frescas e limpas. As águas com muitos insectos aquáticos e proteção contra predadores também estarão cheias de trutas. Pode encontrar trutas em águas paradas, como lagos e lagoas, ou em águas em movimento, como rios e riachos.
  2. Etapa 2: Prepare o seu equipamento antes de partir.
    Prepare o seu equipamento antes de partir. A coisa mais fácil a fazer é atar um destorcedor de barril usando um nó simples. Em nenhuma circunstância deve ser utilizado um nó de mão. Isso fará com que a linha de monofilamento se corte. Experimente fazer um destes nós na linha e dê-lhe um puxão rápido se quiser ver como este nó é prejudicial.
    • Para fazer um nó de clinch, passe a ponta da sua linha de pesca pelo olho do anzol. Depois, dobre para trás e torça a linha à volta da linha de pé. Torça a linha 6 ou mais vezes à volta da linha de pé. Traga a extremidade da linha de volta ao primeiro laço atrás do olho e depois através do laço maior. Ensopar ligeiramente o nó e apertá-lo bem contra o anzol. Corte o excesso de linha com uma tesoura e feche o nó.
    • Para montar uma cana sem linha, puxe a linha através dos orifícios da cana. Quando chegar ao carreto, passe a linha através da guia de linha, que se encontra na parte da frente do carreto. Enrole a linha à volta do carreto e dê 2 nós para manter a linha segura. Corte o excesso de linha com uma tesoura. Mova o manípulo do carreto e a linha desloca-se para baixo e para o carreto. Continue a enrolar a linha até estar bem enrolada à volta do carreto.
  3. Etapa 3 Fixar os pesos de tiro à linha.
    Fixar pesos de tiro dividido à linha. Isto serve dois objectivos. Permite-lhe lançar a sua linha de forma mais eficaz e permite-lhe controlar a velocidade a que o seu isco irá flutuar na água. Coloque os pesos cerca de 0,61 m abaixo do anzol. Certifique-se de que os aperta com força suficiente para que não se movam na linha, mas suficientemente soltos para que possa ajustar a sua posição.
    • Utilize 3 pesos no início e retire ou adicione pesos dependendo da velocidade a que o isco se move.

Pesca à truta

  1. Passo 1 Pesque durante a manhã ou ao fim da tarde quando o tempo estiver bom.
    Pesque durante a manhã ou à noite quando o tempo estiver bom. Os peixes mordem em quase todas as condições, mas deve pelo menos tentar manter-se seco, por isso espere pelo bom tempo. Se não se importar de pescar com mau tempo, pode combinar o seu isco com as condições meteorológicas. Durante uma tempestade e até 24 horas depois, muitas minhocas serão arrastadas para o rio. Esta é a melhor altura para pescar minhocas.
    • A melhor altura do dia para pescar trutas é de manhã cedo e ao fim da tarde. As trutas não gostam de luz intensa. É mais provável que se aproximem da superfície para se alimentarem quando a luz é menos intensa.
    • Em dias ventosos, iscos como gafanhotos ou grilos são eficazes. Isto deve-se ao facto de as condições de vento fazerem com que estes insectos acabem na água.
  2. Etapa 2: Explorar o rio ou o lago quando se chega a um local de pesca.
    Procure um local de pesca no rio ou no lago quando chegar. Deixe todas as suas coisas de pesca no carro. Procure outros pescadores ao longo da costa. Procure por clareiras agradáveis na costa que sejam facilmente acessíveis. Procure também zonas de águas profundas que se movam lentamente ou qualquer área onde a água passe de profunda a pouco profunda ou de pouco profunda a profunda.
    • As correntes convergentes são outra coisa boa a procurar, pois os peixes serão atraídos para estas áreas convergentes. Se se tratar de um rio ou lago abastecido, deve haver muitas pessoas a pescar.
    • Se não tiver experiência, não tenha medo de falar com outros pescadores. É mais do que provável que eles tenham todo o gosto em mostrar-lhe o caminho.
  3. Passo 3 Pegue no seu equipamento de pesca e dirija-se ao local que escolheu.
    Pegue no seu equipamento de pesca e dirija-se para o local escolhido. Preparou todo o equipamento em casa, pelo que agora só tem de o montar no lago ou no rio. Tenha cuidado ao entrar na água, pois pode perder o pé em qualquer altura. Não entre demasiado fundo na água.
  4. Etapa 4: Prender o isco ao anzol.
    Prenda o isco ao anzol. Se estiver a utilizar uma das minhocas, tem de empurrar o anzol através da extremidade da minhoca. Coloque o comprimento da minhoca no anzol até que a minhoca chegue ao fim do anzol, depois puxe a ponta do anzol através da minhoca para a expor. Puxe o resto da minhoca a cerca de 2,5 cm de distância do gancho para que uma pequena parte fique pendurada na extremidade.
    • Se estiver a utilizar o Roe ou o milho, basta empurrar um par de pedaços para o anzol logo após a barbela.
  5. Etapa 5 Lançar a linha de pesca ligeiramente para montante ou para a corrente.
    Lançar a linha de pesca ligeiramente para montante ou para a corrente. Uma boa regra geral para tentar apanhar peixes visíveis é ir de 6,1 a 15,2 m (20 a 50 pés) para jusante e lançar a linha de pesca para montante, passando pelo peixe. Isto serve dois objectivos. Como já foi referido, é necessário que o seu isco ou isca tenha uma deriva realista. Isto significa que, se for para jusante, estará atrás do peixe e terá menos probabilidades de ser visto.
    • Para lançar a cana, leve a ponta da cana lentamente para trás de si. Prima e mantenha premido o botão do carreto com o polegar. Traga rapidamente a ponta da cana diretamente para a sua frente e solte o botão a meio do lançamento. Tenha cuidado para não chicotear a cana com demasiada força ou o seu isco será atirado para fora do anzol.
    • Se estiver a usar uma cana sem botão, use o seu dedo indicador para segurar a linha, depois vire o bail (a pequena barra) para cima e continue a segurar a linha. Siga as mesmas instruções que acima, segurando até ao meio e deixando-a voar.
    • Pode lançar a partir da margem do lago ou do rio ou pode entrar na água. Provavelmente, terá mais sucesso na captura de trutas se entrar na água. No entanto, os seus movimentos podem também afugentá-las.
  6. Passo 6 Deixe o isco à deriva, mantendo a ponta da cana para cima e ao nível do rosto.
    Deixe o isco flutuar, mantendo a ponta da cana para cima e ao nível do rosto. Assim que o isco passar por si, a linha começará a apertar, por isso, mantenha os olhos na ponta da cana e onde a linha está a ir na sua visão periférica. Qualquer pequeno puxão na ponta da cana pode ser o isco a bater nas rochas ou pode ser uma truta a provar o isco. Espere que a truta morda o isco.
    • Sentirá um grande puxão na cana quando tiver um peixe na linha.
  7. Passo 7 Lançar o anzol quando've got a bite.
    Lance o anzol quando tiver uma mordida. Para o fazer, puxe rapidamente a ponta da cana para cima 0,3-0,6 m (1-2 pés). Se tiver fisgado o peixe, a sua cana estará fortemente dobrada. Enrole a cana lentamente e mantenha a ponta da cana acima da sua cabeça. Se baixar a ponta da cana, o peixe pode soltar-se do anzol enquanto se debate violentamente na água. Quando o peixe tiver sido puxado para a margem, pegue na rede e apanhe-o com cuidado.
  8. Passo 8 Guardar a truta se a quiser cozinhar mais tarde.
    Guarde a truta se a quiser cozinhar mais tarde. É necessário conhecer os regulamentos sobre o tamanho do peixe que é permitido manter. Os peixes armazenados têm normalmente cerca de 22,9 cm (9 polegadas) de comprimento se forem armazenados pequenos. Estes são demasiado pequenos para serem cortados em filetes, mas são deliciosos quando preparados inteiros.
    • Mantenha a truta apenas se a quiser comer.
    • Os peixes armazenados raramente sobrevivem durante o inverno ou se reproduzem e competem com os peixes selvagens.
    • Se não cortar o peixe em filetes, terá que o limpar (remover as vísceras) antes de o cozinhar.
  9. Etapa 9 Proteger o peixe se decidir libertá-lo.
    Proteger o peixe se decidir libertá-lo. Se não quiser ficar com o peixe, é muito importante que não o manuseie de todo, se possível. Molhar as mãos e a rede antes de manusear o peixe. Tentar manter o peixe na água e agarrar o anzol na curva, com os dedos ou com uma pinça, e retirá-lo cuidadosamente do peixe.
    • As trutas, como todos os peixes, têm uma camada protetora de lodo. Tocar-lhes remove o lodo e, na realidade, 'queima' o peixe no sítio onde lhe toca. Utilize uma rede para devolver o peixe à água.
    • Se o peixe engoliu o anzol, terá de cortar a linha e tentar não a puxar muito, pois irá rasgar as entranhas do peixe e este provavelmente não sobreviverá.
    • Não aperte o peixe, pois isso causará hemorragia interna e uma morte muito lenta e dolorosa para o peixe.
    • Não atire ou deixe cair o peixe de uma altura elevada, pois pode rebentar as bexigas de ar da truta.
    • A maioria das trutas sobrevive a uma libertação correcta.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Quais são alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando se preparam para pescar?
    Provavelmente não se está a preparar para o tempo. Por vezes, vai chover. Tenha sempre pronto o equipamento para a chuva. Ter equipamento de reserva também é muito importante. Certifique-se de que tem duas canas consigo, porque as coisas acontecem. Os óculos polarizados são absolutamente indispensáveis. Estes permitem-lhe ver para dentro de água. A mentalidade é a outra coisa a preparar. Vá com um sentido de aventura. Saiba que provavelmente vai cometer erros, todos nós cometemos. Pode não apanhar peixe e não faz mal, mas vai aprender alguma coisa no processo e se apanhar peixe, isso é um bónus.
  • Questão
    Ainda é possível encontrar peixes num riacho depois de este ter sido recentemente povoado e pescado?
    Claro que sim. Haverá sempre peixes. Muitas vezes, os peixes ficam assustados com a presença de pessoas e só alguns são efetivamente apanhados. Espere que a situação se acalme um pouco e depois vá pescar. Concentre-se nas zonas com muita sombra e vegetação, pois é aí que os peixes se escondem.
  • Questão
    Pescar num pequeno lago de reserva é diferente de pescar num riacho (para a truta arco-íris)?
    Sim, porque o tanque de reserva vai ser abastecido todos os dias. O riacho tem mais corrente do que a lagoa, terá de ser capaz de fazer flutuar a minhoca, enquanto que numa lagoa pode deixá-la repousar.

Vídeo

Dicas

  • Atirar uma pequena quantidade de isco para a água em que vai pescar pode ajudar a convencer os peixes a quererem mais e a aproximarem-se.
  • Se a água estiver muito límpida, parada e pouco profunda, uma única minhoca que esteja pelo menos 5 centímetros atrás do seu pecador ou colher funcionará.
  • Se a linha ficar presa, seja numa pedra ou numa árvore, tente chegar o mais perto possível sem esticar a linha antes de a soltar, ou pode tentar soltá-la puxando-a em várias direcções (isto pode ou não ser bem sucedido, por isso, no final, se tudo o resto falhar, simplesmente corte a linha).

Avisos

  • As trutas vivem em águas frias, em torno de 7-13 °C (45-55 °F). Se quiser entrar no rio para pescar, precisará de equipamento de proteção ou ficará rapidamente com hipotermia.
  • Se nunca esteve na natureza, tenha em atenção os outros animais que podem estar por perto, especialmente as cobras.
  • Alguns rios têm barragens. É preciso saber onde estão as barragens e se são hidroeléctricas. Estas barragens podem começar a produzir eletricidade a qualquer momento. Elas farão com que o rio suba drasticamente e causarão correntes extremamente perigosas.

Material necessário

  • Vara
  • Isco, iscas ou moscas
  • Linha de pesca
  • Licença de pesca (a idade mínima exigida varia de estado para estado).
  • Caixa de equipamento
  • Cordinha - para segurar o peixe na água